INSCRIÇÃO: 00376
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT03
 
TÍTULO: LGBTs: A BUSCA PELO ESPAÇO NA SOCIEDADE.
 
AUTORES: Gilson Barros de Almeida (Uninorte Laureate); Cibelly Ingrid Pereira Costa da Silva (Uninorte Laureate); Henrique Chagas de Araújo (Uninorte Laureate); Vanessa Jaqueline de Lima Neves (Uninorte Laureate); Williane Oliveira Moura (Uninorte Laureate); Edilene Mafra Mendes de Oliveira (Uninorte Laureate)
 
PALAVRAS-CHAVE: Queer AM, LGBT, Elementos, Fotografia, Representatividade
 
RESUMO
Este artigo relata a criação de um ensaio fotográfico produzido para a revista digital Queer AM. A temática das fotos apresentou características do grupo LGBT amazonense, fazendo analogia com os elementos naturais. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa acerca da relação entre a mídia fotografia e o grupo social representado, além de referências significativas que incidissem diretamente na produção do produto. Posteriormente, foi elaborado o conceito criativo e selecionadas técnicas de iluminação que transmitissem a mensagem de representatividade do movimento, levando em consideração a estética do projeto. A produção fotográfica tem um caráter ideológico, objetivando tornar-se simbolismo do grupo perante a sociedade, provocando sensações e promovendo debates que desmitifiquem questões LGBTs e influenciem a sociedade do Amazonas.
 
INTRODUÇÃO
Desde o surgimento da primeira fotografia, em 1826, esta mídia passou por profundas transformações, tanto em caráter técnico quanto funcional. Inicialmente, sua função se constituía apenas no registro da natureza dos fatos, para preservar a história dos eventos humanos da maneira exata. Com o passar dos anos, porém, ela passou a ocupar posição de arte, na medida em que se tornou mais um modo de expressão humana. Com a criação da fotografia digital, então, as possibilidades se ampliaram e as produções fotográficas artísticas cresceram. A fotografia adquire assim um sentido semântico, no papel de representante de diversos movimentos culturais, lutas de classes e etnias, das mais variadas problemáticas. Dessa forma, muitos grupos pertencentes ao corpo social encontraram representação na evolução da prática fotográfica e nesse contexto, o grupo LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais – obteve seu espaço na fotografia, assim como em diversas outras mídias. Ao longo dos anos, a comunidade LGBT brasileira tem encontrado representação na mídia, no entanto, tais representações se mostram muitas vezes errôneas, pois acabam por colocá-los em lugar condicionado de imitação banal. E essas caricaturas irresponsáveis, acabam trazendo resultados negativos, em que promovem uma visão afetada acerca do movimento. O conceito de representatividade aqui usado envolve não apenas a ampliação de espaço na mídia, como também a colocação correta do contexto LGBT, que deveria ser representado de maneira fiel e humanizada, evitando estereótipos ou imagem-padrão que promovam apenas equívocos e ideais preconceituosos. Assim, é importante que temas sociais sejam retratados de forma humanística pela mídia. Dessa forma, foi desenvolvido o presente ensaio fotográfico, o elemento Queer, que consistia na representação das características do movimento LGBT, associando-as aos quatro elementos naturais. O elemento Queer é representado como o Éter, um elemento que engloba todo o Universo.
 
OBJETIVO
Em uma linha geral objetiva-se desenvolver um ensaio fotográfico, a fim de representar o movimento LGBT amazonense, que transmitem aspectos específicos do universo do grupo, usando como referência os quatro elementos naturais aliados a outro elemento, o elemento Queer, elaborado a partir de um conceito elementar criado pela equipe. Ainda, intui-se gerar significações que promovam reflexão e representatividade do meio social que possam ser entendidas de maneira expressiva toda a propagação de forma multmidiática.
 
JUSTIFICATIVA
Toda a comunicação dada através das mídias encontra seu potencial máximo quando consegue transmitir mensagens significativas, que alterem algum comportamento ou ideal errôneo específico na sociedade, que mudem a maneira com que a sociedade visa determinados fenômenos socioculturais. Sabe-se que o grupo LGBT tem sido alvo de diversos ataques de caráter preconceituoso. Segundo uma pesquisa, realizada pelo e divulgada pelo portal de notícias G1 Amazonas, o número de casos de mortes de LGBTs motivados por LGBTfobia, chegou a um total de 28 em 2016. O Amazonas é o terceiro estado da União com maior índice de assassinatos. Uma vez que uma das principais causas desse preconceito latente na sociedade encontra-se no desconhecimento acerca do tema, fica claro que a necessidade de uma maior cobertura das mídias, não apenas de casos de violência, como também das manifestações, das diversas entidades de apoio ao LGBT, das políticas públicas de inclusão etc. O LGBT merece ter seu lugar nas mídias, para que este tenha voz e transmita a ideia do respeito como elemento essencial nas relações sociais. As mídias devem ter então o papel de mediadoras entre o grupo e o corpo social. É necessário ampliar o espaço dado a eles na comunicação e nas artes, afim de que suas ações sejam encaradas com naturalidade pela sociedade. Sobre a importância da montagem da iluminação na produção fotográfica, SALLES (1998) afirma que, sendo matéria prima da fotografia e da cinematografia, é de importância sumária conhecer os aspectos básicos de iluminação para cinema. Pois cinema (ou fotografia) nada mais é do que o trabalho de moldar imagens através do contraste entre a luz e a sombra existentes na natureza.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Na produção do ensaio fotográfico foi necessário o uso de materiais técnicos específicos. Os refletores de LED foram utilizados para equilibrar a dispersão da luz, uma vez que um é utilizado para simular a luz natural solar, dura. Já o outro LED tem a função de suavizar a luz rebatida. O rebatedor objetiva suavizar e até mesmo retirar as sombras. O canhão de luz realça as silhuetas quando atrás do modelo ou objeto fotografado. A objetiva usada foi a 55mm, pois é semelhante ao olhar humano e é utilizada bastante para produzir retratos em estúdios. Um dos aspectos que caracteriza um ensaio é seu caráter experimental. Dessa forma, os fotógrafos usam da livre expressão artística tanto na conceituação quanto na produção das fotografias ensaísticas. Assim, muitas vezes nas fotografias são utilizados recursos adicionais para que se consigam alguns efeitos "especiais" específicos. A partir da pesquisa bibliográfica acerca dos efeitos de luz, foi gerada a ideia de uso do CD, Compact Disc, na tentativa de reproduzir as cores da bandeira LGBT no rosto da modelo. A luz branca, formada por sete frequências ou cores diferentes, quando rebatida na superfície do CD ocasiona o fenômeno físico de refração da luz, formando as faixas coloridas ou raias espectrais de sete cores. É o mesmo que acontece na formação do arco-íris, por exemplo. A luz emitida pelo LED do celular foi posicionada de modo que o feixe luminoso incidisse sobre o CD, e formasse as raias no rosto da modelo. No entanto, o ângulo de incidência da luz sofreu variações ao longo do processo, para que se obtivesse um melhor resultado. Ainda, para a obtenção do efeito proposto, foi necessário que a realização do ensaio se desse em um ambiente fechado e escuro. Para o desenvolvimento do ensaio, se usou como base algumas técnicas de enquadramento, como . Além disso, também se buscaram obras de fotógrafos que puderam ser tomados como referência prática na produção das fotos, como Henri Cartier-Bresson, que buscava em seus retratos, captar a essência do ser fotografado.਀一愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 焀甀攀洀 猀攀爀椀愀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 洀漀搀攀氀愀爀 渀漀 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀攀氀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 愀氀最甀洀 瀀攀爀琀攀渀挀攀渀琀攀 愀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䰀䜀䈀吀Ⰰ 䔀渀搀漀氀氀礀Ⰰ 焀甀攀  甀洀愀 琀爀愀渀猀最渀攀爀漀 攀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀渀猀椀漀⸀ 䄀 洀漀搀攀氀漀 琀攀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀Ⰰ  洀漀爀攀渀愀Ⰰ 挀愀戀攀氀漀猀 攀猀挀甀爀漀猀 攀 愀氀琀甀爀愀 洀攀搀椀愀渀愀⸀ Por se tratar de um ensaio fotográfico componente da revista Queer AM, após a escolha das fotos, foram utilizadas técnicas de edição digital, como sobreposição de imagens, efeitos de luz e sombra, recortes e outros, para que as fotos se adequassem a publicação, ao contexto das matérias e ao significado que representavam. Tais ajustes foram realizados através do software Adobe Photoshop.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O ensaio é composto por doze imagens, selecionadas a partir do total de fotografias feitas. O critério adotado na escolha partiu não apenas de fatores técnicos como ângulo, foco, luz e enquadramento, como também de fatores estéticos. As fotos precisavam principalmente ser significativas e transmitir o conceito criativo do ensaio. As fotos foram todas produzidas no estúdio fotográfico da Uninorte Laureate, por possuir os materiais técnicos necessários na produção. A modelo foi escolhida principalmente por pertencer ao movimento LGBT, a trans Endolly. Sua postura diante o ensaio foi toda elaborada mediante a temática e dirigida a ser por como o elemento essencial. A maquiagen foi feita mediante o conceito de cada nova foto, para que representasse o elemento requisitado. O figurino utilizado pela modelo modificado de acordo com cada elemento representado. Técnicas visuais e caseiras foram utilizadas na construção do ensaio, a fim de transmitir a ideia e sensação de movimento, em algumas delas, por exemplo, foi posicionado de maneira estratégica um secador de cabelo para dar vida aos movimentos no cabelo da modelo. Outro efeito conseguido foi a projeção do arco-íris no rosto da mesma, obtido com a refração da luz, do flash de um aparelho celular, em CD. Como as fotos foram feitas em um ambiente com luz controlada e com a velocidade baixa da obturação, a sensibilidade da captação precisa das fotografias ficou comprometida, o que tornou obrigatório o uso do tripé na realização das fotos. O enquadramento consistia em sua maioria em primeiro plano, que tem essa proximidade da modelo com olhar, plano médio, plano americano fazendo com seus gestos fossem mais livres e plano geral que demonstra toda a desenvoltura da mesma. Para a iluminação, que continha o uso de refletores em LED, os dois utilizados foram colocados em posições opostas para o controle de emissão de luz sobre a modelo. O rebatedor auxiliou no controle do realce, detalhes e das cores desejadas. Enquanto o canhão de luz quente, posicionado acima da modelo faz com seus cabelos ganhem um maior detalhamento, sua silhueta bem definida. A utilização combinada desses elementos técnicos visou a obtenção de uma melhor exposição da luz artificial para o ensaio fotográfico. As edições das fotografias no Adobe Photoshop garantiram a correção de todas as imperfeições e adequação com o conceito, através dos filtros amarelo, que representou o Ar, o vermelho, representando o Fogo, o azul, que simbolizava a Água e o verde, a Terra. Apesar da intenção do fotográfico, as imagens tem um caráter polissêmico, gerando significações únicas à cada leitor. Dessa forma, não que interpretações distintas sejam negativas mas, é necessário haver certo cuidado na produção fotográfica, para que não dêem margens a perspectivas errôneas ou que ofendam os direitos legais da classe representada.
 
CONSIDERAÇÕES
A proposta do estudo foi a realização de um ensaio fotográfico para a revista Queer AM, objetivando que tal produção fotográfica atuasse na representatividade do grupo LGBT do Amazonas, temática central das fotos.਀一漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 攀渀猀愀椀漀 瀀攀爀挀攀戀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀瀀攀猀愀爀 搀愀 昀爀攀洀攀渀琀攀 愀琀甀愀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 䰀䜀䈀吀 渀漀 攀猀琀愀搀漀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 渀漀 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 氀漀挀愀椀猀 愀挀攀爀挀愀 搀攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 䰀䜀䈀吀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 渀漀 栀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀愀 愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀搀漀爀愀猀 焀甀攀 氀攀瘀攀洀  挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 椀最渀漀爀渀挀椀愀  漀 氀攀瘀愀 愀漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀⸀ Assim, desencadeou-se a criação deste ensaio fotográfico, com o conceito de que o movimento LGBT é todo um universo que une diversos gêneros, representado pelo éter, o "elemento queer". No entanto também tem suas particularidades, representadas pelos quatro elementos naturais.਀䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀瀀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 攀渀猀愀椀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 愀琀甀愀爀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 氀攀瘀愀渀琀愀渀搀漀 焀甀攀猀琀攀猀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀愀洀 椀最甀愀氀搀愀搀攀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 攀渀琀爀攀 漀 挀漀爀瀀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 攀猀琀愀爀 猀攀洀瀀爀攀 攀洀 攀瘀漀氀甀漀Ⰰ 渀漀 甀猀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 挀漀渀猀愀最爀愀搀愀猀 洀愀猀 挀漀洀 挀漀渀昀椀最甀爀愀攀猀 渀漀瘀愀猀Ⰰ 焀甀攀 甀琀椀氀䤀稀攀洀 搀愀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 搀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 焀甀攀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀唀刀吀䔀一匀䠀䄀圀Ⰰ 䬀攀渀⸀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 䌀爀椀愀琀椀瘀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䰀䔀匀Ⰰ 䘀椀氀椀瀀攀⸀ 䴀愀渀甀愀氀 搀攀 䌀椀渀攀洀愀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 䴀渀攀洀漀挀椀渀攀Ⰰ ㈀  㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䔀䐀䐀伀一Ⰰ 吀漀渀礀 ጀ†䤀洀愀最攀渀猀㨀 甀洀 昀氀甀砀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀椀最椀琀愀氀 挀爀椀愀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀椀最渀攀爀猀 最爀昀椀挀漀猀 ጀ†倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀渀攀洀漀挀椀渀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀搀漀眀渀氀漀愀搀猀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀栀琀琀瀀㨀⼀⼀昀漀琀漀⸀攀猀瀀洀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀漀ⴀ挀甀爀猀漀⼀洀攀猀琀爀攀猀ⴀ搀愀ⴀ昀漀琀漀最爀愀昀椀愀ⴀ栀攀渀爀椀ⴀ挀愀爀琀椀攀爀ⴀ戀爀攀猀猀漀渀⼀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀椀攀渀挀椀愀洀愀漀⸀甀猀瀀⸀戀爀⼀琀甀搀漀⼀攀砀椀戀椀爀⸀瀀栀瀀㼀洀椀搀椀愀㴀瀀洀搀☀挀漀搀㴀开瀀洀搀㈀  㔀开椀㐀  ㈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀