INSCRIÇÃO: 00396
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP02
 
TÍTULO: Festival do Folclore de Curuçá: valorizando o povo e a cultura popular paraense
 
AUTORES: MARCIA DA COSTA LAGO (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO); jacyele sousa carvalho (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO); Enderson Geraldo de Souza Oliveira (FACULDADE PARAENSE DE ENSINO)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cultura , Festival, Campanha, Promocional , Curuçá
 
RESUMO
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OBJETIVO
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
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A cidade estende-se por 672,7 km² e possui, de acordo com o último censo (2010), 34 490 habitantes. Vizinha dos municípios de Marapanim, São João da Ponta e Magalhães Barata. Os habitantes chamam-se curuçaenses. O nome Curuçá é originário da língua Tupi e que em Português significa Cruz, Segundo o Historiador Paulo Henrique caracteriza-se pelo nome como "lugar em que há seixos ou cascalhos". Porém ao longo de sua constituição a cidade, então elevada à categoria de Vila, já chamou-se Vila Nova D'EL-Rei em 1757. Segundo o historiador de Curuçá Paulo Henrique Ferreira, em entrevista cedida, o Festival do Folclore é um evento cultural realizado desde 1977 em na cidade, localizada no nordeste paraense. Ao longo de seus 40 anos, o festival tornou-se a maior manifestação cultural do município, incentivando e valorizando a cultura do povo. Sua primeira versão aconteceu sob a gestão do ex-prefeito Manoel Paulo Ferreira dos Santos, com a participação do CRUTAC (projeto de Capacitação Rural da Universidade Federal do Pará (UFPA)), igreja católica e comunidade em geral. Realiza-se no Bosque da Igualdade. Partindo disto e das análises aqui já citadas, inclusive de falhas na comunicação do evento, elaboramos então a seguinte proposta de campanha: #Briefing: - Objeto de estudo: Festival do Folclore de Curuçá. - Objetivo da campanha: aumentar a visibilidade do evento, com ações de publicidade e propaganda para a 42ª edição do festival no ano de 2018. - Descrição do evento: O evento de forte expressão da cultura popular do Estado ocorre na cidade de Curuçá há 40 anos, nele acontecem manifestações artísticas culturais como danças, músicas, artesanato e apresentação da culinária local. - Situação de mercado: o festival é um símbolo para a cidade tanto no valor cultural como econômico, ele está inserido no chamado "capitalismo industrial imaterial". - Concorrentes: o que identificamos como concorrentes, relaciona-se ao período que ocorre o evento. O mês de julho que é quando ocorre o evento, por ser o mês de férias escolares, por um lado é positivo, pois, ocorre um grande deslocamento de turistas para o interior de Estado. Por outro acontece nesse período, vários atrativos ao mesmo tempo como praias, balneário e outros festivais. E com isso pode mudar o foco do festival. - Posicionamento: tornar o festival uma referência de manifestação da cultura popular do nordeste paraense e que Curuçá possa ser reconhecida como a "Terra do Folclore" pelo público alvo. - Público alvo: Turistas de 18 a 60 anos de classe B, C e D moradores de centros urbanos e rurais. - Objetivo de marketing: Dar visibilidade para o evento e consequentemente aumente a quantidade de público no evento e na cidade em geral, além de fidelizar esse público para que possa criar-se uma agenda anual para o evento. - Slogan: O valor da cultura na Terra do Folclore. - Cores principais a serem utilizadas: Verde; Amarelo; Azul. Estas cores foram escolhidas especialmente por representarem as cores da bandeira de Curuçá Através das pesquisas realizadas ao longo do trabalho iniciamos o processo de criação das peças, que são: >>> Criação da logo: Todos os elementos da logo foram pensados de forma a representar o que o evento apresenta que é a cultura popular típica do nordeste paraense e também com elementos extraídos de algumas características da cidade (Ver no Anexo 1 o Logo criado) >>> Redes Sociais- Página do Facebook e Perfil no Instragram Objetivo: promover maior interação do festival e da cidade com o público, visto que este não reside no município, publicando e compartilhando conteúdos relacionados ao evento, à cidade e à cultura popular do Estado.Período de veiculação 2 meses antes do evento (Ver no Anexo 2 prints do facebook e Instagram) >>> Outdoor Objetivo: atrair a atenção do público implantando as peças de maneira estratégica em rotas de acesso à região nordeste e na capital Belém. Serão colocados em locais de grande circulação de pessoas, como a entrada e saída de Belém, visto que acontece uma grande circulação de turista para o interior do estado nesse local. O outdoor é uma peça de visualização rápida por isso deve ser feito com uma linguagem simples, direta e objetiva.(Ver no Anexo 3 as imagens dos Outdoors) Ao todo serão implantados 05 outdoors: 01 na entrada de Belém, outro na saída, na rodovia BR 316; 01 na entrada da cidade de Castanhal (principal acesso à PA 136 que leva ao município de Curuçá); 01 no trecho que dividi as rotas de acesso à Curuçá e Marapanim, conhecido como "trevo"; e 01 na entrada da cidade de Curuçá Período de veiculação: 1mês que antecede o evento >>> Rádio - Objetivo: Atrair visitantes para o evento e para a visita nas redes sociais do festival, O rádio ainda é muito utilizado no interior do Estado e também na capital, sendo assim um interessante veículo para anúncios publicitários. Visto que é um meio de comunicação barato comparado a outros meios como a TV, e pode ser um importante instrumento para a divulgação do evento, desta maneira o spot seria criado com o intuito de informar sobre o festival e convidar o ouvinte para conhecê-lo e prestigiá-lo pessoalmente e virtualmente. Para tal usaremos uma rádio de Belém: Metropolitana FM, uma rádio de Marapanim: Carimbó FM e duas rádios de Curuçá: Curuçá FM e Mangue FM (Ver no Anexo 4 o roteiro do Spot criado) Período de veiculação: 1mês que antecede o evento - Matéria sobre o evento em revista segmentada (Ver no anexo 5 o modelo de publicação na revista) Objetivo: falar sobre o festival para as diversas faixas etárias do público almejado uma linguagem prática e de fácil compreensão. A revista é encartada mensalmente em O Liberal, (jornal de circulação diária no estado do Pará) e também possui sua versão online. A Amazônia Viva é uma produção da RM Graph patrocinada pela empresa mineradora Vale e tem como seguimento falar sobre eventos, tradições e responsabilidade social que ocorrem dentro do Estado do Pará e Amazônia, ou seja, está diretamente relacionada às questões culturais do nosso Estado. Com isso, acreditamos que é uma boa mídia para veicular o festival, visando atingir o público da capital e outras cidades do Pará. Na matéria estará presentes informações sobre a história do evento, o que acontece no evento, suas apresentações artísticas e culturais, gastronomia, artesanato, música representando a força cultural presente na região do nordeste paraense. Também estariam presentes informações sobre a cidade e seus atrativos turísticos fazendo também uma análise sobre economia da cultura e o conceito de cidades criativas inseridas no contexto da cidade e do festival, mostrando que o povo curuçaense possui grande e a mais importante participação dentro de todo o processo de captação de recursos para a realização do evento e na preparação da cidade para receber os turistas. - Período de veiculação: mês que antecede o evento. A campanha total, levando em conta estas ações e sem entrar em detalhes por conta do espaço desta publicação, custaria em torno de R$ 4.195,00.਀
 
CONSIDERAÇÕES
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