ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #008bd2"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01029</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Embalagem Press Kit Ong Narrativa da Imaginação</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruna Lie Kasama Caixeta (Universidade Federal de Uberlândia); Clarice Rodrigues Bernardes (Universidade Federal de Uberlândia); Marcelo Marques Araújo (Universidade Federal de Uberlândia)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #008bd2"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Assessoria, Branding, Embalagem, ONG, Press-kit criativo</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper tem como objetivo explicitar as práticas que fundamentaram a construção da embalagem do press-kit criativo, produto integrante da assessoria de imprensa realizada para a ONG Narrativa da Imaginação, com sede em Uberlândia. Este trabalho foi elaborado para conclusão da disciplina Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, ministrada no segundo semestre de 2017. Os resultados obtidos mesclaram experimentação de campos menos utilizados na área jornalística e criatividade na proposição de novas formas de se transmitir informação, seja no campo comunicacional ou na representação de uma marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O branding tem o poder de atribuir valores intangíveis (HILLER, 2012) a produtos e para empresas, órgãos ou instituições, constituindo-se como um pilar determinante para seu sucesso e consolidação no mercado e para a eficácia de suas estratégias de comunicação. O branding está profundamente associado a verdade humana proposta em cada produto ou serviço da empresa, que por sua vez, espelha sentidos em seus consumidores. Seu posicionamento perante questões sociais e suas atitudes estão sendo cobradas, analisadas e discutidas por seu público consumidor. Dessa maneira, o bom relacionamento e afetividade em relação a instituição gera maior apoio e engajamento do público. Assim, a Narrativa da Imaginação foi essencial, uma ONG voltada à área da educação, concebendo como um de seus principais valores a preocupação com questões sociais, como o acesso a novas técnicas de ensino-aprendizagem para jovens e atendendo em escolas e universidades. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho visa à produção de uma embalagem composta por folder e panfleto elaborados com conteúdos jornalísticos e de divulgação da ONG Narrativa da Imaginação. No processo de elaboração da embalagem o principal objetivo era torná-la simples, para que a sua mensagem fosse condizente com os valores transmitidos pela marca trabalhada. Para tanto, foram utilizadas cores neutras e básicas, objetivando que o conteúdo produzido sobre a ONG pudesse transmitir a mensagem empregada em todas as ações desenvolvidas por ela. Durante a elaboração e distribuição destes produtos, a ONG Narrativa da Imaginação consentiu com o conteúdo e a embalagem produzida para dar visibilidade aos projetos sociais e educacionais desenvolvidos por ela. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A embalagem apresentada é parte integrante de um Plano Estratégico de Comunicação Organizacional e Branding desenvolvido e aplicado pela equipe durante a disciplina de Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Marques nos meses de Agosto a Dezembro de 2017. Como parte de um plano que objetivava divulgar a ONG Narrativa da Imaginação, a embalagem visava expor o trabalho realizado por ela por meio de seus projetos educacionais, com jogos de entretenimento, com o intuito de transmitir conhecimento e informação sobre temas diversos para crianças e jovens de escola pública. No âmbito da comunicação visual, a elaboração de uma embalagem minimalista, com cores neutras, objetiva voltar o foco para seus elementos internos, para que assim, pessoas que participavam das ações e das palestras realizadas pela Narrativa da Imaginação pudessem ter acesso a projetos desenvolvidos por ela de uma maneira simples e objetiva. Dessa forma, por meio de uma embalagem de conteúdo informacional, a comunicação visual pode ser vista como incentivadora de ações socais, fazendo com que tanto a ajuda voluntária, bem como a compra dos jogos produzidos pela ONG, pudessem oportunizar auxílio a diferentes causas sociais atendidas pelo projeto. O produto elaborado visa ser um facilitador no processo de doação e de ajuda de voluntários, sendo motivado pelo viés educacional, uma vez que, o papel desenvolvido por ela é de extrema importância para o incentivo à educação. Dessa forma, unificar a construção de um plano de comunicação e mecanismos que incentivam a captação de voluntários em prol do social, abrem caminho para testar diferentes campos jornalísticos que se unem a um mesmo propósito, sendo útil  trabalhar a comunicação não de um ponto de vista meramente linear, mas de considerar, sobretudo, um processo relacional entre indivíduos, departamentos, unidades e organizações (KUNSCH, 2006, 176). Assim, a principal meta a ser cumprida pela assessoria de imprensa com a elaboração de conteúdos comunicacionais é fazer com que a ONG seja visualizada e conseguir assim, voluntários para seus projetos sociais. Para isso, faz uso da comunicação em diferentes frentes, já que:  Comunicação Organizacional, como objeto de pesquisa, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Ela analisa o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos (KUNSCH, 2002, p. 149). Os parâmetros relacionados à verdade humana da marca trabalhada se relacionam ao coletivo, por meio da educação, incentivando o aprendizado e o conhecimento possibilitado por jogos lúdicos, revistas e diversas outras ações desenvolvidas. A marca tem como atributo o cuidado com a educação e com a maneira de se educar. Todos os trabalhos desenvolvidos por ela são em prol do amor empenhado pela arte de educar e de agregar à cultura elementos dinâmicos e lúdicos. Assim, se utilizar de uma embalagem, que desde o seu surgimento teve um propósito de utilização, voltado inicialmente para o transporte de alimentos, fomentada posteriormente pelo comércio visando à proteção e o transporte dos produtos. Com o passar do tempo, ela também passou a ter função visual, comunicacional e atrativa para cativar o público (MESTRINER, 2004). Neste trabalho o intuito foi de utilizar os mecanismos comunicacionais expressos por meio de uma embalagem que sofreu transformações e formas diferentes de utilização e comunicação durante o tempo, juntamente com produções jornalísticas voltadas para a informação sobre determinado tema para transmitir conceitos simples e básicos para a coletividade e o apoio a questões sociais, mostrando o que é e como a marca se posiciona perante seus colaboradores, fortalecendo assim, o propósito de simplicidade e transmissão do verdadeiro sentido do projeto que é o sentimento de doação e colaboração. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A embalagem foi escolhida pela equipe segundo os critérios de cores e de mensagens que a marca procura transmitir. Na sua elaboração, itens como simplicidade e neutralidade foram fatores decisivos para escolha e formato da mesma. Internamente era composta por um papel seda na cor branca que estava abaixo dos demais itens presentes nela. Continha, também, um folder, um panfleto, um bloco de anotações e um lápis. Externamente era composta de material na cor parda e continha uma etiqueta de formato e tamanho definidos pela equipe, com os símbolos da ONG Narrativa da Imaginação. Para a criação do folder confeccionado nas cores preto e branco, composto pelo símbolo da ONG, foram utilizados poucos elementos, enfatizando as formas de contato com a ONG como estratégias de incentivo aos participantes para que os mesmos pudessem acessar as redes sociais da entidade que continham mais informações sobre todos os projetos desenvolvidos por ela. Para a sua elaboração, foi utilizado o programa online de criação de designer, Canva. O panfleto foi elaborado pela equipe no programa Adobe InDesign. Nele havia informações sobre o jogo  Menu, o que você vai comer hoje? , que seria lançado na Câmara Municipal da cidade de Uberlândia. Nesse evento, houve a apresentação deste jogo e das atividades desenvolvidas pela ONG. Na ocasião, foram entregues as embalagens, parte do press kit criativo, que é integrante do Plano Estratégico de Comunicação Organizacional e Branding, objetivando divulgar as formas de contato, ações e projetos desenvolvidos pela ONG Narrativa da Imaginação. A estratégia de distribuição no evento se deu por ele ser aberto para a comunidade e se tornar uma possibilidade de divulgar o trabalho e conseguir mais voluntários para o projeto. Durante o processo de assessoria à ONG Narrativa da Imaginação foram realizadas ações que obtiveram reconhecimento do trabalho desenvolvido por ela e pelos voluntários. Esse evento de lançamento contou com a presença de membros políticos, de profissionais da saúde que colaboraram na elaboração do jogo, empresas parceiras e pessoas interessadas em educação e alimentação saudável. Na ocasião, realizamos a cobertura fotográfica do evento e a produção de uma matéria jornalística sobre a ocasião para ser veiculada nas redes sociais da ONG. Trabalhamos na confecção de releases que foram distribuídos em diversos veículos comunicacionais da cidade e do estado. Com a divulgação desses produtos, alguns veículos confirmaram o recebimento e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela ONG. Também trabalhamos junto a ONG com reuniões e a produção de uma proposta de Midia Training com os membros participantes. Com esse treinamento eles foram orientados sobre qual seria a melhor maneira de trabalhar com fotografias e vídeos, de realizar as postagens nas redes sociais, de elaborar arquivos da ONG como releases, panfletos e folders, e também com orientações para a realização de entrevistas e postagens no YouTube. Todas as ações tiveram como objetivo melhorar a produção dos conteúdos disponibilizados nas redes sociais e em qualquer atividade que seja desenvolvida pela ONG Narrativa da Imaginação. Dessa maneira, o propósito de dar visibilidade a ONG foi alcançado, uma vez que, conseguimos trabalhar com uma maior exposição, conseguindo despertar o interesse de mais voluntários e colaboradores para os projetos atuais da ONG, além de maior alcance e uma maior movimentação nas redes sociais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O press-kit envolto na embalagem descrita por este trabalho tinha por objetivo apresentar e divulgar formas de contato, ações e projetos da ONG Narrativa da Imaginação. Segundo Kotler & Keller (2006, p. 386), "embalagens bem desenhadas podem criar valor de conveniência e promocional". O autor também argumenta que considerando "o primeiro contato do comprador com o produto, a embalagem é capaz de atraí-lo ou afastá-lo". Assim sendo, a embalagem foi pensada de forma a introduzir as iniciativas da ONG a órgãos de imprensas e potenciais parceiros na divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela organização, em especial no lançamento do jogo  Menu. O que você vai comer hoje? . A embalagem foi planejada também para que pudesse ser reproduzida em larga escala, portanto, foi feita com um material acessível, mas que conseguisse levar a mensagem pretendida. A caixa, em formato cúbico, tem dimensões 4cmx20,5cmx23,5cm e foi feita de papelão fino, porém resistente. Em seu interior foram colocados um bloquinho de papel, um lápis grafite, folder e panfletos contendo informações sobre a ONG (quem são, sua história e como ajudar) e informações sobre o jogo  Menu. O que você vai comer hoje? (o que é e breve explicação de como jogar). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Este trabalho é parte de um projeto que abrangeu diferentes áreas do campo da comunicação. Dessa forma, podemos experimentar áreas inexploradas de maneira prática até o momento da realização deste trabalho. Pensar em uma maneira de assessorar uma ONG e construir mecanismos que sejam capazes de executar esse processo em um tempo determinado possibilitou um planejamento de ações, ideias, propostas, execução e coleta de resultados de um projeto que possibilitou além desses fatores, a disciplina, o cumprimento de ações e o trabalho coletivo. Durante a execução do projeto, o diálogo direto e a comunicação com a ONG foi dificultosa, sendo esta a parte complicada de todo esse trabalho. Entretanto, como em uma prática de assessoria, desenvolver produções voltadas para uma marca específica denota uma relação estreita e de conhecimento de posicionamentos e gostos de quem se trabalha. A experimentação acontece, mais uma vez, com a possibilidade de colocar em prática procedimentos teóricos aprendidos em sala de aula e poder comprovar que algumas técnicas se reproduzem na parte prática do trabalho, e outras, se adéquam as situações vivenciadas em cada trabalho desenvolvido. Com esse projeto, a equipe pôde se arriscar em propor algo novo e criar um plano específico para uma marca, ter conhecimento além da teoria e experimentar um ramo de trabalho e atuação proposta pela comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #008bd2"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">HILLER, M. Branding: a arte de construir marcas. São Paulo: Trevisan, 2012.<br><br>KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2006.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. O processo evolutivo das práticas comunicacionais nas organizações. In: MARCHIORI, Marlene. Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional. 2. Ed. Volume 1. São Caetano: Difusão Editora, 2006.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, 2003, 4.ed. revisada, atualizada e ampliada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>MESTRINER, F. Design de embalagem: curso avançado. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2004.<br><br> </td></tr></table></body></html>