ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00295</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;CINE NERD: comunicação estratégia e responsabilidade social</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Ana Carolina Rocha de Souza (Faculdade Estácio do Pará); Jobson Wallace Machado de Souza (Faculdade Estácio do Pará); Marcus Dickson Oliveira Corrêa (Faculdade Estácio do Pará)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cine nerd, Comunicação integrada, Comunidade, Cultura geek, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho mostra como um projeto que surgiu de uma disciplina acadêmica com foco em ajudar Organizações Não-Governamentais (ONG's), conseguiu ter êxito no seu objetivo utilizando de conteúdo de entretenimento de uma cultura dita como Geek ou Nerd em eventos dentro da Faculdade Estácio Pará, eventos os quais atingiram além da comunidade acadêmica e tiveram como proposta não somente passar uma imagem de um projeto com engajamento social, mas construir raízes na identidade do DNA social da instituição de ensino.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Existe uma parcela de público extremamente relevante que dentro de uma faculdade merece ser apreciada em suas características essenciais de consumo. O público Nerd, que cada vez mais ganha espaço e mercado, que possui entre outros benefícios, fidelidade e muito apelo de uma boa rede de relacionamento. No entanto, percebe-se que não apenas o nerd está em alta, mas todo um aparato de ideias que envolve o universo nerd. Nos últimos anos, grandes marcas como a Disney, Marvel e DC e franquias como Harry Potter e Star Wars, direcionaram campanhas de marketing para atingir um público que necessariamente não era nerd, mas assumia comportamentos nerds. A relação das pessoas com heróis e vilões ganhou novos ares devido a consumo excessivo de livros, jogos, filmes e tudo que, de alguma forma, determinasse uma relação afetiva das pessoas com esses universos. Esta percepção do mercado, proporcionou à coordenação do curso de comunicação da Estácio Pará, criar uma estratégia que pudesse ao mesmo tempo fidelizar seus alunos, potencialmente nerds, e provocar ideias inovadoras de comunicação integrada que trouxesse uma maior interação do aluno com a instituição e com a prática do bem social. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O Cine Nerd nasce desta confluência de pensamento estratégico de comunicação com a possibilidade de agregar valor às relações com os alunos, assim fidelizando-os e deixando-os mais contentes em estudar na instituição. Para dar suporte à esta ideia, a coordenação do curso criou a LIGA DA COMUNICAÇÃO, uma clara alusão ao desenho animado dos anos 80, A Liga da Justiça, onde todos os professores do curso de comunicação assumiram poderes e características de heróis de quadrinhos. Para o lado social, o projeto aliou-se ao NURSO, que é o Núcleo de Desenvolvimento Social da Estácio, sob a coordenação da professora Rosilene Vieira, que atende à vários projetos sociais na cidade. Para alavancar a marca da Estácio, ocorreu a união do curso de comunicação ao blog NERDS PARAENSES, dirigido pelo publicitário Diego Borges, que usava seu destaque para promover a sessão de filmes nerds na cidade de Belém.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sempre foi um desafio conhecer o comportamento do público, atender suas expectativas e mais que isso, mudar comportamentos. Os fenômenos tecnológicos, mais notadamente a internet estimulou muitas mudanças no cotidiano e no comportamento desse consumidor. Surge então, um novo ambiente onde encontramos e interagimos diretamente com esses consumidores, consequentemente disso surge o marketing digital, que seria a aplicação dos conceitos de marketing no ambiente online. Gabriel (2010, p. 17) aponta que a internet tornou-se o novo tecido da humanidade globalizada, somadas as tecnologias que a envolvem, restabeleceu os parâmetros do novo século, que conectadas e interligadas, rumam a conexão em tempo real e inteligência coletiva, no que a pesquisadora chamou de Web Semântica. Com as ferramentas do Marketing Digital foram abertas possibilidades criativas e polêmicas. Como por exemplo a obtenção de dados digitais sem que o consumidor tivesse conhecimento de tal ação, usadas posteriormente para manipular eleições. Todo esse cenário, notadamente impulsionado por profissionais da área de gestão estratégica, tornaram campanhas mais objetivas e funcionais. Procurando estabelecer uma visão dinâmica da comunicação estratégica digital, Kotler (2017) afirma que os consumidores não são mais alvos passivos, estão se tornando mídias ativas de comunicação. E nesse nicho de trabalho está o Conteúdo, essência da argumentação mercadológica dentro da internet. Diz Kotler (2017) que num mundo altamente conectado, o desafio é integrar elementos On/Off line à experiência total do cliente. Este estado de viver constantemente conectado em trânsito entre as redes "on" e "off", Gabriel (2010) chamou de cibridismo. Diz Gabriel, Estar conectado significa que você eventualmente entra e sai da internet como na era das conexões discadas à rede na década de 90 (e ainda hoje em muitos lugares no Brasil e no mundo e também nos telefones celulares que acessam momentaneamente a internet para navegação. (GABRIEL, 2010, p. 74) Por isso temos uma inversão no vetor de marketing, onde cada vez mais empresas abandonam o conceito tradicional, ou seja ações de promoção e relacionamentos no sentido da empresa para o consumidor, e investem freneticamente no conceito Consumidor-Marca. Hoje é o consumidor que procura as empresas, quando, onde e quando desejar. Para Gabriel (2010) o mundo digitalizado irrompe como uma realidade para as empresas, no sentido de viver ou morrer. Como o modo como nos relacionamentos uns com os outros e com instituições e empresas têm mudado sensivelmente e impactado praticamente todos os aspectos de nossa vida social, uma das ferramentas de maior apelo e eficiência usadas pelo Marketing digital são as redes sociais, onde mais de 96% da população mundial, com menos de 30 anos, usa redes sociais (GABRIEL, 2017, p. 85). Para entendermos esse novo cenário, é necessário compreender o signifcado da palavra "social". Para Gabriel (2017) isto significa interação de pessoas com outras pessoas e não empresa-pessoa para pessoa-empresa. Assim a pesquisadora acredita que social tem haver com relacionamento, conquista, engajamento, ética, respeito e transparência, "fazer parte de algo" (GABRIEL, 2010, p. 87). Kotler (2017) acredita que o papel do jovem em influenciar o restante do mercado é imenso. Segundo ele, o jovem é um "adotande inicial", ou seja não tem medo de experimentar, e são "agentes da mudança", ou seja reagem mais rápido as mudanças que estão ocorrendo no mundo globalizado e, principalmente, possuem mais fluência com os avanços tecnológicos. O que Kotler está querendo dizer é que o futuro é móvel. Portanto, adverte Kotler (2017), esta é a emergência de atuação das empresas no novo cenário social de negócios que se apresenta. Os eventos surgem como uma proposta de não somente passar uma imagem de um projeto com engajamento social, mas construir raízes na identidade do DNA social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a elaboração da estratégia de comunicação utilizamos o método de comunicação no ambiente digital, mais precisamente as redes sociais do curso de comunicação social da Faculdade Estácio Pará, a Liga da Comunicação, e suas seguintes ferramentas Facebook, Instagram e WhatsApp, além disso utilizamos material impresso que foi distribuído nos murais da instituição. Entre 14 de Setembro e 14 de Novembro, foram três campanhas adotadas para três sessões de filmes, em cada sessão as pessoas eram convidadas a doar um quilo de alimento que foram direcionados a instituições beneficentes. "O homem de aço" (2003) foi o primeiro filme a ser exibido, a instituição parceira foi o Instituto Áster, que acolhe famílias de baixa renda que estão com crianças ou adolescentes em tratamento do câncer. A estratégia utilizada na campanha traz o conceito "Já sonhou em ser um super herói?" e a campanha teve o objetivo de mostrar que o heroísmo na prática está na ação de doar o alimento às crianças do instituto. Houve a distribuição de banners impressos pela instituição e peças foram postadas no Facebook, Instagram e distribuídos em grupos de WhatsApp. Imagem 01: Publicação de um dos banners postados nas redes sociais. Após a divulgação da campanha, foram feitos banners para divulgar o filme em si. Imagem 02: Publicação do Banner do primeiro filme exibido. O segundo filme foi "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" (2016), a ONG escolhida para receber os alimentos foi a Creche Lar cordeirinhos de Deus, que atende a famílias de baixa renda no apoio e cuidado de crianças em tempo integral. O conceito da campanha foi "A luta pela solidariedade", onde o público escolhe o time do seu herói favorito e as pessoas são convidadas a levar um quilo de alimento ou brinquedos. A equipe que arrecadasse a maior quantidade participava de um sorteio exclusivo. Imagem 03. Print da publicação de um dos vídeos da campanha "A luta pela solidariedade". O terceiro filme exibido foi "Esquadrão Suicida" (2016), a ONG beneficiada desta vez foi a Associação Colorindo a Vida, que é uma Casa de apoio para atender as necessidades de crianças portadores de câncer. A campanha dessa vez gira em torno de um concurso de cosplay, aumentando assim o número de pessoas e consequentemente de possíveis doadores. Imagem 04. Publicação de um dos banners da campanha do filme "Esquadrão suicida". </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De forma geral, é possível ver que o engajamento das postagens relacionadas ao cine nerd foram altas por estar como a hashtag que teve melhor performance de conteúdo pela conta do instagram da Liga da Comunicação. Sendo que, em nenhuma das redes foi utilizado o serviço de ads ou impulsionamento de postagem. Imagem 05. Comparativo de hashtags com maior engajamento e performance da conta. Analisando, primeiramente o filme "O Homem de Aço", podemos puxar dados de que, para um primeiro filme, o evento conseguiu encher um auditório com capacidade de até 200 pessoas. Imagem 06. Foto do dia do evento no auditório, no momento do sorteio. E mais do que lotar a casa, o filme "O Homem de Aço" conseguiu arrecadar mais de 100 kg de alimentos não perecíveis que, como avisado anteriormente, foi doado para o Instituto Áster. Imagem 07. Frame do vídeo de entrega dos alimentos no Instituto Áster. Em seguida, o filme "Batman vs. Superman", com sua campanha, teve um primeiro lançamento através de um vídeo explicando como seria a batalha entre times e chamando as pessoas para participarem também. Imagem 08. Vídeo de lançamento da campanha do filme "Batman vs Superman". Já no dia do evento, o número de doações superou novamente os 100 kg de alimento não perecível. Imagem 09. Fotos de alimentos adquiridos no filme "Batman vs. Superman". Organicamente, a publicação que feita alcançou numa faixa de 267 pessoas, de uma forma ou outra, acabaram sendo convertidas para o próximo evento, o do filme "esquadrão suicida". Imagem 10. Publicação da entrega das arrecadações à Creche Lar Cordeirinhos de Deus. Já o último filme analisado, o "Esquadrão suicida", foi o que mais engajou pessoas e recebeu doações, por conta de um concurso de cosplay e por novos personagens aparecendo nos vídeos e imagens, as pessoas tiveram mais interesse e marcaram maior presença no filme, principalmente o público jovem que é amante de k-pop e cultura asiática. Imagem 11. Postagens com alto engajamento por divulgação do concurso de cosplay e no concurso de cosplay. E o resultado final de tudo isso foi que a Casa Ronald McDonald ganhou 120 kg de alimentos adquiridos somente no filme do "Esquadrão suicida", por conta do grande público jovem que se engajou e se fantasiou para participar do concurso de cosplay. Imagem 12. Publicação da foto de entrega dos 120 Kg de alimentos arrecadados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto Cine Nerd nasceu com o propósito de ser uma arma estratégica que pudesse conciliar relacionamento de marca e responsabilidade social. Através de uma comunicação lúdica e com o uso de ferramentas do marketing digital, propôs ações ON/OFF, que potencialmente atingiram a comunidade acadêmica da Estácio e geraram excelentes índices de lembrança da marca junto à comunidade belemense. Ao todo foram mais de 300 kg de alimentos não perecíveis distribuídos entre três organizações sem fins lucrativos e carentes, tudo apenas utilizando de um projeto que com o intuito de trazer entretenimento para a comunidade acadêmica e local. Com esse trabalho também pudemos notar que as pessoas se comovem e tem o intuito de ajudar outras, principalmente se essas outras forem ONG's ou projetos carentes de amparo à população de baixa renda que precise de ajuda e de maior visibilidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GABRIEL, Martha. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec, 2010.<br><br>KOTLER, Philip. Marketing 4,0 - do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>