ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00420</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Habum</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jackeline Corrêa de Oliveira Lima (Faculdade Martha Falcão | Wyden); Iris Brasil de Araujo (Faculdade Martha Falcão | Wyden); Raphael Bonini Alves (Faculdade Martha Falcão | Wyden); Erison Pantoja Martins (Faculdade Martha Falcão | Wyden); Suammy Saiury Martins Macedo (Faculdade Martha Falcão | Wyden)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;globalização, Eunuquis, radionovela, comunicação, Manaus</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esta edição única e autoral do podcast "Habum", inspirado nas radionovelas brasileiras, fala sobre o romance internacional entre o desenhista maranhense Eunuquis Aguiar e sua atual esposa, Malika Dahil, que nasceu no Marrocos e veio ao Brasil para se casar com ele, em uma história curiosa. O produto final integrou a declaração do personagem à elementos narrativos ficcionais feitos pelos próprios alunos, a fim de estimular o dinamismo e a criatividade como estratégia para manter a atenção do público ouvinte, já que o formato escolhido não dispõe de outros recursos de mídia. Além disso, o presente paper traz, de forma breve, uma reflexão sobre os impactos da globalização, desigualdades e respeito às diferenças culturais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper trata-se de uma radionovela cuja finalidade é expor os processos de comunicação permitidos pela tecnologia e como ela consegue permitir a exploração e quebra de barreiras geográficas e culturais. Desde a criação do primeiro computador, em 1946, houve uma evolução constante da tecnologia e da forma de comunicação, até que a invenção da internet levou à uma explosão de informações e de interação entre os seus usuários. Com a popularização da invenção, os antigos meios de comunicação como o rádio e o jornal impresso tiveram uma significativa perda de público. Por isso, em uma tentativa de se adequar a uma nova realidade, e conseguir atrair novamente a atenção do público, muitos veículos de comunicação tiveram que passar por mudanças perceptíveis em seus formatos originais para conseguir competir com as tecnologias emergentes. O podcast sobre a história de amor dos quadrinistas nos proporcionou uma nova visão em relação à prática de respeito às diferenças, ao papel da Internet como meio de comunicação sem fronteiras e à necessidade das pessoas de quebrarem os paradigmas para fomentar a interação. Dessa maneira, entender que muitas vezes o amor vence barreiras de distância, culturais e línguas diferentes, podendo fazer com que possamos ter uma visão maior sobre o quão bom é lutarmos pelas coisas e não desistir daquilo que nos faz bem. "Habum" além de ser uma história real de persistência, é desenvolvida em dois espaços que buscam visibilidade e são pouco explorados no Brasil, especificamente na região Norte: o rádio e o movimento artístico.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo geral é apresentar as diferentes formas de utilização dos recursos radiofônicos a fim de transmitir uma mensagem com uma mistura entre real e características ficcionais, com a adaptação de uma história do cotidiano contada através das possibilidades deste meio de comunicação de massa, o rádio, em uma tentativa de entreter usando as sonoridades relatadas e produzidas. Os objetivos específicos são resgatar e explorar a essência das radionovelas e do gênero dramático ou ficcional, que ainda é pouco utilizado e reconhecido no Brasil, e usar o texto, voz, música e silêncio para causar no ouvinte o sentimento de aproximação e empatia com a história contada. Somado a isso, busca-se a conscientização sobre respeito cultural e sobre os impactos que podem ser causados pela globalização.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho busca chamar a atenção para essa forma de comunicação sonora, uma vez que a audição tem uma característica muito importante: o desenvolvimento da imaginação. O poder do rádio reside no modo de manter a atenção do ouvinte, e através dessa percepção, poder levá-lo a um nível de concentração elevada que estimula a criatividade e o pensamento para assim, ter a capacidade suficiente de entender a mensagem. Segundo o autor Arturo Merayo Pérez (apud MENDES REIS, 2012, p2), os elementos sonoros aplicados no rádio são fundamentais na ajuda da transmissão da mensagem de forma efetiva. Apesar de ser uma forma de comunicação antiga e que surgiu no Brasil, o rádio não é discutido e nem explorado no País. Em sua maioria, os formatos aplicados nesse meio seguem do mesmo padrão, sempre buscando atrair mais público, mas deixando de lado a criatividade e a verdadeira essência para produzir algo "novo" e fora do senso comum atual. Para Eduardo Vicente, autor de Gêneros e formatos radiofônicos (2004), apesar do gênero dramático ou ficcional possuir baixa popularidade, ele tem extrema importância. "Embora seja pouco usado no rádio brasileiro atual, é um gênero extremamente importante, desafiador e extremamente útil para a expressão de indivíduos e comunidades" (VICENTE, 2004, p.3). Ademais, isso mostra que, apesar de ser uma das primeiras formas de comunicação de entretenimento nascida na primeira metade século XX, no Brasil, as produções radiofônicas ainda são atuais, e hoje continuam sendo utilizadas como alternativa de lazer e reflexão, alcançando toda faixa-etária e diferentes públicos. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016 (PBM 2016) divulgada pelo Governo Federal, há uma predominância do público masculino como ouvinte, e apesar de atingir todas as faixas etárias, as idades predominantes são de pessoas entre 35 a 44 anos, e idosos com idade superior a 65 anos. Tendo isso em vista, percebe-se que os meios de comunicação estão inseridos no universo digital da atualidade, cuja tecnologia dominante condiciona, atrai e tem a preferência da massa, por apresentar produtos que remetem a atenção para o sentido da visão, embora o som esteja presente, seja parte integrante, mas a supremacia ainda é daquilo que pode ser visto. Por isso, a criação deste produto radiofônico buscou redirecionar o pensamento dos autores às alternativas de produção por meio dos meios comunicacionais, sendo eleito, desse modo, o rádio para apresentar aos acadêmicos participantes do encontro, essa forma antiga, mas renovada e efetivamente satisfatória na transmissão da mensagem.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O podcast "Habum", que significa amor em árabe, teve seu processo iniciado em outubro de 2017, com a disciplina 'Radiojornalismo', ministrada pelo Profº. MSc. Raphael Bonini, na Faculdade Martha Falcão | Wyden. Tendo como tema o romance entre os desenhistas Eunuquis Aguiar e Malika Dahil, o grupo realizou entrevistas presenciais no laboratório de rádio da faculdade com o microfone condensador, visando a uma maior qualidade sonora, buscando compreender e relatar o processo de relacionamento do casal. A edição do material foi feita pelos próprios autores deste trabalho. Como o som é o único elemento de contato entre a rádio e o ouvinte, foram inseridas as interpretações da história através de roteiro, e também, o uso de elementos da linguagem radiofônica para o receptor conseguir compreender e interpretar a mensagem auditiva. O resultado foi um áudio de 9'35" apresentado em sala de aula. Os personagens foram divididos em Eunuquis, Malika, amiga de Eunuquis e narrador, cujas vozes foram interpretadas por Erison Martins, Suammy Saiury, Jackeline Lima e Iris Brasil, respectivamente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a seleção dos personagens do produto em áudio, a ideia era uma história única, que envolvesse o cenário amazonense e abordasse temas não comentados com tanta frequência, pois vimos uma oportunidade de trazer visibilidade tanto para esse meio de comunicação quanto para questões artísticas, já que ambos são de suma importância para a sociedade. Não obstante, também queríamos ajudar de alguma forma o cenário amazonense a conhecer e se interessar por tais fatores, mostrar o ramo de possibilidade existentes e como explorá-las.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Quando adentramos nessa história, decidimos usá-la não só pelos propósitos citados acima, mas também, para espalhar a mensagem de tolerância religiosa e respeito cultural. Em meio a tanto caos no mundo, onde pessoas estão semeando cada vez mais o ódio às diferenças, o podcast "Habum" se torna um ato de propagação da esperança. Como na história narrada, percebemos que a aproximação feita pela tecnologia nos tornou uma nova Pangeia ficcional, acentuando seu uso para uma coletividade, distorção da realidade ou a troca de conhecimento. A confecção do produto causou empatia nos envolvidos, ajudando o lado humanitário do rádio.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">FERRARETO, Luiz Arthur e KLOCKNER, Luciano. E o rádio? Novos horizontes midiáticos. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2010. <br><br>MELLO VIANNA, G. V. G. Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo. Galaxia (São Paulo, Online), n. 27, p. 227-240, jun. 2014. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014115683> Acesso em 15 de abril de 2018.<br><br>MENDES REIS, Ana Isabel Crispim. Os recursos expressivos da linguagem radiofónica nas cibernotícias das rádios portuguesas. 2012<br><br>VICENTE, Eduardo. Gêneros e formatos radiofônicos . São Paulo: Ed. USP, 2004.<br><br>GOVERNO FEDERAL. Pesquisa Brasileira de Mídia 2016. Disponível em: <http://pesquisademidia.gov.br/files/E-Book_PBM_2016.pdf> Acesso em 15 de abril de 2018<br><br> </td></tr></table></body></html>