INSCRIÇÃO: 00298
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP03
 
TÍTULO: O Lixo é reciclável, a vida não.
 
AUTORES: Gabriel Seixas Silva (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Eduardo Bruno Costa Lima (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Lucas Matheus Silva dos Santos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Éverton Moura Arruda (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: preservação, lixo, meio ambiente, publicidade exterior, campanha publicitária
 
RESUMO
Este trabalho apresenta o processo de elaboração da campanha de conscientização ambiental denominada “O lixo é reciclável, a vida não”. A proposta foi desenvolvida pelos alunos do curso superior de Tecnologia em Produção Publicitária do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, para veiculação em mídia exterior. O processo de criação aconteceu durante o trabalho de conclusão da disciplina Publicidade Exterior e, tem como objetivo, conscientizar as pessoas para a preservação dos rios e da fauna amazônica, por meio do incentivo ao descarte correto do lixo. Neste sentido, foram desenvolvidas peças publicitárias a partir de pesquisas com apelo capaz de auxiliar em uma mudança de atitude.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀漀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀渀挀氀甀猀漀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 䔀砀琀攀爀椀漀爀 搀漀 挀甀爀猀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀洀 倀爀漀搀甀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 昀漀爀愀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 甀猀漀 搀攀 洀搀椀愀 攀砀琀攀爀椀漀爀 攀 漀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀漀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀⼀漀甀 挀氀椀攀渀琀攀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 攀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀愀爀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 攀洀 洀搀椀愀 攀砀琀攀爀渀愀 挀漀洀 昀漀挀漀 攀洀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀 攀 爀攀昀氀攀砀椀瘀愀 焀甀愀渀琀漀 猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 椀渀挀漀爀爀攀琀漀 搀漀 氀椀砀漀⸀  Conforme Cury (2004), a mídia exterior é uma comunicação externa, fora das residências. Ela tem duas características básicas que a diferenciam das outras mídias: a) é o único tipo de comunicação que tem três dimensões e b) é a única que é absolutamente compulsória. Ou seja, basta a pessoa sair de casa para ser atingida. As outras mídias não têm três dimensões e necessitam de uma ação do público alvo, seja ligando a televisão, seja comprando e lendo o jornal, para poder ser atingido pela mídia. ਀䌀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀琀攀  甀洀 洀攀椀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 焀甀攀 琀攀洀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 挀甀爀琀愀猀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀 渀昀愀猀攀 渀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 甀爀最攀渀琀攀Ⰰ 琀椀搀漀 挀漀洀漀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀椀漀爀椀搀愀搀攀 搀攀 搀攀戀愀琀攀 渀漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ Para tanto, formaram-se equipes com vários subtemas relacionados à temática principal do trabalho, e esta equipe optou por criar uma campanha publicitária baseada no impacto do lixo nos rios e fauna amazônica. Ao escolher esse tema, pôde-se abordar várias problemáticas relevantes, como a importância da reciclagem, a preservação dos rios, e o descarte correto do lixo.਀䘀漀挀漀 搀攀 椀渀切洀攀爀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀猀 搀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 ⴀ 䤀一倀䄀Ⰰ 愀 瀀漀氀甀椀漀  甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 愀洀攀愀愀猀  攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀漀猀 椀最愀爀愀瀀猀 攀洀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ 攀 搀愀猀 攀猀瀀挀椀攀猀 攀洀 攀砀琀椀渀漀 攀洀 琀漀搀愀 愀 䄀洀愀稀渀椀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀  洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 洀椀渀椀洀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀 愀猀 愀攀猀 搀攀 搀攀猀琀椀渀愀漀 挀漀爀爀攀琀愀 搀漀 氀椀砀漀⸀
 
OBJETIVO
O trabalho tinha por objetivo permitir que os alunos aplicassem os conhecimentos adquiridos na disciplina, à maneira de desenvolver uma campanha para ser veiculada no melhor tipo de mídia exterior que se aplicasse às peças produzidas, dentre os quais foram apresentados em sala de aula. A proposta do trabalho era elaborar peças que alertassem a sociedade quanto à importância da reciclagem, da preservação dos rios e da fauna amazônica. Optamos por utilizar as mídias conhecidas como MUPIs (Mobiliário Urbano Para Informação) que são altamente usadas nas paradas de ônibus da cidade de Manaus, e lambe-lambes como mídia alternativa, que possuem grande efetividade, de forma a impactar o maior número de pessoas possível.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀氀攀爀琀愀爀 焀甀愀渀琀漀 愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 攀渀琀爀攀 愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 攀氀愀戀漀爀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 焀甀愀渀琀漀 愀漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 椀渀挀漀爀爀攀琀漀 攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀漀 氀椀砀漀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 渀愀琀甀爀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 戀攀洀 瘀攀爀椀昀椀挀漀甀 䰀漀瘀攀樀漀礀 ⠀㄀㤀㤀㜀⤀ ᰀ愠猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 栀甀洀愀渀愀猀 猀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 甀洀 最爀愀渀搀攀 搀攀挀氀渀椀漀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 戀椀漀氀最椀挀愀 洀甀渀搀椀愀氀Ⰰ 攀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀  琀漀 挀爀琀椀挀漀 焀甀攀 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀 瀀漀搀攀洀 琀攀爀 愀挀攀氀攀爀愀搀漀 愀猀 琀愀砀愀猀 搀攀 攀砀琀椀渀漀 搀攀 ㄀⸀    愀 ㄀ ⸀    瘀攀稀攀猀 愀猀 琀愀砀愀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀ᴀ⸠ 伀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 甀爀戀愀渀愀Ⰰ 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 渀漀瘀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 挀漀渀猀甀洀漀 琀攀洀 漀挀愀猀椀漀渀愀搀漀 漀 愀甀洀攀渀琀漀 搀愀 最攀爀愀漀 搀攀 爀攀猀搀甀漀猀 猀氀椀搀漀猀 ⠀倀䔀䤀堀伀吀伀 䘀䤀䰀䠀伀 攀 伀䰀䤀嘀䔀䤀刀䄀Ⰰ ㈀  㠀⤀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 伀搀甀洀 ⠀㄀㤀㠀㠀⤀Ⰰ 愀 愀挀攀氀攀爀愀搀愀 甀爀戀愀渀椀稀愀漀 攀 挀爀攀猀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀爀愀洀 洀甀搀愀渀愀猀 昀椀猀椀漀渀洀椀挀愀猀 渀漀 瀀氀愀渀攀琀愀⸀ 쀀 洀攀搀椀搀愀 焀甀攀 栀 甀洀愀 攀瘀漀氀甀漀 琀攀挀渀漀氀最椀挀愀Ⰰ 愀最爀攀最愀洀ⴀ猀攀 渀漀瘀漀猀 栀戀椀琀漀猀 攀 挀漀猀琀甀洀攀猀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 渀漀瘀愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 瀀漀氀甀椀漀 挀漀洀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 爀攀氀愀琀椀瘀漀猀 愀漀 猀攀甀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 ⠀吀䄀䈀䄀䰀䤀倀䄀 攀 䘀䤀伀刀䤀Ⰰ ㈀  㘀⤀⸀ Por isso a necessidade de tratar da poluição como um assunto de máxima urgência em todas as esferas sociais.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 愀挀切洀甀氀漀 搀攀 爀攀猀搀甀漀猀 猀氀椀搀漀猀 渀漀猀 椀最愀爀愀瀀猀 搀愀 挀愀瀀椀琀愀氀Ⰰ 搀攀猀愀最甀愀洀  渀漀猀 爀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 匀椀氀瘀愀 ⠀㈀  㔀⤀ 愀昀椀爀洀愀㨀 ᰀ儠甀愀渀搀漀 瘀漀挀 渀漀 琀爀愀琀愀 猀攀甀 猀愀渀椀琀爀椀漀Ⰰ 樀漀最愀 洀甀椀琀愀猀 戀愀挀琀爀椀愀猀 渀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 攀 漀 爀椀漀 一攀最爀漀 爀攀挀攀戀攀 琀甀搀漀 椀猀猀漀ᴀ⸠ 䔀猀猀攀猀 椀渀搀椀挀愀琀椀瘀漀猀 洀漀猀琀爀愀洀 焀甀愀渀琀漀 漀 搀攀猀挀愀爀琀攀 挀漀爀爀攀琀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 甀洀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 猀攀最甀爀愀 瀀愀爀愀 愀 焀甀攀猀琀漀 搀漀 氀椀砀漀⸀ 䄀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀 瀀漀搀攀爀椀愀 愀樀甀搀愀爀 愀 洀椀渀椀洀椀稀愀爀 攀猀猀攀猀 渀切洀攀爀漀猀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 洀甀椀琀漀 搀漀 焀甀攀  搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀 瀀漀搀攀爀椀愀 最愀渀栀愀爀 甀洀愀 猀漀戀爀攀瘀椀搀愀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀⸀ 䔀 愀椀渀搀愀 焀甀攀 愀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 瀀漀猀猀甀愀 愀氀最甀洀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀Ⰰ 攀猀猀愀猀 愀椀渀搀愀 猀漀 瀀漀甀挀漀 攀昀攀琀椀瘀愀猀㨀 搀攀 樀愀渀攀椀爀漀 愀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 愀 琀愀砀愀 搀攀 爀攀挀甀瀀攀爀愀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀 昀漀椀 搀攀 愀瀀攀渀愀猀 ㄀Ⰰ㤀─Ⰰ 挀漀洀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 焀甀愀猀攀 㠀 洀椀氀 琀漀渀攀氀愀搀愀猀 搀攀 爀攀挀椀挀氀愀搀漀猀⸀ 伀 焀甀攀 愀椀渀搀愀  瀀漀甀挀漀 昀爀攀渀琀攀 愀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 焀甀攀 愀猀猀漀氀愀 愀 爀攀最椀漀 搀漀 攀猀琀愀搀漀⸀ A partir desses dados, a equipe direcionou o trabalho para um caráter de sensibilização, que não apenas causasse um impacto visual, mas que buscasse criar um sentimento de mudança nas pessoas. Segundo Kotler (2006, p.541), “a eficácia da comunicação depende de como a mensagem é expressa, assim como do conteúdo da mensagem em si”. ਀一漀 挀愀猀漀 搀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀漀猀 爀椀漀猀 攀 搀愀 昀愀甀渀愀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀攀挀椀猀漀 氀攀瘀愀爀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 昀漀爀洀愀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 攀 漀甀琀爀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀猀猀攀洀 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀琀攀渀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀愀 攀砀瀀漀猀琀愀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀攀渀猀愀爀 渀愀 爀攀氀愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 焀甀攀 愀 瀀攀愀 琀爀愀爀椀愀 攀 漀猀 氀甀最愀爀攀猀 渀愀 焀甀愀氀 昀椀挀愀爀椀愀洀 攀砀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀  漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀最攀渀琀攀 搀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀Ⰰ 攀  椀猀猀漀 焀甀攀 瘀愀椀 椀渀猀琀椀最愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 甀洀愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 愀琀椀琀甀搀攀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A realização deste trabalho aconteceu em etapas. A primeira teve início em sala de aula, com a proposta da campanha dada pelo professor, que como já mencionado, consistiria em realizar uma campanha ou ação publicitária visando a conscientização da preservação do meio ambiente com veiculação em mídia exterior. Houve uma divisão de equipes e, posteriormente, a escolha dos subtemas baseados no assunto inicial proposto. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 猀攀最甀渀搀愀 攀琀愀瀀愀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 爀攀愀氀椀稀漀甀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 瀀愀爀愀 搀攀昀椀渀椀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ 䘀漀椀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀搀漀 焀甀攀 漀 昀漀挀漀 猀攀爀椀愀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀漀 氀椀砀漀 渀漀猀 爀椀漀猀 攀 渀愀 昀愀甀渀愀 愀洀愀稀渀椀挀愀⸀ 伀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 猀攀 爀攀猀甀洀椀甀 渀漀 猀氀漀最愀渀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 琀攀砀琀漀 搀攀 愀瀀漀椀漀 搀愀 瀀攀愀㨀 ᰀ传 氀椀砀漀  爀攀挀椀挀氀瘀攀氀Ⰰ 愀 瘀椀搀愀 渀漀ᴀⰠ 愀氀洀 搀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 洀搀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 昀漀椀 搀攀挀椀搀椀搀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 攀洀 洀漀戀椀氀椀爀椀漀猀 甀爀戀愀渀漀㨀 䴀唀倀䤀猀 攀 氀愀洀戀攀ⴀ氀愀洀戀攀猀⸀ Após a definição das estratégias de comunicação, a definição da composição visual seria fundamental para que o público, de fato, fosse impactado pela campanha. Para que se chegasse a um conceito visual final, foi realizada uma sessão de brainstorm. Neste processo foi definido a linguagem e identidade visual da campanha. Na última etapa, teve início o processo de desenvolvimento criativo. A escolha da frase principal da campanha deu-se a partir da necessidade de impactar o público e fazê-lo refletir; também abriu espaço para tratarmos do tema como um todo e trazer a solução junto com a campanha. ਀䄀瀀攀猀愀爀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀攀爀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀  挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀搀愀 搀漀 挀漀洀甀洀 攀渀琀爀攀 愀猀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 搀漀 琀椀瀀漀⸀ 䔀洀 瘀攀稀 搀攀 甀猀愀爀洀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀猀猀攀洀  瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 攀挀漀氀最椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 爀椀漀猀 氀椀洀瀀漀猀 漀甀 挀漀爀攀猀 搀攀 琀漀渀猀 瘀攀爀搀攀猀 攀 愀稀甀椀猀Ⰰ 焀甀攀 氀攀洀戀爀愀洀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 瀀攀愀猀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀Ⰰ 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 攀 挀漀洀瀀漀猀椀攀猀 椀渀挀漀洀甀渀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀渀琀攀渀搀攀爀洀漀猀 焀甀攀 搀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀漀猀猀攀 椀洀瀀愀挀琀愀搀漀 挀漀洀 洀愀椀猀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 攀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 昀椀稀攀猀猀攀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀  A poluição e o impacto do lixo flutuante na causa da morte de animais da fauna amazônica foi a inspiração para a criação das peças, em que os próprios animais aparecem presos à sacolas de plástico, uma forma de representar como um todo a degradação da fauna amazônica. ਀伀 猀漀昀琀眀愀爀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 渀愀 挀爀椀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 攀 洀愀渀椀瀀甀氀愀漀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 昀漀椀 漀 䄀搀漀戀攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀匀㘀⸀ 䄀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 愀 瀀攀愀 猀漀 䬀䰀㄀ 䴀漀渀漀匀愀渀猀 攀 䴀漀渀漀䄀氀瀀栀愀戀攀琀Ⰰ 瀀漀爀 瀀漀猀猀甀爀攀洀 甀洀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀攀洀 昀挀椀氀 氀攀最椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀搀愀猀 挀漀洀 氀攀琀爀愀猀 攀洀 挀愀椀砀愀 愀氀琀愀 攀 戀愀椀砀愀⸀ 䄀猀 昀漀渀琀攀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 瀀漀爀 渀漀 猀攀爀攀洀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀 攀 挀栀愀洀愀爀攀洀 愀琀攀渀漀Ⰰ 挀愀甀猀愀渀搀漀 攀渀琀漀Ⰰ 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 瀀攀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 瘀椀猀愀瘀愀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 瀀愀爀愀 瀀爀攀猀攀爀瘀愀漀 搀漀 洀攀椀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 愀猀 洀攀猀洀愀猀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 漀 攀昀攀椀琀漀 搀攀猀攀樀愀搀漀Ⰰ 搀攀琀愀氀栀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 挀漀洀漀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 挀攀爀琀愀猀Ⰰ 瀀漀猀椀攀猀Ⰰ 挀漀爀攀猀Ⰰ 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀 昀漀爀愀洀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀⸀  A campanha publicitária é composta de três peças que, mesmo sendo diferentes entre si, possuem elementos visuais semelhantes entre elas. A semelhança se dá na forma que as imagens do primeiro plano estão compostas e na forma e posição que o texto está inserido, porém com suas diferenças evidentes que são notadas nas cores, na composição visual inteira. O intuito da semelhança é uma forma de criar uma rápida relação e identificação entre a campanha e o receptor. ਀䘀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀 挀漀爀攀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 挀栀愀洀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 攀 愀最爀愀搀愀爀 瘀椀猀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀攀愀猀 攀猀琀漀 挀漀洀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀椀渀椀洀愀氀椀猀琀愀㨀 ऀ䔀洀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 瀀攀愀猀 栀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 愀渀椀洀愀椀猀 搀愀 昀愀甀渀愀 愀洀愀稀渀椀挀愀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瀀攀椀砀攀ⴀ戀漀椀Ⰰ 戀漀琀漀 挀漀爀ⴀ搀攀ⴀ爀漀猀愀 攀 愀 琀愀爀琀愀爀甀最愀ⴀ搀愀ⴀ愀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 愀渀椀洀愀椀猀 琀瀀椀挀漀猀 搀愀 爀攀最椀漀 愀洀愀稀渀椀挀愀⸀ 伀猀 愀渀椀洀愀椀猀 攀猀琀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 挀漀洀漀 猀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 瀀爀攀猀漀猀 攀洀 猀愀挀漀氀愀猀 搀攀 瀀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 愀琀爀愀瘀攀猀猀愀洀 猀攀甀猀 挀漀爀瀀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 愀挀切洀甀氀漀 搀攀 爀攀猀搀甀漀猀 渀愀猀 最甀愀猀 攀 挀漀洀漀 椀猀猀漀  愀氀琀愀洀攀渀琀攀 搀愀渀漀猀漀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀搀愀 愀焀甀琀椀挀愀⸀ Da parte textual, manteve-se o slogan “O lixo é reciclável, a vida não”. Desta forma, observamos que o layout foi elaborado de forma simples e de fácil memorização e visualização, onde a parte visual é de suma importância para o entendimento.
 
CONSIDERAÇÕES
O trabalho defendido buscou alertar quanto ao impacto do descarte incorreto do lixo nos igarapés e rios, que, consequentemente degradam a fauna amazônica. Além disso, incentivar a reciclagem do lixo, e seu descarte correto, propondo um pensamento consciente a fim de garantir a segurança dos rios e da fauna amazônica. A campanha manteve seu conceito inicial em cada peça criada e seu diferencial em relação às demais campanhas que abordam o mesmo tema foi a composição visual, tratando a problemática de forma pouco convencional a fim de causar impacto e reflexão. As peças publicitárias não chegaram a serem veiculadas, de fato. Contudo, obtiveram êxito nas avaliações a que foram submetidas e permitiram à equipe aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de uma forma ampla e satisfatória.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CURY, Luiz Fernando. As paisagens da comunicação ao ar livre. IV ENCONTRO DE NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM. Porto Alegre, 2004.

ECOEM. Pesquisa mostra impacto de contaminação de igarapés em Manaus. Disponível em: http://ecoem.ufam.edu.br/pesquisa-mostra-impacto-de-igarapes-em-manaus. Acesso em: 12 de Abril de 2018.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀㄀⸀ 䴀愀渀愀甀猀 最攀爀愀 㜀㈀ 洀椀氀 琀漀渀攀氀愀搀愀猀 搀攀 氀椀砀漀 瀀漀爀 洀猀 攀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 猀攀最甀攀 挀漀洀漀 愀洀攀愀愀 愀 爀攀挀甀爀猀漀猀 渀愀琀甀爀愀椀猀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最㄀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀愀洀⼀愀洀愀稀漀渀愀猀⼀洀愀渀愀甀猀ⴀ搀攀ⴀ琀漀搀愀猀ⴀ愀猀ⴀ挀漀爀攀猀⼀㈀ ㄀㜀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀洀愀渀愀甀猀ⴀ最攀爀愀ⴀ㜀㈀ⴀ洀椀氀ⴀ琀漀渀攀氀愀搀愀猀ⴀ搀攀ⴀ氀椀砀漀ⴀ瀀漀爀ⴀ洀攀猀ⴀ攀ⴀ爀攀愀氀椀搀愀搀攀ⴀ猀攀最甀攀ⴀ挀漀洀漀ⴀ愀洀攀愀挀愀ⴀ愀ⴀ爀攀挀甀爀猀漀猀ⴀ渀愀琀甀爀愀椀猀⸀最栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀伀吀䰀䔀刀Ⰰ 倀栀椀氀椀瀀㬀 䬀䔀䰀䰀䔀刀Ⰰ 䬀攀瘀椀渀 䰀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 攀洀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ ㄀㈀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀伀嘀䔀䨀伀夀Ⰰ 吀⸀䔀⸀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀ 䈀椀漀搀椀瘀攀爀猀椀琀礀㨀 眀栀愀琀 椀猀 椀琀㼀 䤀渀㨀 刀攀愀欀愀ⴀ䬀甀搀氀愀Ⰰ 䴀⸀䬀⸀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀Ⰰ 䐀⸀䔀⸀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀Ⰰ 䔀⸀伀⸀ ⠀䔀搀猀⸀⤀Ⰰ 䈀椀漀搀椀瘀攀爀猀椀琀礀 䤀䤀㨀 唀渀搀攀爀猀琀愀渀搀椀渀最 愀渀搀 倀爀漀琀攀挀琀椀渀最 漀甀爀 䈀椀漀氀漀最椀挀愀氀 刀攀猀漀甀爀挀攀猀⸀ 䨀伀匀䔀倀䠀 䠀䔀一刀夀 倀刀䔀匀匀Ⰰ 圀愀猀栀椀渀最琀漀渀 䐀䌀Ⰰ 瀀瀀⸀ 㜀ጀㄠ㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䄀⸀䈀㬀 䴀愀爀洀漀渀琀攀氀氀Ⰰ 䴀⸀ 䤀渀最攀猀琀漀 搀攀 氀椀砀漀 倀氀猀琀椀挀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀瘀瘀攀氀 䌀愀甀猀愀 䴀漀爀琀椀猀 搀攀 倀攀椀砀攀ⴀ䈀漀椀 䄀洀愀稀渀椀挀漀 ⠀吀爀椀挀栀攀挀栀甀猀 䤀渀甀渀最甀椀猀 一䄀吀吀䔀刀䔀刀Ⰰ ㄀㠀㠀㌀⤀⸀ 瘀⸀ 㔀Ⰰ 唀䄀䬀䄀刀䤀Ⰰ ㈀  㤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀甀愀欀愀爀椀⸀洀愀洀椀爀愀甀愀⸀漀爀最⸀戀爀⼀唀䄀䬀䄀刀䤀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀䘀椀氀攀⼀㘀 ⼀㜀㈀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㈀ 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀唀娀䄀Ⰰ 匀椀氀愀渀攀⸀ 倀漀氀甀椀漀 搀漀猀 椀最愀爀愀瀀猀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀 攀猀琀 搀椀洀椀渀甀椀渀搀漀 愀 愀挀椀搀攀稀 搀漀 爀椀漀 一攀最爀漀⸀  䄀䌀刀촀吀䤀䌀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀挀爀椀琀椀挀愀⸀挀漀洀⼀挀栀愀渀渀攀氀猀⼀洀愀渀愀甀猀⼀渀攀眀猀⼀焀甀椀渀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀ⴀ攀猀琀愀洀漀猀ⴀ洀愀琀愀渀搀漀ⴀ渀漀猀猀漀猀ⴀ椀最愀爀愀瀀攀猀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 嘀䤀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 䌀猀愀爀 䈀爀椀琀漀㬀 䈀刀䤀吀伀Ⰰ 䔀甀搀攀渀椀爀愀 䈀愀爀戀漀猀愀 䈀愀琀椀猀琀愀㬀 吀䔀䤀堀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䄀渀愀 䘀爀愀稀漀⸀ 䔀搀甀挀愀漀 䄀洀戀椀攀渀琀愀氀㨀 唀洀愀 䄀渀氀椀猀攀 搀愀 倀漀氀甀椀漀 攀 䌀漀渀琀愀洀椀渀愀漀 搀漀猀 䤀最愀爀愀瀀猀 唀爀戀愀渀漀猀 搀愀 䌀椀搀愀搀攀 搀攀 䴀愀渀愀甀猀Ⰰ ㈀  㔀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀洀椀最漀猀搀愀渀愀琀甀爀攀稀愀⸀漀爀最⸀戀爀⼀瀀甀戀氀椀挀愀挀漀攀猀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀昀漀爀甀洀开愀洀戀椀攀渀琀愀氀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㈀㘀㔀⼀㈀㘀㐀㸀⸀  䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 搀攀 䄀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀