INSCRIÇÃO: 00276
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP10
 
TÍTULO: Que futuro você está preparando para nós?
 
AUTORES: Lucas da Silva Oliveira (Instituto Federal do Amazonas); Valcilane Medeiros Gomes (Instituto Federal do Amazonas); Lucas Matheus Silva dos Santos (Instituto Federal do Amazonas); Igor Braga de Souza (Instituto Federal do Amazonas); Daniel Luiz dos Santos Batista (Instituto Federal do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Coleta Seletiva, Poluição, IFAM, Cartaz, Peças Gráficas
 
RESUMO
Este trabalho é resultado de uma atividade realizada na disciplina de Peças Gráficas pelos alunos do quarto período do curso superior de Tecnologia em Produção Publicitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, a partir do desafio de elaborar uma campanha interna de conscientização para o IFAM, buscando incentivar a coleta seletiva. A proposta foi produzir um cartaz que chamasse atenção dos alunos e transmitisse a importância da coleta, bem como disseminar a importância do descarte correto do lixo no instituição.
 
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é resultado de atividade realizada dentro da disciplina de Peças Gráficas do 4º período do curso de Tecnologia em Produção Publicitária. A proposta nasceu da provocação de elaborar uma campanha interna para incentivar a coleta seletiva no Instituto Federal do Amazonas IFAM. Foi, então, constatado, que apesar de haver as lixeiras indicativas para o descarte correto dos resíduos, a coleta seletiva não acontece efetivamente no Instituto, pois muitas pessoas ainda insistem em descartar o lixo de maneira inadequada. Durante a pesquisa para a realização da campanha, constatou-se que Manaus está entrando em um momento de crise em relação ao destino do lixo coletado. O único aterro sanitário da cidade está chegando ao seu limite de uso. Em 2021 esta área não poderá mais receber detritos, de acordo com reportagens veiculadas na mídia local. E uma das formas de resolver esta situação é a coleta seletiva, que diminui a necessidade de áreas de descarte de resíduos sem reaproveitamento, gera renda e economia para o município: poderiam ser economizados 170 milhões de reais que são destinados, anualmente, para a coleta de lixo não tratado, e ainda não contabilizamos o dinheiro gasto para limpar dejetos despejados em locais inadequados. A partir da proposta do trabalho e de sucessivas pesquisas sobre a situação do lixo no IFAM e em toda a cidade de Manaus, o trabalho que desenvolvemos tem vista a realização do anúncio a ser veiculado como cartaz dentro da própria instituição. Os elementos visuais e textuais foram construídos de maneira a refletir a abordagem séria, de caráter reflexivo e conscientizador que pautou todo o desenvolvimento do trabalho.
 
OBJETIVO
Apesar de ser uma campanha para incentivar a coleta seletiva dentro da instituição, a abordagem definida mostra as consequências dos atos a longo prazo. O lixo descartado inadequadamente dentro da instituição pode afetar muito além do que se imagina. Buscou-se conscientizar os alunos da necessidade de cuidar agora para garantir o futuro. Uma vez que uma instituição de educação está voltada para a preparação educacional de um futuro profissional porém, sem esse cuidado talvez não seja possível desfrutar das bénéfices ligadas ao sucesso profissional. Sem uma mudança efetiva nos hábitos coletivos de descarte de lixo o futuro tanto local como mundial segue para uma realidade cada vez mais catastrófica. E elas não estão distantes do presente. O tempo de formação de um profissional com nível superior no Brasil é de 16 anos. Com as exigências do mercado de trabalho atual, cresce o número de brasileiros que procuram cursos de graduação. Os motivos são variados, mas o que quase todos os estudantes desejam é um futuro estável com qualidade de vida. Mas talvez esse futuro não possa ser alcançado se não mudarmos a maneira que lidamos com nosso lixo.
 
JUSTIFICATIVA
Todos os meses só em Manaus, são gerados 72 mil toneladas de lixo, segundo dados do portal G1 em matéria veiculada no ano de 2017. Essa realidade é paradoxal se for considerado que a cidade é a capital do maior estado da Amazônia brasileira, um bioma de riqueza ambiental imensurável. A poluição é visível principalmente na época de cheia dos rios, em que o volume das águas está no ápice durante alguns meses do ano, uma vez que a população que mora às margens dos igarapés que cortam a cidade é obrigada a conviver com lixo que se acumula nas águas.਀伀 瀀爀漀戀氀攀洀愀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 挀漀洀攀愀 渀漀猀 椀最愀爀愀瀀猀⸀ 伀 氀椀砀漀 焀甀攀  搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀愀搀攀焀甀愀搀愀 愀挀愀戀愀 猀攀渀搀漀 氀攀瘀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 挀栀甀瘀愀猀 攀 瀀漀搀攀 漀戀猀琀爀甀椀爀 挀愀渀愀椀猀 搀攀 攀猀挀漀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 最甀愀猀 瀀氀甀瘀椀愀椀猀 挀愀甀猀愀渀搀漀 愀氀愀最愀洀攀渀琀漀猀 渀愀猀 爀甀愀猀 攀 琀爀愀渀猀戀漀爀搀愀洀攀渀琀漀 搀漀 氀攀椀琀漀 搀漀猀 椀最愀爀愀瀀猀⸀ O doutor em ecologia Jansen Zuanon, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), explica que parte do lixo jogado nos igarapés em Manaus pode chegar até no Oceano Atlântico, já que a foz do rio Amazonas é nesse oceano (A CRÍTICA, 2014).਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀攀氀愀 挀漀渀猀攀爀瘀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀 挀漀洀攀愀 挀漀洀 愀琀椀琀甀搀攀猀 挀漀琀椀搀椀愀渀愀猀⸀ 伀 瀀攀猀漀 搀愀猀 愀攀猀 搀愀猀 瀀漀瀀甀氀愀攀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 氀漀挀愀椀猀 渀漀 猀漀 猀攀渀琀椀搀愀猀 愀瀀攀渀愀猀 瀀漀爀 攀氀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀昀椀爀洀漀甀 娀甀愀渀漀渀⸀ 倀攀猀猀漀愀猀 搀椀猀琀愀渀琀攀猀 最攀漀最爀愀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 攀 琀攀洀瀀漀爀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀昀爀攀洀 漀甀 猀漀昀爀攀爀漀 瀀攀氀愀猀 愀琀椀琀甀搀攀猀 琀漀洀愀搀愀猀 渀漀 怀愀焀甀椀ⴀ愀最漀爀愀怀⸀ A necessidade de medidas para remediar o cenário atual de produção em massa de resíduos que são descartados é urgente. Segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SEMULSP) o aterro sanitário municipal de Manaus só tem capacidade de receber lixo até 2021. Outro levantamento divulgado nos relatórios do Fórum Mundial de Economia em 2016 em Davos na Suíça estima que há mais de 150 milhões de toneladas de plásticos no oceano atualmente. Em um cenário de negócios, espera-se que o oceano contenha 1 tonelada de plástico para cada 3 toneladas de peixe até 2025 e, em 2050, mais plásticos do que peixes (WORLD ECONOMIC FORUM 2016, pág. 07).਀伀 搀攀猀挀愀爀琀攀 椀渀挀漀爀爀攀琀漀 搀攀 氀椀砀漀  甀洀愀 愀洀攀愀愀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀愀 瀀漀氀甀椀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 琀漀洀愀洀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀攀猀Ⰰ 愀洀攀愀愀渀搀漀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 愀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀渀挀椀愀 栀甀洀愀渀愀⸀ 䄀 最甀愀  昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 攀 愀 瀀漀氀甀椀漀 搀攀猀琀攀 戀攀洀 愀椀渀搀愀  洀甀椀琀漀 攀砀琀攀渀猀愀Ⰰ 漀 甀猀漀 搀攀 愀琀攀爀爀漀猀 猀愀渀椀琀爀椀漀猀 猀攀洀瀀爀攀 搀攀洀愀渀搀愀 渀漀瘀愀猀 爀攀愀猀 瀀愀爀愀 漀 猀攀甀 搀攀瀀猀椀琀漀Ⰰ 攀 漀猀 愀渀琀椀最漀猀 琀攀爀爀攀渀漀猀 甀猀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 攀猀猀攀 昀椀洀 樀愀洀愀椀猀 猀攀 爀攀挀甀瀀攀爀愀洀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 愀 瀀漀氀甀椀漀 搀漀 猀漀氀漀Ⰰ 挀漀洀 洀攀渀漀猀 爀瘀漀爀攀猀 漀 愀爀  瀀爀攀樀甀搀椀挀愀搀漀 愀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 愀 椀渀挀椀搀渀挀椀愀 搀攀 搀漀攀渀愀猀 爀攀猀瀀椀爀愀琀爀椀愀猀Ⰰ 瀀攀氀愀 瀀漀甀挀愀 昀椀氀琀爀愀最攀洀 搀攀 䌀伀㈀ 搀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀⸀ Uma solução para este problema é a coleta seletiva, que diminui a quantidade de espaço necessário para despejo de lixo orgânico, impede que materiais com longos períodos de biodegradação cheguem a natureza, como por exemplo, plástico e metal.਀䜀甀椀洀愀爀攀猀Ⰰ 䄀氀瘀攀猀 攀 嘀椀攀椀爀愀 ⠀㈀ ㄀㘀Ⰰ 瀀⸀ ㈀⤀ 愀昀椀爀洀愀洀 焀甀攀 漀猀 愀琀攀爀爀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 猀攀甀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 攀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀猀 猀漀 搀攀 洀攀氀栀漀爀愀爀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 猀愀渀椀琀爀椀愀猀 愀漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 搀漀猀 爀攀猀搀甀漀猀Ⰰ 攀瘀椀琀愀渀搀漀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀 搀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀⸀ 伀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 猀漀㨀 愀 最攀爀愀漀 搀攀 最愀猀攀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀栀漀爀甀洀攀Ⰰ 爀攀洀漀漀 搀攀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 瘀攀最攀琀愀氀Ⰰ 愀昀愀猀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 昀愀甀渀愀 猀椀氀瘀攀猀琀爀攀 搀攀瘀椀搀漀  爀攀洀漀漀 搀愀 瘀攀最攀琀愀漀 漀爀椀最椀渀愀氀 攀 挀漀洀 愀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 漀瀀攀爀愀漀 搀漀 愀琀攀爀爀漀⸀ 䄀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀 猀甀爀最攀 挀漀洀漀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 瀀愀爀愀 漀猀 愀琀攀爀爀漀猀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 搀椀洀椀渀甀椀爀 漀 甀猀漀 搀攀 爀攀愀猀 搀攀猀琀椀渀愀搀愀猀 愀 攀猀猀攀 昀椀洀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 渀甀渀挀愀 猀攀 爀攀挀甀瀀攀爀愀洀⸀ O cartaz, que teve seu início com caráter político para estabelecer padrões, éticas e morais na sociedade, tinha o objetivo de falar ao povo, sendo mais acessível e independente de classe social, atingia a massa (CARNEIRO, et al., 2017). Dessa forma, o cartaz deste trabalho tinha por objetivo se comunicar com toda a comunidade que compõe o Instituto: alunos, professores e servidores, visando causar uma mudança de comportamento coletivo não só dentro do ambiente acadêmico, mas em toda a sociedade.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Após a proposta de uma campanha que estivesse angulada para o público interno do IFAM com ênfase nos alunos de ensino médio e graduação, a equipe se reuniu para a realização de um brainstorm para que pudéssemos chegar ao conceito inicial do projeto. Após essa fase, e de posse de toda a discussão sobre o tema de descarte de resíduos sólidos de maneira responsável, deu-se início à produção do cartaz.਀伀 戀爀椀攀昀椀渀最 瀀攀搀椀愀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 昀挀椀氀 攀 搀椀爀攀琀愀Ⰰ 挀漀洀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 椀氀甀猀琀爀愀琀椀瘀愀 氀椀琀攀爀愀氀 挀漀洀 琀椀瀀漀猀 戀攀洀 洀愀爀挀愀搀漀猀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀猀猀攀洀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 爀瀀椀搀愀 攀 愀琀爀愀猀猀攀 漀 漀氀栀愀爀Ⰰ 攀渀琀漀 戀甀猀挀愀洀漀猀 洀愀渀琀攀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 猀爀椀愀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀搀漀爀愀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 挀漀爀爀攀琀漀 搀漀 氀椀砀漀 渀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 瀀愀猀猀愀爀 攀猀猀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 挀氀愀爀愀 攀 攀昀攀琀椀瘀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀猀猀漀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 搀愀搀漀猀 爀攀愀椀猀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 愀猀 瀀攀愀猀⸀ A equipe utilizou uma câmera Canon 60D, com uma lente 50 mm para produzir fotos dentro do próprio instituto simulando cenas de descarte inadequado com elementos de cada tipo do material recolhido na coleta seletiva. O enquadramento das fotos evidenciou a ação, mas com a preocupação de ambientar o suficiente para que fosse possível o reconhecimento das dependências do Instituto por quem conhece o local.਀䌀甀渀栀愀 ⠀㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀㈀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀 ᰀ漠 甀猀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 愀爀最甀洀攀渀琀愀琀椀瘀愀 攀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀愀Ⰰ 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀爀 攀 愀 戀甀猀挀愀 搀愀 昀椀砀愀漀Ⰰ 猀漀 愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀猀猀椀瘀漀猀 攀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀漀猀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 愀琀椀琀甀搀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ᴀ⸠ 倀漀爀 椀猀猀漀 漀 琀攀砀琀漀 挀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀 挀愀爀琀愀稀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 漀 愀瀀攀氀漀 攀洀漀琀椀瘀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 猀攀爀 ᰀ丠猀 攀猀琀愀洀漀猀 愀焀甀椀 渀漀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 漀 昀甀琀甀爀漀⸀ 䴀愀猀 焀甀攀 昀甀琀甀爀漀 瘀漀挀 攀猀琀 瀀爀攀瀀愀爀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 渀猀㼀ᴀⰠ 漀渀搀攀 漀 氀攀椀琀漀爀  氀攀瘀愀搀漀 愀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 椀渀猀琀愀渀琀渀攀愀 猀漀戀爀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 愀攀猀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 搀攀 愀甀砀氀椀漀 琀爀愀稀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 瀀漀氀甀椀漀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 攀 愀樀甀搀愀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀愀甀猀愀爀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 愀琀椀琀甀搀攀⸀  Com as imagens de base e o texto produzidos, os cartazes foram montados com auxílio do software de edição Adobe Photoshop CS6, priorizando elementos visuais e textuais, com pouco uso de elementos gráficos e vetores, sendo um dos poucos uma retícula transparente em um dos blocos de texto. As imagens foram editadas de maneira a sugerir desgaste e produzir um impacto visual pelo processamento um pouco mais pesado, corroborando o discurso aqui defendido.਀伀猀 挀愀爀琀愀稀攀猀 洀漀渀琀愀搀漀猀 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 愀猀 挀漀爀攀猀 椀渀搀椀挀愀琀椀瘀愀猀 搀漀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀漀氀栀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 爀攀猀瀀攀挀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 攀洀 猀攀甀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀爀 挀漀洀 愀 昀椀砀愀漀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 猀攀洀 猀攀爀椀昀愀猀 攀洀 挀愀椀砀愀 愀氀琀愀 渀愀猀 挀漀爀攀猀 愀稀甀氀 攀猀挀甀爀漀 攀 戀爀愀渀挀漀Ⰰ 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀洀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 攀 渀漀 搀攀椀砀愀洀 搀切瘀椀搀愀猀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 漀 挀愀爀琀愀稀 攀猀琀 琀攀渀琀愀渀搀漀 瀀愀猀猀愀爀⸀ O sistema de cores da coleta seletiva foi definido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), no uso das atribuições que lhe conferem a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, e tendo em vista o disposto na Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto no 3.179, de 21 de setembro de 1999, e considerando que a reciclagem de resíduos deve ser incentivada, facilitada e expandida no país, para reduzir o consumo de matérias-primas, recursos naturais não-renováveis, energia e água. As cores não possuem significância específica, apenas para facilitar a memorização na hora do descarte. Usamos este mesmo recurso na peças associando o material descartado na imagem a cor do cartaz, para induzir o público a associação.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Para chamar atenção para essa problemática tentamos mostrar que mesmo estando na instituição nos dedicando para ter um futuro melhor, se não houver uma mudança de atitude em relação à algo tão básico como o lixo, esse futuro nunca será possível. As pessoas esperam sair da academia e poder usufruir de lazer, boa comida, ter lugares bonitos para ir, mas a poluição já causa efeitos negativos o suficiente para impossibilitar isso, por isso buscamos alertar sobre a importância de tratar desse assunto o quanto antes, de garantir o futuro por meio de ações práticas no presente.਀䄀 洀搀椀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 漀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 樀 焀甀攀  甀洀 洀攀椀漀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀甀洀 搀攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 渀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀⸀ 一漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 搀愀 瀀漀氀甀椀漀 瀀漀搀攀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 渀漀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀爀 爀攀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 愀樀甀搀愀 搀愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀琀椀爀愀 攀猀猀攀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀 漀猀 琀漀爀渀愀 爀攀甀琀椀氀椀稀瘀攀椀猀⸀ 䔀渀琀漀 戀甀猀挀愀洀漀猀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 瀀爀攀猀琀愀爀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 挀漀爀爀攀琀漀⸀ 䔀 最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 猀漀戀爀攀瘀椀瘀愀⸀ A campanha consiste em cartazes que simulam cenas reais dentro do IFAM, onde um acadêmico joga seu lixo no chão ou em áreas indevidas, mesmo tendo lixeiras próximas à ele. Acompanhando um dia cotidiano no instituto, verificamos que esse tipo de cena é extremamente comum, por isso buscamos retratar isso nas peças, como forma de causar uma identificação imediata, onde o leitor se vê como o causador daquilo.਀倀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 䄀㌀ ⠀㐀㈀ 砀 ㈀㤀Ⰰ㜀 挀攀渀琀洀攀琀爀漀猀⤀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 瀀愀瀀攀氀 挀愀爀琀漀Ⰰ 愀猀 瀀攀愀猀 洀漀猀琀爀愀洀 挀攀渀爀椀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 攀 搀攀 昀挀椀氀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 椀渀猀琀椀琀甀琀漀Ⰰ 攀 甀猀愀渀搀漀 愀猀 挀漀爀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀漀猀猀愀洀 琀攀爀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀 挀愀搀愀 琀椀瀀漀 搀攀 氀椀砀漀 攀 昀愀愀 愀 氀椀最愀漀 搀愀 挀漀爀 挀漀洀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀 猀攀爀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀 攀洀 挀愀搀愀 爀攀挀椀瀀椀攀渀琀攀⸀ 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瘀椀猀愀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 焀甀愀氀 昀甀琀甀爀漀 猀漀挀椀愀氀 攀猀琀愀洀漀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀渀搀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀猀琀甀搀愀爀  甀洀愀 愀漀 焀甀攀 琀攀洀 甀洀 椀洀瀀愀挀琀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 挀愀猀漀 搀愀 瀀漀氀甀椀漀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀  洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀Ⰰ 愀昀攀琀愀渀搀漀 琀漀搀愀 甀洀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䄀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀 攀猀琀愀猀 愀攀猀 椀渀挀漀爀爀攀琀愀猀 瀀漀搀攀洀 愀挀愀爀爀攀琀愀爀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 椀爀爀攀瘀攀爀猀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 漀 昀甀琀甀爀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀琀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 椀渀琀甀椀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 洀漀猀琀爀愀爀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 焀甀攀 渀漀 愀搀椀愀渀琀愀 猀攀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 瀀愀爀愀 漀 昀甀琀甀爀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 猀攀 渀漀 搀攀爀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀猀 愀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瀀氀愀渀攀琀愀⸀ 倀漀椀猀Ⰰ 猀攀洀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 渀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 椀爀爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 攀 愀甀琀漀ⴀ搀攀猀琀爀甀琀椀瘀漀 搀愀猀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀猀 洀漀搀攀爀渀愀猀 甀爀戀愀渀愀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 氀漀最漀 渀漀 琀攀渀栀愀洀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀氀漀挀愀爀 猀攀甀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䌀漀洀 瀀攀愀猀 焀甀攀 戀甀猀挀愀爀愀洀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 甀洀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 昀甀琀甀爀漀 焀甀攀 攀猀琀愀洀漀猀 搀攀猀攀渀栀愀渀搀漀Ⰰ 渀漀 猀 瀀愀爀愀 愀猀 昀甀琀甀爀愀猀 最攀爀愀攀猀Ⰰ 洀愀猀 瀀愀爀愀 攀猀琀愀 洀攀猀洀愀⸀ 䔀猀琀甀搀愀爀  甀洀愀 愀漀 焀甀攀 琀攀洀 椀洀瀀愀挀琀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 挀愀猀漀 搀愀 瀀漀氀甀椀漀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀  洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 愀瀀氀椀挀愀爀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 昀漀椀 愀氀挀愀渀愀搀漀 挀漀洀 砀椀琀漀 攀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 渀愀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀猀琀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 愀漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 攀 搀攀 愀琀椀琀甀搀攀猀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀椀猀 攀 愀洀椀最瘀攀椀猀 愀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 攀猀瀀攀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀猀挀漀氀愀爀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀 䌀刀촀吀䤀䌀䄀⸀ 倀漀氀甀椀漀㨀 伀戀樀攀琀漀猀 搀攀 瀀氀猀琀椀挀漀 樀漀最愀搀漀猀 攀洀 椀最愀爀愀瀀猀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 ᠀瘠椀愀樀愀洀ᤀ†愀琀 漀挀攀愀渀漀猀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀挀爀椀琀椀挀愀⸀挀漀洀⼀挀栀愀渀渀攀氀猀⼀最漀瘀攀爀渀漀⼀渀攀眀猀⼀瀀漀氀甀椀挀愀漀ⴀ漀戀樀攀琀漀猀ⴀ搀攀ⴀ瀀氀愀猀琀椀挀漀ⴀ樀漀最愀搀漀猀ⴀ攀洀ⴀ椀最愀爀愀瀀攀猀ⴀ搀攀ⴀ洀愀渀愀甀猀ⴀ瘀椀愀樀愀洀ⴀ愀琀攀ⴀ漀挀攀愀渀漀猀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ 刀䔀匀伀䰀唀윀쌀伀 䌀伀一䄀䴀䄀 一먀 ㈀㜀㔀⼀㈀  ㄀⸀ 䔀猀琀愀戀攀氀攀挀攀 挀搀椀最漀 搀攀 挀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 爀攀猀搀甀漀猀 渀愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀 搀攀 ㈀㔀 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀  ㄀ ⴀ 倀甀戀氀椀挀愀漀 䐀伀唀 渀먀 ㄀㄀㜀Ⰰ 搀攀 ㄀㤀⼀ 㘀⼀㈀  ㄀Ⰰ 瀀最⸀  㠀 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀一䔀䤀刀伀Ⰰ 䄀⸀ 䌀⸀Ⰰ 倀䔀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䰀⸀ 嘀⸀Ⰰ 匀伀唀娀䄀Ⰰ 䄀⸀ 匀⸀Ⰰ 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䜀⸀ 匀⸀Ⰰ 一䔀嘀䔀匀Ⰰ 䨀⸀ 伀⸀ ᰀ嘠漀挀  愀 瀀攀愀 焀甀攀 昀愀氀琀愀ᴀ㨠 挀愀爀琀愀稀 瀀愀爀愀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 搀攀 搀漀愀漀 搀攀 猀愀渀最甀攀 攀 洀攀搀甀氀愀 猀猀攀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀⼀渀愀挀椀漀渀愀氀㈀ ㄀㜀⼀攀砀瀀漀挀漀洀⼀䔀堀㔀㐀ⴀ 㜀㔀㠀ⴀ㄀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀唀一䠀䄀Ⰰ 䄀氀椀渀攀 刀攀戀攀挀愀 䄀洀漀爀椀洀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 搀愀⸀ 匀䰀伀䜀䄀一匀 䔀 䌀伀一匀唀䴀䤀䐀伀刀䔀匀㨀 愀 爀攀挀攀瀀漀 搀愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀愀瀀攀爀猀⼀爀攀最椀漀渀愀椀猀⼀渀漀爀搀攀猀琀攀㈀ ㄀㈀⼀爀攀猀甀洀漀猀⼀刀㌀㈀ⴀ㄀   ⴀ㄀⸀瀀搀昀㸀⸀  䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀㄀⸀ 䴀愀渀愀甀猀 最攀爀愀 㜀㈀ 洀椀氀 琀漀渀攀氀愀搀愀猀 搀攀 氀椀砀漀 瀀漀爀 洀猀 攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀攀最甀攀 挀漀洀漀 愀洀攀愀愀 愀 爀攀挀甀爀猀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最㄀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀愀洀⼀愀洀愀稀漀渀愀猀⼀洀愀渀愀甀猀ⴀ搀攀ⴀ琀漀搀愀猀ⴀ愀猀ⴀ挀漀爀攀猀⼀㈀ ㄀㜀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀洀愀渀愀甀猀ⴀ最攀爀愀ⴀ㜀㈀ⴀ洀椀氀ⴀ琀漀渀攀氀愀搀愀猀ⴀ搀攀ⴀ氀椀砀漀ⴀ瀀漀爀ⴀ洀攀猀ⴀ攀ⴀ爀攀愀氀椀搀愀搀攀ⴀ猀攀最甀攀ⴀ挀漀洀漀ⴀ愀洀攀愀挀愀ⴀ愀ⴀ爀攀挀甀爀猀漀猀ⴀ渀愀琀甀爀愀椀猀⸀最栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀唀䤀䴀䄀刀쌀䔀匀Ⰰ 刀渀搀爀攀愀 䜀爀愀稀稀椀攀氀氀愀 嘀攀爀漀猀愀㬀 匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 圀愀氀氀愀挀攀 䌀攀瘀愀氀栀漀 搀愀㬀 䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䄀渀渀愀 刀愀椀猀愀 䐀愀 䌀漀猀琀愀㬀 嘀䤀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䴀椀挀栀愀攀氀 刀愀瀀栀愀攀氀 匀漀愀爀攀猀⸀ 䄀瘀愀氀椀愀漀 䐀攀 䤀洀瀀愀挀琀漀猀 匀漀挀椀漀愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 䔀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 伀 一漀瘀漀 䄀琀攀爀爀漀 匀愀渀椀琀爀椀漀 䐀攀 䴀愀渀愀甀猀ⴀ䄀洀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀攀瘀攀渀㌀⸀愀稀甀爀攀攀搀最攀⸀渀攀琀⼀愀渀愀椀猀⼀㌀㄀㔀㄀㠀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀圀漀爀氀搀 䔀挀漀渀漀洀椀挀 䘀漀爀甀洀⸀ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㌀⸀眀攀昀漀爀甀洀⸀漀爀最⼀搀漀挀猀⼀圀䔀䘀开吀栀攀开一攀眀开倀氀愀猀琀椀挀猀开䔀挀漀渀漀洀礀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀