INSCRIÇÃO: 00355
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT11
 
TÍTULO: A importância da sensibilização na coleta seletiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus Manaus Centro - CMC.
 
AUTORES: Leomara da Conceição Duarte (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Lucas da Silva Oliveira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Thalita Juliana Simões de Lima (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Lenivaldo Lasmar Cruz (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Isabelle Valois Cortez (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas); Daniel Luiz dos Santos Batista (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Resíduos Sólidos, Problemas Ambientais, Sensibilização, IFAM, Coleta seletiva
 
RESUMO
O presente paper se volta para apresentar uma produção multimídia destinada a divulgação e melhorias do serviço de coleta seletiva dos resíduos sólidos de projeto já desenvolvido pelo próprio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro (CMC), no qual criou uma comissão em 2015 para dar os primeiros passos no Plano de Gestão da Logística Sustentável dos institutos federais. No caso do CMC, foram implantado o processo de seleção de coletores individualizado, mas por conta da pouca divulgação do projeto a ideia ainda não criou raiz e o público alvo muitas das vezes continua a descartar os resíduos sem conscientização e em qualquer um dos coletores. A proposta desta produção multimídia é expor este programa aos alunos, professores, e funcionários, e incentivar a conscientização do descarte correto dos resíduos sólidos dentro do campus.
 
INTRODUÇÃO
O presente paper se volta para apresentar uma proposta de produção multimídia destinada a melhorar a divulgação da proposta do projeto destinado ao trabalho de descarte correto e coleta de resíduo sólido, que teve início em 2015 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro (CMC), por meio de uma comissão. Para a elaboração de um plano de manejo dos resíduos sólidos em instituições de ensino, é necessário que se conheça o tipo e quantidade de resíduos ali gerados, bem como as formas de manejo que os mesmos recebem (ARAÚJO e VIANA, 2012). A ideia principal era buscarmos um meio de desenvolver uma campanha que atendesse a necessidade de melhorar a comunicação e divulgação do descarte correto dos resíduos sólidos dentro do próprio CMC. Logo no início, nem sabíamos que existia uma proposta de projeto que tem sido executado desde 2015 dentro do próprio IFAM. É possível observar as latas diferenciada no qual se destina um tipo de resíduo. Mas, não imaginávamos que depois daqueles coletores, existia um trabalho mais ardiloso com esses resíduos. Foi em busca de saber mais sobre isso, que descobrimos a origem do projeto que atende o Plano de Gestão da Logística Sustentável dos institutos federais. Hoje, um dos responsáveis e que está bem a frente desta comissão é o professor Álefe Viana, mestre em Ciências Florestais e Ambientais. Ele explicou que o IFAM tem que gerenciar seus resíduos pois existe a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), que é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.
 
OBJETIVO
O objetivo do paper é apresentar uma proposta multimídia que foi elaborada durante o segundo semestre de 2017, na disciplina de Peças Gráficas, no curso de Tecnologia em Produção Publicitária (TPP), no qual resultou neste protótipo que apresentaremos durante este trabalho. Mostrar como funciona a implantação da coleta seletiva dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Campus Manaus Centro - CMC, e a partir disso, conscientizar o descarte correto aos alunos, professores e funcionários.
 
JUSTIFICATIVA
Estima-se que entre um e dois bilhões de toneladas de resíduos sólidos são gerados por ano no mundo. No Brasil os dados são de 100 mil toneladas por dia só de resíduos domiciliares, sem contar com a produção industrial. No Amazonas a situação não é muito diferente e conforme os órgãos competentes de fiscalização o caso apresenta ser preocupante. O relatório que trata sobre a geração de lixo por habitante aponta que no Amazonas ultrapassamos a média nacional de 1,079 kg de lixo por habitante/dia, pois geramos em torno de 1,156 kg de lixo por habitante/dia. Em setembro de 2017, sete anos após a publicação da lei que institui a obrigatoriedade dos estados e municípios formularem seus projetos, alerta para o risco de surtos e até epidemias de doenças de veiculação hídrica - onde pelo menos cinco municípios do interior do Amazonas mantêm lixões a céu aberto em áreas e durante a cheia dos rios, ficam alagadas e empurram todo o lixo acumulado durante o ano para os rios e igarapés - a Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema) apresentou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Este plano, revela que o Polo Industrial de Manaus (PIM) gera, em média, 629 toneladas de resíduos sólidos por dia, dos quais 120 toneladas são de resíduos perigosos. Ainda embasado ao plano, onze municípios do Amazonas geram acima de 20 toneladas de lixo por dia, entre eles está Manaus - capital do Estado. Cinquenta e um municípios do Amazonas possuem coleta abaixo de 20 toneladas por dia e dois possuem uma coleta inferior a 5 toneladas por dia. Vivemos em um século no qual é destacado pelo desenvolvimento e avanço da Ciência e da Tecnologia, mas diariamente somos postos com uma realidade (problema) que não estamos sabendo solucionar: o diverso acúmulo de resíduos sólidos que se torna mais um problema ambiental existente no planeta. Segundo TAUCHEN & BRANDLI (2006), faculdades e universidades podem ser comparadas com pequenos núcleos urbanos, uma vez que envolvem diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e atividades referentes à sua operação, como restaurantes e locais de convivência. Preocupados com essa realidade, institutos, empresas, escolas, organizações não governamentais (Ong's) buscam abraçar ideias e projetos a serem implantados nos seus meios para diminuir este impacto. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC) faz parte deste grupo. Desde 2015, o IFAM-CMC tem desenvolvido um projeto de coleta seletiva dos resíduos sólidos, onde adoraram a Agenda Ambiental na Administração Pública, programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. Esta adesão resultou no primeiro selo que vale uma média de 4 ou 5 anos. Cada campus tem autonomia para tratar seus resíduos locais. Conforme informações do responsável pelo projeto do CMC, mestre em Ciências Florestais e Ambientais, professor Álefe Viana, os Campus trabalham em base com o Plano de Gestão da Logística Sustentável, onde sempre chamam por PLS, em que cada membro de cada Campus recebeu uma capacitação em março/2017 para elaboração de tal plano, abrangendo todo o IFAM (incluindo seus campi e reitoria). No caso do CMC, tem base no decreto 5940 de 2006, que trata sobre coleta seletiva, sobre a destinação adequada dos resíduos recicláveis das entidades da administração pública, onde obrigatoriamente, somente cooperativa pode realizar a coleta. Quando fomos entender o projeto, descobrimos que muitos dos resíduos acabam virando lixo por não termos uma noção de como realmente devemos proceder com o descarte dos resíduos no qual criamos. Com essas informações, surgiu a ideia de realizarmos uma proposta de divulgação e comunicação para colaborar com o desenvolvimento deste projeto.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Na comunidade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC) foram implantados desde 2012, a coleta seletiva do lixo. Conforme informações da Gerência de Administração e Manutenção (GAM), a ideia da ação é de conscientizar a população vivente no instituto como envolver o instituto nas políticas públicas de reciclagem. No caso do CMC, foi feito um acordo com a cooperativa ECO. Esta vai durante duas vezes por mês no próprio Campus recolher dos contêineres todo material que foi separado para reciclagem.਀ Os coletores seletivos do Campus Centro são separados por cores. Cada conjunto, estão quatro cestos. Um amarelo, um azul, um vermelho e o um cinca. Cada cesto segue com a sacola destinada a cada cor.਀ Nas tampas desses cestos está anexado algumas orientações do que é possível descartar naquele lixo. Por exemplo, no cesto vermelho (Plástico) é orientado que os materiais recicláveis são: baldes; brinquedos; canetas; canos, tubos, PVC, copos descartáveis, vasilhames descartáveis, margarinas, óleos, vinagre, etc; PET, refrigerante, suco, água; plásticos em geral; produtos de limpeza, higiene; sacos plásticos. Não reciclável: acrílicos; adesivos; embalagens com lâminas, metalizadas, bombons, biscoitos; espuma; teclados de computador; tomadas.਀ No cesto azul (Papel) é orientado que os materiais recicláveis são: cartazes, cartões, envelopes; cartolinas, embalagens de longa vida limpo e suco; Tetra Pak - leite, suco, etc; Folhetos, fotocópias, livros, jornais, revistas; papel LIMPO; papelão em geral; rascunhos. folhas de caderno. Não reciclável: etiquetas adesivas; celofane, fita crepe; fotografias; guardanapo SUJO; papel carbono, higiênico; metalizado, plastificado; papel toalha SUJO.਀ No cesto (Amarelo) é orientado que os materiais recicláveis são: aluminio; embalagens metálicas de congelado; esquadrias, ferragens, arames; pregos e parafusos; latas de bebida SECA; tampinhas; marmitas de alumínio LIMPO; potes de produtos alimentícios. Não reciclável: Marmitas de alumínio SUJO; baterias; clipes; embalagens de aerossóis; esponja de aço; grampos; latas de tinta; pilhas; tachinhas.਀ O quarto cesto (Cinza) se destina aos materiais orgânicos, os que não tem mais nenhuma utilidade ou recuperação.਀ DADOS਀䌀漀渀昀漀爀洀攀 愀 䌀漀洀椀猀猀漀 搀攀 䴀攀椀漀 䄀洀戀椀攀渀琀攀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 䤀䘀䄀䴀 ⴀ䌀䴀䌀Ⰰ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 挀漀氀攀琀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀愀 甀渀椀搀愀搀攀 瀀攀氀愀 挀漀漀瀀攀爀愀琀椀瘀愀 挀漀氀攀琀漀甀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 ㈀   焀甀椀氀漀猀 搀攀 最愀爀爀愀昀愀猀 瀀攀琀猀Ⰰ ㌀   焀甀椀氀漀猀 搀攀 瀀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 㘀 焀甀愀搀爀漀猀 搀攀 愀甀氀愀 搀攀 洀愀搀攀椀爀愀 攀 洀愀椀猀 ㈀㜀㈀㌀ 焀甀椀氀漀猀 搀攀 昀攀爀爀漀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 ㄀   甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀愀爀琀甀挀栀漀猀Ⰰ ㌀   甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 氀洀瀀愀搀愀猀 攀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 洀愀搀攀椀爀愀猀 挀漀洀漀 挀漀洀瀀攀渀猀愀搀漀猀 爀攀愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀搀漀猀⸀ 䔀猀琀愀 挀漀氀攀琀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 愀最漀猀琀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ ਀伀猀 搀愀搀漀猀 洀愀椀猀 爀攀挀攀渀琀攀猀 猀漀 搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀ 一攀猀琀愀 挀漀氀攀琀愀 昀漀椀 爀攀挀漀氀栀椀搀漀 甀洀 琀漀琀愀氀 搀攀 㠀 焀甀椀氀漀猀 搀攀 瀀氀猀琀椀挀漀Ⰰ ㄀㄀  焀甀椀氀漀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀 戀爀愀渀挀漀 ⴀ 琀椀瀀漀 䄀㐀 ⴀⰀ 㐀  焀甀椀氀漀猀 搀攀 瀀愀瀀攀氀漀Ⰰ 㜀 焀甀椀氀漀猀 搀攀 氀愀琀愀 搀攀 愀氀甀洀渀椀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 㐀  焀甀椀氀漀猀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 猀攀洀 渀攀渀栀甀洀愀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀⸀ ਀伀 倀刀伀吀팀吀䤀倀伀 O protótipo do nosso projeto é divulgar o Plano de Gestão da Logística Sustentável que existe dentro do IFAM-CMC. ਀ Todos este procedimento é explicado por meio da produção multimídia que deve ser divulgada nas redes sociais do IFAM-CMC, na página do próprio Campus e demais meios, como compartilhar nos whatsapp, no início das aulas, palestras, reuniões, cursos e oficinas, para que a ideia fica massante.਀ Para a produção audiovisual foi designado o gênero experimental, porque tem o objetivo de colocar o espectador em uma relação mais ativa e mais reflexiva.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 ᰀ䄠 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀漀 渀愀 挀漀氀攀琀愀 猀攀氀攀琀椀瘀愀 渀漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀Ⰰ 䌀椀渀挀椀愀 攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀 ⴀ 䤀䘀䄀䴀Ⰰ 䌀愀洀瀀甀猀 䴀愀渀愀甀猀 䌀攀渀琀爀漀 ⴀ 䌀䴀䌀ᴀ†昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 愀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀攀愀猀 䜀爀昀椀挀愀猀Ⰰ 渀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀洀 倀爀漀搀甀漀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 ⠀吀倀倀⤀Ⰰ 渀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 ㈀㈀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 愀 ㄀㐀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 渀愀猀 搀攀瀀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀漀 䌀愀洀瀀甀猀⸀ 倀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 瘀搀攀漀 Ⰰ  昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 愀  瘀漀稀  搀攀  甀洀  渀愀爀爀愀搀漀爀⸀ 吀攀洀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀 愀 琀挀渀椀挀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀猀攀 瘀搀攀漀 昀漀椀 漀猀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 䄀搀漀戀攀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀 攀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀 䌀匀㘀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
A partir da pesquisa, surgiu a demanda de implantação de um projeto para coleta seletiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro (CMC), a fim de aperfeiçoar conhecimentos de seleção de resíduos, justificar as atividades, gerar ambientes mais limpos, destacar a conscientização da preservação ambiental, prevenir contaminação, melhoria da imagem do ambiente acadêmico, fazendo com que cada um seja responsável pelo seu resíduo. Para obter êxito na implantação da coleta seletiva dentro da instituição, será necessária conscientizar alunos, professores e funcionários, para assim construir um lugar sustentável e realizando o objetivo do projeto.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
ARAÚJO, Renata Silva; VIANA, Ednilson. Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados na escola de artes, ciências e humanidades (each) como instrumento para a elaboração de um plano de gestão na unidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 8, n. 8, p. 1805-1817, 2013.

TAUCHEN, Joel; BRANDLI, Luciana Londero. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & Produção, v. 13, n. 3, p. 503-515, 2006.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀挀椀攀氀漀⸀ 刀攀猀搀甀漀猀 匀氀椀搀漀猀 攀 䰀椀砀漀 䠀漀猀瀀椀琀愀氀愀爀㨀 唀洀愀 䐀椀猀挀甀猀猀漀 준琀椀挀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀猀挀椀攀氀漀⸀戀爀⼀猀挀椀攀氀漀⸀瀀栀瀀㼀猀挀爀椀瀀琀㴀猀挀椀开愀爀琀琀攀砀琀☀瀀椀搀㴀匀 ㄀ ㈀ⴀ㌀㄀㄀堀㄀㤀㤀㔀   ㈀   ㄀㔀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㠀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀

D24 AM. Relatório aponta falta de tratamento do lixo no Amazonas e cobra providências. Disponível em: http://d24am.com/amazonas/relatorio-aponta-falta-de-tratamento-do-lixo-no-amazonas-e-cobra-providencias/. Acesso em 28/11/2017਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀 䌀爀椀琀椀挀愀⸀ 䌀椀渀挀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀猀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 琀洀 氀椀砀攀猀 愀 挀甀 愀戀攀爀琀漀 攀洀 爀攀愀猀 猀甀樀攀椀琀愀猀 愀 愀氀愀最愀漀 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀挀爀椀琀椀挀愀⸀挀漀洀⼀挀栀愀渀渀攀氀猀⼀挀漀琀椀搀椀愀渀漀⼀渀攀眀猀⼀挀椀渀挀漀ⴀ挀椀搀愀搀攀猀ⴀ琀攀洀ⴀ氀椀砀漀攀猀ⴀ愀ⴀ挀攀甀ⴀ愀戀攀爀琀漀ⴀ攀洀ⴀ愀爀攀愀猀ⴀ猀甀樀攀椀琀愀猀ⴀ愀ⴀ愀氀愀最愀挀愀漀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㠀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀

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