ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00478</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Retrato feminino: ensaio fotojornalístico sobre a mulher.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rafael da Silva Gonzaga (Uninorte Laureate); BEATRIZ DA SILVA COSTA (Uninorte Laureate); GIOVANNA CRISTINA MARINHO DA SILVA (Uninorte Laureate); IVAN DUARTE ARCANJO (Uninorte Laureate); JAYANE KEISY DE OLIVEIRA DE MORAIS (Uninorte Laureate); Rômulo Assunção Araújo (Uninorte Laureate)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Mulher, Sociedade, Retrato, Empoderamento, Ensaio Fotojornalístico</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A diversidade da beleza da mulher, é o tema abordado no Ensaio Fotojornalístico "Retrato Feminino" ele foi escolhido, pois mostra como elas são vistas pela sociedade. As fotografias foram desenvolvidas a princípio para obtenção de nota na disciplina de Fotojornalismo, mas tomou grandes proporções para além da sala de aula, as fotos nele contidas concorreram ao prêmio Emflor (Encontro de Estudo Sobre Mulheres da Floresta) e uma das indicadas foi premiada com o terceiro lugar. Foi utilizada a técnica de retratos. A igualdade de gênero é um conteúdo que vem sendo abordado pela mídia que embora seja discutido a décadas, somente agora vem recebendo a atenção necessária para a melhor análise da situação enfrentada por elas frente ao machismo e o patriarcalismo presente na cultura brasileira, a fotografia surpreende e faz refletir ressaltando o papel do fotojornalista na comprovação da verdade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O ensaio fotográfico nomeado primeiramente como "Mulher", fez parte de um projeto acadêmico para a disciplina de fotojornalismo, dos alunos do segundo período de comunicação social em jornalismo, do Centro Universitário do Norte (UNINORTE/LAUREATE). Os alunos foram orientados a trabalhar com a técnica do retrato independentemente do tema escolhido. Ao pesquisar sobre temáticas que envolvessem respeito e conscientização humana, chegamos ao consentimento de que seria feito um ensaio no qual a beleza da mulher fosse eternizada. As diferentes cores e raças do Brasil foram mescladas durante o ensaio fotográfico, em que as próprias alunas e membros da equipe seriam modelos. Todos os dias, mulheres são bombardeadas com críticas a respeito de seus corpos. Como se vestir, como agir, o que falar. A falta de representatividade da diversidade feminina levou a equipe a colocar o assunto em pauta. Com o aumento dos padrões divulgados pela mídia e propostos pela sociedade mais mulheres se mostram fortes e resistem em defesa de seus próprios padrões, lutando por uma maior representatividade feminina e a contra a "ditadura da beleza". A mídia determina o grau de perfeição corporal da mulher brasileira, tornando a busca pela perfeição sinônimo de felicidade. O grupo trabalhou com as jovens dando total liberdade para a caracterização e trabalhando com poucos objetos no cenário. A dramatização em cima do fundo preto e da intensidade das cores caracteriza o foco somente em cima do olhar feminino.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Objetivo do ensaio foi mostrar a diversidade da mulher, colocar a beleza natural do gênero em foco, procurando trabalhar com luz e sombra. Buscando inspirar meninas e dissipar a barreira do preconceito, enfatizando a quebra de estereótipos. O produto mira na fragmentação do conceito de beleza imposto pela mídia, buscando através de pesquisas e estudos os diferentes conceitos pelo o qual a palavra passou. A visibilidade do natural feminino trás a ideia de empoderamento da mulher, dentro de uma ordem social que dá ao sexo masculino uma índole de superioridade. Agora em forma de objeto de pesquisa, o artigo desenvolve o conceito teórico e histórico do gênero feminino. Através de estudos sobre a mulher, é apresentado a importância do debate e a importância da discussão sobre a pauta, que vem sendo divulgada através dos anos, mas apenas com a dimensão da rede social teve visibilidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Muitas décadas após o início do processo para conquista dos direitos das mulheres, este Ensaio Fotográfico vem abordar a mulher em caráter sociológico. Embora muitas vitórias tenham sido alcançadas nos últimos séculos, somente agora a mídia vem mostrando com maior frequência o assunto, mesmo ele ainda atraindo pontos de vistas convergentes. O retrato chamado de Contemplação (Figura 1) é a efetivação do pensamento da mulher com uma nova perspectiva de vida. A legislação também ampliou e hoje possuímos uma gama de leis que ajudam nas causas femininas colaborando para que as mulheres tenham coragem e amparo nas situações a quais seus direitos sejam violados, Amen Dico (Figura 2) mostra como elas são forçadas ao silêncio mesmo com essas medidas. A fotografia nomeada como Pandora (Figura 3), mostra a beleza da primeira mulher abençoada com os dons mais cobiçados providos pelos deuses, ela era apaixonante, sendo assim a artimanha perfeita para que os homens cedessem "Para perder o homem, Zeus ordenou a seu filho Hefesto que modelasse uma mulher ideal, fascinante, semelhante às deusas imortais. (BRANDÃO, 1986, p.166), este mito grego é o exemplo do julgamento feito pela sociedade, uma pesquisa feita pelo Instituto Data Folha em 2016 divulgada pelo portal do G1 aponta que 30% da população brasileira acredita que "as mulheres que se dão o respeito" não são estupradas. A ideia machista de que o homem jamais será o protagonista de suas atitudes mesmo sendo ele o autor do atentado a mulher induz a ideia de superioridade masculina como descrito por Simone Beauvoir "Persuadem a criança de que é por causa da superioridade dos meninos que exigem mais dela" (BEAUVOIR, 1949, p.13). A mulher desde muito jovem é moldada para ter e evitar certos hábitos abdicando de seus sonhos para tornar-se "feminina" o retrato Mente sob tatos (Figura 4) é a ilustração deste processo de alienação. A mulher se torna passiva a essas imposições aceitando que por ser diferente biologicamente do homem isso faria dele um ser superior "Mas é um erro afirmar que se trata de um dado biológico: na verdade, é um destino que lhe é imposto por seus educadores e pela sociedade." (BEAUVOIR, 1949, p. 26). A principal influência na vida da moça é a mãe, ela teme que a filha venha a ser julgada ou mal interpretada pelo outro, a fim de que sua cria possa alcançar a "felicidade" a ela começa a manipular seus comportamentos à submissão, iniciando a inserção na cultura patriarcal. (...) uma mãe generosa que deseja sinceramente o bem da criança, pensará em geral que é mais prudente fazer dela uma "mulher de verdade", porquanto assim é que a sociedade a acolherá mais facilmente. (BEAUVOIR, 1949, p. 27 a 28) Ela por sua vez, também teve seu adestramento feito pelo meio social, sendo induzida a uma nova visão da realidade, abdicando assim do seu Eu verdadeiro montando um ciclo vicioso que perpetua ainda hoje como na foto Menina (Figura 5) que mostra o padrão de beleza tão cobiçado. O gênero é uma imposição social, que dá ao macho humano uma forma de poder sobre a fêmea em Face Oculta (Figura 6), ilustra-se as ideologias das culturas do Oriente em que o comportamento feminino é extremamente controlado por convicções religiosas, "o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino" (BEAUVOIR, 1949, p.13), reafirmando que não apenas a biologia é a responsável por definir o masculino ou feminino.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A escolha do tema sobre o ensaio fotojornalístico que mostra o "Retrato Feminino" surgiu de um diálogo depois que as fotografias já estavam prontas, isso nos fez refletir e aprofundar nas lutas e causas femininas que são enfrentadas todos os dias. O estudo sobre o assunto nos deu embasamento para a construção e finalização do trabalho. O trabalho foi realizado no estúdio de fotografia do Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate), levamos alguns acessórios como um lenço colorido e um chapéu preto ajudaram a compor as fotos. No desenrolar do trabalho, enquanto algumas alunas posaram como modelo, outros revezavam com a câmera tentando capturar as expressões e sentimentos únicos de cada mulher. Sempre digo e repito que a criatividade se constrói. É um exercício. Costumo enfatizar que, para ser um bom fotógrafo, além do talento, claro, é preciso treinar o olhar, alimentar a retina com informações visuais. (GARRIDO, 2014) Segundo Garrido, o detalhe é importante para identificação de cada personagem. "Penso que um bom retrato não precisa mostrar necessariamente o rosto da pessoa, mas um detalhe importante que faça com que se possa identificar o personagem (...) o corte em um retrato pode esconder uma boa parte da pessoa retratada e, ao mesmo tempo, dizer muito sobre ela." O intuito era fazer imagens perfeitas que mostrasse o diferencial do encanto e a beleza em particular de todas, para que as pessoas fossem levadas a reflexão. Há retratos que expressam o potencial criativo do fotografo em captar traços da personalidade enfocada: são retratos "psicológicos", geralmente em planos mais fechados. Os retratos "contextualizados", em planos maiores, trazem detalhes da vida ou da profissão da pessoa. (BUITONI, 2011, p. 95)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção deste trabalho foi realizada com a supervisão do professor Rômulo Araújo, como conteúdo em uma das aulas de Fotojornalismo, no laboratório de fotografia. A proposta feita por ele seria a produção de fotos sem necessidade de um tema especifico, aplicando as técnicas ensinadas por ele, de enquadramento de retratos e selfies. As fotos foram produzidas sem nenhuma intenção temática inicial, porém as foram surgindo ideias de todos os integrantes da equipe aleatoriamente, destacamos ao rosto da mulher. As modelos retratadas foram as próprias participantes do grupo, usamos a câmera sem o flash, para ressaltar um fundo preto de uma das portas do laboratório, a cada foto procurávamos analisar o melhor ângulo de acordo com o que se foi repassado em sala de aulas, usando alguns acessórios para aumentar o contrate entre a escuridão e as cores, as mãos para dar uma ideia dramática a algumas fotos em relação ao rosto e aumentando as sensações transmitidas pelas imagens. As fotos saíram bem centralizadas de acordo com a regra dos terços e com um sombreamento ambiente que ressaltou sobre o fundo negro. Por fim, as seleções das melhores fotografias e as definições do tema foram decidas por nós realizados com o apoio do professor. Buscamos enfatizar a mulher como o pivô do tema tão abrangente na sociedade atualmente como é o empoderamento feminino de forma geral. Procuramos deixar as fotos as mais naturais possíveis, apenas alguns ajustes foram feitos, como o filtro para a finalização do material. O ensaio teve como modelos os membros da equipe, foi alcançado a nota máxima pelo projeto que foi convidado para uma exibição para outras turmas que cursavam a disciplina de Fotojornalismo. O produto foi indicado a concorrer ao prêmio EmFlor (Encontro de Estudo Sobre Mulheres da Floresta),realizado na Universdade Federal do (UFAM), ficando como terceiro lugar com o retrato "Mente Sob Tatos", outras quatro fotografias foram indicadas a esse prêmio. Por fim recebemos a indicação para representar o curso de Jornalismo da Uninorte/Laureate na Expocom 2018.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A figura feminina se integra de forma na atual sociedade, suas funções no mercado e na sociedade capitalista a elevam a cada dia a uma posição de protagonista, apesar de ainda sofrer com a descriminação incentivada pelo sistema social patriarcal e machista. O trabalho interpela uma visão social do empoderamento feminino, e como as mulheres são de extrema importância para a sociedade. O grupo fez uma viagem em livros, artigos e pesquisas para mostrar da melhor forma e relevância tudo sobre este universo. As técnicas fotográficas foram modificadas objetivamente em construir um material de qualidade para os leitores visuais. Como equipe absolvermos novidades e conhecimentos ao abordar sobre o tema, e com o intuito de transferir para os nossos receptores os valores da mulher e seu viés, como estão mais ouvidas e seus direitos sociais conquistados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo.Vol. 2, Edição Integral. São Paulo: Círculo do Livro S.A, 1949. BRANDÃO, J. de S. Mitologia Grega. Volume 1. Petrópolis: Vozes, 1986. GARRIDO, Luiz. Retratos  Técnica, Composição e Direção. 2ª Edição. Santa Catarina: Iphoto Editora, 2014. BLAIR, James P. Novo Guia de Fotografia National Geographic. São Paulo: Ed. Abril, 2011. Buitoni, Dulcilia Schoroeder. Fotografia e Jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Ed. Saraiva, 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>