ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00263</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO06</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;AKAWAI: jornalismo político local para jovens em canal no YouTube</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Pedro Henrique da Silva Ribeiro (Universidade Federal de Roraima); Inaê Brandão Lima (Universidade Federal de Roraima)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;jovem, política, Roraima, YouTube, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho se propõe a criação de um produto jornalístico para as disciplinas de Jornalismo Especializado I e Gestão e Planejamento de Mídia do curso de Comunicação Social  Jornalismo da Universidade Federal de Roraima. Optou-se pela criação de um canal na plataforma YouTube. O canal trata de política do e no estado de Roraima e terá como público alvo o jovem. Ao longo do processo, toda a identidade visual e editorial do canal foi construída em um formato leve e dinâmico para que atinja-se o público alvo: o adolescente. Assim, foi criado um canal com o nome "Akawai", que significa "povo" na língua indígena Wapichana. O vídeo tem duração de 4 minutos e 18 segundos e está disponível no link https://youtu.be/vyIw38Eu69I.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (2011), a adolescência vai dos 10 aos 19 anos de idade. A entidade fala sobre a dificuldade de se estabelecer o período em razão da diversidade cultural e mesmo por questões biológicas que diferenciam meninos e meninas, como a primeira ejaculação ou menstruação. Para o sucesso de toda empresa é fundamental um plano de comunicação eficiente que trace objetivos para que o produto alcance o consumidor. Além do plano, a forma como ele é administrado também influencia diretamente no sucesso do empreendimento. O trabalho é fruto da disciplina de Jornalismo Especializado I. O grupo desenvolveu um produto jornalístico voltado para os jovens, onde eles pudessem discutir a política em geral, em especial a política em Roraima. Para tal, escolheu-se criar um canal no YouTube, com a linguagem mais leve e ágil, num texto que se apóia nas notícias veiculadas por jornais e TVs locais, mas com recursos de edição que deixam o assunto mais inserido na linguagem dos jovens. Durante o desenvolvimento foi feito um estudo do público alvo do canal (o jovem); do produto (vídeo), das formas que podem ser usadas para a promoção do meio e foi criada também a identidade visual, em conjunto com os alunos que desenvolveram o trabalho na disciplina de Gestão e Planejamento de Mídia. Esta interdisciplinaridade torna o trabalho ainda mais relevante pois auxilia os alunos a compreender como as disciplinas do curso de Comunicação Social se relacionam entre si e são aplicadas na prática. Diante disso, o canal será voltado para o segmento e buscará o público que se interesse por conteúdos e mídias ágeis e modernas, independentemente da idade. Assim, foi criado um canal na plataforma digital YouTube, batizado com o nome "Akawai", que significa "povo" na língua indígena Wapichana, população típica do estado de Roraima. O vídeo tem duração de 4 minutos e 18 segundos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criar um produto que fale sobre política para adolescentes de forma que desperte o interesse deste segmento, se adequando à sua linguagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS " Identificar e entender os interesses do público-alvo para onde serão direcionadas as comunicações do canal, neste caso, o adolescente; " Constituir o material audiovisual e desenvolver o conteúdo jornalístico com estilo gráfico dinâmico e jovem, mas que mantenha a relevância e seriedade do assunto; " Criar um conteúdo que possibilite a reflexão dos impactos da política no dia-a-dia;</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O segmento de análise política cresceu no Brasil com o avanço da internet. Portais e canais que fogem da forma tradicional de produzir conteúdo político tem cada vez mais alcance e relevância. Além de portais como o Catraca Livre, movimentos ganham força na divulgação de políticas que endossam, campanhas e manifestações, a exemplo do Movimento Brasil Livre, defensor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e o Mídia Ninja, protagonistas da onda de protestos ocorridas em 2013. No Brasil, o jovem se mostra atento aos desdobramentos na política nacional e procura se informar sobre o assunto. De acordo com a pesquisa "O Jovem Brasileiro e o Futuro do País", realizada pelo Núcleo de Tendências e Pesquisa da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS e divulgada no portal de notícias G1 (2016), 70% dos 1700 entrevistados jovens entre 18 e 34 anos, faixa etária que contempla o público-alvo deste projeto, nas cinco regiões do país acreditam que a política está próxima da realidade em que vive e buscam se inteirar sobre o tema. Outro ponto de destaque é a insatisfação com os representantes: ainda na mesma pesquisa, mais de 70% dos entrevistados responderam que o sistema político brasileiro é o principal ponto negativo do país. A internet é a principal forma de atingir o público pretendido, o jovem, e na modalidade proposta, o vídeo. Dados da Pesquisa Brasileira de Mídia do Governo Federal (2015) mostram que jovens são o que estão on-line com mais frequência. Dos mais de 18 mil entrevistados, 65% das pessoas que tinham de 16 a 25 anos de idade responderam que utilizam a rede mundial de computadores todos os dias. Linguagem próxima e recursos gráficos dinâmicos são meios para alcançar o público-alvo, que utiliza as redes sociais como principal fonte de informação. 84% dos jovens escolhem as redes sociais para se informar, segundo a pesquisa da PUCRS. O YouTube, portal de vídeos do Google, é a plataforma que garante maior exposição de conteúdo audiovisual, mesmo com o crescimento do Facebook no Brasil. Dados da comScore (2014), empresa de análise de dados da internet, apontam que o YouTube, mesmo com queda de 2% em 2013 de visitantes únicos (usuários que visitam o mesmo site mais de uma vez em um determinado tempo), continua líder no segmento, com mais de 62 milhões de visitantes únicos no Brasil.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Através da observação de campo e análise bibliográfica, construiu-se o argumento e identificou-se a demanda por um produto jornalístico que abordasse temas políticos e atendesse as especificações dos adolescentes e jovens. Houve reunião de pauta para decidir qual o tema. O projeto do vídeo foi inspirado em canais no YouTube como o "Nerdologia", que usam um quadro fixo e sobre ele conta-se a história de forma leve e dinâmica com referências da cultura pop atual para representar os conteúdos e tentar tornar a assimilação das informações mais simples. Para a confecção do primeiro vídeo do canal foram utilizados os programas Adobe Illustrator e Adobe Photoshop para edição de imagens e design gráfico. O vídeo foi construído no Adobe Premiere. A câmera utilizada para fazer as fotografias tipo boneco do vídeo foi a do celular iPhone 6. Um microfone direcional compacto da marca Rode foi usado para gravar a narração. Ela foi editada no programa Audacity. Os efeitos da trilha foram retirados do YouTube. O roteiro do primeiro vídeo, que tratou da posse do poder legislativos estadual e municipal, foi construído em 3 partes: uma para a esfera estadual, outra municipal e o final traduzindo como aquele ato político influencia a vida dos jovens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">YOUTUBE O Youtube foi apontado pela Nielsen, empresa global que produz estudos sobre marketing, o líder de audiência entre o público millennial, ou seja, pessoas com idade entre 18 e 34 anos. Conforme a pesquisa, nenhum outro canal de TV aberto consegue ultrapassar o alcance da rede que foi fundando em 2005 e atualmente tem mais de um bilhão de usuários. Conforme o portal de notícias sobre economia, o Business Insider, cita que o site é o lugar preferido por essas pessoas para assistir videos e que é preferível inclusive em relação ao gigante Facebook. Ainda segundo o portal, a audiência do Youtube é a mais jovem de todas as mídias sociais. A quantidade de adolescentes (teens e  20 e poucos ) é maior que a população que acessa o site de qualquer coisa idade. Por essas características, acredita-se que o YouTube é o meio ideal para o desenvolvimento do projeto. Finalmente, a escolha do Youtube com meio se justifica levando em consideração a análise de Barichello e Carvalho (2005) onde as autoras defendem que a mídia não é um mero suporte técnico, ela por si só já diz algo ao destinatário final da comunicação. Portanto, o Youtube foi escolhido por ser uma rede que se popularizou entre os jovens por oferecer aos seus espectadores um conteúdo diferente do que é tradicionalmente oferecido em outros meios. JORNALISMO POLÍTICO Política, do grego "politikos", significa  de , para, ou relacionado a grupos que integram a Pólis, denomina-se a arte ou ciência da organização, direção e administração. Como substantivo ou adjetivo, compreende a arte de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido político ou pela influência da opinião pública. A política surgiu para garantir a estabilidade social. O agente máximo que garante essa estabilidade é o Estado. O poder político, exercido pelo mesmo, está diretamente relacionado ao direito de coerção e uso legítimo da força física. Assim, para garantir os interesses da sociedade em geral, o Estado pode, de forma única, utilizar a forma coercitiva. Em  O Príncipe , Maquiavel (2010) afirmou que o que move a política é a luta pela conquista e pela manutenção do poder, além disso, segundo ele, os fins deveriam justificam os meios, isto é, para a finalidade da ordem. Não se interessar por política significa deixar que outras pessoas, muitas vezes mal intencionadas, tomem decisões pelo povo. Segundo Arnold Toynbee (apud PASSOS SILVA, 2015),  o maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam. De fato, informar-se constantemente, ler artigos, teses e livros sobre política dá muito trabalho. Muitas vezes é difícil encontrar dados confiáveis sobre um assunto e algumas fontes encontradas simplesmente não se esforçam em transmitir as informações de forma inteligível ou minimamente imparcial. Segundo Franklin Martins (2005), o jornalista precisa entender os interesses que existem por trás dos discursos políticos e estar permanentemente atento às flutuações do estado de espírito da sociedade e às mudanças nos humores da opinião pública. O jornalismo tem que falar sobre política porque é uma área importante da sociedade e a política precisa do jornalismo para ter voz no público, como propaganda. Como parte do processo do que Moura (2006) caracteriza como a  teia da facticidade , o jornalista dá as notícias a partir do que pensa, e depois procura fatos para ilustrar a verdade da sua interpretação. POLÍTICA PARA JOVENS De acordo com Carrano (2012), uma boa medida para aferir a qualidade de um processo de participação juvenil não se encontra em saber se os jovens podem ou não participar deste ou daquele processo ou espaço político, mas sim em buscar perceber até onde esses como indivíduos ou coletivos podem chegar com sua participação no sentido de influenciar decisões. A inserção da juventude na política é de extrema importância para renovar quadros, trazer novas ideias e construir um novo caminho. Os jovens não podem ficar omissos, tem que acreditar na força como instrumento de transformação. O Jovem seja ele de direita ou esquerda, independente da sua ideologia, do partido em que esteja, não pode ficar ausente das discussões que envolvem nosso futuro. O eleitor jovem deve compreender que a política faz parte do nosso dia-dia e é fundamental para sobrevivência da sociedade. É necessário aumentar a participação da juventude nos debates políticos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A influência do jovem nas decisões do país cresce a cada eleição. Em razão disso, se torna cada vez mais importância o desenvolvimento de um segmento de notícias adaptado e qualificado para este público. Nas eleições municipais de 2016, a estimativa é que pelo menos um a cada quatro eleitores teria entre 16 e 29 anos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (2016). A internet é uma das principais forma de atingir o público pretendido, que frequenta redes sociais, jogos online e sites de entretenimento e busca atuar de forma mais direta nessa plataforma, como aponta a Pesquisa Brasileira de Mídia (2015). Assim, se justifica a escolha da modalidade proposta para atingir esse segmento, através do vídeo. Os quesitos para decisão e da abordagem dos assuntos foram: complexidade, atualidade e relevância. A linguagem é fundamental para que desperte o interesse e a discussão, traduzindo a política, um assunto geralmente árido e desinteressante, num formato mais dinâmico e de acordo com a linguagem utilizada atualmente. Espera-se que dessa forma atrair o público alvo e ajudar ele a entender a política no Brasil, em Roraima e na nossa capital.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARICHELLO, Eugenia Mariano da Rocha; CARVALHO, Luciana Menezes. Mídias sociais digitais a partir da ideia mcluhaniana de medium-ambiência. Revista MATRIZes. São Paulo. Ano 7, nº 1 jan./jun. 2013, p. 235-246<br><br>CARRANO, Paulo. A participação social e política de jovens no Brasil: considerações sobre estudos recentes. O social em questão. Rio de Janeiro, ano 15, n. 27 - jan-jun/2012. Disponível em: <http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/OSocial27_Carrano1.pdf> Acesso em: 17 mar 2017<br><br>COMSCORE. 2014 Brazil Digital Future in Focus. Disponível em: <agenciamarketingdigital.net/blog/2014_Brazil_Digital_Future_in_Focus_PT.pdf> Acesso em: 9 dez 2016<br><br>FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Situação mundial da infância 2011. Disponível em <https://www.unicef.org/brazil/pt/br_sowcr11web.pdf>. Acesso em 15 mar 2017<br><br>G1. Pesquisa inédita revela como jovens brasileiros veem a política hoje. Disponível em: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/10/pesquisa-inedita-revela-como-jovens-brasileiros-veem-politica-hoje-veja.html> Acesso em: 9 dez 2016<br><br>GUIMARÃES, Thiago. YouTube s Demographics Are Making It A Major Rival For TV Ad Dollars. Business Insider, Nov. 2014. Disponível em: <http://www.businessinsider.com/youtube-demographics-for-ads-2014-11> Acesso em: 17 mar 2017<br><br>HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.<br><br>MARTINS, Franklin. Jornalismo político. São Paulo: Contexto, 2005.<br><br>MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Penguin Companhia, 2010.<br><br>MORLEY, David. Television, Audiences and Cultural Studies. Routledge: Londres e Nova York, 1992.<br><br>MOURA, Maria Betânia. Os nós da teia - desatando estratégias de faticidade jornalística. São Paulo: Annablume, 2006.<br><br>SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Pesquisa Brasileira de Mídia 2015. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acesso em: 9 dez 2016<br><br>PASSOS SILVA, Matheus. Aprendendo a votar: Noções básicas sobre o funcionamento das eleições no Brasil. Brasília: Editora Vestnik, 2015.<br><br>TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Participação dos jovens pode ser determinante nas Eleições Municipais 2016. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Setembro/presenca-dos-jovens-pode-ser-determinante-nas-eleicoes-municipais>. Acesso em: 9 dez 2016<br><br> </td></tr></table></body></html>