INSCRIÇÃO: 00366
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT02
 
TÍTULO: Programa de TV Interativos
 
AUTORES: Amariles da Gama Ferreira (Faculdade Boas Novas); Suzana de Oliveira Vale (Faculdade Boas Novas); Nieli da Costa Silva (Faculdade Boas Novas); Gabriely Ester de Oliveira Santos (Faculdade Boas Novas); Welcon Gomes Costa (Faculdade Boas Novas); Izaura do Socorro Santos dos Santos (Faculdade Boas Novas); Carla Santos Torres Chagas (Faculdade Boas Novas); Izaias Godinho Vieira (Faculdade Boas Novas); Yasmin Feitosa da Silva (Faculdade Boas Novas)
 
PALAVRAS-CHAVE: Interativos, Amazonas, Cultura, Informação, Entretenimento
 
RESUMO
No presente artigo será exposto o processo de construção do programa de tevê Interativos, que tem como objetivo desenvolver uma relação entre cultura, arte, culinária e informação, ressaltando os valores da região amazônica. Para tanto, buscou-se trazer um modo mais interativo, casando informação e entretenimento na produção de matérias com grande relevância cultural e social. Este programa é um produto solicitado na disciplina de Locução, produção e apresentação para rádio e tevê, oferecida no 3º Período de Comunicação Social- Jornalismo e tem o objetivo de preparar os alunos para o mercado de trabalho, explorando o campo de produção, apuração e criação de matérias para tevê.
 
INTRODUÇÃO
O programa de TV "Interativo´s" está no seguimento de entretenimento e busca utilizar métodos do campo televisivo para torná-lo além de interativo, noticiário. Ou seja, embasado ao gênero jornalístico informativo. Para abranger os conhecimentos dos telespectadores em relação a cultura amazonense, o programa utilizou de entrevistas para falar de diversos assuntos de interesse do público, visto ser um método que se utiliza um diálogo espontâneo, para assim interagir com o entrevistado, com uma linguagem mais popular, o que de fato é um dos aspectos do programa. Segundo Guilherme Jorge de Rezende: 4) Entrevista – é o diálogo que o jornalista mantém com o entrevistado, pelo sistema de perguntas e respostas, com o objetivo de extrair informações, idéias e opiniões a respeito de fatos, questões de interesse público e/ou de aspectos da vida pessoal do entrevistado. De todos os gêneros jornalísticos, a entrevista é a que mais se utiliza do estilo coloquial, mais próximo da linguagem popular. O caráter espontâneo e improvisado de sua produção, fortalecido pela circunstância dialogal com o que se manifesta, é típico do estado de oralidade da língua. (REZENDE, 2000, p.157). O Interativos é um programa regional voltado ao entretenimento, e tem como objetivo informar e entreter o público-alvo com matérias produzidas de forma despojada, ou seja, o programa envolve cultura, esporte, lazer e música, mas traz informações de interesse social. Segundo Heróto Barbeiro: "A entrevista em televisão tem o poder de transmitir o que o jornalismo impresso nem sempre consegue: a exposição da intimidade do entrevistado. O gesto, o olhar, o tom de voz, o modo de se vestir, a mudança no semblante influenciam o telespectador e a própria a ação do entrevistador." (BARBEIRO, 1946, p.85). Visto isso, o programa Interativos utilizou do método de entrevistas para alcançar seus objetivos com o público, além de contribuir na construção do pensamento crítico com relação aos assuntos abordados.
 
OBJETIVO
Produzir um programa de televisão, no formato de uma revista eletrônica, com peculiaridades bem regionais, na intenção de levar a informação de uma forma diferente, por meio das matérias de culinária, cultura, esporte, moda, música, entre outras matérias especiais. A proposta é incentivar o público amazonense a conhecer melhor sua própria cultura e a valorizá-la, trazendo assim, uma reflexão sobre todas as manifestações culturais locais, através de um programa de entretenimento. O objetivo principal é informar os amazonenses de atividades ou questões sociais que abranjam todas as classes sociais e interagir com o público, de forma clara e extrovertida. Além disso, busca - se interagir e discutir assuntos relevantes a sociedade. As matérias apresentadas no programa, falam da riqueza e da importância das pessoas, do trabalho e das dificuldades que enfrenta o amazonense e quem aqui vive. O Interativo's é uma ótima opção para quem deseja descobrir mais sobre o nosso vasto Amazonas. Direcionado a população amazonense e a todos os apaixonados pela região amazônica, o programa busca um contato maior com o público, apresentando entrevistas com artistas locais, embalando o público com o som regional, além de dar visibilidade à culinária da região, com pratos tipicamente amazonenses. A moda também é pauta, trazendo em suas peças características puramente regionais. Assim como o esporte, e toda a variedade que ajuda a formar a cultura amazonense. Para tanto, busca- se atrair os amantes da arte, música, moda e culinária amazonense, para que usufruam toda informação e entretenimento que a cidade de Manaus proporciona.
 
JUSTIFICATIVA
Para desenvolver um programa de televisão é preciso conhecer o público no qual pretende alcançar e que tipo de estilo será trabalhado para segmentar os assuntos á serem veiculados, montando desta maneira uma base sólida de organização que servirá como norte a ser explorado. Durante uma aula de Produção e Apresentação para Radio e TV, a professora Carla Santos, lançou a proposta aos acadêmicos de Comunicação Social em Jornalismo da Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas Sociais Biotecnologias de fazer um programa de TV levando em conta os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Um dos recursos hoje mais utilizados na internet é o vídeo, nestes termos os acadêmicos de jornalismo tem por afinidade à produção de vídeos. Não são poucos os recursos que a produção de um programa de tv precisa para a sua execução ate a chegada do produto final, entretanto as mais diversas oficinas são oferecidas como apoio, além das instruções dadas pela coordenação acadêmica. A construção do programa de TV nasceu da ideia de fazer algo que transmitisse conhecimento acerca da cultura, culinária, esporte e outros assuntos referente a Manaus, em primeira estância veio a escolha do nome INTERATIVOS que revela muito bem a interação pretendida entre os assuntos escolhidos e a estrutura como cenário, apresentadores e todos os profissionais envolvidos, como câmeras, cenógrafos e etc. Para a execução deste trabalho ainda são necessários os instrumentos como microfones, telões, vasos, luzes, adereços e outros utensílios. No que tange a produção, temos o cabedal humano que é formado pelos entrevistados, sejam presenciais ou por meio de links, os músicos, os produtores, editores, colaboradores, enfim, toda a equipe. O programa Interativo´s tem o foco em entrevistas com temas relevantes para a sociedade, apresenta-se no formato de revista eletrônica e visa um público jovem que deseja conhecer mais e viver em constante interação informativa com o fim de usufruir mais de sua cidade. A apresentação foi feita de forma dinâmica, com duas pessoas designadas para apresentar. Toda a produção foi planejada estrategicamente pela equipe no comando do produtor, que além de orientar toda a equipe também marcou e conciliou horários dos ensaios, gravações, entrada da equipe, intervalos, descanso, providenciando o levantamento e definindo locais, transporte dos participantes e equipe, autorizações dos participantes, fotos, vinhetas, comerciais preparar a edição relatório de gravação, efeitos, trilhas sonoras, roteiro, decupagem, e outras coisas mais que viessem a surgir nas entrelinhas. O programa de TV Interativos faz uma ponte entre mídias virtuais como facebook, instagram para demonstrar as características da informação, os módulos de transmissão da atualidade, e como estão interdependentes dentro do mundo midiático, desta maneira o interativos pode estar mais perto de seu publico e expandir sua popularidade entre as pessoas o que é muito importante nos dias de hoje onde o mundo inteiro se encontra conectado nas redes sociais e se faz necessário trilhar por este caminho também. Visto que as redes sociais e a TV andam juntas proporcionando o estreitamento dessa interação publico e veiculo de comunicação e não chegando a um só tipo de pessoa mais a vários tipos, abrindo um leque de opiniões. Desta maneira buscou-se produzir um programa de TV no estilo de entretenimento com matérias de um tanto interativas, sem deixar de seguir os conceitos sinalizados em sala de aula.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A equipe formada por 12 alunos do terceiro período de jornalismo da Faculdade Boas Novas, sob orientação da docente Carla Santos que ministrava a disciplina Locução e apresentação para Rádio e Televisão, ingressou no processo de criação e produção do programa Interativo´s no início do terceiro semestre do curso, o que deu início ao processo de gravação que perdurou até o final do semestre letivo. Para que organizássemos os temas a serem abordados no programa, os discentes se reuniram entre duas semanas para a escolha das pautas e a busca pelas fontes que embasariam a construção das matérias. Além de contribuírem com sugestões sobre a escolha do nome do programa, o estilo das reportagens e a logomarca, nas reuniões de pauta foram analisados os aspectos estéticos e conceituais que levariam o telespectador a se manter entretido pelas temáticas do programa, como a postura e linguagem de cada apresentador e repórter. Para o desenvolvimento das matérias, a equipe se subdividiu entre três produtores, sete repórteres e dois apresentadores, para maior dinamicidade entre os integrantes do grupo e gerar mais agilidade e rapidez no desenvolvimento do conteúdo. Os alunos responsáveis pela produção foram a campo coletar dados, fontes e locações para que os alunos repórteres desenvolvessem a pauta e gravassem as matérias. Os textos das chamadas usados pelos apresentadores foram escritos pelos próprios discentes responsáveis pela apresentação com o auxílio dos produtores. O Interativo s é um programa gravado e visando a melhor maneira de aglutinar tanto o que fora gravado pelos apresentadores no cenário principal, quanto pelos repórteres em campo, o programa Adobe Premiere Pro CC 2015 foi utilizado para a edição do programa. Para a captação das imagens, a câmera Canon 7d foi operada e os áudios dos OFF s e sonoras, registrados por um microfone direcional. O uso de mídias sociais como o Facebook e Instagram foi necessário para a divulgação do programa. A equipe enxergou a necessidade de ter como prioridade a comunicação com os telespectadores, pois isso denota a identidade do programa Interativo´s. Nestes veículos foram postados trechos das matérias a serem exibidas e a imagem dos apresentadores que compuseram a identidade visual do programa. A logomarca e as fotos foram editadas através do Adobe Photoshop CC 2015.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O Programa Interativo´s valoriza o entretenimento com uma atuação mais irreverente, utilizando de uma linguagem jovem e ousada no estilo talk show ambientado com externa, segmentado e entrevista. O programa, inicialmente, seria composto por dois apresentadores, três produtores e sete repórteres. Foi debatido quesitos como a duração de minutos das matérias, o programa divididos em x blocos , com quadros de cultura, culinária, esporte , musica, turismo e muita informação . A conversa informal e a personalidade do entrevistado são privilegiadas neste estilo de programa, onde é feito uso da improvisação e leveza ao tratar dos assuntos em pauta. Desta forma, os apresentadores interagem com os telespectadores, ao trazer á rotina das pessoas, informação de uma maneira mais atrativa, com pautas que instigam o público a valorização da cultura regional e local, além de dar opções aos telespectadores de como se divertir e conhecer lugares inusitados. Assim sendo, o programa e os temas abordados no Interativos promovem reflexões sinceras da vida na cidade, levando aos telespectadores opções como, conhecer a culinária amazonense, que traz consigo a combinação da culinária de outros países, além explorar aspectos sociais e culturais da cidade de Manaus, com matérias de moda, música, imigração venezuelana, cultura indígena, entres outros, com um programa que segue uma linha bem humorada, equilibrando-se entre o entretenimento e a informação. Os produtores deste programa se preocuparam em ressaltar a cultura local, até mesmo vestindo trajes que acompanha cada ambiente de acordo com a pauta proposta, na cobertura de eventos e atrativos atuais. Após o levantamento das pautas, a equipe de produção iniciou os trabalhos, escolhendo os devidos locais e entrevistados. As matérias propostas foram gravadas com aproveitamento e após a conclusão das mesmas, a equipe forneceu todas as informações ao apresentador, para que ele estivesse a par da proposta de cada entrevista, afim de evitar gafes no decorrer da apresentação do programa. Este programa foi sonhado e construído em equipe, ressaltando o que a profissão de jornalista tanto presa, o trabalho em equipe. Os objetivos acadêmicos e pessoais foram alcançados com aproveitamento. Concluído o projeto, a escolha foi que o mesmo seria dirigido ao público jovem, pois aborda temas contemporâneos, de acordo com as necessidades atuais e suas tendências, sem necessariamente deixar de priorizar o público em geral, na conquista da credibilidade.
 
CONSIDERAÇÕES
O programa de tevê, Interativo´s, foi projetado para ser uma revista eletrônica semanal que iria ao ar todos os sábados. O programa demonstrou durante a sua durabilidade a preocupação em promover a cultura amazonense de forma pratica e compreensível, falando com o público de uma maneira coloquial e na forma de produção de TV, disponibilizado também no canal do YouTube do Programa Interativo´s. Com relação ao programa piloto conseguimos alcançar os objetivos gerais explanados no trabalho, com vários temas abordados como: moda, gastronomia, jornalismo, arte, cultura e entretenimento. A proposta referente aos entrevistados foi bem sucedida, pois fomos atendidos por todos que destinamos a trabalhar nesse projeto. E através de pesquisas foi possível comprovar que é possível alinhar um programa de televisão abordando vários assuntos, mas com uma pegada regional e atendendo ao público que queremos atingir. Nosso intuito era entreter, de forma que os telespectadores tivessem mais informação cultural, enfatizando relevância para os temas destacados nas matérias ou reportagem especial. O curso de Jornalismo, busca uma formação que ultrapasse a sala de aula, adotando um projeto pedagógico adequando novos parâmetros de aprendizagem é baseado nos princípios da articulação da teoria e pratica, articulando o ensino, a pesquisa e a interdisciplinaridade, e a dinamização curricular. O Programa Interativo´s é uma prática desenvolvida por intermédio da faculdade que visa interpretar, compreender e assimilar os conceitos adquiridos ao longo das pesquisas e estudos realizados neste segmento de comunicação. Esse trabalho buscou aplicar as técnicas e conceitos aprendidos nas aulas de Apresentação, Locução e Produção em Radio e TV na produção de um programa voltado para o público jovem. O programa teve intuito de suprir as necessidades de programas de entretenimento, para permitir também a divulgação de profissionais da região.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CUNHA, Albertino Aor. TeleJornalismo. São Paulo: Atlas, 1990

SQUIRRA, Sebastão. Aprender Telejornalismo: Produção e Técnica. São Paulo, Editora Brasiliense, 2004

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004

BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues. Tv Regional: Tragetória e perspectivas: Campinas, São Paulo: Editora Alinea, 200.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀