ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00334</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Site Vemver e o audiovisual paraense na tela e na web</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;sara jeani favacho lima (Faculdade Pan Amazônica); Tamires de Oliveira Lopes (Faculdade Pan Amazônica); Enderson Geraldo de Souza Oliveira (Faculdade Pan Amazônica)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Campanha, Blog, Pará, Paraense, Blog VemVer</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desde o surgimento da Publicidade e Propaganda, empresas de pequeno e médio e grande porte têm utilizado estratégias para expor seus produtos/serviços e assim atingir suas metas. Para alcançar os objetivos almejados podemos utilizar impressos, sonoros, imagéticos, audiovisuais. Para realizar uma campanha satisfatória, é necessário compreensão do mercado, do cliente e planejamento. Diante disso, elaboramos uma campanha para o blog VemVer (blog de audiovisual paraense), visando o lançamento do próprio no mercado audiovisual. O planejamento de campanha é a forma que vamos chegar até ao consumidor, através do conjunto de ações em um planejamento só. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para desenvolver uma campanha ideal não basta ter uma grande ideia, é preciso conhecer o perfil do cliente e o perfil do público alvo dele, para que assim o feedback posso ocorrer de forma esperada, por isso, abaixo apresentaremos o perfil do blog VemVer. O VemVer, é um projeto de audiovisual paraense que irá reunir todos os acontecimentos audiovisuais da região, as programações de audiovisual do estado do Pará estarão presentes no blog. Foi vista a necessidade de um espaço que abranja todo o conteúdo de audiovisual do Estado do Pará, que atualmente segue fragmentado, dividido em páginas, blogs e sites. A busca e o acesso ao conteúdo serão facilitados, incentivando a cultura em diversas áreas, como divulgação, produção, alcance, despertando e/ou fortalecendo o interesse do público em participar/assistir/frequentar mais a cena e o circuito audiovisual. Não por acaso estimular consumidores do audiovisual a visitar nosso blog, o nome será  VemVer , em razão de ter a característica sugestiva, convidando o público a visitar e conhecer nosso espaço e todas as programações do nosso estado. Com maior organização, o blog irá colaborar para o maior desenvolvimento da cadeia de negócios e exibição do audiovisual, sendo referência em busca, destacando-se de qualquer outro meio, além de ser um projeto empreendedor; a ideia do blog é simples e de baixo custo e irá somar na divulgação e incentivo dos conteúdos feitos em nossa região. Por isso, a realização da campanha será eficaz para a apresentação do Blog na grande Belém, através das peças e estratégias desenvolvidas para levar o VemVer como o novo meio de acesso a conteúdos audiovisuais paraense, tanto aqueles que consomem audiovisual, quanto aos que o produzem. VemVer!</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com maior organização, o blog de audiovisual paraense Vemver irá colaborar para o maior desenvolvimento da cadeia de negócios e exibição do audiovisual, sendo referência em busca, destacando-se de qualquer outro meio, além de ser um projeto empreendedor que queremos nos empenhar; a ideia do blog é simples e de baixo custo e irá somar na divulgação e incentivo dos conteúdos feitos em nossa região. Isto, no entanto, só poderá ser feita com uma boa campanha de divulgação. Assim, objetivamos através da conclusão da campanha apresentar o blog VemVer, demonstrar a força do audiovisual e sua influência na cultura, e identidade da região; promover o blog como fonte segura, confiável e relevante do audiovisual paraense, fixar o VemVer na mente dos consumidores criando reconhecimento do blog.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao falarmos de audiovisual não podemos esquecer a contribuição tecnológica que possibilitou a produção e o consumo, sendo aperfeiçoada para melhor satisfazer a necessidade de determinado público. Afinal, o que fez e faz a tecnologia se evoluir é a necessidade cultural daquela região (LÉVY,1999), em outras palavras, as pessoas precisam de algo que facilite seu dia a dia, com sua nova forma de vida, que economize tempo sendo prático. Diante deste investimento tecnológico, proporcionado pela necessidade cultural, entramos em um âmbito antropológico que, também estudado dentro do campo do marketing denominado  comportamento do consumidor , leva-nos a compreender o mercado de consumo em questão. Para entendermos a inserção do audiovisual dentro do cenário cultural paraense, sendo hoje considerada parte cultural de consumo e produção, imergimos em conceitos que nos levaram às respostas que explicassem tal fenômeno cultural. O consumo, destacado por Everardo Rocha e Carla Barros do livro Antropologia e Comunicação, de Isabel Travancas e Patrícia Farias (2003) é considerado como um importante fato social, movido por interferências culturais vindas de representações através de produtos e serviços (2003, p. 184). Ou seja, para entendermos o consumo é preciso conhecer a cultura de determinada região, e assim entender as interferências que esta tem sobre o consumo local, o que nos leva a um breve entendimento de que cultura e consumo estão correlacionados. Assim, é levando em conta todo este panorama que não podemos pensar somente no blog em si, o que nem é nosso objetivo neste trabalho, mas sim sua divulgação, a fim de provocar, incitar, um consumo que seja adequado. Deste modo, o desenvolvimento da campanha será para o lançamento do blog que até então, ainda não foi lançado no Mercado. Por ser algo novo precisamos de todos os olhares, principalmente dos que produzem audiovisual no Pará, o VemVer será o refúgio para eles se expressarem e encontrar incentivos para continuar a produzir conteúdos. Então reuniremos algumas estratégias para realizar o primeiro contato com o consumidor de audiovisual. Iremos usar principalmente a internet e redes sociais para divulgar o blog, partindo do principio que é o espaço que o blog estará inserido, porém vamos realizar um evento como forma de degustação do blog VemVer, além das outras ações que veremos mais à frente. Trabalharemos então com o planejamento de inserção no mercado, sabendo que não é somente  se inserir , mas precisa de divulgação para que o público almejado tenha conhecimento deste novo meio de busca dentro do mercado audiovisual, sendo diretamente atingido pela campanha de lançamento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para este trabalho buscamos informações sobre mercado audiovisual do Pará através de uma pesquisa mercadológica, caracterizada como Estudo de Caso. Segundo Augusto Trivinho no seu livro Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais, o grande valor do estudo de caso é fornecer o conhecimento aprofundado de uma realidade de limitada que os resultados atingidos podem permitir e formular hipóteses para o encaminhamento de outras pesquisas (TRIVINHO,1987). Iniciamos esta pesquisa em outubro de 2016, através de buscas pelas redes sociais (como Facebook e Instagram), sites, blogs e contatos com alguns idealizadores presencialmente ou não. Na pesquisa mercadológica, buscamos alcançar todas as categorias e todos os projetos do estado e, mesmo que talvez não tenhamos encontrado todo o mercado audiovisual, conseguimos mapear e encontrar projetos que estavam parados e até esquecidos de alguns municípios do nosso estado. Outra situação que merece atenção foi à má (e em alguns casos, nula) divulgação desses projetos, o que nos levou ater a primeira confirmação da necessidade de haver a organização destes na web, para reconstituir tal deficiência. Assim, mensuramos o total de 49 projetos de audiovisual no Estado, divididos em onze áreas. São elas: Cinemas Comerciais, Cinemas  De Rua , Cineclubes, Circuito Alternativo, Festivais Estudantis/ Universitários, Festivais, Mostras, Produtoras, Sites/ Outras iniciativas, Cursos e Canais do Youtube. Todos inclusos e detalhados no nosso TCC, já citado acima. É evidente a quantidade de formatos que o audiovisual possui e é possível investir ainda mais nesse formato de interação; trabalhar com audiovisual é um caminho promissor que movimenta a cultura e exposição de sua arte e pensamento. Diante deste amplo quadro observado, notamos não somente o distanciamento entre público e ações, mas também que, o que se mostra como deficiência e mesmo fraqueza e ameaça, pode ser considerado uma oportunidade para a campanha de lançamento de nosso blog. Assim, visando maior proximidade e interação, para lançamento do blog organizaremos uma feira de lançamento do Blog VemVer, que para o qual serão convidados organizadores e coordenadores de eventos, festivais, cinemas vencedores de festivais e youtubers paraenses para prestigiarem o evento. Convidaremos os vencedores de festivais e os youtubers para levarem suas produções que ganharam prêmios e altas visualizações nas redes e mídias sociais, para que nesse festival possamos fazer uma amostra destas produções, destacando a qualidade e a identidade cultural (e pessoal) na produção dos mesmos, mostrando ao público o porquê é tão importante que estes, e toda a cena de audiovisual paraense, precisam ser mais divulgadas e, consequentemente, mais vistas.  O posicionamento é mais do que slogans engenhosos e bem-sucedidos campanhas de comunicação [...] o verdadeiro posicionamento é o processo de distinguir uma empresa ou produto dos seus concorrentes em dimensões reais- valores corporativos e de produtos que são significativos para os consumidores  para tornar uma empresa ou produto preferido. (MAGGARD, J.P. 1976, p. 64. Positioning revisited. Journal of Marketing). Os convidados serão informados sobre a feira através de um convite virtual elaborado exclusivamente para enviar por e-mail, por inbox do Messenger e por WhatsApp, contendo data, local e hora, solicitando confirmação de recebimento (Ver anexo 01), para assim melhor atendermos e temos um feedback inicial. Ao final do evento distribuiremos brindes com a nossa marca, tal como: canetas, blocos de nota e chaveiros. Vamos vincular dois vídeos nas redes sociais e no Youtube, além disso, um outdoor será lançado nas redes sociais, com atores e Youtubers como Edgar Dee, do canal com farinha, entre outros. As ações para o reconhecimento do blog servem para apresentar o blog e falar pessoalmente com quem produz audiovisual, para que assim, comece um vínculo e parceria entre ambos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como citamos mais acima, o blog será atualizado regularmente não só com as programações como também bate-papos, curiosidades e atualidades do espaço audiovisual. Ele contará com áreas/campos de: Coluna de convidados: Comentários das programações e conteúdos audiovisuais, Agenda com programações que iram acontecer, com matérias, sinopse; em Festivais, terá tópicos sobre os eventos, sejam eles gerais ou universitários, exibições de vídeos participantes, regulamento para participar, link de inscrição,etc; e novidades do audiovisual: Atualidades, premiação Canais (exemplo), curiosidades, etc. Disponibilizando em cada área/campo vídeos, matérias, agendas, trailers,links,fotos, e entrevistas. O VemVer tem em seu logotipo principal dois  v juntos, acompanhado do nome da marca: VemVer, com as cores azul, salmão, cinza e preto (veremos mais no Manual de Aplicação da Marca). Atraindo então a Atenção do consumidor para o blog e Interesse, levando-o ao Desejo de conhecer mais o blog e à Ação de acessar o blog, conforme modelo AIDA, o qual significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que é uma análise de conversão dentro do comportamento do consumidor, segundo o Gonçalez no seu livro Publicidade e propaganda o modelo AIDA tenta explicar o comportamento humano em relação a um produto ou serviço, através de etapas que o consumidor passa antes de adquirir um produto (Gonçalez, 2012, p 30. Publicidade e Propaganda). Dito isto, como estratégias de campanha roteirizamos dois vídeos para plataformas e canais diferentes, um de 5 segundos para ser veiculado no Youtube como anúncio antes dos vídeos (roteiro de vídeos anexo 02). E o outro de 15 segundos (O blog de audiovisual paraense), para ser veiculado nas redes sociais (como Facebook e Instagram), em sites e blogs de parceiros, nas salas de exibição antes dos filmes (comerciais, alternativos e cineclubes) com classificação amarela (a partir de 12 anos). Além disso, vamos lançar também um Banner digital em redes sociais, sites, blog e etc. finalizando a apresentação do VemVer ao público. O ator e youtube Edgar Dee, do canal com farinha será o personagem principal da peça contendo uma frase-chamada e o logotipo no centro da imagem (ver anexo 1). Nossa campanha é o primeiro contato com consumidores de audiovisuais, e por isso precisam ver o blog em todos os lugares, assim o interesse pelo blog será maior ao ponto do interesse se transforme em acesso. A feira VemVer será como uma degustação de como o blog irá funcionar, um resumo de todos as áreas atuante dentro do VemVer, além de exibições de conteúdos da Grande Belém, os convidados vão assistir os dois vídeos de divulgação do blog e assim, interagir diretamente com o VemVer, sendo nossas testemunhas com provas concretas da funcionalidade do blog. Os vídeos serão divulgados logo após a feira na internet para os demais consumidores de audiovisual. O banner digital será inserido principalmente nas redes sociais e também em sites, blogs, etc. fixando o reconhecimento do Blog através do personagem, texto e assinatura da peça. O outdoor será também inserido na campanha, o VemVer também estará nas ruas da grande Belém, mesmo o outdoor sendo uma mídia fixa, ela contribuirá para a apresentação do Blog ao consumidor primário, secundário e terciário, mesmo tendo sendo uma mídia que com riscos de desgaste para os indivíduos ao ler a imagem constantemente pela rua. O outdoor terá personagens conhecidos no audiovisual assim terá reconhecimento por todos. A imagem será acompanhada pelo texto-chamada  se você reconhece, então VemVer! , destacado com uma tarja azul, no mesmo tom de cor do logotipo VemVer e outra tarja branca, uma barra branca contendo o endereço do blog finalizando a peça com assinatura do Blog VemVer. Como alguns espaços seriam cedidos gratuitamente e a divulgação seria basicamente via internet, a campanha total, levando em conta estas ações e sem entrar em detalhes por conta do espaço desta publicação, custaria em torno de R$ 3.004,40.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Encontrar conteúdos audiovisuais no meio de nossa região paraense, não é fácil, pois não há organização, divulgação e união entre os segmentos audiovisuais, para quem quer participar, conhecer ou assistir programações constantemente, se torna um processo de pesquisa longo para o individuo devido à busca por cada segmento, por isso o blog e suas estratégias facilitará a comunicação entre conteúdo e consumidor audiovisual. Sendo assim, o emissor produtores de conteúdos, que emite a mensagem terá o VemVer como canal que garante a mensagem até chegar ao consumidor receptor. Com o resultado da campanha os consumidores primários, secundários e terciários de audiovisual da Grande Belém, vão conhecer o blog, sentindo-se motivados a acessar e situar-se com sua categoria favorita e/ou até conhecer novas ramificações do audiovisual ou até criar seu próprio conteúdo através dos exemplos do blog e aos que produzem audiovisual, reconhecerá o VemVer como apoio na disseminação do seu projeto. As estratégias a cima dentro da campanha será a primeira forma de atrair clientes ate o blog VemVer, porém  um bom programa de posicionamento, por ser uma atividade deve ter seu inicio e não seu fim (TROUT, Rivklin.1996. p 146.  Positioning is a game people play in today s me-too market place. Industrial Marketing), por isso, mesmo com a realização dos projetos acima é preciso continuar promovendo ainda mais o blog, principalmente demonstrando a necessidade entre consumidores, produtores e o VemVer. O Pará será exposto por quem entende, vive e faz acontecer a cultura paraense. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GONÇALES, Márcia. Publicidade e Propaganda, IESDE, Curitiba, 2012.<br><br>MAGGARD,J .P. Positioning revisited. Journal of Marketing, New York, v.40, n 1, Jan.1976<br><br>ROCHA, Everardo. BARROS, Carla. Antropologia e comunicação. Capítulo: Cultura, mercado e bens simbólicos: notas para uma interpretação antropológica do consumo. 2003.<br><br>TRIVINOS, Augusto. Introdução à pesquisa em Ciências sociais. Capítulo: Estudos descritivos, Atlas, São Paulo, 1987.<br><br>TROUT,J.  Positioning is a game people play in today s me-too market place. Industrial Marketing, Chicago, p.53 june 1969<br><br>LÉVY, P. Cibercultura. Editora 34 Ltda. São Paulo, 1999.<br><br>LIMA, Sara. LOPES, Tamires. VemVer - O blog de Audiovisual Paraense. Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda na Faculdade Pan Amazônica (Fapan). Belém, 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>