INSCRIÇÃO: 00335
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP11
 
TÍTULO: Vemver pelas ruas! Propostas de Outdoors para divulgação do Site Vemver
 
AUTORES: Tamires de Oliveira Lopes (Faculdade Pan Amazônica); Sara Jeani Favacho Lima (Faculdade Pan Amazônica); Enderson Geraldo de Souza Oliveira (Faculdade Pan Amazônica)
 
PALAVRAS-CHAVE: Outdoor, Audiovisual, Pará, paraense, Blog VemVer
 
RESUMO
A campanha foi desenvolvida após um estudo de caso do mercado audiovisual paraense, iniciado em 2016, no qual verificamos a necessidade de um espaço online que levasse o consumidor a encontrar com facilidade programações e novidades em apenas um único portal, diminuindo o tempo de busca em diferentes sites, páginas e blogs. Um espaço que reunisse e organizasse todos os conteúdos e categorias audiovisuais da nossa região: o blog VemVer! Para o lançamento do blog desenvolvemos uma campanha publicitária que inclui peças em Outdoor, visando inicialmente o impacto visual e o reconhecimento do audiovisual paraense, estimulando o consumo e a produção de festivais, cinemas alternativos e outras iniciativas.
 
INTRODUÇÃO
Em 2016 iniciamos a pesquisa exploratória no mercado audiovisual do estado do Pará, e diante do resultado da pesquisa foi constatada que não havia um espaço que abrangesse todo o conteúdo de audiovisual paraense, que atualmente segue fragmentado, dividido em páginas, blogs e sites. Propomos então reunir em uma única plataforma os conteúdos de audiovisual do estado do Pará, desde programação à crítica no blog VemVer. O VemVer é um projeto de audiovisual paraense que reúne todos os acontecimentos audiovisuais da região. Um espaço que Facilitará o consumidor na busca e no acesso aos conteúdos, incentivando a cultura do cinema regional em diversas áreas, como divulgação, produção, alcance, despertando e/ou fortalecendo o interesse do público em participar/assistir/frequentar mais a cena e o circuito audiovisual (LIMA e LOPES, 2017, p. 10) O blog contará com áreas/campos de a) Coluna de convidados: Comentários das programações e conteúdos audiovisuais; b)Agenda com programações, matérias, sinopses; c) Festivais, que terá tópicos sobre os eventos, sejam eles gerais ou universitários exibições de vídeos participantes, regulamento para participar, link de inscrição, entre outros; d) E novidades do audiovisual: Atualidades, premiação Canais, curiosidades, etc. Disponibilizaremos ainda em cada área/campo vídeos, matérias, agendas, trailers, links, fotos, e entrevistas. Entretanto, de nada adiantará o blog existir se não houver boa divulgação para ele. É justamente aí que notamos a importância dos outdoors. Segundo Helena Gonçalves e Helena Pires em seu artigo A Paisagem Urbana E A Publicidade Exterior. Um Cenário Vivo Na Configuração Da Experiência Do Sentir, “A cidade é ainda é um lugar privilegiado que dá corpo ao espaço público, em termos de espaço de interação e de revelação aparente entre atores, no quadro de um cenário vivo em constante mutação”. Daí que notamos a importância de tal mídia para nossa campanha.
 
OBJETIVO
Com a utilização do outdoor, nossos objetivos são de levar o consumidor ao reconhecimento imediato da linguagem não-verbal exposta nas tais mídias (personagens e cinema marcantes do audiovisual mundial, nacional e local);Por o outdoor ser uma mídia fixa espalhada pela cidade, alcançará um grande números de pessoas, mesmo diante dos riscos como, desgaste e cansaço das pessoas ao verificar a mídia constantemente no seu cotidiano; estimular a curiosidade do consumidor, levando-o até o acesso ao blog VemVer; promovendo o blog como fonte confiável e relevante do audiovisual paraense; assim, posicionando o VemVer como referência de busca sobre mercado audiovisual dentro da nossa região.
 
JUSTIFICATIVA
Atraindo então a Atenção e Interesse do consumidor ao visualizar as peças nos outdoors, levaremo-os ao Desejo de conhecer o blog VemVer através do conjunto de estratégia fornecido nas peças (imagens e texto) e à Ação de acessar o blog VemVer, conforme modelo AIDA, que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação (uma análise de conversação dentro do comportamento do consumidor), segundo Gonçalez no seu livro Publicidade e propaganda. O modelo AIDA tenta explicar o comportamento humano em relação a um produto ou serviço, através de etapas que o consumidor passa antes de adquirir um produto (GONÇALEZ, 2012). Ou seja, uma mensagem que levará o consumidor a uma ação, assim o objetivo das peças será alcançado. Com o desenvolvimento do outdoor o audiovisual será em fim visto como algo maior que vídeos, filmes etc, mas como espaço para investir, culturalmente, economicamente dentro dos diversos segmentos que o audiovisual possui através do exemplo que o blog dará com suas divulgações, quanto mais produções tiverem, seja para cineclubes, canais no YouTube, festivais, etc., mais conteúdos estes terão para exibir, mais eventos serão promovidos, mais pessoas terão conhecimento e se sentirão incentivados a produzir também.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O blog VemVer será uma plataforma que dará comodidade para quem é consumidor de conteúdos paraense mas também para aqueles que só consomem cinemas comerciais, já que maioria da população têm o hábito de consumir apenas produções que vêm de fora nacionalmente e mundialmente, e muitos deles nem sabe o que é audiovisual, para isso, é preciso que haja uma apresentação a esse indivíduo do que seria audiovisual por um meio de comunicação entre o blog e as pessoas. Em seu artigo A Mídia Outdoor e a Cidade, Ana Paula Nogueira afirma que “O outdoor, especificamente, é uma das mais representativas mídias exteriores utilizadas atualmente pelo mercado publicitário. Seu poder de comunicação é significativo, a ponto de ser tratado como mídia convencional, ao lado de outras importantes mídias, como o rádio, o jornal, a revista e a televisão”. (NOGUEIRA, 2009. p. 5). Ou seja, o uso de mídia externa, como o outdoor, causa o mesmo impacto que as demais mídias convencionais ou tradicionais, levando o blog às ruas da grande Belém e trazendo o virtual ao mundo real com o “VemVer nas ruas!”. Utilizamos a estratégia de quatro outdoor na mesma linguagem, cada um possui um personagem em destaque chamando a atenção, a imagem no tempo contemporâneo é importante para a leitura da peça, pois é ainda melhor quando há um reconhecimento fortalecendo a concretização da mensagem como um todo, a imagem assume uma definição, que se poderia dizer contextual, em relação às artes visuais, uma vez que recoloca a imagem numa outra via de significação e, também, de estrutura gráfica, como parte de uma recontextualização conceitual, ou seja, transporta determinada imagem de um ambiente significante a outro, através da alteridade estrutural – ou reconfiguração visual – onde a configuração original cede espaço a sua nova visualidade e comunicabilidade.(SEVERINO, 2017, p. 84.) A mídia também terá o texto padrão “se você reconhece, então VemVer” em destaque através de uma tarja azul, relembrando a cor do logotipo e uma tarja em cor branca, endereço do blog e assinatura com o logotipo VemVer. O texto principal é “se você reconhece, então VemVer” foi formulado para ser sugestivo a vir conhecer o blog associando a imagem do outdoor.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A proposta do conjunto de outdoor é demonstrar o quanto o audiovisual faz parte do cotidiano e nas lembranças dos paraenses em várias etapas do cinema/audiovisual, mostraremos quatro exemplos de peças audiovisuais mundial ao regional e assim demonstrar aos paraenses o desejo de procurar o blog, não só quem já é consumidor, mas também futuros consumidores. A primeira imagem contém o personagem Carlitos ou “vagabundo” interpretado pelo ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico Charles Chaplin, um ícone conhecido do cinema mundialmente, assim o individuo que ver o outdoor, terá uma base do que é audiovisual mesmo não conhecendo nada sobre. Junto com o personagem ao lado direito, terá a frase-chamada ao lado esquerdo “se você reconhece, então VemVer” em um fundo branco, tarjas azul e branco destacando o texto, o azul no mesmo tom do logotipo, mais a baixo o endereço do blog e assinatura VemVer. A segunda peça possui o personagem Capitão Nascimento, do filme tropa de elite, filme ganhador do prêmio Urso de Ouro de melhor filme do festival de Berlim em 2008, personagem do ator, jornalista, diretor e músico Wagner Moura, que também foi o narrador do filme, considerado um dos protagonistas do atual cinema brasileiro, e é reconhecido como Pablo Escobar na série de TV Narcos, ao lado esquerdo da imagem vestido como o personagem do filme, acompanhado com o texto-chamada à direita “se você reconhece, então VemVer” em tarjas azul e branco destacando o texto, o azul no mesmo tom do logotipo, junto com o endereço e assinatura. A peça três contém um personagem não humano, mas sim o próprio cinema paraense Olympia, o cinema mais antigo em funcionamento do Brasil considerado hoje patrimônio cultural do município de Belém no centro superior da imagem seguido pelo texto ao centro da imagem “se você reconhece, então VemVer”, com uma tarja azul e outra branca destacando o texto, o azul no mesmo tom do logotipo em uma barra branca do inferior esquerdo até inferior direito contendo o endereço do blog, a peça finaliza com a assinatura VemVer. E para finalizar, temos a peça número quatro que possui a imagem centralizada do grupo do canal The Rocha, canal paraense com conteúdos do cotidiano belenense com paródia e comentários. Até então com 58.777 inscritos, acompanhado do texto “se você reconhece, então VemVer”com uma tarja azul e branco destacando o texto, o azul no mesmo tom do logotipo para fidelizar a peça, em uma barra branca do inferior esquerdo até inferior direito contendo o endereço do blog, finalizando com a assinatura VemVer.
 
CONSIDERAÇÕES
A escolha da estratégia do uso de mídia externa, como o outdoor, foi pela funcionalidade que estas possuem, principalmente pela expectativa e curiosidade criada pela a imagem e texto (principalmente o reconhecimento dos personagens e cinema das imagens) da campanha “VemVer nas ruas!”, atraindo o olhar do consumidor para algo que ele já conhece porém dentro de um contexto convidativo à algo que ele não conhece, o blog VemVer. Destacaremos assim a campanha de outras publicidades, já que os excessos de imagens midiáticos causa uma espécie de indiferenciação, uma vez que tudo que ser dar a ver, gerado, paradoxalmente, invisibilidade. A onipresença da imagem, nesta perspectiva, nutre a anestesia e sedação do olhar, que é incapaz de acompanhar a “aceleração aparição e desaparição das coisas” (KAMPER 1997, p 132). Para os paraenses, os outdoors ainda aproximam o emissor do receptor através da mensagem, e também dão feedback maior (em quantidade) já que o outdoor é um meio que fica visível e encontra uma maior concentração do público (GONÇALVES. PIRES, pág 06. 2004), ou seja, pessoas que estiveram expostas à mensagem das peças. Na campanha do VemVer não seria diferente, já que, mesmo com imagens distintas nos outdoors, as peças conversam entre si e têm o mesmo texto-chamada, além de levar as pessoas à identificação através das imagens. O Blog VemVer ainda será lançado visando se tornar um espaço de referência audiovisual, e por isso o uso das quatro peças em outdoor para nossa campanha de lançamento é uma forma de comunicação convite a conhecer o blog e a todos os conteúdos audiovisuais da Grande Belém, não de somente consumir, mas também se sentir motivado a construir produções audiovisuais em suas diversas categorias, atraindo a fomentar a cadeia para as novas formas de cultura amazônica feita por paraenses.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
GONÇALVES, Helena. PIRES, Helena. A Paisagem Urbana E A Publicidade Exterior. Um Cenário Vivo Na Configuração Da Experiência Do Sentir. Dissertação apresentada ao VI LUSOCOM, UBI, Covilhã. Braga, Portugal, 2004.

GONÇALES, Marcia. Publicidade e propaganda. IESDE. Curitiba, 2012.

KLEIN, Alberto. A publicidade para além das imagens: O retorno ao paleolítico. Tese – Universidade Tuiutí do Paraná. Paraná, Curitiba. 2006.

NOGUEIRA, Ana. A Mídia Outdoor e a Cidade. São Paulo, 2009.

LEWIS, Elmo blog Faculdade AIEC. Marketing: Conheça o modelo AIDA. Matéria do dia 30 de julho de 2015. Disponível em: http://blog.aiec.br/marketing-conheca-o-modelo-aida/. Acessado em 13 de abril de 2017.

SEVERINO, Tatiane. Imagem e Imaginário Social na Pós-Modernidade. Florianópolis, SC, 2017.

LIMA, Sara. LOPES, Tamires. VemVer - O blog de Audiovisual Paraense. Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, na Faculdade Pan-Amazônica (Fapan). Belém, Pará, 2017.

KAMPER, Dietmar. Os padecimentos dos olhos. Ensaios de complexidade. (ed. por Edgar de Assis Carvalho, Gustavo de Castro e Maria da Conceição de Almeida). Porto Alegre, 1997.