INSCRIÇÃO: 00434
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT04
 
TÍTULO: Ansiedemo
 
AUTORES: Caroline Rodrigues dos Santos (Universidade Metodista de São Paulo); Ananda Vieira Matos (Universidade Metodista de São Paulo); Débora Tirzah de Sá Araújo (Universidade Metodista de São Paulo); Guilherme Vieira de Andrade (Universidade Metodista de São Paulo); Mirella Fiodi Dedomenici (Universidade Metodista de São Paulo); Cauê Montagner Nascimento (Universidade Metodista de São Paulo); João Pedro Silva Pasqualini (Universidade Metodista de São Paulo); Felipe Coloma do Prado (Universidade Metodista de São Paulo); Vinicius Lopes Leopoldino (Universidade Metodista de São Paulo); Beatriz Campanaro Costa (Universidade Metodista de São Paulo); Giovanna Pedroso Gallina (Universidade Metodista de São Paulo)
 
PALAVRAS-CHAVE: , , , ,
 
RESUMO
Esse produto foi desenvolvido na temática “Laboratório de Captação e Iluminação” do IV semestre do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo, fomos orientados pelo Prof. José Augusto de Blasiis e instrumentalizados pela universidade para a concepção de um mini curta – de 3 a 4 minutos - do gênero terror, sorteada anteriormente. A ideia foi produzirmos algo menor e mais rápido para sentirmos como que é trabalhar com dramaturgia e com esse gênero. A premissa do tema parte da ligação do transtorno de ansiedade com a paralisia do sono, apresentando conceitos que explicam a patologia como uma das causas da paralisia. Através da realização de "Ansiedemo", podemos viver todas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção como: roteiro, casting de atores, construção de cenário, idealização de figurinos, gravação, decupagem e edição. Chegado ao fim, nossa produtora estava mais preparada para lidar com a produção de algo maior, já sabendo o que foi positivo e assertivo, e o que precisava ter uma atenção maior. O Objetivo geral deste projeto é produzir um curta-metragem do gênero terror passando por todas as etapas do processo de produção. Para isso, é preciso compreender a importância do gênero no contexto social e conhecer suas características principais e, mais do que isso, adquirir o conhecimento necessário sobre o manuseio das ferramentas tecnológicas e suas funcionalidades para desenvolvimento desse trabalho.
 
INTRODUÇÃO
Para um primeiro contato com a dramaturgia em curso de comunicação é cabível o uso de métodos experimentais e didáticos para os processos de produção audiovisual. O curta-metragem é um caminho menos trabalhoso para adentrar o universo das narrativas. Não se trata de desmerecimento, na verdade, isso é uma característica que prioriza este formato como o primeiro contato para a criação de uma história ficcional, levando em consideração os custos com a produção e a inexperiência dos produtores – geralmente alunos. ਀䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 猀攀最甀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 焀甀攀 昀漀椀 戀愀猀攀愀搀漀 渀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀攀 琀爀猀 愀琀漀猀 搀攀 匀礀搀 䘀椀攀氀搀Ⰰ 猀攀渀琀漀 愀琀漀 䤀 ጀ†䄀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀㬀 愀琀漀 䤀䤀 ጀ†䌀漀渀昀爀漀渀琀愀漀 攀 愀琀漀 䤀䤀䤀 ጀ†刀攀猀漀氀甀漀⸀ 䔀氀攀 渀漀猀 搀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀洀 戀漀洀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 洀愀猀 猀愀氀椀攀渀琀愀 焀甀攀 渀漀  甀洀愀 爀攀最爀愀Ⰰ 攀 猀椀洀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 焀甀攀 搀 挀攀爀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 挀漀洀瀀漀渀攀渀琀攀猀 搀攀猀猀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀  焀甀攀 猀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀洀 漀猀 爀漀琀攀椀爀漀猀⸀ O tema foi escolhido para contemplar nossa história a partir de relatos de pessoas contando que ao sofrerem a paralisia do sono ouviram sons estranhos alucinações. Agora, o que todas as pessoas que sofrem desse distúrbio têm em comum a ponto de sentirem os mesmos sintomas? Com base em uma breve entrevista com pessoas próximas que admitiram ter passado por isso, encontramos um fator em comum, todas elas sofrem de transtorno de ansiedade ou frequentemente sentem picos consequentes do stress do cotidiano. Quando aplicada a personagem, o espectador que assiste ao curta, e também sofre de ansiedade, se identifica com a situação de Lúcia e cria uma empatia com ela, gerando o desconforto de vê-la indefesa e não podendo se mover. ਀唀洀 搀漀猀 瀀爀ⴀ爀攀焀甀椀猀椀琀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 甀洀 搀攀猀愀昀椀漀 渀愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 昀漀椀 猀攀最甀椀爀 漀 最渀攀爀漀 瀀甀爀漀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 爀攀猀瀀攀椀琀愀爀 愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀漀 琀攀爀爀漀爀 挀漀洀漀 猀漀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀Ⰰ 猀攀洀 愀 樀甀渀漀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 最渀攀爀漀猀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 琀攀爀爀漀爀 挀漀洀 瀀漀氀椀挀椀愀氀 漀甀 琀攀爀爀漀爀 挀漀洀 昀椀挀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀攀爀洀椀琀椀渀搀漀 愀 攀砀瀀氀漀爀愀漀 搀漀猀 猀甀戀最渀攀爀漀猀Ⰰ 攀洀 渀漀猀猀漀 挀愀猀漀Ⰰ 猀漀戀爀攀渀愀琀甀爀愀氀Ⰰ 琀栀爀椀氀氀攀爀 攀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀⸀   O terror teve início na literatura com autores como Edgar Allan Poe, H.P Lovecraft, Mary Shelley e Bram Stoker que foram responsáveis pela consagração do gênero. Para que uma história seja considerada terror, é preciso que contenha um elemento básico como vampiro, lobisomem, fantasmas ou ser inominável. Com o avanço do desenvolvimento do gênero criam-se subgêneros para rotular os diferentes estilos de terror que surgiram, para sintetizar e não fugir do foco deste documento, definiremos apenas os subgêneros a que se trata a produção do curta “Ansiedemo” concebido pela Produtora Kôndo7.਀吀栀爀椀氀氀攀爀  漀 猀甀戀最渀攀爀漀 挀漀渀猀愀最爀愀搀漀 瀀攀氀漀 猀甀猀瀀攀渀猀攀Ⰰ 琀攀渀猀漀 攀 攀砀挀椀琀愀漀⸀ 一攀氀攀Ⰰ 愀 瘀琀椀洀愀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀  挀漀氀漀挀愀搀愀 攀洀 甀洀愀 猀椀琀甀愀漀 愀洀攀愀愀搀漀爀愀 攀 洀椀猀琀攀爀椀漀猀愀Ⰰ 瀀愀爀攀挀攀渀搀漀 椀洀瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀 攀猀挀愀瀀愀爀⸀ 伀甀琀爀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀  漀 昀愀琀漀 搀攀 攀猀挀漀渀搀攀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀 挀攀渀愀 瀀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀 攀猀猀攀 挀漀渀挀攀椀琀漀 瘀攀洀 搀漀 昀椀氀洀攀 倀猀椀挀漀猀攀 ⠀㄀㤀㘀 ⤀Ⰰ 搀攀 䄀氀昀爀攀搀 䠀椀琀挀栀挀漀挀欀Ⰰ 愀 昀愀洀漀猀愀 挀攀渀愀 搀愀 瘀琀椀洀愀 攀猀昀愀焀甀攀愀搀愀 渀漀 戀愀渀栀攀椀爀漀⸀  O terror psicológico chegou trazendo uma popularidade que antes o gênero não tinha e junto com ele, a valorização dos aspectos fazendo com que fossem avaliados com outros aspectos além do grotesco, demoníaco, etc., assentindo mais em um terror higienizado, tenso e sugestivo. O Bebê de Rosemary (1968) foi o grande pioneiro desse subgênero. E abriu portas para um estilo que tomou conta das telas de cinema e até hoje é aclamado como um dos estilos favoritos de filmes. ਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 琀攀爀爀漀爀 猀漀戀爀攀渀愀琀甀爀愀氀  愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 昀椀挀愀 攀渀琀爀攀 愀 昀愀渀琀愀猀椀愀 攀 漀 爀攀愀氀⸀ 匀漀洀漀猀 昀愀洀椀氀椀愀爀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀洀 挀愀猀愀猀 洀愀氀 愀猀猀漀洀戀爀愀搀愀猀 挀漀洀 漀猀 攀猀瀀爀椀琀漀猀Ⰰ 搀攀洀渀椀漀猀 攀 猀甀猀猀甀爀爀漀猀⸀ 伀 昀椀氀洀攀 倀漀氀琀攀爀最攀椀猀琀 ⠀㄀㤀㠀㈀⤀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀漀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 瀀漀爀 匀琀攀瘀攀渀 匀瀀椀攀氀戀攀爀最  甀洀 搀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 洀愀爀挀漀猀 搀攀猀猀攀 攀猀琀椀氀漀⸀ 
 
OBJETIVO
O estilo aplicado na produção do curta “Ansiedemo” foi o terror psicológico, em primeira instancia, com o intuito de estruturar em forma de ‘monstro’ e ‘pesadelo’ uma doença mental de Lúcia, a personagem principal que sofre de ansiedade desde a infância. Para o desenvolvimento da história e do gênero na narrativa, foi preciso inserir elementos de outros subgêneros, como thriller ao enfatizar a agonia de Lúcia e no desespero de não conseguir escapar daquela situação e do sobrenatural, por ter a existência de um ser supostamente imaginário aterrorizando-a. ਀嘀椀猀琀漀 焀甀攀 琀漀搀愀 愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 搀漀 琀攀爀爀漀爀  挀漀渀猀琀爀甀搀愀 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 琀爀愀稀攀渀搀漀 愀 琀漀渀愀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀攀搀漀 攀 愀瀀爀攀攀渀猀漀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 渀漀猀猀愀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀愀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀洀 甀洀 昀攀渀洀攀渀漀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 渀漀椀琀攀Ⰰ 愀 挀栀愀洀愀搀愀 ᠀瀠愀爀愀氀椀猀椀愀 搀漀 猀漀渀漀ᤀ⸠  A criação estética de Ansiedemo foi pensada em coisas que gera repulsa, como a pele do rosto deformada e a boca molhada de sangue, mas não é uma criatura sanguinária. Na verdade, por ser uma criação da mente doente de Lúcia, que luta contra a ansiedade desde nascença, a aparição do monstro é a personificação de seu maior pesadelo. ਀䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 琀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀挀椀搀椀搀愀Ⰰ 漀猀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 琀爀愀愀搀漀猀 攀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 愀瀀爀漀瘀愀搀漀Ⰰ 愀渀甀渀挀椀愀洀漀猀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 攀洀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 琀攀愀琀爀漀 漀 渀漀猀猀漀 挀愀猀琀椀渀最 挀愀氀氀 焀甀攀Ⰰ 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 氀漀挀漀洀漀漀Ⰰ 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 攀砀椀最椀搀漀 漀 挀甀爀爀挀甀氀漀Ⰰ 瀀漀爀琀昀氀椀漀 攀 甀洀 瘀搀攀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀 挀攀渀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀 焀甀攀 瀀攀搀椀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 愀琀爀椀稀攀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀攀洀 樀 挀漀洀漀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 䰀切挀椀愀⸀  Todo o curta obrigatoriamente foi gravado em um dia reservado pelo professor no Estúdio A, localizado no campus da Universidade, com uma Canon EOS 80D. A primeira sequência feita em travelling, as cenas da sala com o auxílio do tripé e os enquadramentos de perspectiva com a câmera na mão. As cenas de Lúcia criança foram feitas em um cenário montado simulando uma sala, para conseguirmos a diferença temporal e ainda fazer uma relação da criança com a mãe e seu tratamento, ajudando a identificar a doença da personagem. O cenário do quarto, por se tratar de um conceito imaginário, foi-nos sugerido a queda das paredes. A fumaça no ambiente traz um caráter de sonho e fica questionável se os acontecimentos são reais ou apenas alucinações de Lúcia. O filtro azul usado na gravação e na pós-produção ajuda a criar alusão de dimensão maior para o quarto. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀㌀㌀㔀戀㠀㈀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀