INSCRIÇÃO: 00917
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO12
 
TÍTULO: "Caminhos Invisíveis: Narrativa audiovisual com fotografia jornalística sobre o cotidiano de catadores de recicláveis" ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀夀甀爀椀 搀攀 伀氀椀瘀攀椀爀愀 䠀椀最甀挀栀椀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀⤀㬀 䐀攀渀椀猀攀 倀愀甀氀愀 䌀愀爀搀漀猀漀 䄀氀洀攀椀搀愀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀⤀㬀 䌀愀爀漀氀椀渀攀 䄀瀀愀爀攀挀椀搀愀 䄀礀愀氀愀 匀椀氀瘀攀猀琀爀攀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀⤀㬀 䜀椀漀瘀愀渀愀 䄀氀瘀攀猀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀⤀㬀 䜀甀椀氀栀攀爀洀攀 吀漀爀爀攀猀 搀愀 匀椀氀瘀愀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀⤀㬀 준爀椀挀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 搀攀 匀漀甀稀愀 䘀爀愀渀稀漀渀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀⤀㬀 준爀椀挀愀 䌀爀椀猀琀椀渀愀 搀攀 匀漀甀稀愀 䘀爀愀渀稀漀渀 ⠀唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䌀愀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 一愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 䴀攀椀漀ⴀ愀洀戀椀攀渀琀攀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀∀䌀愀洀椀渀栀漀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀  甀洀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀 愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 瀀愀爀愀 愀 洀搀椀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀  瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 挀漀洀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 甀搀椀漀猀Ⰰ 挀漀洀 甀猀漀 搀攀 愀爀琀攀猀 最爀昀椀挀愀猀Ⰰ 焀甀攀 爀攀最椀猀琀爀愀洀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀愀甀爀甀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀  攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 漀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 攀 愀猀 愀攀猀 搀漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 爀攀挀漀氀栀椀洀攀渀琀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀 渀愀猀 爀甀愀猀Ⰰ 漀猀 爀椀猀挀漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 攀砀瀀漀猀琀漀猀 渀漀 琀爀渀猀椀琀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀漀 甀猀漀 搀攀猀猀攀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀攀氀愀猀 洀漀猀 搀攀 愀爀琀攀猀漀猀⸀ 䄀漀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀  爀漀琀椀渀愀 搀攀猀猀攀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀琀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀Ⰰ 瀀漀爀 甀洀 氀愀搀漀Ⰰ 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 渀愀 挀愀搀攀椀愀 搀攀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀 攀Ⰰ 瀀漀爀 漀甀琀爀漀Ⰰ 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀爀 愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀 挀漀洀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀猀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 挀漀洀 甀猀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀渀琀爀攀挀爀甀稀愀搀愀 挀漀洀 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 搀愀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 挀攀渀琀爀愀搀愀 渀漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀Ⰰ 爀攀愀氀愀渀搀漀 猀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 愀洀戀椀攀渀琀愀氀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 䤀渀猀琀椀琀甀琀漀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀 䔀挀漀渀洀椀挀愀 䄀瀀氀椀挀愀搀愀 ⠀䤀倀䔀䄀⤀Ⰰ 漀 䈀爀愀猀椀氀 琀攀洀 攀渀琀爀攀 㐀   洀椀氀 攀 㘀   洀椀氀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀⸀ 䔀氀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀洀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀 搀攀 甀琀椀氀椀搀愀搀攀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 挀漀洀 愀 挀漀氀攀琀愀 搀漀 氀椀砀漀 攀 愀 爀攀挀椀挀氀愀最攀洀Ⰰ 搀椀洀椀渀甀椀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀猀挀愀爀琀愀搀漀猀 攀洀 氀椀砀攀猀 攀 愀琀攀爀爀漀猀⸀ 䴀攀猀洀漀 挀漀洀 攀猀猀愀 琀愀爀攀昀愀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀Ⰰ 攀猀猀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀  爀攀愀氀椀稀愀搀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀爀攀挀爀椀愀Ⰰ 挀漀洀 爀椀猀挀漀猀 搀攀 挀漀渀琀愀洀椀渀愀漀 攀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀漀 搀攀 搀漀攀渀愀猀⸀ 䴀愀猀 猀漀 攀氀攀猀Ⰰ 漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀氀攀琀愀洀Ⰰ 猀攀瀀愀爀愀洀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀愀洀 攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀洀Ⰰ 漀 焀甀攀  挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 氀椀砀漀 攀 椀渀切琀椀氀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀ⴀ猀攀 攀洀 洀攀爀挀愀搀漀爀椀愀 挀漀洀 瘀愀氀漀爀 搀攀 甀猀漀 攀 搀攀 琀爀漀挀愀⸀     De acordo com Medeiros e Macedo (2006), essa dura realidade que caracteriza as condições de trabalho do catador se insere na percepção de "exclusão por inclusão", na qual o catador é incluído socialmente pelo trabalho, mas excluído pela atividade que desempenha. Essa relação social ambígua resultou em uma "invisibilidade" histórica desses atores, seja pelo poder público, seja pela sociedade, o que acaba isolando-o em espaços de concentração de pobreza e com pouco ou nenhum acesso à serviços públicos de qualidade. (MEDEIROS; MACEDO, 2006 apud IPEA, 2013).਀䔀洀 ∀䌀愀洀椀渀栀漀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀Ⰰ 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀  瀀攀渀猀愀搀愀 愀氀洀 搀愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 挀攀渀琀爀愀渀搀漀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 渀漀 搀椀氀漀最漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 攀渀琀爀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀⸀ 䘀椀甀稀愀 攀 倀愀爀攀渀琀攀 ⠀㈀  㠀⤀ 愀瀀漀渀琀愀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 挀漀渀攀砀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀搀椀漀⸀ 䄀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 昀椀氀洀愀最攀渀猀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 愀戀爀椀甀 甀洀 挀愀洀瀀漀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 渀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀戀樀攀琀椀瘀漀 䜀攀爀愀氀       O objetivo central deste trabalho é evidenciar a importância do catador de materiais recicláveis, dando visibilidade ao trabalho realizado por esses atores, por meio de uma narrativa audiovisual para mídia digital feita com fotografia. Neste contexto onde germinam novos modelos, a internet se tornou fator considerável na difusão de informações, principalmente pela velocidade dessa difusão e pelo engajamento oferecido a milhões de receptores (BARBALHO, 2016). As fronteiras entre as mídias estão se borrando, como afirmou Santaella (2016). Neste percurso, entre o analógico e o digital, a narrativa fotojornalística também vem sendo impactada, bem como está se modificando a forma de visualizar imagem e narrativa. Dos clássicos modos de narrar no fotojornalismo, os dias atuais reafirmam a ideia de que fotografar é mais do que apertar o botão. Com as possibilidades de unir a fotografia à outras linguagens, o momento apresenta um desafio para a produção de conteúdo fotojornalístico. –, as câmeras acopladas em celulares facilitaram o registro por amadores, como também para o fotógrafo, que vê a necessidade de expandir suas habilidades para compreender as linguagens fronteiriças do audiovisual que estão em diálogo com a fotografia. Embora os diálogos entre fotografia e outras linguagens não sejam novos, as tecnologias tem trazido novos modelos e formatos para o fotojornalismo. ਀ Objetivos específicos ਀∀䌠漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 愀 椀渀猀攀爀漀 搀漀 挀愀琀愀搀漀爀 搀攀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀 渀漀 洀攀椀漀 甀爀戀愀渀漀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 搀椀愀⸀   •Conscientizar sobre o papel fundamental da gestão de resíduos e da separação do lixo. ਀∀䔠渀琀爀攀挀爀甀稀愀爀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 甀搀椀漀 攀 瘀搀攀漀 攀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀愀瀀愀稀 搀攀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 爀攀挀攀瀀琀漀爀⸀       •Refletir sobre novos modelos de fotojornalismo na mídia digital.
 
JUSTIFICATIVA
"Caminhos Invisíveis" coloca em cena o personagem invisível, o catador de materiais recicláveis no centro da narrativa para mostrar seu cotidiano que começa quando o sol nasce e percorre o dia ao som de buzinas e em meio a carros de um centro urbano. Esse trabalho serviu de reflexão, primeiro, para a equipe que produziu a narrativa, que precisou fazer o percurso dos catadores para sentir na pele como era a rotina deles do início ao final do dia. O tema da gestão de resíduos é tratado em campanhas municipais, em trabalhos escolares no ensino fundamental e médio e até em temas de vestibulares, no entanto, a temática insere-se em outro modelo ao se fazer uma narrativa que experimenta o fotojornalismo em um momento de migração digital para uma plataforma multimídia. ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀 爀攀戀愀琀攀爀 漀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 愀 搀攀猀瘀愀氀漀爀椀稀愀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 猀漀戀爀攀 漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀 焀甀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀洀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 愀 搀椀猀挀爀椀洀椀渀愀漀 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 愀 椀渀瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀⸀  匀攀最甀渀搀漀 漀 愀甀琀漀爀 䰀甀椀稀 䔀搀甀愀爀搀漀 匀漀愀爀攀猀Ⰰ 攀洀 猀攀甀 氀椀瘀爀漀 ∀䌀愀戀攀愀 搀攀 倀漀爀挀漀∀Ⰰ 猀攀爀 椀渀瘀椀猀瘀攀氀  渀漀 攀砀椀猀琀椀爀 攀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 漀甀 渀漀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 渀漀 洀攀猀洀漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀             ਀嬀⸀⸀⸀崀 嘀攀爀 攀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 猀漀 搀甀愀猀 昀愀挀攀猀 搀攀 甀洀愀 洀攀猀洀愀 洀漀攀搀愀Ⰰ 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 渀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 栀甀洀愀渀漀猀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 攀猀瀀椀漀渀愀最攀洀 渀漀猀 昀愀猀挀椀渀愀洀 攀 洀漀戀椀氀椀稀愀洀 琀愀渀琀漀⸀ 䔀氀愀猀 搀椀瘀椀搀攀洀 愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀洀 搀甀愀猀 瀀愀爀琀攀猀㨀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瘀 ⠀猀攀洀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀⤀ 攀 漀 漀甀琀爀漀  瘀椀猀琀漀 ⠀猀攀洀 瘀攀爀 攀 猀攀洀 猀愀戀攀爀ⴀ猀攀 瘀椀猀琀漀⤀⸀ 䄀 猀漀氀甀漀 搀愀 琀爀愀洀愀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀漀 攀猀昀漀爀漀 琀椀琀渀椀挀漀 搀漀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 切氀琀椀洀漀 挀愀瀀琀甀氀漀Ⰰ 挀漀渀猀攀最甀攀 椀渀瘀攀爀琀攀爀 愀 瀀漀猀椀漀 爀攀氀愀琀椀瘀愀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 爀攀搀攀昀椀渀椀渀搀漀 愀 攀焀甀愀漀㨀 焀甀攀洀 漀戀猀攀爀瘀愀 焀甀攀洀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀⸀ ⠀匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ ㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀㔀⤀⸀         ਀䄀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 洀漀猀琀爀愀 漀 猀攀渀琀椀搀漀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀Ⰰ 瘀椀瘀椀搀漀 猀椀洀甀氀琀愀渀攀愀洀攀渀琀攀 愀漀 爀攀最椀猀琀爀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瘀椀瘀椀搀愀 瀀攀氀漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀⸀     A invisibilidade vivenciada por essas pessoas pode ser assimilada ao preconceito. Em outro ponto de seu livro, o autor Luiz Eduardo Soares menciona e explica essa invisibilidade dessa maneira, quando uma pessoa é estereotipada por sua aparência, e não pelo que ela realmente é ou pela importância de sua atividade. ਀ [...] A invisibilidade decorre principalmente do preconceito ou da indiferença. Uma das formas mais eficientes de tornar alguém invisível é projetar sobre a ele ou ela um estigma, um preconceito. Quando o fazemos, anulamos a pessoa e só vemos o reflexo de nossa própria intolerância. Tudo aquilo que distingue a pessoa, tornando-a um indivíduo; tudo o que nela é singular desaparece. (SOARES, 2008, p. 165). ਀ Desta forma, a narrativa fotojornalística produzida, justifica-se por envolver uma temática rodeada pelo preconceito existente entre essas pessoas e suas funções, e a necessidade de refletir sobre o assunto por meio de outros modelos no jornalismo, outras formas de narrar. Vale ressaltar o comprometimento de cada aluno com o tema, o que mostra a sensibilidade, visão jornalística e humana a respeito aos catadores e às questões que envolvem o tema.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
"Caminhos Invisíveis" foi desenvolvido na disciplina de Fotojornalismo, tendo como base estudo sobre o uso das técnicas de enquadramento, planos, foco e angulação, história da fotografia e do fotojornalismo, ensinadas na disciplina de Introdução à Fotografia, no terceiro semestre do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração (USC – Bauru, SP). A partir da fundamentação teórica e prática das aulas do curso, o grupo experimentou unir o fotojornalismo a outras linguagens para construir a narrativa, visando a migração fotográfica para a plataforma multimídia. ਀一攀猀琀攀 瀀攀爀挀甀爀猀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 瀀愀瀀攀爀 攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 搀漀 䘀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀攀 渀漀瘀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀 洀搀椀愀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀昀椀渀椀甀 焀甀愀椀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 猀攀爀椀愀洀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 吀椀瘀攀洀漀猀 挀漀洀漀 戀愀猀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 ∀䌀愀洀椀渀栀漀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀Ⰰ 漀甀琀爀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀漀爀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 攀砀挀攀氀渀挀椀愀 攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀⸀ 䔀渀琀爀攀 攀氀攀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 挀漀洀漀 搀漀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 䨀漀漀 圀愀椀渀攀爀Ⰰ 挀漀洀 漀 瘀搀攀漀 ∀䴀愀爀最椀渀氀椀愀∀ ⠀㈀  㐀⤀Ⰰ 攀 䜀甀猀琀愀瘀漀 倀攀氀氀椀稀稀漀渀Ⰰ 挀漀洀 ∀䘀氀愀洀攀渀最漀∀ ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 攀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀愀 䴀愀最渀甀洀 䤀渀 䴀漀琀椀漀渀⸀ 䄀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀椀猀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀愀猀 猀漀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀漀 甀猀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀洀 攀砀瀀愀渀猀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀攀猀 洀漀搀攀氀漀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 瀀氀愀渀攀樀漀甀 攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀甀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 ∀䌀愀洀椀渀栀漀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀⸀     A escolha do título "Caminhos Invisíveis", remete ao percurso realizado por esses personagens que são excluídos e caminham à margem da sociedade. O título também faz referência à relevância existente por trás do trabalho realizado pelos catadores de recicláveis, que prestam um serviço social e ambiental. ਀一漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 瀀攀渀猀漀甀 攀洀 洀漀猀琀爀愀爀 漀 琀爀愀樀攀琀漀 搀漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀Ⰰ 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀 瀀漀爀 攀氀攀猀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 搀漀 最爀甀瀀漀 挀漀洀 愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀攀渀猀漀甀ⴀ猀攀 渀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀攀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 洀漀猀琀爀愀猀猀攀 搀漀椀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀㨀 愀 挀漀氀攀琀愀 攀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀漀爀 愀爀琀攀猀漀猀⸀     Para fazer o registro das imagens dos catadores de recicláveis, os fotógrafos optaram pelo horário de trabalho de dois catadores de recicláveis convidados para participar como personagens da narrativa, acompanhando-os em um dia de trabalho. Participam da narrativa, os coletores Ataliba Dias, 42 anos e Adriana da Silva, 32 anos. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 愀漀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 椀爀 愀氀洀 搀漀 琀爀愀樀攀琀漀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 攀氀攀猀Ⰰ 攀 攀砀瀀氀漀爀愀洀漀猀 甀洀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀猀攀 昀椀渀愀氀椀搀愀搀攀 愀 琀漀搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 爀攀挀椀挀氀愀搀漀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 甀洀 搀攀瀀猀椀琀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀 ⠀昀攀爀爀漀 瘀攀氀栀漀⤀Ⰰ 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 挀漀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀猀猀攀 氀漀挀愀氀 攀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀 瘀椀猀瘀攀氀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 猀攀瀀愀爀愀漀 搀攀 琀漀搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 挀漀氀攀琀愀搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 搀攀猀猀攀 搀攀瀀猀椀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 猀攀瀀愀爀愀漀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀Ⰰ 攀渀挀攀爀爀愀洀漀猀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 爀攀愀瀀爀漀瘀攀椀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀 愀爀琀攀猀愀渀愀琀漀⸀ 䌀愀瀀琀愀洀漀猀 椀洀愀最攀渀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 渀漀 倀爀漀樀攀琀漀 匀攀愀爀愀 搀攀 䰀甀稀Ⰰ 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀 䘀攀爀爀愀搀甀爀愀 䴀椀爀椀洀Ⰰ 攀洀 䈀愀甀爀甀 ጀ†匀倀Ⰰ 攀 猀漀戀爀攀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 愀爀琀猀琀椀挀漀猀 攀 愀爀琀攀猀愀渀愀椀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 䴀愀爀椀渀最攀氀愀 䰀漀猀愀渀漀Ⰰ 搀漀渀愀 搀愀 氀漀樀愀 瘀椀爀琀甀愀氀 ∀一攀挀愀爀琀攀∀ ⠀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀渀攀挀愀爀琀攀⸀挀漀洀⸀戀爀⤀⸀      Para a montagem da narrativa foi pensado um roteiro que mostrasse o trajeto, o trabalho, o lixo encontrado no caminho, assim como a exibição de materiais reutilizados em forma de arte. O objetivo dessa montagem, com cenas curtas, entrecruzadas, na sequência das imagens, tem a intenção de despertar o interesse do receptor para as próximas cenas da narrativa, fazendo-o questionar sobre o sentido das fotografias de lixo em determinados pontos do vídeo. Visto que, a ideia desse experimentalismo com a fotografia baseia-se em uma linha cronológica de fatos, abordando, sequencialmente, a coleta dos materiais, a separação e a reutilização artística e artesanal. ਀倀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 漀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀愀洀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀Ⰰ 洀愀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 琀漀琀愀氀 愀瀀漀椀漀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 栀漀爀爀椀漀猀 搀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 攀搀椀漀 攀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 甀搀椀漀猀⸀    ਀䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 最攀爀愀氀Ⰰ 漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀㨀    •2 Câmera Canon T3-i; ਀∀㈠ 伀戀樀攀琀椀瘀愀猀 䌀愀渀漀渀 ㄀㠀ⴀ㔀㔀 洀洀㬀     •1 Objetiva Canon EF - 50 mm – f/ 1.8; ਀∀㈠ 䌀洀攀爀愀猀 䜀漀倀爀漀 䠀攀爀漀 ㌀ ⠀瀀愀爀愀 昀椀氀洀愀最攀洀⤀㬀     •2 Celulares, Iphone 5s e MotoG3 (para captação de áudios); ਀∀㐠 䌀愀爀琀攀猀 搀攀 洀攀洀爀椀愀 㠀䜀䈀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 昀愀稀攀爀 ∀䌀愀洀椀渀栀漀猀 䤀渀瘀椀猀瘀攀椀猀∀ 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 搀甀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 儀甀攀爀愀洀漀猀 搀漀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 甀洀 栀漀洀攀洀 攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 伀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀Ⰰ 夀甀爀椀 䠀椀最甀挀栀椀 攀 䜀椀漀瘀愀渀愀 䄀氀瘀攀猀 漀瀀琀愀爀愀洀 瀀漀爀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 戀甀猀挀愀 搀攀猀猀愀猀 昀漀渀琀攀猀 攀洀 搀攀瀀猀椀琀漀猀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 瘀椀猀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀漀 琀漀搀漀Ⰰ 琀爀猀 搀攀猀猀攀猀 氀甀最愀爀攀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 搀漀椀猀 搀攀氀攀猀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀猀 攀洀 甀洀愀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀 搀攀 䈀愀甀爀甀Ⰰ 攀 漀 漀甀琀爀漀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀 瀀爀砀椀洀漀 愀漀 挀攀渀琀爀漀 搀愀 挀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 挀愀琀愀搀漀爀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 爀攀挀椀挀氀愀搀漀猀Ⰰ 䄀搀爀椀愀渀愀 搀愀 匀椀氀瘀愀Ⰰ ㌀㈀ 愀渀漀猀Ⰰ 昀漀椀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀愀 渀愀 琀攀爀愀ⴀ昀攀椀爀愀Ⰰ 搀椀愀  㠀⼀㄀㄀⼀㈀ ㄀㘀Ⰰ 攀 漀 匀爀⸀ 䄀琀愀氀椀戀愀 䐀椀愀猀Ⰰ 㐀㈀ 愀渀漀猀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀 渀愀 猀攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀Ⰰ 搀椀愀 ㄀㄀⼀㄀㄀⼀㈀ ㄀㘀⸀ 䄀洀戀漀猀 昀漀爀愀洀 挀漀渀琀愀琀愀搀漀猀 甀洀愀 猀攀洀愀渀愀 愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀渀昀椀爀洀愀渀搀漀 攀 愀瀀爀漀瘀愀渀搀漀 愀 攀砀瀀漀猀椀漀 搀愀 椀洀愀最攀洀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀   O intuito da utilização de mais de um meio para a captação de material, foi o de contextualizar e ampliar os sentidos (visão e audição) do receptor para o produto, estabelecendo uma ligação amplificada do ambiente e dos personagens abordados. São estabelecidos, no decorrer da narrativa, dois ambientes diferentes, em que os personagens percorrem e/ou trabalham. Como exemplo, no ensaio com o Sr. Ataliba, fotografamos toda a trajetória de coleta, desde o ponto de partida até sua despedida. No ensaio realizado com Adriana e dentro do depósito, mostramos o ambiente do ponto de chegada, de separação dos materiais reciclados. Por último, nos ensaios realizados no Projeto Seara de Luz, em Bauru – SP, e no Ateliê Necarte, em Piratininga – SP, mostramos a finalidade dada aos materiais recicláveis por meio do artesanato e da criatividade, dando o foco para a produção e para os detalhes da elaboração de diversos produtos artesanais e artísticos. ਀伀猀 攀渀猀愀椀漀猀 攀砀椀最椀爀愀洀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 愀最椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 昀漀琀漀最爀愀昀愀爀 漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 漀 攀猀昀漀爀漀 昀猀椀挀漀 搀漀猀 昀漀琀最爀愀昀漀猀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 搀攀猀氀漀挀愀爀愀洀 愀 瀀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀琀甀爀愀 搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 渀漀 攀渀猀愀椀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 漀 匀爀⸀ 䄀琀愀氀椀戀愀 䐀椀愀猀Ⰰ 搀漀 焀甀愀氀 瀀攀爀挀漀爀爀攀洀漀猀 漀 琀爀愀樀攀琀漀 昀攀椀琀漀 瀀漀爀 攀氀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀漀氀攀琀愀⸀   Totalizamos cerca de quinze horas de registro fotográfico. Os fotógrafos procuraram revezar as funções durante os ensaios, para a captura de angulações e enquadramentos diferentes, além da gravação de sonoras e vídeos dos entrevistados. Foram capturadas cerca de 2200 fotografias, 12 vídeos e 10 áudios, passadas por um processo de seleção e edição para dar início à montagem audiovisual. ਀倀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀琀攀渀搀漀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 挀攀爀挀愀 搀攀 ㄀㔀   昀漀琀漀猀Ⰰ 挀椀渀挀漀 瘀搀攀漀猀 攀 搀甀愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 焀甀攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀猀猀攀洀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 挀漀洀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 愀 猀攀爀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀⸀ 䄀猀 昀椀氀洀愀最攀渀猀 猀漀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀戀爀愀爀 漀 瀀愀搀爀漀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 椀洀愀最攀渀猀 挀漀渀最攀氀愀搀愀猀⸀ 䄀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀  ∀䐀愀 氀愀洀愀 愀漀 挀愀漀猀∀Ⰰ 搀漀 最爀甀瀀漀 洀甀猀椀挀愀氀 一愀漀 娀甀洀戀椀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀 愀 氀椀最愀漀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 愀戀漀爀搀愀搀漀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 攀 攀搀椀琀愀搀愀 渀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀愀 吀嘀 䄀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 匀愀最爀愀搀漀 䌀漀爀愀漀Ⰰ 挀漀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 氀漀挀愀氀⸀ 伀 甀猀漀 搀漀猀 爀攀琀爀愀琀漀猀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 氀攀最攀渀搀愀搀愀Ⰰ 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀                      Todas as fotografias e vídeos são exibidos em coloração natural, sem adição de efeitos em preto e branco, a fim de mostrar melhor os detalhes dos catadores de material reciclável e do ambiente em que transitam. O uso de enquadramentos e planos geral, médio, plongeé e contra-plongeé, detalhe, entre outros foram explorados pelos fotógrafos durante os registros. A narrativa produzida tem duração de três minutos, ritmados pelo trabalho de cada personagem e pela contribuição relevante de cada um dentro de um ciclo sustentável e social. ਀䄀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 昀漀椀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀爀 甀洀愀 猀攀焀甀渀挀椀愀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 瘀搀攀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀渀搀漀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀 攀 挀漀渀攀挀琀ⴀ氀漀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 猀攀渀猀愀攀猀 挀愀甀猀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 愀漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 瘀椀猀椀琀愀搀漀猀Ⰰ  爀漀琀椀渀愀 搀漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀 攀 愀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀 挀漀氀攀琀愀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 洀漀猀 搀漀猀 愀爀琀攀猀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀愀爀琀椀爀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 漀 最爀甀瀀漀 瀀漀搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 洀愀椀漀爀 瀀攀爀挀攀瀀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀漀猀 挀愀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 洀愀椀漀爀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 猀漀挀椀愀氀 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 瘀椀瘀渀挀椀愀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 爀瀀椀搀愀Ⰰ 搀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 猀椀琀甀愀攀猀 瘀椀瘀椀搀愀猀 瀀漀爀 攀猀猀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀爀攀猀⸀ 倀漀搀攀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀氀最甀渀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 琀椀挀漀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 爀攀琀爀愀琀愀爀 挀漀洀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 挀漀氀攀琀愀 攀 猀攀甀猀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀猀⸀   No aspecto profissional e acadêmico, o grupo desenvolveu habilidades na captura de fotografias, tendo como base os conceitos e aplicações do fotojornalismo, a partir dos registros realizados, destacando a agilidade e a ampliação do olhar fotográfico diante de questões relacionadas à produção de lixo e formas de descarte, fazendo-nos refletir sobre o consumismo e o modo como nos relacionamos com determinadas tarefas e atividades profissionais. ਀伀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀 漀戀琀椀搀漀 昀漀椀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀 攀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀  瀀爀漀瀀漀猀琀愀 漀 最爀甀瀀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀甀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 甀猀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀渀琀爀攀挀爀甀稀愀搀愀 挀漀洀 瘀搀攀漀 攀 甀搀椀漀⸀ 䴀攀猀洀漀 挀漀洀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 琀椀渀栀愀洀 挀攀氀甀氀愀爀 瀀愀爀愀 挀漀洀戀椀渀愀爀 攀 挀漀渀昀椀爀洀愀爀 漀 攀渀挀漀渀琀爀漀Ⰰ 攀 挀漀洀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀瘀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 爀攀最椀猀琀爀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀Ⰰ 愀琀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 瀀爀琀椀挀愀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 挀漀洀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 愀挀爀攀搀椀琀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 最攀爀愀氀 攀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀 昀漀爀愀洀 愀氀挀愀渀愀搀漀猀 挀漀洀 砀椀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀唀䴀伀一吀Ⰰ 䨀愀挀焀甀攀猀⸀ 䄀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 䌀愀洀瀀椀渀愀猀Ⰰ 匀倀㨀 倀愀瀀椀爀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䄀刀䈀䄀䰀䠀伀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀漀 䰀⸀ 匀漀洀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 渀愀 攀砀瀀愀渀猀漀 搀漀 昀漀琀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 堀堀嘀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 愀渀甀愀氀 搀愀 䌀漀洀瀀猀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䄀渀愀椀猀⸀ 䜀漀椀渀椀愀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䜀漀椀猀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀漀洀瀀漀猀⸀漀爀最⸀戀爀⼀戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀⼀挀椀渀攀洀愀昀漀琀漀最爀愀昀椀愀攀愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀挀漀洀瀀漀猀㈀ ㄀㘀⸀愀爀焀甀椀瘀漀挀漀洀愀甀琀漀爀 椀愀开㌀㌀㘀㔀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀唀䤀吀伀一䤀Ⰰ 䐀甀氀挀椀氀椀愀 匀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀攀氀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀䄀䔀䰀䰀䄀Ⰰ 䰀甀挀椀愀⸀ ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 一漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀猀琀愀漀 搀愀猀 䰀攀琀爀愀猀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䄀刀䔀匀Ⰰ 䰀甀椀稀 䔀⸀㬀 䈀䤀䰀䰀Ⰰ 䴀瘀㬀 䄀吀䠀䄀夀䐀䔀Ⰰ 䌀攀氀猀漀⸀ 䌀愀戀攀愀 搀攀 倀漀爀挀漀⸀ ㄀⸀ 䔀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 伀戀樀攀琀椀瘀愀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䰀䌀䠀䔀匀Ⰰ 䰀漀爀攀渀稀漀⸀ 䄀 洀椀最爀愀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䰀漀礀漀氀愀Ⰰ ㈀  ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 甀洀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀  栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀挀漀洀⸀甀昀瘀⸀戀爀⼀瀀搀昀猀⼀琀挀挀猀⼀㈀ ㄀㈀⼀䨀甀氀椀愀渀愀䌀漀爀爀─䌀㌀─䄀䄀愀⸀瀀搀昀   䄀挀攀猀猀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 㠀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䄀琀琀愀挀欀 䴀愀欀攀猀 䰀漀渀搀漀渀 䔀甀爀漀瀀攀ᤀ猠 䰀愀琀攀猀琀 吀愀爀最攀琀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀渀礀琀椀洀攀猀⸀挀漀洀⼀瘀椀搀攀漀⼀眀漀爀氀搀⼀攀甀爀漀瀀攀⼀㄀       㔀  ㌀㄀㠀 ⼀甀欀ⴀ瀀愀爀氀椀愀洀攀渀琀ⴀ眀攀猀琀洀椀渀猀琀攀爀ⴀ猀栀漀漀琀椀渀最ⴀ氀漀渀搀漀渀ⴀ愀琀琀愀挀欀⸀栀琀洀氀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀㔀 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀愀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䴀愀琀攀爀椀愀椀猀 刀攀挀椀挀氀瘀攀椀猀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀洀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀挀椀搀愀搀攀猀ⴀ猀甀猀琀攀渀琀愀瘀攀椀猀⼀爀攀猀椀搀甀漀猀ⴀ猀漀氀椀搀漀猀⼀挀愀琀愀搀漀爀攀猀ⴀ搀攀ⴀ洀愀琀攀爀椀愀椀猀ⴀ爀攀挀椀挀氀愀瘀攀椀猀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀㄀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀漀爀瀀漀猀 昀攀洀椀渀椀渀漀猀㨀 甀洀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 漀 最渀攀爀漀 渀漀 攀渀猀愀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 䌀漀爀瀀甀猀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀椀渀琀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⸀戀爀⼀愀渀愀椀猀⼀猀甀搀攀猀琀攀㈀ ㄀㘀⼀攀砀瀀漀挀漀洀⼀䔀堀㔀㌀ⴀ 㠀 㤀ⴀ㄀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 渀漀 搀椀愀 㠀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀攀焀甀椀攀洀 椀渀 匀愀洀戀愀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀椀渀洀漀琀椀漀渀⸀洀愀最渀甀洀瀀栀漀琀漀猀⸀挀漀洀⼀攀猀猀愀礀⼀猀愀洀戀愀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀㔀 搀攀 洀愀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀椀琀甀愀漀 猀漀挀椀愀氀 搀愀猀 䌀愀琀愀搀漀爀愀猀 攀 䌀愀琀愀搀漀爀攀猀 搀攀 䴀愀琀攀爀椀愀氀 刀攀挀椀挀氀瘀攀氀 攀 刀攀甀琀椀氀椀稀瘀攀氀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀瀀攀愀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀瀀漀爀琀愀氀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀㼀漀瀀琀椀漀渀㴀挀漀洀开挀漀渀琀攀渀琀☀瘀椀攀眀㴀愀爀琀椀挀氀攀☀椀搀㴀㈀ 㤀㠀㘀⸀ 䄀挀攀猀猀愀搀漀 攀洀 ㄀㄀ 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀