INSCRIÇÃO: 00402
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO15
 
TÍTULO: Manifesto de Bauru: a carta que mudou os rumos da luta antimanicomial no país
 
AUTORES: Jéssica Caroline de Oliveira Pirazza (Universidade do Sagrado Coração); EDNAN GOMES DE SOUZA (Universidade do Sagrado Coração); Flávia Eloísa Izidoro (Universidade do Sagrado Coração); Renata Alves Ribeiro (Universidade do Sagrado Coração); Vitória Augusto Palmejani (Universidade do Sagrado Coração); Mayra Fernanda Ferreira (Universidade do Sagrado Coração); DANIELA PEREIRA BOCHEMBUZO (Universidade do Sagrado Coração); DANIELA PEREIRA BOCHEMBUZO (Universidade do Sagrado Coração)
 
PALAVRAS-CHAVE: Rádio, Documentário, Jornalismo, Luta Antimanicomial, Manifesto de Bauru
 
RESUMO
Este trabalho aborda as etapas de pesquisa, produção e execução do radiodocumentário Manifesto de Bauru: a carta que mudou os rumos da luta antimanicomial no país, que foi desenvolvido com base no documento que oficializou o movimento da luta antimanicomial no Brasil. Realizado como produto final da disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico II, do curso de Jornalismo da Universidade Sagrado Coração, o produto tem como objetivo informar e reconstituir, antecedentes e consequências, da ação registrada em Bauru – SP, em 1987, pela extinção dos hospitais psiquiátricos e reivindicação por mudanças no tratamento a doentes mentais no país. Para reconstruir essa história, o trabalho envolveu pesquisa documental, de campo e bibliográfica, permitindo a elaboração de um produto radiofônico que reflete a importância local e, principalmente nacional, deste manifesto.
 
INTRODUÇÃO
Em 1987, os participantes do II Congresso Nacional de Trabalhadores em Saúde Mental, reunidos em Bauru - SP, redigiram e aprovaram o que viria a ser o marco oficial da luta antimanicomial brasileira. Originalmente chamado “Carta de Bauru”, e conhecido entre os militantes como ‘Manifesto de Bauru”, o documento defendia o fim dos manicômios no país. Para eles o manicômio era visto como “[...]um local de residência [...] onde um grande número de indivíduos com situação semelhante, separados da sociedade mais ampla por um considerável período de tempo, levam uma vida de fachada e formalmente administrada” (GOFFMAN, 1974, p.11). ਀伀 挀漀渀琀攀砀琀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 焀甀攀 氀攀瘀漀甀  攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀猀猀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 攀猀昀攀爀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ 䌀漀洀 漀 最漀氀瀀攀 洀椀氀椀琀愀爀 搀攀 ㄀㤀㘀㐀Ⰰ 愀猀 爀攀瀀爀攀猀猀攀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀瘀愀洀 渀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 洀漀爀愀氀 瘀椀最攀渀琀攀猀 愀甀洀攀渀琀愀爀愀洀 洀甀椀琀漀⸀ 䔀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀 挀漀洀 搀椀猀琀切爀戀椀漀猀 搀攀 漀爀搀攀洀 洀攀渀琀愀氀 渀漀 攀猀挀愀瀀愀爀愀洀 搀攀猀猀愀 爀攀最爀愀⸀ 伀 渀切洀攀爀漀 搀攀 洀愀渀椀挀洀椀漀猀 挀爀攀猀挀攀甀 攀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀猀甀洀愀渀愀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 攀爀愀洀 琀爀愀琀愀搀漀猀Ⰰ 渀愀 洀愀椀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀猀攀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 昀椀挀漀甀 爀攀最椀猀琀爀愀搀愀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀⸀ Após o “Manifesto de Bauru”, o movimento antimanicomial se intensificou no país, pois não há prazo para os manicômios sejam substituídos por novos modelos de tratamento. E muito embora tenha sua relevância reconhecida por muitos estudiosos e militantes engajados na luta antimanicomial, o documento permanece desconhecido para muitos bauruenses, o que motivou a preocupação em resgatá-lo e difundi-lo em um produto radiofônico, pois, esse meio tem a vantagem de falar e alcançar milhões de pessoas. (BARBOSA FILHO, 2003). ਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀攀氀漀 昀漀爀洀愀琀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀漀甀 焀甀攀 漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 琀漀爀渀愀爀 漀 琀攀洀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 攀 洀愀椀猀 瘀椀瘀漀Ⰰ 愀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瘀漀稀攀猀Ⰰ 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀 洀愀椀漀爀 愀洀瀀氀椀琀甀搀攀⸀ 준 瀀爀攀挀椀猀漀 攀渀琀爀攀琀攀爀 攀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 椀渀昀漀爀洀愀爀Ⰰ 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 渀漀瘀愀猀 椀搀攀椀愀猀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀ᴀ†⠀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀㄀㤀㈀⤀⸀
 
OBJETIVO
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Além disso, os idealizadores do projeto visaram contribuir para a documentação da temática, fomentando a discussão e a reflexão sobre a forma de tratamento das pessoas com doenças mentais no Brasil.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 愀洀瀀愀爀愀ⴀ猀攀 渀愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 愀 氀甀琀愀 愀渀琀椀洀愀渀椀挀漀洀椀愀氀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 渀漀 愀琀漀 瀀切戀氀椀挀漀 爀攀最椀猀琀爀愀搀漀 渀漀 愀渀漀 搀攀 ㄀㤀㠀㜀 攀 焀甀攀 昀椀挀漀甀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀漀爀 洀椀氀椀琀愀渀琀攀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 猀愀切搀攀 挀漀洀漀 漀 洀愀爀挀漀 漀昀椀挀椀愀氀 搀攀猀猀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 猀漀挀椀愀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 伀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 瘀攀椀漀 搀攀 焀甀攀 漀 琀攀洀愀  爀攀氀攀瘀愀渀琀攀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀攀氀漀 昀椀洀 搀漀猀 洀愀渀椀挀洀椀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 洀漀戀椀氀椀稀愀漀 猀漀挀椀愀氀 氀攀最琀椀洀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 琀攀洀愀 挀愀爀漀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀  猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 瀀氀攀椀琀攀椀愀 漀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀Ⰰ  搀椀最渀椀搀愀搀攀 栀甀洀愀渀愀Ⰰ  猀愀切搀攀 攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 栀椀猀琀漀爀椀挀愀洀攀渀琀攀 洀愀爀最椀渀愀氀椀稀愀搀愀猀㨀 漀猀 搀漀攀渀琀攀猀 洀攀渀琀愀椀猀⸀  De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (2001) sobre o tema, os transtornos mentais e as doenças neurológicas afetam cerca de 400 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, existem 63 mil leitos psiquiátricos em hospitais. Desses, apenas 8% estão em hospitais gerais. O restante está localizado em estabelecimentos psiquiátricos especializados. Segundo Paulo Amarante (2006), foi após o golpe militar de 1964 que o número de leitos nos manicômios do Brasil aumentou drasticamente: ਀嬀⸀⸀⸀崀 漀 猀攀琀漀爀 猀愀切搀攀 瘀椀瘀攀甀 漀 洀愀椀猀 爀愀搀椀挀愀氀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀椀瘀愀琀椀稀愀漀 搀漀 洀甀渀搀漀⸀ 䄀 瀀猀椀焀甀椀愀琀爀椀愀 昀漀椀 愀 爀攀愀 洀愀椀猀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀 攀 瀀爀攀昀攀爀椀搀愀 瀀攀氀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 瀀爀椀瘀愀搀愀猀Ⰰ 渀愀 洀攀搀椀搀愀 攀洀 焀甀攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 搀漀猀 甀猀甀爀椀漀猀Ⰰ 猀漀洀愀搀愀  戀愀椀砀愀 攀砀椀最渀挀椀愀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 猀攀琀漀爀Ⰰ 昀愀挀椀氀椀琀愀瘀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 漀甀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀攀 瘀攀氀栀漀猀 最愀氀瀀攀猀 攀洀 ∀攀渀昀攀爀洀愀爀椀愀猀∀⸀ 䄀 ∀椀渀搀切猀琀爀椀愀 搀愀 氀漀甀挀甀爀愀∀Ⰰ 挀漀洀漀 昀椀挀漀甀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀Ⰰ 昀攀稀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 氀攀椀琀漀猀 猀愀氀琀愀爀 搀攀 ㌀ 洀椀氀 瀀愀爀愀 焀甀愀猀攀 㔀㘀 洀椀氀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 漀猀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀猀 渀漀 猀攀琀漀爀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀攀愀瘀愀洀 愀 搀椀洀椀渀甀椀爀⸀ ⠀䄀䴀䄀刀䄀一吀䔀Ⰰ ㈀  㘀⤀⸀ ਀ Neste período os hospitais psiquiátricos funcionavam como uma espécie de depósito humano para pessoas consideradas fora do padrão da época como dependentes químicos, homossexuais, mães solteiras, grávidas, mendigos e pessoas com problemas mentais. E foi no contexto de banalização dos manicômios, que os profissionais da área da saúde mental começaram a se interessar e a buscar novos caminhos para a forma de tratamento desses pacientes.਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀猀愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 猀漀戀 漀 爀攀挀漀爀琀攀 搀漀 ᰀ䴠愀渀椀昀攀猀琀漀 搀攀 䈀愀甀爀甀ᴀⰠ 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 琀愀洀戀洀 挀漀洀漀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀攀 琀爀愀稀攀爀  琀漀渀愀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 攀 搀攀 最爀愀渀搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀漀甀挀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀愀 挀椀搀愀搀攀 焀甀攀 昀漀椀 漀 戀攀爀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀⸀ 䤀猀琀漀 猀攀 搀攀瘀攀Ⰰ 攀洀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀Ⰰ  愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 焀甀攀 搀椀猀挀甀琀愀洀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 渀漀 猀漀洀攀渀琀攀 渀漀 洀攀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀⸀  Essa lacuna foi percebida pelos idealizadores durante pesquisa exploratória realizada entre os meses de abril e maio de 2016, que envolveu a consulta a obras bibliográficas, documentais e fílmicas, a respeito da luta antimanicomial. O resultado da pesquisa exploratória comprovou a relevância e pertinência da abordagem do tema e reforçou a crença sobre a necessidade de abordagem aprofundada sobre o assunto, de forma a dar conta de sua singularidade e complexa contextualização, por meio de um documentário. ਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 昀漀爀洀愀琀漀 昀漀椀 瘀椀猀琀愀 挀漀洀漀 愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 愀漀 琀攀洀愀Ⰰ 瀀漀椀猀Ⰰ 漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀甀渀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 漀甀 昀愀琀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 洀攀搀椀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 椀渀 氀漀挀漀Ⰰ 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀 搀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀猀琀愀猀 攀 搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 甀洀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 猀漀戀爀攀 甀洀 昀愀琀漀 漀甀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 昀愀琀漀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 漀瀀漀爀琀甀渀漀猀 攀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 愀琀甀愀氀⸀ ⠀䈀䄀刀䈀伀匀䄀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ ㈀  ㌀Ⰰ 瀀⸀㄀ ㈀⤀⸀ Além disso, o meio rádio foi escolhido por conta de sua linguagem simples, clara e estimulante, sendo entendido como o suporte mais adequado ao formato escolhido, pois, o rádio é “um meio cego, mas que pode estimular a imaginação, de modo que logo ao ouvir a voz do locutor o ouvinte tente visualizar o que ouve, criando na mente a figura do dono da voz”. (MCLEISH, 2001, p.15).਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 O produto radiofônico Manifesto de Bauru: a carta que mudou os rumos da luta antimanicomial do país foi idealizado e produzido por alunos do 5° semestre do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração, como produto final da disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico II. Tendo em vista a importância da luta antimanicomial no Brasil, resgatar seu marco histórico por meio de um radiodocumentário foi a maneira encontrada para retomar as discussões e reflexões sobre o tema, mantendo a sociedade vigilante e crítica sobre processos, atendimentos e políticas públicas que envolvam as pessoas com doenças mentais. ਀䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀甀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 猀漀洀攀渀琀攀 猀攀爀椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 猀攀 椀渀椀挀椀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 猀漀戀爀攀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 搀攀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀ 攀 䴀挀䰀攀椀猀栀 ⠀㈀  ㄀⤀⸀  A importância da pesquisa bibliográfica foi ratificada por meio da visão consensual dos autores citados em relação à complexidade do formato radiodocumentário. Ferraretto, por exemplo, avalia que a produção desse formato exige “[...] alto nível de elaboração, conteúdo e formas combinados de maneira a garantir uma atenção quase constante por parte do ouvinte” (FERRARETTO, 2014, p. 225). Nesse processo, não se pode perder de vista que o “objetivo fundamental é informar, mostrar uma história ou situação sempre se baseando na reportagem honesta e equilibrada” (MCLEISH, 2001, p. 191).਀倀愀爀愀 琀愀渀琀漀Ⰰ ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀爀愀搀甀稀椀爀Ⰰ 搀攀瘀攀 挀漀渀昀爀漀渀琀愀爀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 攀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 昀愀琀漀猀 攀 瘀攀爀猀攀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀愀洀 愀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 漀爀椀攀渀琀愀爀ⴀ猀攀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀ᴀ†⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㈀  㤀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㌀⤀⸀ 吀愀椀猀 爀攀昀氀攀砀攀猀 昀漀爀愀洀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀搀愀猀 挀漀洀 愀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 搀攀 䔀爀戀漀氀愀琀漀 ⠀㄀㤀㠀㔀⤀ 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀猀 爀攀挀漀洀攀渀搀愀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 攀 爀攀搀愀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀猀愀猀 漀戀爀愀猀Ⰰ 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀 昀漀椀 攀猀琀攀渀搀椀搀愀 挀漀洀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀猀 洀愀渀椀挀洀椀漀猀 攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 ᰀ䴠愀渀椀挀洀椀漀猀Ⰰ 倀爀椀猀攀猀 攀 䌀漀渀瘀攀渀琀漀猀ᴀⰠ 搀攀 䔀爀瘀椀渀最 䜀漀昀昀洀愀渀 ⠀㄀㤀㜀㐀⤀ 攀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ䠠漀氀漀挀愀甀猀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀ᴀⰠ 搀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 䐀愀渀椀攀氀愀 䄀爀戀攀砀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀⸀ 䄀爀琀椀最漀猀 挀椀攀渀琀昀椀挀漀猀 搀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 倀猀椀挀漀氀漀最椀愀Ⰰ 䠀椀猀琀爀椀愀 攀 䌀椀渀挀椀愀猀 匀漀挀椀愀椀猀 琀愀洀戀洀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 搀攀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 愀瀀漀渀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 椀琀攀渀猀 愀 猀攀爀攀洀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ Como parte da ampliação quantitativa e qualitativa de informações, parte da equipe idealizadora do projeto realizou pesquisas documentais nos jornais da época, por meio do Núcleo de Pesquisa e História (NUPHIS), órgão da Universidade do Sagrado Coração. Um dos veículos consultados foi “Diário de Bauru”, extinto jornal impresso que circulava na cidade e região, e que realizou a cobertura do II Congresso de Trabalhadores em Saúde Mental, realizado na cidade de Bauru em 1987 e por meio do qual foi idealizada e aprovada a “Carta de Bauru”.਀䄀猀 渀漀琀挀椀愀猀 漀戀琀椀搀愀猀 昀漀爀愀洀 挀爀甀稀愀搀愀猀 挀漀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀漀琀椀挀椀愀搀愀猀 瀀漀爀 漀甀琀爀漀 瘀攀挀甀氀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀漀 洀甀渀椀挀瀀椀漀Ⰰ 漀 ᰀ䨠漀爀渀愀氀 搀愀 䌀椀搀愀搀攀ᴀⰠ 挀甀樀漀 愀挀攀爀瘀漀 昀漀椀 瘀椀猀椀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ 伀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀椀猀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀 愀洀瀀氀椀愀漀 搀愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 攀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀爀爀攀氀愀琀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 氀漀挀愀氀 攀 渀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 瀀攀爀洀椀琀椀爀愀洀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 昀漀渀琀攀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 挀漀渀最爀攀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 挀漀渀琀愀琀愀搀愀猀 渀愀 攀琀愀瀀愀 搀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 挀漀氀攀琀愀 搀攀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 猀漀渀漀爀愀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 瘀漀氀琀愀爀 猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀Ⰰ 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀猀 漀挀甀氀愀爀攀猀Ⰰ 愀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀 攀 愀猀猀椀洀 瀀漀爀 搀椀愀渀琀攀ᴀ⸠ ⠀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㤀㌀⤀⸀ Nesse sentido, as entrevistas visaram agregar informações e corroborar com aspectos ligados aos antecedentes e consequências do “Manifesto de Bauru”. Além disso, o fator memória enriquece o material, fornecendo detalhes importantes ao produto, tendo em vista que o fator humano é o que mais pesa no documentário, já que:਀ Embora estatísticas e fatos históricos sejam importantes, o elemento crucial é o ser humano – deve-se, portanto, realçar a motivação e ajudar o ouvinte a entender por que certas decisões foram tomadas e o que faz as pessoas se comportarem de determinada maneira. (MCLEISH, 2001, p. 192).਀ ਀䄀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 䴀挀䰀攀椀猀栀  挀漀爀爀漀戀漀爀愀搀愀 瀀漀爀 䔀爀戀漀氀愀琀漀 ⠀㄀㤀㠀㔀⤀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 甀洀 爀攀瀀爀琀攀爀 渀甀渀挀愀 搀攀瘀攀 瀀攀爀搀攀爀 搀攀 瘀椀猀琀愀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 栀甀洀愀渀漀 搀甀爀愀渀琀攀 猀甀愀 愀琀甀愀漀 愀 挀愀洀瀀漀⸀ ᰀ䄠 渀漀琀挀椀愀 爀攀瘀攀猀琀椀搀愀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 栀甀洀愀渀漀Ⰰ 焀甀攀 洀漀猀琀爀攀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀Ⰰ 漀猀 瀀爀愀稀攀爀攀猀 攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀猀猀漀愀 攀 焀甀攀 琀攀渀栀愀 氀椀攀猀 愀 漀昀攀爀攀挀攀爀 愀漀 瀀爀砀椀洀漀Ⰰ  愀 焀甀攀 洀愀椀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀ᴀ†⠀猀甀瀀爀愀 挀椀琀⸀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㔀㤀⤀⸀ Ao reunir todos estes conteúdos, os dados foram analisados e compilados, conforme a técnica de produção de radiodocumentário de Ferraretto (2014), sendo possível produzir o roteiro com base nos conceitos apontados anteriormente neste trabalho e fazendo referência à estrutura apresentada pelo autor Meditsch (1999). O roteiro, que ficou sob responsabilidade de dois integrantes do grupo de idealizadores, é dividido em seis blocos e foi construindo tendo como base trechos do documento “Manifesto de Bauru”, colocados de forma não sequencial, a fim de facilitar o entendimento do ouvinte.਀䌀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 甀洀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀Ⰰ 愀 氀漀挀甀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀漀椀 最爀愀瘀愀搀愀 搀攀 甀洀愀 切渀椀挀愀 瘀攀稀⸀ 一愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 搀甀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 昀漀爀愀洀 挀漀渀瘀椀搀愀搀愀猀㨀 甀洀愀 最爀愀瘀漀甀 愀猀 挀漀爀琀椀渀愀猀 搀攀 搀椀瘀椀猀漀 琀攀洀琀椀挀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 愀 漀甀琀爀愀 昀漀椀 漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 搀愀爀 愀 瘀漀稀 搀攀 甀洀愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀渀琀攀 愀漀猀 琀爀攀挀栀漀猀 搀漀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀 ᰀ䴠愀渀椀昀攀猀琀漀 搀攀 䈀愀甀爀甀ᴀ⸠ 䄀 最爀愀瘀愀漀 漀挀漀爀爀攀甀 渀漀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 刀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㄀㤀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 渀漀 洀攀猀洀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 渀漀猀 搀椀愀猀 ㈀  攀 ㈀㌀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 攀 愀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 挀漀爀琀攀猀Ⰰ 椀渀琀爀漀搀甀漀 搀攀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 搀攀氀攀猀 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀攀渀爀椀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀Ⰰ 琀爀攀挀栀漀猀 搀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 挀漀渀琀爀愀 愀 氀甀琀愀 愀渀琀椀洀愀渀椀挀漀洀椀愀氀Ⰰ 甀洀愀 搀攀 ㄀㤀㠀㜀 攀 漀甀琀爀愀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 爀攀攀搀椀漀 攀 挀漀爀爀攀漀 搀漀猀 甀搀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 爀攀瘀椀猀愀搀漀猀 攀 爀攀瀀愀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀搀攀焀甀愀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 愀瀀漀渀琀愀洀攀渀琀漀猀 攀 挀漀爀爀攀攀猀 搀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
As etapas metodológicas deste produto tiveram como objetivo atender às recomendações sobre planejamento de radiodocumentário de McLeish (2001) e Ferraretto (2014) e que se iniciam com a elaboração de um briefing, norteado pelas questões “Aonde quero chegar?” e “O quero deixar para o ouvinte”. Com base nessas questões formuladas por McLeish (op. cit.) e seguido de planejamento composto por título provisório, objetivo, duração prevista, conteúdo (tema e subtemas), pontos principais a serem abordados, fontes de entrevistas e fontes de referência.਀刀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀猀猀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀甀ⴀ猀攀 瀀愀爀愀 漀 猀攀最甀渀搀漀 瀀愀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䘀攀爀爀愀爀攀琀琀漀 ⠀㈀ ㄀㐀⤀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀漀甀ⴀ猀攀 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀Ⰰ 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 漀 愀甀琀漀爀Ⰰ 搀攀瘀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 洀漀渀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 愀 瘀愀氀漀爀愀漀 搀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀攀 猀甀戀琀攀洀愀猀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 焀甀愀爀琀漀 瀀愀猀猀漀Ⰰ 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀猀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 昀漀爀洀愀 ⠀搀攀挀椀猀攀猀 猀漀戀爀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀 攀猀琀琀椀挀愀⤀ 攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀⸀ As etapas percorridas permitiram a elaboração de um radiodocumentário com duração total de quarenta e seis minutos e cinquenta e seis segundos e do qual participaram sete fontes de sonoras, sendo elas: especialistas do tema como Osvaldo Gradella Jr. (Professor de Psicologia na UNESP) e Sandra Elena Sposito (Conselheira e coordenadora da comissão gestora da subsede do Centro Regional de Psicologia); ex-pacientes de hospitais psiquiátricos como Fátima de Lourdes de Lima e Cleuza da Palma Silva, e profissionais que participaram do II Congresso Nacional de Trabalhadores em Saúde Mental como Celso Zonta (organizador do congresso), Roberto Tykanore (organizador do congresso), Vera Lúcia de Paula Rodrigues, Darlene Tendolo e Rosângela Barrenha. Suas participações foram importantes para enriquecer, analisar e explorar este tema que não possui quantidade relevante de material disponível para a pesquisa e entendimento. ਀伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 愀氀椀挀攀爀愀搀漀 攀洀 琀爀攀挀栀漀猀 搀漀 ᰀ䴠愀渀椀昀攀猀琀漀 搀攀 䈀愀甀爀甀ᴀⰠ 焀甀攀 最甀椀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀  椀渀琀攀爀挀愀氀愀搀漀 瀀漀爀 猀漀渀漀爀愀猀 攀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀 猀漀渀漀爀愀猀 猀漀戀爀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀 氀攀洀戀爀愀渀愀猀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀 攀 瀀漀猀椀攀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 猀漀戀爀攀 攀猀琀攀 琀攀洀愀 琀漀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 猀漀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 䰀甀琀愀 䄀渀琀椀洀愀渀椀挀漀洀椀愀氀⸀ 伀 瀀爀漀搀甀琀漀  搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 猀攀椀猀 戀氀漀挀漀猀㨀 匀戀愀搀漀Ⰰ 㔀 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㄀㤀㠀㜀 ጀ†漀 搀椀愀 搀愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀㬀 䄀渀琀攀挀攀搀攀渀琀攀猀 ጀ†挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 搀攀渀切渀挀椀愀猀 挀漀渀琀爀愀 栀漀猀瀀椀琀愀椀猀 攀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀 氀甀琀愀㬀 䰀攀洀戀爀愀渀愀猀 搀攀 甀洀愀 攀砀ⴀ椀渀琀攀爀渀愀 ጀ† 攀洀 焀甀攀 挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀 愀猀 搀漀爀攀猀 搀攀 甀洀愀 攀砀 瀀愀挀椀攀渀琀攀 搀攀 洀愀渀椀挀洀椀漀猀㬀 伀 挀漀渀最爀攀猀猀漀㬀 䐀攀瀀漀椀猀 搀漀 挀漀渀最爀攀猀猀漀㬀 䄀猀 洀甀搀愀渀愀猀㬀 儀甀愀爀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀Ⰰ ㄀㠀 搀攀 䴀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 ጀ†漀 搀椀愀 搀愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 攀洀 瀀爀漀氀 搀漀 䐀椀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 䰀甀琀愀 䄀渀琀椀洀愀渀椀挀漀洀椀愀氀⸀ Assim, através da oralidade e da sonoplastia, entendeu-se como pertinente utilizar no roteiro descrições detalhadas de lugares típicos de Bauru, como a Praça Rui Barbosa e o Calçadão da Batista de Carvalho, para estimular a criação de imagens mentais, reforçar o regionalismo e proximidade do cenário com o ouvinte. Como explica Gisela Ortriwano ao afirmar que: ਀ O rádio envolve o ouvinte, fazendo-o participar por meio da criação de um “diálogo mental” com o emissor. Ao mesmo tempo, desperta a imaginação através da emocionalidade das palavras e dos recursos de sonoplastia, permitindo que as mensagens tenham nuances individuais, de acordo com as expectativas de cada um. (1985, p. 80)਀ Em momentos específicos de sonoras com significados importantes, o silêncio foi utilizado, segundo Ferraretto (2014, p. 34), como estratégia para enfatizar falas ou informações, visto que este “potencializa a expressão, a dramaticidade e a polissemia da mensagem radiofônica”.਀䄀猀 渀愀爀爀愀攀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 昀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 瀀漀爀 甀洀愀 氀漀挀甀琀漀爀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀Ⰰ 瀀爀攀搀漀洀椀渀愀渀琀攀 渀漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 攀 甀洀 氀漀挀甀琀漀爀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀Ⰰ 焀甀攀 氀 漀猀 攀砀挀攀爀琀漀猀 爀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀 瀀愀爀最爀愀昀漀猀 渀漀 猀攀焀甀攀渀挀椀愀椀猀 搀漀 洀愀渀椀昀攀猀琀漀⸀ 唀洀愀 琀攀爀挀攀椀爀愀 氀漀挀甀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀Ⰰ 洀愀爀挀愀 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀漀猀 戀氀漀挀漀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 猀椀琀甀愀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 攀猀瀀愀挀椀愀氀 攀 琀攀洀瀀漀爀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 瘀漀稀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 最爀愀瘀愀漀 搀愀 昀椀挀栀愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 猀甀愀猀 瘀漀稀攀猀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀猀 猀攀 搀攀甀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀愀猀 猀攀 挀漀渀琀爀愀瀀甀猀攀猀猀攀洀  瘀漀稀 昀攀洀椀渀椀渀愀 焀甀攀  愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 最甀椀愀爀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 渀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 猀甀戀琀攀洀愀猀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ No radiodocumentário, em momentos específicos de sonoras com significativas dos personagens entrevistados, o silêncio foi utilizado, segundo Ferraretto (2014, p. 34), como estratégia para enfatizar falas ou informações, visto que este “potencializa a expressão, a dramaticidade e a polissemia da mensagem radiofônica”. O produto ainda conta ainda com ilustrações sonoras para situar o ouvinte nos ambientes, tentando levar a imaginação aos locais dos acontecimentos que são narrados, já que “[...] a razão de se usar sons ao vivo é ajudar a dar o clima apropriado”. (MCLEISH, 2001, p.193). ਀匀漀渀漀爀愀猀 搀漀 搀椀愀 搀愀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 搀攀 ㄀㤀㠀㜀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀Ⰰ 挀愀瀀琀愀搀愀猀 搀攀 甀洀 瘀搀攀漀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 瀀漀爀 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀⸀ 䤀氀甀猀琀爀愀攀猀 搀攀 漀甀琀爀愀 䴀愀渀椀昀攀猀琀愀漀 攀洀 瀀爀漀氀 搀漀 琀攀洀愀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀甀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀愀甀爀甀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㄀㠀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀 ጀ†䐀椀愀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 䰀甀琀愀 䄀渀琀椀洀愀渀椀挀漀洀椀愀氀 ጀⰠ 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 甀猀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 最爀愀瘀愀漀 昀攀椀琀愀 椀渀 氀漀挀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀⸀ Há também o som de máquina de escrever na divisão de cada bloco do produto, que foi escolhido por remeter a um objeto por ser usado no passado, dando a ideia de que o radiodocumentário escreve a história do Manifesto de Bauru. Além disso, nos momentos que os parágrafos desse documento são narrados – com efeito de megafone, por se tratar de uma passeata –, há um som de chuva ao fundo, já que chovia no dia da manifestação pública, segundo a apuração feita com base nos jornais da época e nas entrevistas coletadas.਀唀洀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀  ᰀ甠洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 洀愀椀猀 愀甀琀漀爀愀氀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 琀爀愀稀 洀愀椀猀 搀漀 漀氀栀愀爀 瀀攀猀猀漀愀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 猀漀戀爀攀 漀 昀愀琀漀ᴀ†⠀匀䤀䰀嘀䄀 䔀 刀䄀一䜀䔀䰀 ㈀ ㄀㄀Ⰰ 瀀⸀㐀⤀⸀ 吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀攀椀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 攀洀 挀愀爀琀攀爀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀甀瀀琀甀爀愀 愀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀Ⰰ 漀猀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 搀攀挀椀搀椀爀愀洀 瀀漀爀 渀漀 椀渀挀氀甀椀爀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 渀愀爀爀愀漀 搀愀 氀漀挀甀琀漀爀愀 昀攀洀椀渀椀渀愀 渀攀渀栀甀洀 戀愀挀欀最爀漀甀渀搀 漀甀 䈀䜀⸀ 䰀漀最漀 愀瀀猀 愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 愀甀搀椀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 挀漀氀攀最愀猀 搀攀 猀愀氀愀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 愀挀攀爀琀愀搀愀 樀 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀甀猀攀爀愀洀 愀 愀甀搀椀渀挀椀愀Ⰰ 漀 䈀䜀 渀漀 昀愀稀 昀愀氀琀愀 樀 焀甀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀攀 洀漀猀琀爀愀瘀愀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀⸀ 伀甀琀爀漀 瀀漀渀琀漀 昀漀椀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 昀椀挀愀猀猀攀洀 愀琀攀渀琀漀猀 愀 挀漀渀搀甀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 昀攀椀琀漀 瀀攀氀愀 渀愀爀爀愀搀漀爀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀⸀ Vale ressaltar que todo o processo de produção do produto radiofônico foi pensado para integrar o ouvinte sobre a Luta Antimanicomial de uma forma didática, sem perder a essência da informação e a necessária reflexão sobre o tema.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 䴀愀渀椀昀攀猀琀漀 搀攀 䈀愀甀爀甀㨀 愀 挀愀爀琀愀 焀甀攀 洀甀搀漀甀 漀 爀甀洀漀 搀愀 氀甀琀愀 愀渀琀椀洀愀渀椀挀漀洀椀愀氀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀椀挀椀漀甀 愀漀猀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀愀琀椀挀愀爀 漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀漀挀椀愀氀 搀攀 甀洀 昀愀琀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 爀攀最椀漀渀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀 攀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 渀愀挀椀漀渀愀椀猀⸀  Com a experiência de produzir um radiodocumentário sobre a Luta Antimanicomial, o grupo ratificou a crença inicial de relevância do tema, entendendo que a abordagem da “Carta de Bauru”, que ocorreu na cidade há 29 anos, permite atribuir-lhe notoriedade e importância. ਀ऀ伀猀 愀氀甀渀漀猀 愀椀渀搀愀 瀀甀搀攀爀愀洀 瘀攀爀 搀攀 瀀攀爀琀漀 焀甀攀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 瀀愀爀愀 漀 昀椀洀 搀漀猀 洀愀渀椀挀洀椀漀猀 攀 愀 洀甀搀愀渀愀 渀漀 琀爀愀琀愀洀攀渀琀漀 愀漀猀 搀漀攀渀琀攀猀 洀攀渀琀愀椀猀  甀洀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 氀甀琀愀Ⰰ 焀甀攀 爀攀焀甀攀爀 栀甀洀愀渀椀稀愀漀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀 挀漀洀 瀀愀挀椀攀渀琀攀猀 攀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀 搀攀 猀愀切搀攀 洀攀渀琀愀氀 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 愀 琀愀爀攀昀愀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 挀漀洀漀 愀最攀渀琀攀 猀挀椀漀ⴀ栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 昀漀猀猀攀 愀氀挀愀渀愀搀愀 攀 爀攀琀爀愀琀愀搀愀 渀漀 爀愀搀椀漀搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀 攀 挀爀琀椀挀愀⸀ Depois desse produto, a Luta Antimanicomial se tornou uma luta que os idealizadores acabaram por incluir em suas vidas.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䴀䄀刀䄀一吀䔀Ⰰ 倀愀甀氀漀⸀ 刀甀洀漀 愀漀 昀椀洀 搀漀猀 洀愀渀椀挀洀椀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀㈀⸀甀漀氀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀瘀椀瘀攀爀洀攀渀琀攀⼀爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⼀爀甀洀漀开愀漀开昀椀洀开搀漀猀开洀愀渀椀挀漀洀椀漀猀⸀栀琀洀氀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀㔀 搀攀 洀愀椀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀刀䈀䔀堀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀愀⸀ 䠀漀氀漀挀愀甀猀琀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䜀攀爀愀漀Ⰰ ㈀ ㄀㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀 ERBOLATO, Mário. Técnicas de codificação em Jornalismo. São Paulo: Perspectiva, 1985. ਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 漀 瘀攀挀甀氀漀Ⰰ 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 愀 琀挀渀椀挀愀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 匀愀最爀愀 䰀甀稀稀愀琀琀漀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀开开开开开开开开开开开开开⸀ 刀搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ ㈀ ㄀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀䤀䰀⸀ 䄀渀琀渀椀漀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䌀漀洀漀 䔀氀愀戀漀爀愀爀 倀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀䘀䘀䴀䄀一Ⰰ  䔀爀瘀椀爀最⸀ 䴀愀渀椀挀洀椀漀猀Ⰰ 倀爀椀猀攀猀 攀 䌀漀渀瘀攀渀琀漀猀⸀  匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 倀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ ㄀㤀㜀㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䜀䔀Ⰰ 一椀氀猀漀渀⸀ 䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀攀挀漀爀搀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀攀 爀搀椀漀㨀 甀洀 最甀椀愀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀  ㄀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀攀 爀搀椀漀㨀 甀洀 最甀椀愀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀伀䴀匀 ⠀伀爀最愀渀椀稀愀漀 䴀甀渀搀椀愀氀 搀愀 匀愀切搀攀⤀⸀ 䄀猀 戀甀爀搀攀渀 漀昀 洀攀渀琀愀氀 搀椀猀漀爀搀攀爀 氀漀漀洀猀 氀愀爀最攀Ⰰ 挀漀甀渀琀爀椀攀猀 爀攀瀀漀爀琀 氀愀挀欀 漀昀 洀攀渀琀愀氀 栀攀愀氀琀栀 瀀爀漀最爀愀洀洀攀猀⸀ 倀爀攀猀猀 爀攀氀攀愀猀攀 圀䠀伀⼀㄀㠀⸀ 䜀攀渀攀戀爀愀㨀 圀䠀伀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀一䜀䔀䰀Ⰰ 倀⸀Ⰰ 攀琀 愀氀⸀ 刀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀猀 攀 猀爀椀攀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 ⴀ 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 渀愀猀 漀渀搀愀猀 搀漀 爀搀椀漀⸀ 䤀渀㨀 䴀伀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 匀⸀ 嘀⸀ ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 㜀  愀渀漀猀 搀攀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 ㄀㤀㐀㄀ ⴀ ㈀ ㄀㄀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀䐀唀䔀刀䨀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀