ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00241</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE VIDEOCLIPE BANDA VITROLA DE FICHA </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;KIMBERLLY CRIVI MOURA DE MACEDO (UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DE RONDÔNIA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;BANDA, VITROLA , DE, FICHA, ROCK</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este projeto visa o desenvolvimento, distribuição e veiculação de um videoclipe para a banda Vitrola de Ficha a fim de torná-la ainda mais popular no cenário musical atual. Descrevemos o processo de pré-produção, produção e pós-produção audiovisual, criação do roteiro, linguagem, entre outros. Para o referencial teórico sobre produção audiovisual, autores como Rodrigues (2007), Hedgecoe (1996) e Colnago (2015) foram fundamentais. Com o objetivo de realizar uma análise do público alvo e definir uma abordagem eficaz, foi realizada uma pesquisa quantitativa que trouxe dados que revelaram a preferência do público alvo pela plataforma do Youtube. Após a finalização do videoclipe, foi realizada uma segunda pesquisa para obter dados sobre a aceitação do público-alvo específico referente ao produto final. Nosso trabalho contribuiu para que nos aprofundássemos no âmbito de produção audiovisual.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A realização deste trabalho teve o objetivo básico de produzir um videoclipe para a banda rondoniense Vitrola de Ficha. Por isso, apresenta todas as etapas necessárias para produção audiovisual, bem como aponta as técnicas que tornam elementos visuais e sonoros em um conjunto de sentidos atrativos, que proporcionam ao espectador diferentes sensações. Para que possa ser compreendido o audiovisual utiliza a linguagem cinematográfica que conduz com relatos e ideias que representam a realidade através da mistura de imagens e sons. Visto que as redes sociais da banda Vitrola de Ficha obtiveram um aumento significativo no número de acessos após vencerem o concurso de bandas autorais realizado em Porto Velho, a banda promoveu o lançamento do single  SÓ , gravado e masterizado em estúdio. Contudo escolhemos a produção de um videoclipe para alavancar o status da banda na região Norte. Através de uma pesquisa realizada por meio de um formulário com questionário objetivo direto enviado para pessoas específicas que compõem o público alvo da banda, obtivemos um resultado confirmando a importância do desenvolvimento de um videoclipe no cenário local, além de qual seria a melhor plataforma para a veiculação da produção audiovisual. Algumas etapas foram cumpridas para realização do projeto, dentre elas o processo de pré-produção, produção e pós-produção audiovisual que foi utilizado como base para o desenvolvimento do clipe e processos de divulgação. Entendemos que a produção audiovisual é imprescindível para qualquer artista, pois aumenta a visibilidade da música e ajuda na divulgação do trabalho da banda, relacionando elementos visuais e sonoros o formato audiovisual pode criar a identidade e o reconhecimento desejado. Por isso após a produção e divulgação do videoclipe, desenvolvemos uma segunda pesquisa quantitativa para saber a opinião das pessoas referente ao produto final e a mesma aponta grande satisfação do público.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa possui como objetivo de auxiliar na produção do videoclipe através do conhecimento do melhor horário, música, tema, categoria e plataforma para um futuro lançamento de um videoclipe da banda Vitrola de Ficha. Esta pesquisa foi realizada em Porto Velho, Rondônia, com foco no cenário regional para definir quais técnicas seriam utilizadas para que o videoclipe tivesse a maior aceitação pelo publico alvo ao realizar o desenvolvimento do mesmo com base nas informações coletadas por esta pesquisa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A pesquisa facilita a compreensão do cenário local em que atua a banda Vitrola de Ficha, obtendo informações necessárias para analisar a importância do videoclipe com feedback direto do publico alvo que ao mesmo tempo informa também o método mais eficaz para sua divulgação. Para que o método de divulgação fosse escolhido foi sugerido também a listagem de qual seria o melhor meio de divulgação para o entrevistado de forma que não houvesse dúvidas sobre a escolha do método e assim assegurar a maior visibilidade da banda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Em nosso projeto optamos pela técnica de pesquisa quantitativa, com o objetivo de validar estatisticamente hipóteses levantadas no questionário, além de buscar entender a necessidade de nosso público-alvo, buscando potencializar os resultados na produção do videoclipe. Através de análise das respostas das pesquisas, conclui-se que existe interesse do público em assistir, compartilhar, colaborar com a banda comprando ingressos ou compartilhando música e concordam que a banda necessita de um videoclipe para o single. Essa percepção se deu a partir de perguntas de opinião onde o público sugeriu o estilo de videoclipe que gostaria de ver no single, onde a maioria dos entrevistados sugeriu que fosse um clipe estilo vintage em harmonia com o nome e proposta musical da banda. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O primeiro passo para a parte prática do projeto foi o desenvolvimento do roteiro a partir da Storyline e Sinopse pensados para o videoclipe. A partir disso, convidamos a banda para participar da gravação de parte das cenas do videoclipe que foi gravado no estúdio da faculdade Uniron, no dias 14 e 28 de Outubro 2017. Nesta fase encontramos dificuldades para marcar um dia de gravação que fosse viável para nós, para os integrantes da banda e para o responsável pelo estúdio da faculdade. Com isso um dos integrantes da banda não pôde participar do videoclipe por questões de indisponibilidade de horário. Para as filmagens em estúdio utilizamos duas câmeras Canon T4 e T5I, lentes 50 mm e 18-55 mm, luzes brancas, amarelas e um chroma key. Já para as externas utilizamos apenas uma Canon T5I e rebatedores de luz. As cenas que envolveram os dois atores principais foram gravadas na Praça do Skate Park no dia 28 de Outubro. A gravação durou cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos. Também encontramos diversas dificuldades para a execução destas cenas, pois nossos equipamentos eram bastante limitados para gravações externas. Após a fase de captação das imagens, de 14 a 28 de Outubro, passamos a trabalhar na edição do material que durou cerca de 10 dias, para isso utilizamos programas Adobe Premiere Pro e Adobe After Effects. Para divulgar a nossa produção utilizamos o Youtube como principal ferramenta de marketing e como plataforma de apoio o Facebook para impulsionar o videoclipe. 6.1 Storyline O videoclipe retrata o cotidiano da cidade de Porto Velho, onde os protagonistas interpretam um breve romance não correspondido misturado ao cotidiano das pessoas solitárias, mostrando pontos turísticos e o cotidiano dos habitantes, relacionando estas características á letra da música. 6.2 Sinopse A história se dá na cidade de Porto Velho, no cotidiano das pessoas, que estão exercendo suas funções diárias, em um dia comum onde o trânsito da cidade é o mesmo de sempre, o calor é constante, o barulho das buzinas, dos carros, ônibus, motocicletas, malabaristas nos semáforos, pessoas aleatórias, árvores, lugares antigos e ou abandonados. Todo esse desenrolar se dará através da canção  Só da banda  Vitrola de Ficha música de letra muito melódica e que instiga aos seus ouvintes pensar e refletir bastante sobre como tem vivido a sua vida, e deixa no ar o questionamento sobre estarmos sós em meio a multidões, pois no trecho que diz  A gente nasce só, a gente morre só, eu não entendo esclarece muito bem a reflexão proposta pelo compositor da letra. Partes de cenas do clipe foram gravadas no centro da cidade de Porto Velho, e também na Praça Skate. A história contará brevemente sobre a vida de duas pessoas, que são: Um jovem desenhista que costuma sentar debaixo de arvores e observar e desenhar o vai e vem de pessoas. No videoclipe este jovem está sempre cabisbaixo, mas em dado momento ele se depara com uma linda jovem que desperta sua emoção, com isso ele sente necessidade de desenhá-la a fim de tê-la como lembrança desenvolvida através de sua arte. No intervalo entre o interesse do desenhista solitário pela jovem, trabalhamos na regionalidade da cidade mostrando pontos turísticos, com insertes de imagens de pessoas sozinhas em seu dia-a-dia. Com isso finalizamos o videoclipe trabalhando em cima da letra da canção a individualidade e o fato de que nascemos e morremos sós e que por isso precisamos de alguém e que por diversas vezes deixamos passar a oportunidade de ter alguém. 6.3 Argumento Porto Velho, horário de pico e o trânsito movimentado da Avenida Jorge Teixeira com os ilustres viajantes e suas incríveis acrobacias com malabares. Na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré passos acelerados e crianças se divertindo, é um dia de semana comum para todos, exceto para o jovem desenhista que se encanta ao passar por uma linda garota de pela clara, olhos verdes e serenos. A banda canta o enredo da história em forma de desenho, a cidade é movimentada com seus habitantes maioria das vezes sozinhos e reflexivos, ilustrando a solidão em meio a multidão. Enquanto a jovem é fotografada o desenhista a observa atentamente, notando cada detalhe de seu rosto. O jovem desenhista a admira, mas não tem coragem de ir até ela, pois sabe que nasceu para ficar sozinho, assim como todas as outras pessoas da cidade destinadas a solidão. Por fim o jovem desenhista resolve guardar uma lembrança feita á mão, um desenho criado no momento em que ele a observava. Ele estará sempre com a jovem estampada em sua prancheta e em seu coração. 6.4 Roteiro técnico Após a finalização do videoclipe, deu-se início à distribuição do produto final nas redes sociais Facebook e Youtube. Primeiramente foi realizado o upload do vídeo na plataforma Youtube e em seguida criado um link patrocinado impulsionado no Facebook e Instagram por 7 dias. Ao clicar no post patricionado no Facebook ou Instagram, o usuário é redirecionado para o Youtube. Para avaliar os resultados, foi realizada uma nova pesquisa para que o público-alvo avaliasse o videoclipe gerando feedback sobre a produção. Os resultados serão apresentados na etapa seguinte. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O público alvo da banda Vitrola de Ficha foram os moradores da cidade de Porto Velho com interesse em música regional, de ambos os sexos, de todas as idades. Através de análise das respostas das pesquisas, conclui-se que o público avaliou em sua grande maioria o grau de satisfação com o videoclipe produzido como ótimo. A pesquisa também confirmou que existe uma tendência de compartilhamento do videoclipe, aumento de possibilidade de comparecer em um show da banda após assistir o videoclipe e o crescimento de visibilidade da banda graças a plataforma utilizada e constatou-se também que o público alvo deseja mais videoclipes na plataforma utilizada pela banda Vitrola de Ficha, o YouTube. Executar o que era apenas um projeto foi bastante desafiador e enriquecedor para nós como profissionais e para nossa bagagem de conhecimento. A princípio nosso objetivo de modo geral era enaltecer o rock regional autoral produzindo e distribuindo um videoclipe para uma das bandas mais conhecidas de Porto Velho com o intuito de explanar a música  só , assim como identificar o perfil de simpatizantes do estilo musical da banda. Demos o nosso melhor ao desenvolver o videoclipe, com muita responsabilidade buscando alcançar os objetivos propostos e atingir nosso público-alvo. Desenvolver este trabalho em dupla foi extremamente importante, pois a junção de nossas ideias e propostas fizeram com que o resultado ficasse surpreendentemente satisfatório principalmente para nós como acadêmicos. Nosso trabalho colaborou muito para a cena musical atual em nossa cidade, e contribuiu também para que nos aprofundássemos intensamente no âmbito de produção audiovisual e o principal resultado disso é a satisfação da banda e do público referente ao produto final. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRAGA, L. C., & HARRIMAN, C. Básico de TV e Rádio.WebEduc - O Portal de Conteúdos Educacionais do MEC. 01 de Dezembro. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/tv/tv_basico/p_05.htm>Acesso em 29 de Março de 2017. <br><br>COLNAGO, C. Mídias e redes sociais digitais: conceitos e práticas. São Paulo: Manole, 2015. <br><br>GRAZINOLI, H. Saiba como fazer o orçamento de um projeto audiovisual. Tela Brasil. 02 de Maio de 2013.Disponível em: <http://www.telabr.com.br/noticias/2013/05/02/saiba-como-fazer-o-orcamento-de-umprojeto-audiovisual> Acesso em 28 de Março de 2017. <br><br>HEDGECOE, J. Guia Completo de Fotografia. São Paulo: Martins Fontes Ltda, 1996. <br><br>HEYMANN, G. Irmãos Lumière. Luzes, câmera, ação. Superinteressante. 31 de Outubro de 2016. Disponível em <http://super.abril.com.br/tecnologia/irmaoslumiere-luzes-camera-acao> Acesso em 10 de Junho de 2017. <br><br>MACHADO, J. O que são Frames por Segundo?. Tecmundo. 21 de Junho de 2011. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/video/10926-o-que-sao-frames-porsegundo-.html> Acesso em 10 de Junho de 2017. <br><br>MARTINS, M. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2013.<br><br>REDAÇÃO. Cinema e Audiovisual - Perfil dos Profissionail. Guia do Estudante. 13 de Outubro de 2016. Disponível em: <http://www.guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/cinema-e-audiovisual> Acesso em 29 de Março de 2017. <br><br>RODRIGUES, C. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.<br><br>SOUZA, B. J. Como utilizar o YouTube como ferramenta de marketing. Seen. 15 de Setembro 2016. Disponível em: <http://www.seen.com.br/blog/como-utilizar-oyoutube-como-ferramenta-de-marketing> Acesso em 29 Março 2017. <br><br>TAMANAHA, P. Planejamento de Mídia - Teoria e Experiência. São Paulo: Prentice Hall, 2011. <br><br> </td></tr></table></body></html>