INSCRIÇÃO: 00431
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP12
 
TÍTULO: Tráfico de Pessoas na Amazônia Brasileira - Seres Humanos como Mercadoria
 
AUTORES: Matheus Aquino de Morais (Faculdade Martha Falcão | Wyden); Heloane Passos Bentes (Faculdade Martha Falcão | Wyden); Abraão Lucas da Silva Neves (Faculdade Martha Falcão | Wyden); Susy Elaine da Costa Freitas (Faculdade Martha Falcão | Wyden)
 
PALAVRAS-CHAVE: Ethos discursivo, Tráfico de pessoas, United Nations Office on Drugs and Crime, Coração azul, Amazônia brasileira
 
RESUMO
O presente paper se volta para apresentar uma produção avulsa para mídia digital de alerta sobre o crescente número de pessoas traficadas na Amazônia, sendo a maioria mulheres em busca de uma oportunidade, induzidas por falsas promessas de trabalho. O objetivo é expor a gravidade desta situação, que acontece com muito mais frequência do que imaginamos, com uma peça publicitária para o meio digital. A produção da peça foi baseada nos conceitos de ethos discursivo, trabalhado na disciplina Análise do Discurso, além dos conteúdos referentes à disciplina de Criação Publicitária para trazer ao público uma reflexão sobre este assunto e mostrar o compromisso em que a United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) tem para combater esse crime, sendo idealizado no contexto da campanha Coração Azul, sobre o tráfico de humanos.
 
INTRODUÇÃO
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo ser humano tem direito à segurança pessoal, à liberdade e à vida. A partir disso, o paper objetiva mostrar a peça avulsa para mídia digital “Não é assim que seres humanos devem ser vistos”, relacionada à campanha Coração Azul, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). ਀䄀 䌀漀爀愀漀 䄀稀甀氀 昀漀挀愀 渀漀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 洀甀渀搀漀 椀渀琀攀椀爀漀Ⰰ 洀愀猀 愀 瀀攀愀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀  瘀漀氀琀愀搀愀  䄀洀愀稀渀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 伀 洀漀琀椀瘀漀  焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 伀氀椀瘀愀爀 ⠀㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀㄀㔀㐀⤀Ⰰ 漀 渀漀爀琀攀 攀 渀漀爀搀攀猀琀攀 愀洀愀稀渀椀挀漀 猀漀 爀漀琀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀 搀攀猀猀攀 挀爀椀洀攀⸀ 伀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀  漀 ਀爀攀挀爀甀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀攀爀渀挀椀愀Ⰰ 愀氀漀樀愀洀攀渀琀漀 漀甀 愀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 爀攀挀漀爀爀攀渀搀漀  愀洀攀愀愀 漀甀 甀猀漀 搀愀 昀漀爀愀 漀甀 愀 漀甀琀爀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀愀漀Ⰰ 愀漀 爀愀瀀琀漀Ⰰ  昀爀愀甀搀攀Ⰰ 愀漀 攀渀最愀渀漀Ⰰ 愀漀 愀戀甀猀漀 搀攀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀 漀甀  猀椀琀甀愀漀 搀攀 瘀甀氀渀攀爀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 漀甀  攀渀琀爀攀最愀 漀甀 愀挀攀椀琀愀漀 搀攀 瀀愀最愀洀攀渀琀漀猀 漀甀 戀攀渀攀昀挀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀戀琀攀爀 漀 挀漀渀猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 焀甀攀 琀攀渀栀愀 愀甀琀漀爀椀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 漀甀琀爀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀椀渀猀 搀攀 攀砀瀀氀漀爀愀漀⸀ ⠀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ 㔀㔀⤀ ਀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 䌀漀爀愀漀 䄀稀甀氀  甀洀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀愀 唀一伀䐀䌀 瀀愀爀愀 ᰀ氠甀琀愀爀 挀漀渀琀爀愀 漀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 猀攀甀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀ᴀ†⠀唀一伀䐀䌀Ⰰ 漀渀氀椀渀攀⤀⸀ 吀愀洀戀洀 戀甀猀挀愀 攀渀挀漀爀愀樀愀爀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 攀洀 洀愀猀猀愀 攀 猀攀爀瘀椀爀 搀攀 椀渀猀瀀椀爀愀漀 瀀愀爀愀 洀攀搀椀搀愀猀 焀甀攀 愀樀甀搀攀洀 愀 愀猀猀漀氀愀爀 漀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䘀漀椀 挀爀椀愀搀愀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀 搀攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀 甀猀愀渀搀漀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ A peça publicitária foi desenvolvida no primeiro semestre de 2017 como trabalho conjunto das disciplinas Análise do Discurso e Criação Publicitária no curso de Publicidade e Propaganda. Para melhor compreensão da ideia central, utilizou-se o conceito de ethos discursivo, do teórico Dominique Maingueneau. Segundo ele, ethos é “a ideia de que, ao falar, um locutor ativa em seus destinatários uma certa representação de si mesmo, procurando controlá-la” (MAINGUENEAU, 2008, p. 12). Assim, objetivamos trazer uma nova perspectiva que se deve dar a essa situação, unindo a base teórica e técnica na produção.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀攀 瀀愀瀀攀爀  攀砀瀀漀爀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀漀 琀攀洀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 愀琀 愀 攀砀椀戀椀漀 搀漀 戀愀渀渀攀爀 搀椀最椀琀愀氀 ᰀ丠漀  愀猀猀椀洀 焀甀攀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀猀ᴀ⸠ 䈀甀猀挀愀ⴀ猀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀瘀攀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 攀 搀愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 焀甀攀 挀愀搀愀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 琀攀洀 瀀愀爀愀 挀漀洀戀愀琀攀爀 攀猀猀攀 洀愀氀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 䌀漀爀愀漀 䄀稀甀氀Ⰰ 搀漀 䔀猀挀爀椀琀爀椀漀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 䐀爀漀最愀猀 攀 䌀爀椀洀攀 ⠀唀一伀䐀䌀⤀⸀ Dessa forma, os objetivos secundários são a apreensão dos conceitos vistos em sala de aula na disciplina de Análise do Discurso, assim como a consolidação de conhecimentos acerca da produção para ambiente digital na disciplina de Criação Publicitária.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀爀椀愀漀 搀愀 瀀攀愀 ᰀ丠漀  愀猀猀椀洀 焀甀攀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀猀ᴀ†漀挀漀爀爀攀甀 搀攀瘀椀搀漀  漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀漀洀漀瘀椀搀愀 瀀攀氀愀 唀一伀䐀䌀 焀甀攀 愀戀漀爀搀愀 漀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 倀愀爀琀椀渀搀漀 搀愀 椀搀攀椀愀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 猀甀爀最椀甀 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀 挀漀洀 愀 昀甀渀漀 搀攀 愀氀攀爀琀愀爀 攀 最攀爀愀爀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 爀攀昀漀爀愀爀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀爀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 琀攀洀 瀀愀爀愀 挀漀洀 漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀⸀ 䨀甀猀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 猀甀瀀漀爀琀攀 搀椀最椀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀愀 瀀漀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 猀攀爀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 最爀甀瀀漀猀 洀愀椀猀 瘀甀氀渀攀爀瘀攀椀猀 愀漀 挀爀椀洀攀㨀 ਀䄀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 漀猀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 攀 愀猀 琀爀愀瘀攀猀琀椀猀 猀漀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 愀氀瘀漀猀 搀漀 挀爀椀洀攀 搀攀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 瀀爀琀椀挀愀 琀攀洀 瀀漀爀 昀椀洀 愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 猀攀砀甀愀氀⸀ 䔀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 搀漀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀猀 瘀琀椀洀愀猀 琀洀 攀洀 挀漀洀甀洀 漀 昀愀琀漀 搀攀 猀攀爀攀洀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 搀攀 戀愀椀砀愀 爀攀渀搀愀Ⰰ 瀀漀甀挀愀 攀猀挀漀氀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀洀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 渀攀洀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 洀攀氀栀漀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀 攀 瀀爀漀瘀攀渀椀攀渀琀攀猀 搀攀 氀甀最愀爀攀猀 攀 搀攀 爀攀最椀攀猀 瀀漀戀爀攀猀⸀ ⠀䈀刀䄀匀䤀䰀Ⰰ ㈀ ㄀ Ⰰ 瀀⸀ ㈀㌀⤀ ਀一愀 䄀洀愀稀渀椀愀Ⰰ 猀漀 瘀爀椀漀猀 漀猀 挀愀猀漀猀 焀甀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀洀 漀 爀攀挀漀爀琀攀 最攀漀最爀昀椀挀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀愀⸀ 䌀漀洀 愀 昀愀氀猀愀 瀀爀漀洀攀猀猀愀 搀攀 攀洀瀀爀攀最漀猀Ⰰ 戀漀渀猀 猀愀氀爀椀漀猀 攀 漀甀琀爀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀Ⰰ 挀爀椀洀椀渀漀猀漀猀 攀渀最愀渀愀洀 瘀琀椀洀愀猀 攀 猀漀 昀漀挀漀 搀攀 漀瀀攀爀愀攀猀 挀漀洀漀 愀 ᰀ匠愀氀瘀攀 䨀漀爀最攀ᴀⰠ 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 倀漀氀挀椀愀 䘀攀搀攀爀愀氀 攀洀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀 愀漀 搀攀猀愀爀琀椀挀甀氀漀甀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀爀椀洀椀渀漀猀愀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 挀漀洀 琀爀昀椀挀漀 攀 ᰀ猠攀最甀渀搀漀 愀 倀䘀Ⰰ 愀猀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀攀猀 椀渀搀椀挀愀爀愀洀 焀甀攀 漀 最爀甀瀀漀 挀爀椀洀椀渀漀猀漀 瀀氀愀渀攀樀愀瘀愀 氀攀瘀愀爀 樀漀瘀攀渀猀 愀洀愀稀漀渀攀渀猀攀猀  䌀漀爀攀椀愀 搀漀 匀甀氀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀 搀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 猀攀砀甀愀氀ᴀ†⠀䜀㄀Ⰰ 漀渀氀椀渀攀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀⸀ Como estratégia para lançar um olhar diferenciado sobre o tema, optou-se aliar o estudo do ethos discursivo como elemento adicional aos processos de criação. Sua principal função foi de ajudar a pensar como mostrar o comprometimento do UNODC com o tema e sua autoridade simbólica ao abordá-lo, pautando a sociedade, uma vez que o ethos se relaciona diretamente a esse tipo de construção:਀ Os antigos designavam pelo termo ethos a construção de uma imagem de si destinada a garantir o sucesso do empreendimento oratório. Lembrando os componentes da antiga retórica, Roland Barthes define o ethos como “os traços de caráter que o orador deve mostrar ao auditório (pouco importando sua sinceridade) para causar boa impressão: é o seu jeito [...]. O orador enuncia uma informação e ao mesmo tempo diz: sou isto, não sou aquilo”. O autor retoma assim as idéias de Aristóteles, que afirmava em sua Retórica: “É [...] ao caráter moral que o discurso deve, eu diria, quase todo seu poder de persuasão”. (AMOSSY, 2005, p. 10)਀ A relevância de tratarmos esse assunto é mostrar que pessoas não podem ser vistas como mercadoria. Isso deve ser muito mais discutido nos dias atuais não só pelo fato de existir o tráfico humano, mas por conta das muitas outras situações inaceitáveis que seres humanos sofrem a partir da ignorância quanto aos direitos humanos. A peça quer, a partir da construção publicitária, mostrar justamente isso: a igualdade que temos e que ninguém pode ser visto como um produto ou um objeto.਀伀 攀琀栀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀 搀愀 瀀攀愀 爀攀瘀攀氀愀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 攀洀 焀甀攀 愀 唀一伀䌀䐀 愀挀爀攀搀椀琀愀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 爀攀昀漀爀愀爀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 氀愀爀最愀 攀猀挀愀氀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 甀猀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 洀愀猀猀椀瘀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 伀 䌀漀爀愀漀 䄀稀甀氀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 琀爀椀猀琀攀稀愀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀漀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 漀 甀猀漀 搀愀 挀漀爀 愀稀甀氀 搀愀猀 一愀攀猀 唀渀椀搀愀猀 琀愀洀戀洀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 搀愀 伀爀最愀渀椀稀愀漀 挀漀洀 愀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 攀猀猀攀 挀爀椀洀攀 焀甀攀 愀琀攀渀琀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 搀椀最渀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 甀猀漀 搀愀 挀漀爀 渀愀 瀀攀愀⸀  Uma vez que a Análise do Discurso explica que os elementos não verbais devem ser vistos em contexto com os verbais, a atenção pretendida na peça se volta para os recursos de linguagem empregados como um todo, como também se aprende nos preceitos da Criação Publicitária. Assim, justifica-se o uso de tais bases na busca de atingir o entendimento geral da mensagem. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀唀洀 搀漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 昀漀椀 挀爀椀愀爀 愀氀最漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 昀漀爀洀愀搀漀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 洀愀椀漀爀椀愀Ⰰ 瀀漀爀 樀漀瘀攀渀猀Ⰰ 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 最攀爀愀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀Ⰰ 琀愀洀戀洀Ⰰ 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 愀 琀漀搀漀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 䌀漀爀愀漀 䄀稀甀氀 挀漀洀漀 琀攀洀愀Ⰰ 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀漀猀 漀 焀甀攀 搀攀瘀愀洀漀猀 搀椀稀攀爀 攀 挀漀洀漀 搀攀瘀攀爀愀洀漀猀 搀椀稀攀爀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 昀甀攀猀 搀漀 攀琀栀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瘀椀猀琀漀 攀洀 愀甀氀愀⸀  Partindo disso, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o assunto tráfico humano e deduziu-se que, na grande maioria dos materiais lidos, foi ressaltada a importância dele e o fato de ser um crime muito mais próximo do que se imagina, como bem destaca Scacchetti et al. (2013). Por isso, a ideia principal foi escolher uma imagem de uma pessoa em posição de mercadoria com iluminação dramática e contrastante, uma forma simbológica de como são vistos esses humanos que sofrem com essa prática. Planejou-se, então, fazer uma fotografia autoral de uma pessoa seminua, para gerar a atenção inicial e guiar o receptor à leitura do texto exposto na fotografia, aliando os componentes verbais e não verbais para a construção do sentido da peça. ਀伀 椀渀琀甀椀琀漀 搀愀 瀀攀愀  最甀椀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀爀琀椀搀愀 攀Ⰰ 搀愀Ⰰ 氀攀瘀愀ⴀ氀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 愀渀甀渀挀椀漀 愀 甀洀愀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 攀 攀猀猀愀 愀漀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 爀攀昀氀椀琀愀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 攀氀攀 瀀漀搀攀 愀樀甀搀愀爀⸀ 一愀 瀀愀爀琀攀 愀爀琀猀琀椀挀愀 搀愀 瀀攀愀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀 昀漀椀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀猀猀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀 攀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 瘀愀稀椀漀⸀ 䄀 氀甀稀 搀攀 挀漀爀 瘀攀爀洀攀氀栀愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 漀 猀愀渀最甀攀Ⰰ 漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 猀漀 攀砀瀀漀猀琀愀猀 愀 椀猀猀漀 攀 愀 挀漀爀 愀稀甀氀Ⰰ 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀 愀 挀漀爀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 渀愀 焀甀愀氀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 琀爀椀猀琀攀稀愀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀漀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䄀 椀洀愀最攀洀 攀洀 最攀爀愀氀 氀攀洀戀爀愀 愀 椀渀猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀爀愀洀Ⰰ 瘀攀渀搀攀洀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀洀 漀甀琀爀漀猀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀⸀  ਀䐀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 瀀氀愀渀攀樀漀甀ⴀ猀攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 猀攀洀 猀攀爀椀昀愀Ⰰ 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 焀甀攀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀  愀猀猀漀挀椀愀搀愀  猀攀爀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 愀氀椀愀渀搀漀  瀀攀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀漀 瘀攀爀戀愀氀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀洀 渀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 攀氀攀  椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀搀漀㨀  Para que a mensagem seja completada, para que o enunciatário seja motivado a reconstruir o sentido, esse cenário deve estar intimamente relacionado ao universo de referências, traços e valores do seu interlocutor: sendo assim, as cores escolhidas, a modulação de voz, a linguagem dos gestos e olhares, o ambiente construído, os ritmos dos cortes das cenas, as relações intertextuais, enfim, os elementos que compõem a linguagem híbrida da publicidade, são planejados em termos de adequação ao público que se destina. (CASAQUI, 2003, p. 1)਀ Para essa elaboração da fotografia, foi utilizado uma câmera Cannon 5D com a lente 180mm. O local utilizado foi o estúdio de fotografia da Faculdade Martha Falcão/Wyden. Os softwares para edição de imagem e confecção da peça foram o Adobe Photoshop® e Adobe Illustrator. A produção toda ocorreu no primeiro semestre de 2017.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 琀攀洀 愀 搀椀洀攀渀猀漀 搀攀 ㄀    瀀砀 搀攀 氀愀爀最甀爀愀 瀀漀爀 ㄀    瀀砀 搀攀 愀氀琀甀爀愀 攀 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀漀 渀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 䜀䤀䘀 䄀渀椀洀愀搀漀Ⰰ 焀甀攀 㨀 [...] uma imagem que pode ser encontrado numa forma fixa ou numa forma animada, em loop infinito ou não. Na internet eles são usados em grande escala em sua forma animada, afinal foi para isso que eles foram criados. O interessante em GIFs é que, quando animados, criam uma ilusão de movimento exibindo uma sequência de imagens ou quadros por um determinado período. O GIF, acrônimo de Graphics Interchange Format (Formato para Intercâmbio de Gráficos), é um formato de imagem de mapa de bits que usa cores de 8 bits.Ele usa a compactação LZW, que é um método de compactação sem perdas, deixando áreas de cores sólidas bem nítidas enquanto preserva detalhes. (Marketing de Conteúdo, 2017, online)਀ No processo de captura da imagem, utilizamos uma modelo mulher para representar o gênero que é mais traficado. O nu, que foi totalmente artístico, sem vínculo com a sensualidade, foi uma escolha a partir do fim (na maioria das vezes) em que essas mulheres são expostas, a exploração sexual. ਀伀 挀攀渀爀椀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀漀椀 甀洀 氀漀挀愀氀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 渀攀最爀漀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 氀愀搀漀 漀戀猀挀甀爀漀 搀攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 猀漀洀攀渀琀攀 搀甀愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀攀 椀氀甀洀椀渀愀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀愀 渀愀 挀漀爀 瘀攀爀洀攀氀栀愀 瀀愀爀愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀爀 漀 猀愀渀最甀攀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀  搀攀爀爀愀洀愀搀漀 瀀漀爀 瘀琀椀洀愀猀 焀甀攀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀⸀ 䄀 挀漀爀 愀稀甀氀Ⰰ 瀀漀爀 猀甀愀 瘀攀稀Ⰰ 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 愀 挀漀爀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 琀爀椀猀琀攀稀愀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ A fotografia foi feita com a câmera digital Canon EOS 7D Mark II Body 20.2 MP com uma lente de 180mm. A posição da modelo foi uma maneira de lembrar como as pessoas são vistas por pessoas escassas de bom caráter, ou seja, como uma mercadoria embalada e transportada de maneira ilegal e sem preocupação ou cuidado. Por outro lado, a mesma posição lembra a de um feto, levando à associação do receptor a construções mentais que remetem ao ser humano em seu momento de maior fragilidade.਀ऀ䄀瀀猀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 甀猀愀洀漀猀 漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀愀 䄀搀漀戀攀Ⰰ 漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀글 䌀䌀 ㈀ ㄀㠀Ⰰ 瀀愀爀愀 琀爀愀琀愀爀洀漀猀 愀 椀洀愀最攀洀⸀ 吀爀愀琀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀  甀洀 琀攀爀洀漀 甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀愀洀漀猀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀爀 攀 愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 甀猀愀洀漀猀 漀 洀攀猀洀漀 瀀愀爀愀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 甀洀 挀搀椀最漀 搀攀 戀愀爀爀愀猀 渀漀 戀爀愀漀 攀猀焀甀攀爀搀漀 搀愀 洀漀搀攀氀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀愀爀 愀 愀氀甀猀漀 搀攀 焀甀攀 攀氀愀  甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 䐀攀瀀漀椀猀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀甀琀爀漀 猀攀爀瘀椀漀 搀愀 䄀搀漀戀攀 瀀愀爀愀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀洀漀猀 漀 琀攀砀琀漀 攀 愀 愀猀猀椀渀愀琀甀爀愀Ⰰ 漀 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀글 䌀䌀 ㈀ ㄀㠀⸀  ਀䄀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 搀漀 琀攀砀琀漀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 甀洀愀 昀爀椀攀稀愀 攀洀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀漀 琀爀愀琀愀搀愀猀 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀 昀漀渀琀攀 䜀漀戀漀氀搀글 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 昀漀渀琀攀 猀攀洀 猀攀爀椀昀愀Ⰰ 甀洀愀 昀漀渀琀攀 挀爀甀愀 焀甀攀 渀漀猀 昀愀稀 氀攀洀戀爀愀爀 愀 昀爀椀攀稀愀 搀攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 昀椀渀愀氀 昀漀椀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 搀攀 椀洀瀀愀挀琀漀 攀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀⸀ ਀䄀 椀搀攀椀愀 攀洀 最攀爀愀氀  洀漀猀琀爀愀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀爀椀愀琀椀瘀愀 攀 甀洀 愀氀攀爀琀愀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 猀攀爀攀猀 栀甀洀愀渀漀猀 猀漀 瘀椀猀琀漀猀⸀ 伀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 愀樀甀搀愀 愀 爀攀昀漀爀愀爀 漀 焀甀攀 愀 唀一伀䌀䐀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀Ⰰ 焀甀攀  攀砀琀椀渀最甀椀爀 漀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 爀攀挀攀戀攀 琀愀渀琀愀 愀琀攀渀漀 栀漀樀攀 挀漀洀漀 漀甀琀爀愀猀 挀愀甀猀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀 瀀漀甀挀愀 攀砀瀀漀猀椀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 昀漀椀 甀洀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 焀甀攀 渀漀猀 氀攀瘀漀甀 愀 攀昀攀琀甀愀爀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀氀攀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 挀漀渀栀攀挀攀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 攀洀 焀甀攀 漀 猀攀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 昀漀挀漀  愀挀愀戀愀爀 挀漀洀 攀猀猀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 焀甀攀  椀氀攀最愀氀 渀漀 洀甀渀搀漀 椀渀琀攀椀爀漀⸀ 䌀漀洀 漀 攀琀栀漀猀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀漀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀攀愀 昀椀渀愀氀Ⰰ 搀攀椀砀愀洀漀猀 洀愀椀猀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 甀洀 爀最漀 焀甀攀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 攀猀猀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 瀀愀猀猀愀爀 漀 最爀愀甀 搀攀 猀攀爀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀 愀 焀甀愀氀 攀氀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀⸀ 䄀 爀攀昀氀攀砀漀 搀攀椀砀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀攀愀 昀漀椀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 猀攀渀搀漀 洀愀氀琀爀愀琀愀搀愀猀 攀 焀甀攀 猀攀 渀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀爀洀漀猀 挀漀洀 愀 唀一伀䌀䐀 攀 愀 樀甀猀琀椀愀Ⰰ 攀猀猀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 琀爀愀昀椀挀愀搀愀猀 搀椀洀椀渀甀椀爀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 挀漀洀 漀 戀攀洀ⴀ攀猀琀愀爀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀ 嘀椀洀漀猀 焀甀攀 甀洀愀 搀愀猀 洀愀椀漀爀攀猀 挀愀甀猀愀猀 猀漀 愀猀 昀愀氀猀愀猀 瀀爀漀洀攀猀猀愀猀 搀攀 攀洀瀀爀攀最漀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀漀搀愀 愀 愀琀攀渀漀  搀攀瘀椀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀愀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀 渀漀 挀爀攀猀愀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 愀 搀攀猀椀最甀愀氀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀  漀甀琀爀愀 最爀愀渀搀攀 洀愀稀攀氀愀 搀漀 洀甀渀搀漀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀⸀ O trabalho também gerou a reflexão aos acadêmicos de que é possível unir disciplinas vistas como mais teóricas e distantes àquelas mais práticas. Com isso, gera-se uma produção voltada ao mercado publicitário que traz como diferencial uma consciência mais apurada do poder das mensagens massivas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀ ㄀㜀㜀㤀昀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䴀伀匀匀夀Ⰰ 刀甀琀栀⸀ 䐀愀 渀漀漀 爀攀琀爀椀挀愀 搀攀 攀琀栀漀猀  愀渀氀椀猀攀 搀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀⸀ 䤀渀㨀 䄀䴀伀匀匀夀Ⰰ 刀甀琀栀⸀ 䤀洀愀最攀渀猀 搀攀 猀椀 渀漀 搀椀猀挀甀爀猀漀㨀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 攀琀栀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㔀⸀

BRASIL. Relatório final de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Secretaria Nacional de justiça, Ministério da Justiça. Brasília: 2010. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀匀䄀儀唀䤀Ⰰ 嘀愀渀搀攀爀⸀ 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀攀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀漀 攀琀栀漀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀漀⸀ 䄀渀愀椀猀 搀漀 ㈀㘀⸀ 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䤀渀昀漀爀洀愀漀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀ⴀ䴀䜀Ⰰ 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀  ㌀⸀

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948. Disponível em: . Acesso em: 26.mai. 2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀㄀ 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 倀䘀 昀愀稀 漀瀀攀爀愀漀 匀愀氀瘀攀 䨀漀爀最攀 挀漀渀琀爀愀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 䄀洀愀稀漀渀愀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀最㄀⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀愀洀⼀愀洀愀稀漀渀愀猀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀㈀ ㄀㘀⼀ 㜀⼀瀀昀ⴀ昀愀稀ⴀ漀瀀攀爀愀挀愀漀ⴀ猀愀氀瘀攀ⴀ樀漀爀最攀ⴀ挀漀渀琀爀愀ⴀ琀爀愀昀椀挀漀ⴀ搀攀ⴀ瀀攀猀猀漀愀猀ⴀ渀漀ⴀ愀洀愀稀漀渀愀猀⸀栀琀洀氀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀㘀⸀洀愀椀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos discursivo. In: MOTTA, Ana. Raquel; SALGADO, Luciana (Org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䰀䤀嘀䄀刀Ⰰ 䨀漀猀 䴀椀最甀攀氀 一椀攀琀漀⸀ 倀攀爀昀漀爀洀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 最漀瘀攀爀渀愀洀攀渀琀愀椀猀 搀攀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀㨀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀 攀 搀愀 昀爀漀渀琀攀椀爀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 搀攀 琀爀昀椀挀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀愀 䄀洀愀稀渀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䄀洀戀椀瘀愀氀渀挀椀愀猀⸀ 嘀漀氀⸀ ㌀⸀ 一⸀ 㔀⸀ 䨀愀渀ⴀ䨀甀渀⼀ ㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㐀㤀ጀㄠ㠀㈀⸀

SCACCHETTI, Daniela; DOS ANJOS, Fernanda; MACHADO, Gustavo e SOARES, Inês. Tráfico de pessoas: uma abordagem para os direitos humanos / Secretaria Nacional de Justiça, Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação. 1.ed. Brasília, Ministério da Justiça, 2013.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀唀一伀䐀䌀Ⰰ 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 䌀漀爀愀漀 䄀稀甀氀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀甀渀漀搀挀⸀漀爀最⼀戀氀甀攀栀攀愀爀琀⼀瀀琀⼀愀戀漀甀琀ⴀ甀猀⸀栀琀洀氀 㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㈀ ⸀樀甀渀⸀㈀ ㄀㜀⸀

MARKETING DE CONTEÚDO, Um passo a passo completo para você criar um GIF incrível!. Disponível em: < https://marketingdeconteudo.com/como-criar-um-gif/ >. Acesso em: 26.mai.2017.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀