ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #01779f"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00501</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Revista Olhar do Norte</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jeanne Holanda dos Santos (Faculdade boas Novas); Andreza karoline de Souza Lopes (Faculdade boas Novas); Welcon Gomes Costa (Faculdade boas Novas); Yasmin Feitosa da Silva (Faculdade boas Novas); Suzana de Oliveira vale (Faculdade boas Novas); Izaura do socorro santos dos Santos (Faculdade boas Novas); Camila Dantas dos Santos (Faculdade boas Novas); Rebeca Suzane Araújo da Silva (Faculdade boas Novas); Janderson Christian Almeida nogueira (Faculdade boas Novas); Victoria Raquel lima Mustafa (Faculdade boas Novas); Iago Oliveira de Albuquerque (Faculdade boas Novas); Fernanda Kelly Cunha dos Santos (Faculdade boas Novas); Carla Santos (Faculdade boas Novas); Nieli da Silva Costa (Faculdade boas Novas)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #01779f"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Amazonas, cultura, informação, revista, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Revista &#39;&#39;Olhar do Norte&#39;&#39; é o resultado do conhecimento adquirido pelos alunos do terceiro período de Comunicação Social  Jornalismo da Faculdade Boas Novas através da disciplina de Planejamento Gráfico, ministrada pela professora Iara Rodrigues. O contexto acadêmico possibilitou que a equipe de alunos colocassem em prática todo o conteúdo e conceitos aprendidos durante as aulas, como reuniões de pauta e coleta de dados para a formação das matérias. Com isso, a revista &#39;&#39;Olhar do Norte&quot; foi criada para atingir ao público acadêmico, oferecendo aos leitores a possibilidade de percepção da versatilidade de temas relevantes que podem ser achados na região amazônica. E a contribuição do exercício jornalístico nas universidades tendo em vista a sua necessidade por conta dos benefícios trazidos pelas matérias no contexto social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Marcar épocas sempre foi algo importante dentro da área jornalística. E sobretudo, nos mais diversos formatos a sociedade recebe a comunicação. Desta forma, pode-se dizer que a revista é um dos meios onde se é possível o registro de uma conjuntura, mas que não se classifica como comunicação de massa, devido a sua seletividade. O meio jornalístico a principio quisera popularizar a revista. Mas com o tempo percebeu-se que tornar este veiculo comunicação de massa como o jornal, seria impossível. Então foram pensados a segmentação e o publico alvo como forma de permanecer atendendo uma fatia da sociedade. Com o advento da Internet a revista foi popularizada, não onerando em custos. Mesmo buscando um publico alvo, compreendeu-se que a revista é complexa, pois atende aos anseios de seu publico de forma especifica, nela está contido moda, hábitos, pessoas influentes, gastronomia e etc. Scalzo (2003), afirma que o dever em se pôr no lugar do leitor ao escrever algo, é o que possibilita a identificação com o público alvo &quot;A primeira regra é: não escrever para si mesmo. Principalmente no jornalismo de revista, o leitor é alguém específico, com cara, nome e necessidades próprias.&quot; Entretanto escrever a matéria de uma revista exige um bom desprendimento, porque ela são plenas de detalhes, buscam fatos de épocas passada e comparam com o presente assunto, estão relacionadas a infográficos e imagens que complementam o texto. Cabe ao repórter apurar as informações e transpô-las com fidelidade e objetividade em seu trabalho. Cada matéria deve antecipar a pauta, o assunto pesquisado deve conter informações de varias fontes seguras. O que se deseja é uma produção cientifica que possa trazer conhecimento a seu cliente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A região norte continuamente foi bem vista por aqueles que tem apreço pela Amazônia, e principalmente a reconhecem como fundamental para os demais estados brasileiros e para o restante do mundo, apenas por sua fauna, flora e pela biodiversidade. Entretanto, a equipe de acadêmicos focalizou na abrangência de conteúdos, possibilitando que os leitores encontrem na revista &#39;&#39;Olhar do Norte&quot; assuntos que vão além dos estereótipos lançados sobre a Amazônia, como o pensamento em que a região norte seja formada apenas por florestas. Por isso a necessidade de compor matérias que noticiam sobre bandas regionais, esportes que podem ser praticados em lugares de Manaus, sobre escolas técnicas e tudo o quanto mostre o pleno desenvolvimento da região amazônica. A revista Olhar do Norte tem como proposta abordar temas diversos como cultura , culinária, lazer, musica, moda e com o intuito de engrandecer a região e chamar atenção para alguns assuntos de grande importância e valorização para o norte, como se trata na matéria especial acerca do CBA - Centro de Biotecnologia no Amazonas que necessita deapoio maior, para que os resultados das pesquisas no futuro possam ajudar muitas pessoas e com efeito o mundo. O trabalho experimental da construção desta revista foi alicerçado nos critérios de organização básicos aprendidos em sala de aula, com matérias frias e bem elaboradas com entrevistados locais. Deste modo a revista trouxe consigo um pouquinho do que tem no norte, levando em conta a visão jornalística adotada no decorrer desta experiência na produção de conteúdos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Olhar do Norte é uma revista com um contexto voltado para o regionalismo amazônico, e busca destacar personalidades, locais, acontecimentos de modo a valorizar a região. Diante de todo um  universo diversificado , no que diz respeito à cultura e costumes de povos de diversas regiões do Brasil, vê-se uma pequena atribuição e/ou, por desconhecimento, valores equivocados atribuídos à região norte por aqueles que não conhecem o contexto amazônico, e por conta disso muitos acabam criando um estereótipo errado sobre o norte. Estereótipo este que muitas vezes a grande mídia ajuda a reforçar, e que por fim, torna-se uma verdade para muitos. Com base exclusiva nas explicações supracitadas, foi levada em conta a necessidade de ser elaborado um produto  do tipo  revista , e ramo entretenimento  de forma a explorar todas as informações acerca de toda a tradição, costumes, cultura, etc.; sendo dividido em matérias de esporte, música, arte, etc. Além de apenas levar notícias, a execução da revista melhora a escrita e conhecimento dos acadêmicos, pois, em sua elaboração, o acadêmico produtor tem de coletar suas fontes, ele as analisa e tem que fazer quem o leu a entender.  Não basta relatar o que aconteceu: é preciso ajudar o leitor a entender por que tais fatos estão ocorrendo, situando os dentro de um contexto histórico . (KOTSCHO, 1995, p. 29) O produto tem por finalidade desmistificar, através de seu conteúdo, um conceito equivocado; revelando o norte do país como realmente o é. O principal composto valorativoque foi utilizado foram os recursos essenciais que constituem a identidade cultural: o esporte, a música, a arte, a ciência e todo o cenário atrativo do norte. A revista &quot;Olhar do Norte&quot;, é uma produção regional, que buscar dar ênfase a qualidade nortista, divulgando suas belezas, riquezas, e tudo que a destaca. É uma forma de fugir do clichê, tendo conteúdos de qualidade e com punho jornalístico, divertindo o público, e acima de tudo o informando.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista  Olhar do Norte é um produto da matéria planejamento gráfico em jornalismo, lecionado pela professora Iara Rodrigues da Faculdade de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas. A revistar  Olhar do Norte tem como conteúdo principal abordar os mais diversos assunto de Manaus que influenciam o Brasil, como educação, economia, cultura e moda. Seu conteúdo tem objetivo de informar o que Manaus tem de melhor para oferecer, com matérias que sigam o que a revista propõe, respeitando a linguagem e o meio da revista.  A habilidade em pautar exige, primeiro, a sensibilidade para perceber o que interessa à revista. Além desse senso jornalístico, deve-se ter a aptidão de mostrar o repórter que tal informação é notícia. Quem pretende pautar um jornal, revista, rádio ou TV, precisa ter  antenas ligadas para a linguagem, a linha e o interesse de meio. (SOBREIRA, Geraldo, Como lidar com os jornalistas, Editora Vida e Consciência, São Paulo, 2002). Algumas entrevistas foram realizadas pelas redes sociais, onde as mensagens instantâneas permitiam aos repórteres da revista fácil contato com o entrevistado, pela facilidade que o meio virtual possibilita no que se refere à troca de informações. Em outras entrevistas os alunos foram até o local, e executar a coleta de informações e para a realização de fotos da revista, tanto dos locais, quanto dos entrevistados, ou até mesmo os entrevistados nos enviaram as fotos pelo uso das redes sociais. O grupo foi dividido em duplas, onde cada uma delas era responsável por um tema do caderno, como esporte, moda, cultura e outros. Procuramos trazer ao conhecimento dopúblico, coisas da capital amazonense que influencia em nosso país, uma novidade que mostra o potencial estado amazonense.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Olhar do Norte é uma revista de entretenimento regional que abrange assuntos relacionados ao Amazonas, que tem o intuito de informar os leitores com matérias e reportagens sobre música, culinária, moda, esporte, lazer, economia e biotecnologia. As matérias foram divididas aos 12 membros da equipe, e todos ficaram responsáveis de escrever, realizar entrevistas e produzir o conteúdo conforme a linha editorial proposta, como por exemplo, música que tem como foco mostrar artistas, personalidades e bandas que fazem parte do Amazonas, assim como esse, os outros fatores citados acima possui um seguimento para poder ser realizado. E o grande diferencial da revista  Olhar do norte é evidente, pois ela não está ligada apenas na parte cultural, ou econômica, mas também está atrelada ao desenvolvimento Biotecnológico voltado para a criação e inovações de novas tecnologias que contribuem para a sociedade e o meio ambiente, e isso são informações que a revista  Olhar do Norte sentiu a necessidade de escrever. O produto foi elaborado de acordo com os ensinamentos ditos em sala, e a ideia de produzir a revista  Olhar do norte veio dos alunos, mas o trabalho em si foi solicitado pela professora Iara Rodrigues que contribuiu para que esses ensinamentos nos inspirassem no planejamento e execução da revista. No começo foi um pouco complicado, porque a teoria é diferente da pratica, porém a equipe se empenhou para projeto sair do papel, e se tornar realidade. E apesar das limitações e a falta de experiência, conseguimos alcançar o objetivo. Sendo assim, a revista  Olhar do norte foi solicitada pela professora Iara Rodrigues da disciplina Planejamento gráfico do 3º período do curso de jornalismo, e essa proposta de trabalho foi bastante satisfatório e serviu para todos os componentes que se dedicaram para que a revista saísse de acordo com as orientações da professora que nos auxiliou para desenvolver o produto de forma positiva, para absorver conhecimentos e experiências que irá fazer toda a diferença como acadêmico, especialmente no mercado de trabalho.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A criação da revista, Olhar do Norte, proporcionou aos acadêmicos de Comunicação Social- Jornalismo um grande arcabouço de experiências em relação à criação de matérias para revista, pois o processo de idealização à finalização da revista exigiu deles dedicação, tempo, criação de pauta, entrevistas, correção de textos e etc. A equipe se esforçou para fazer apurações relevantes e temas que remetem a cultura amazônica. Assim, compreendeu-se que a criação de uma revista exige não só a edição de matérias, mas também diagramação, escolha do tema e a busca por um resultado que seja condizente com a necessidade do leitor. E isso pode ser considerado até mesmo na confecção da logomarca da revista que exigiu a criatividade para formar uma imagem regional, ou seja, com personalidade do Amazonas que é caracterizado através de tons verdes. Na capa do projeto a cultura amazônica é valorizada. A pesquisa feita a partir da cidade de Manaus mostrou também histórias de amazonenses, como professores de dança, bandas e doutores que certamente impressionam muitos estudantes, impulsionando os seus conhecimento e aspirações pessoais e profissionais, o que contribuiu para a bagagem cultural de suas vidas. Salientando que no Amazonas pode se encontrar cultura, arte, histórias de superação, experiências além da imensa floresta.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #01779f"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SOBREIRA, Geraldo, Como lidar com os jornalistas, Editora Vida e Consciência, São Paulo, 2002.<br><br>VILAS BOAS, Sergio. O estilo magazine: o texto em uma revista. 3. ed. São Paulo: Summus, 1996<br><br>SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. 2. Ed. São Paulo : Contexto, 2009<br><br> </td></tr></table></body></html>