INSCRIÇÃO: 00395
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Logotipo e Manual de Identidade Visual Cria Amazônia
 
AUTORES: Gabriela Morgado Barata (Centro Universitário do Estado do Pará); Leandro Raphael Nascimento de Paula (Centro Universitário do Estado do Pará)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cobra, Cria Amazônia, Logotipo, Manual de Identidade Visual, Valor Compartilhado
 
RESUMO
A Cria Amazônia é uma empresa em processo de desenvolvimento de Belém que vai atuar na área de gestão de projetos e de criação de valor compartilhado. O trabalho, nesse contexto, tinha como desafio criar um logotipo para a empresa e um manual de identidade visual para orientar sua utilização. Para tanto, com inspiração na Arte Marajoara, buscou-se agregar os valores e a essência da marca ao desenvolvimento de um design coerente, esteticamente bonito e único. O paper, por fim, apresenta o processo de pesquisa, criação e apresentação do produto que teve como elemento principal a utilização da cobra, um dos animais na manifestação artística escolhida.
 
INTRODUÇÃO
Ao longo do tempo, a forma de interação entre as empresas e as pessoas foi se transformando. Com o crescimento das discussões de temas como sustentabilidade, representatividade e minorias sociais, estamos vivemos em um momento cada vez maior da valorização de marcas que tenham na sua essência a preocupação com o desenvolvimento mais justo da sociedade. Nesse contexto de novas formas de se pensar, construir ou até reconfigurar estruturas de empresas já consolidadas, está inserido a proposta do valor compartilhado, que acredita que As empresas podem criar valor econômico por meio da criação de valor social. Existem três caminhos distintos para fazer isso: reconcebendo produtos e mercados, redefinindo a produtividade na cadeia de valor e construindo aglomerados industriais que forneçam suporte ao local da empresa. Cada um deles é parte do círculo virtuoso do valor compartilhado; melhorar o valor em uma área dá origem a oportunidades nas outras [tradução nossa] (PORTER; KRAMER, 2018, p.3). Percebendo essa tendência da sociedade e o potencial grande da região Norte, a Cria Amazônia é uma empresa de Belém que está em processo de criação e desenvolvimento. Idealizada por Fransuze de Oliveira, a empresa surge a partir da oportunidade do mercado de um ramo ainda pouco explorado localmente, prezando pela sua ligação a com a cultura local e a preocupação em desenvolver a região de forma responsável (OLIVEIRA, 2018). Assim, com uma equipe multidisciplinar, a empresa tem como objetivo conectar parceiros e identificar necessidades e oportunidades de negócios para realizar projetos e ações de criação de valor compartilhado. Considerando isso, este trabalho, inscrito na categoria de design gráfico do Expocom de 2018, tinha o desafio de apresentar o conceito e a criação do logotipo e do manual de identidade visual da empresa Cria Amazônia. Já o desenvolvimento dos produtos aconteceu na disciplina de Direção de Arte e tinha como objetivo fazer algo atraente e representativo.
 
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo explanar as fases de pesquisa, criação, planejamento e execução que possibilitaram a formação do logotipo e do manual de identidade visual para a Empresa Cria Amazônia. O logotipo, por sua vez, foi construído com o objetivo de ser um símbolo forte, criativo e representativo que gere um fácil reconhecimento da empresa através dele. Já o manual, tem como objetivo guiar a utilização do logotipo em diferentes aplicações, garantindo a utilização correta e a consolidação da imagem da marca.
 
JUSTIFICATIVA
A criação de uma identidade visual para uma marca envolve um processo de materialização dos valores intangíveis presentes na sua identidade conceitual, além disso, toda identidade visual tem a função de identificar, diferenciar, associar e reforçar uma marca (VÁSQUEZ, 2018). Levando isso em consideração, todo símbolo e sistemas de signos escolhidos para representar aquela empresa precisam coexistir de forma harmônica, complementar e única à imagem e a proposta da instituição que está por trás. Assim, levando em consideração a marca Cria Amazônia, desde o seu nome, ela tem como essência valorizar e difundir conhecimentos da Amazônia. A sua ligação com a cultura local, só reforça a ideia de que Uma vez que atualmente a disseminação de práticas, comportamentos, produtos e marcas é muito rápida e não conhece fronteiras, observa-se que determinados grupos sociais sentem a necessidade de acentuar o local, o regional, como marca de identidade, buscando justamente uma diferenciação no mundo globalizado. (SHAAN, 2007, p. 114) Desse jeito, principal referência utilizada para o desenvolvimento do logotipo foi a arte marajoara, especificamente, as suas representações da cobra, que "(...) são representadas, como outros animais, de maneira naturalista e também de maneira gráfica, pictória, metonímica, por meio da reprodução de suas partes: corpo, rabo, cabeça, pele" (SHAAN, 2007, p. 105). Assim, além da questão estética, essa opção foi feita devido ao significado e a força desse elemento para a cultura e a história locais e, consequentemente, ela está de acordo com os valores da empresa. Além disso, ainda segundo Shaan (2007, p. 105), acredita-se que "Essa ubiquidade da representação de cobras nos indica que esse ser era muito importante para aquelas populações, provavelmente uma personagem relacionada à história cultural do grupo, à sua formação, surgimento, ao início dos tempos". Com isso, outros valores da marca relacionados à criatividade e à inovação podem ser relacionados à simbologia da cobra. Considerando então a questão cultural e a cobra como algo relacionado à criação, formação e surgimento, a identidade visual da marca foi sendo construída de acordo com os valores da Cria Amazônia. Assim, reiterando a importância da relação entre o conceito e o design da marca.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Após várias aulas expositivas que trataram sobre os temas ligados às competências necessárias para o desenvolvimento de uma marca e de um manual de identidade visual, foi solicitado, como parte da avaliação da disciplina de Direção de Arte, a criação de um logotipo e o seu manual de identidade visual. Então, como a marca Cria Amazônia é uma empresa nova que ainda está em processo de desenvolvimento e não possuía nenhuma identidade visual, ela foi escolhida como cliente deste trabalho específico. Depois do contato inicial e a confirmação do interesse pela execução do trabalho, uma reunião com Fransuze de Oliveira, idealizadora e dona da empresa, foi marcada para que um briefing fosse produzido. A partir desse encontro e das informações obtidas nele, foi possível ter um panorama mais geral da marca, das suas necessidades e dos seus valores. Em seguida, foi feito um processo de pesquisa que tinha dois principais objetivos: entender melhor o ramo de atuação da Cria Amazônia e, posteriormente, buscar referências que pudessem servir como base para o desenvolvimento da identidade visual. Assim, inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica em meio eletrônico, principalmente, de conteúdos relacionados à ideia de valor compartilhado e outras empresas que atuavam de forma semelhante. Após esse momento, iniciou-se as pesquisas mais voltadas para a parte de design. Com isso, várias marcas ligadas ao ramo de tecnologia, inovação e valor compartilhado foram vistas com o objetivo de se ter uma noção de como esse tipo de segmento vem sendo representado. Ao mesmo tempo, símbolos que representassem a cultura local e pudessem ter alguma ligação com a empresa começaram também a ser pensados e pesquisados. Outro fator importante durante o processo foi a análise empírica. Afinal, foi a partir do contato anterior com a disciplina de História da Arte em que o assunto sobre Arte Marajoara foi ministrado e outras experiências pessoais com o assunto que surgiu a ideia de usar os grafismos marajoaras como principal inspiração para o logotipo. Com essa parte inicial concluída, foi possível fazer um quadro de referência que serviu de base para o desenvolvimento da identidade visual. Com isso concluído, foram feitos vários rascunhos manualmente que serviram como esboço do produto antes da utilização de softwares de criação. Depois, com a ideia definida e os rascunhos feitos, foi utilizado o programa Adobe Illustrator para o desenvolvimento do logotipo vetorizado, a partir da modificação de uma tipografia já existente, e do manual de identidade visual. Em relação ao manual, foi utilizado uma fotografia autoral e um modelo da internet para aplicação de mockup. No caso da fotografia, o programa de edição usado foi o Adobe Lightroom e os equipamentos para a produção foram a câmera Canon 6D e a lente 50mm f/1.8.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Para representar a empresa Cria Amazônia, como já dito anteriormente, a principal referência foi a Arte Marajoara. A marca é composta por uma tipografia expressiva (SALTZ, 2010) que contem elementos que fazem referência a grafismos marajoaras. Sua principal utilização é no fundo branco e suas cores institucionais são a PANTONE P 49-16 C (detalhes vermelhos) e PANTONE 19-4008 TCX Meteorite (cinza). Se analisada de forma separada, é possível perceber os símbolos que constituem o logotipo. As letras "Cr" representam o corpo de uma cobra; a letra "i", assim como simboliza a cabeça da cobra, simboliza também as 3 competências necessárias para uma estratégia de valor compartilhado (desafios e oportunidades, competências essenciais e necessidades); por último, a letra "a", além de traços característicos do grafismo marajoara, simboliza uma oca. Além do fundo branco, a marca pode ser aplicada, como segunda opção no fundo vermelho e, como terceira, no fundo cinza. Além dessas variações e das versões positiva e negativa, a marca não deve sofrer alteração nenhuma de cor. Outras proibições estão relacionadas à distorção da imagem ou à mudança de algum elemento do design. O manual de identidade visual, por sua vez, tem 18 páginas, foi feito apenas na versão digital e apresenta algumas noções básicas para a utilização do logotipo nos materiais de divulgação. Tirando a folha inicial, ele é divido nas seguintes seções: Sumário, conceito, alfabeto institucional, paleta de cores, apoio gráfico, versão principal, versão reduzida, versões monocromáticas, outros fundos, fundos inconstantes, área de proteção, proibições, redução máxima e exemplos de aplicações.
 
CONSIDERAÇÕES
A principal dificuldade encontrada em relacionar uma marca local com elementos da cultura amazônica, mais especificamente à arte Marajoara, foi construir uma representação que não se apresentasse de forma estereotipada. A leitura e o estudo de artigos relacionados ao tema, então, foram essenciais para que se pudesse criar um logotipo que não utilizasse os grafismos inspirados nessa arte apenas de forma meramente decorativa. Um dos pontos mais positivos do trabalho, aliás, foi o fato dele ter proporcionado conhecimentos sobre esse tema. Afinal, mesmo sendo algo que faz parte da nossa origem e da nossa cultura, é conhecido de forma muito superficial e, desse jeito, acaba não recebendo o devido valor e reconhecimento em relação à sua complexidade e à sua beleza. Além disso, a importância da criação da identidade visual de uma marca só foi se reafirmando ao longo do trabalho e o manual, nesse sentido, é essencial para a garantir a integridade da mensagem que se procura passar. Nesse processo, a parte de abstração dos valores da Cria Amazônia e a transformação deles em representações foi, ao mesmo tempo, interessante e bastante desafiador, mas foi a partir dessa experiência que foi percebido a importância de se pensar criticamente na semiótica dos signos para se criar um símbolo que transcende o acaso. Em relação aos objetivos inicialmente propostos, o trabalho e o resultado final foram gratificantes, principalmente, por estarem relacionados à valorização da cultura amazônica e a uma empresa que se se propõe, por meio da criação de valor compartilhado, a desenvolver a sociedade local. Por fim, a marca foi aprovada e recebida de forma positiva pela cliente.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
OLIVEIRA, Fransuze. Briefing Cria Amazônia. Entrevista concedida à autora. CESUPA, Belém, 9 de abril de 2018.

PORTER, M; KRAMER, M. The Big Idea: Creating Shared Value. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2018

SALTZ, Ina. Design e Tipografia: 100 Fundamentos do Design com Tipos. Tradução: Luciano Cardinali. São Paulo: Blucher, 2010.

SCHAAN, Denise Pahl. A arte da cerâmica marajoara: encontros entre o passado e o presente. Disponível em: