
 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 1 

 
A imprensa e a crise do Governo João Goulart: Comunicação, Política e História

1
 

 
Fabrício FERREIRA

2
 

Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ 

 

 

RESUMO 

 

A imprensa vem sendo examinada por diversos pesquisadores interessados na crise do 

Governo João Goulart (1961-1964) e no colapso da primeira experiência democrática 

brasileira (1946-1964). Em comum, as pesquisas indicam que os jornais se engajaram 

nos conflitos do período, buscando orientar seus leitores e as autoridades no sentido de 

assumirem determinados posicionamentos. Neste trabalho, pretendo revisar criticamente 

estudos voltados para a atuação da imprensa carioca, evidenciando as formas de ação 

política de periódicos que, de alguma forma, refletiam a disposição das forças políticas 

na primeira metade da década de 1960 no Brasil. 

 

PALAVRAS-CHAVE: imprensa; João Goulart; jornais; política; conflitos. 

 

 

Introdução 

 A literatura especializada na crise do Governo João Goulart (1961-1964) é 

enfática ao afirmar a participação de setores civis na campanha que ajudou a depor o 

Presidente da República e contribuiu com a instauração de um regime militar (1964-

1985). Ainda que a intervenção tenha sido eminentemente militar, o fato é que 

empresários, políticos, intelectuais e jornalistas participaram ativamente dos debates 

políticos da primeira metade da década de 1960, se posicionando diante das “reformas 

de base”, da crise aberta pela renúncia do Presidente Jânio Quadros, das revoltas de 

sargentos e marinheiros, da atuação dos sindicatos, entre outros eventos e questões.  

 Os jornais cariocas, em particular, refletiram, em boa medida, a disposição das 

forças políticas naquele período. Atuando no centro de gravidade da política nacional, O 

Globo, Jornal do Brasil, Última Hora, Tribuna da Imprensa, Novos Rumos, O 

Semanário, entre outros veículos, assumiram determinados posicionamentos diante do 

Governo Federal e dos conflitos, os quais se associavam não só aos interesses de seus 

grupos diretores, como também ao equilíbrio de forças políticas e sociais.  

                                                 
1 Trabalho apresentado na DT 8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação do XXIV Congresso de Ciências da 

Comunicação na Região Sudeste, realizado de 3 a 5 de junho de 2019. 
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - 

Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 
2 Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, e-mail: fabricio.f.medeiros@hotmail.com.  

fabricio.f.medeiros@hotmail.com


 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 2 

 Contudo, o aumento do interesse pela atuação da imprensa é relativamente 

recente. Em trabalho publicado 42 anos após a ruptura democrática de 1964, Alzira 

Alves Abreu apontou esta lacuna, afirmando que “são raros os estudos que analisam o 

papel da imprensa e da incipiente televisão na queda do governo Goulart, embora os 

meios de comunicação tenham sido utilizados [...]” (2006, p. 108) constantemente por 

civis na propagação de ideias políticas. Salvo esta consideração, a literatura sobre a 

crise do Governo Goulart tem mostrado uma preocupação maior com a imprensa, se 

debruçando não apenas sobre jornais de grande circulação, mas também no que tange a 

veículos doutrinários e sem dimensão empresarial. 

 Neste trabalho pretendo revisar criticamente algumas pesquisas voltadas para a 

atuação da imprensa carioca, evidenciando as formas de ação política de jornais que, de 

alguma forma, espelhavam a disposição das forças políticas na primeira metade da 

década de 1960 no Brasil. Partindo do diálogo entre Comunicação, Política e História, 

ressalto a importância de se compreender a política na perspectiva do campo 

jornalístico, em seus embates, conflitos e aproximações com atores do próprio campo, 

isto é, com outros jornais, e com atores externos, tais como: partidos, movimentos e 

lideranças políticas. Para tanto, considero inicialmente os caminhos da pesquisa 

acadêmica sobre a crise do Governo João Goulart e as razões do descrédito dos jornais 

enquanto fonte e objeto de investigação. Posteriormente, aponto algumas questões 

pertinentes aos estudos sobre a ação política da imprensa neste período. 

 

Caminhos da pesquisa acadêmica sobre a crise do Governo João Goulart 

 Segundo o historiador Carlos Fico, as primeiras interpretações sobre a crise de 

1964 privilegiaram aspectos factuais da política, sendo “estampadas nas páginas dos 

jornais e em livros” (2004, p. 27). Esses relatos careciam de análise documental ou 

mesmo de profundidade histórica, ainda que tivessem sido apropriados como verdades 

absolutas em estudos posteriores.  

 Os primeiros estudos sobre a temática partiram de uma perspectiva estruturalista, 

a qual sobrevalorizava a problemática econômica da mudança de estágios e modelos de 

desenvolvimento. Muito comum na década de 1970, essa interpretação era defendida 

por sociólogos, economistas e cientistas políticos, os quais situavam a crise do Governo 

Goulart em um processo de média e longa duração responsável pela industrialização do 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 3 

país. Entre as teses principais desse modelo interpretativo, Lucilia de Almeida Neves 

Delgado ressaltou: 

 

- convicção de que o processo de industrialização tardia no Brasil 

atingiu um ponto crítico, que demandava soluções para resolução dos 

conflitos sociais a ele inerentes. Tais soluções se apresentaram sob a 

forma autoritária de regulação dos referidos conflitos; 

- vinculação do golpe político às incompatibilidades entre os modelos 

agrário exportador e o desenvolvimentista industrializado e 

internacionalizado; 

- convicção de que a opção por um econômico industrializante 

internacionalizado consolidou a dependência econômica, gerou 

crescente concentração da renda e propiciou eclosão de contundentes 

manifestações sociais reformistas e nacionalistas. Esse processo levou 

à ruptura do ‘pacto populista’. 

O golpe, portanto, tornou-se inevitável, pois decorreu de um agudo 

acirramento do conflito social, que ganhou dimensões de disputa 

política e ideológica (2010, p. 131). 

 

Em outra perspectiva, os estudiosos de 1964 passaram a considerar o tempo 

curto dos acontecimentos e os problemas conjunturais, enfatizando a atuação de atores 

que conspiraram contra o Governo Goulart e contribuíram ou efetivaram a intervenção 

militar. Esses trabalhos se projetaram no Brasil por volta da década de 1980, lançando 

luz sobre o papel dos militares, do empresariado, dos latifundiários, de membros da 

Igreja Católica, do capital internacional e de partidos políticos (DELGADO, 2010). 

Na década de 1990, com a redemocratização, o desenvolvimento dos cursos e 

programas de pós-graduação, bem como contando com o aumento significativo da 

disponibilidade de fontes, a produção acadêmica ganhou fôlego, sendo realizadas novas 

descobertas empíricas e lançados novos questionamentos (FICO, 2017).  

Surgiram nesse período trabalhos sobre a perspectiva militar a respeito da 

intervenção de 1964, importantes porque, entre outras coisas, consideraram as visões de 

atores que participaram da administração pública durante o regime militar. Ao analisar 

os depoimentos de militares pertencentes aos extratos médios das Forças, Maria 

D’Araujo, Gláucio Soares e Celso Castro (1994) observaram que havia até então certo 

desinteresse pela atuação desse grupo militar, sendo privilegiada a narrativa de generais 

que participaram diretamente da articulação golpista. Seja como for, os autores 

demonstraram que a análise dos depoimentos poderia ser útil no esclarecimento de 

diversas questões mal compreendidas, tais como: o grau de coordenação das ações 

voltadas para a deposição do Presidente Goulart, a força do “dispositivo militar” que 

poderia proteger Jango frente a eventuais tentativas de golpe, as divisões políticas nas 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 4 

Forças Armadas, a existência ou ausência de um projeto político criado entre os 

militares e o tempo desejado para a permanência no poder, entre outras questões.  

No entanto, apenas recentemente, década de 2000 em diante, os pesquisadores 

passaram a olhar com mais atenção para a ação política da imprensa. Em parte, acredito 

que esse movimento de habilitação dos jornais enquanto fonte e objeto de investigação 

sobre a crise do Governo Goulart tenha relação com avanços institucionais, 

particularmente com a expansão dos programas de pós-graduação e das iniciativas de 

fomento à pesquisa, as quais têm contribuído para o desenvolvimento de estudos mais 

sólidos teórica e metodologicamente. Além disso, o crescimento do diálogo 

interdisciplinar tem sido fundamental, na medida em que municia pesquisadores de 

ferramentas novas a serem utilizadas na crítica de fontes documentais e na interpretação 

de fatos.  

No campo historiográfico, por exemplo, a resignificação da história política e da 

noção de documento ajudou a fazer com que os pesquisadores vissem nos jornais uma 

fonte tão valiosa quanto qualquer outra. Ao abandonar a pretensão da história metódica, 

segundo a qual caberia ao historiador narrar a “verdade” dos fatos, os historiadores 

passaram a procurar compreender não apenas o que os textos dizem, mas também a 

forma pela qual narram as ações humanas. Assim, a imprensa foi valorizada não apenas 

como meio, mas inclusive como “objeto da pesquisa histórica” (LUCA, 2008, p. 118). 

 

Uma revisão sobre a atuação da imprensa 

 A crise do Governo João Goulart (1961-1964) e o golpe de Estado que encerrou 

a primeira experiência democrática no Brasil, possivelmente, é um dos temas mais 

pesquisados em nossa história, sobretudo quando se olha para a sua fase republicana. 

Porém, só recentemente a imprensa ganhou foro de objeto legítimo de investigação 

sobre este período.  

 A análise sobre a atuação política da imprensa carioca sobressai, não só porque o 

Rio de Janeiro era identificado como uma ‘caixa de ressonância dos problemas 

nacionais’ (MOTTA, 2000, p. 1), mas também porque os jornais cariocas 

representavam, em boa medida, a diversidade de forças políticas que disputavam a 

hegemonia no início da década de 1960. Liberais, comunistas, trabalhistas, 

nacionalistas, praticamente todas as ideologias se faziam presentes no campo 

jornalístico carioca, fato que, por si só, já poderia justificar a realização de estudos nesta 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 5 

ceara. Contudo, em muitos casos, os pesquisadores têm ignorado a pluralidade 

ideológica da imprensa, tendendo a sobrevalorizar o viés “golpista” dos jornais cariocas.  

 Em trabalho clássico na historiografia brasileira, voltado para a História da 

imprensa no Brasil, Nelson Sodré (1966, p. 470-471, grifo meu) asseverou que “toda a 

grande imprensa, articulada em côro, participou dessa preparação psicológica [que 

redundou no golpe de 1964], como o rádio e a televisão”. Para exemplificar, Sodré citou 

dois editoriais (“Basta!” e “Fora!”), publicados pelo Correio da Manhã poucos dias 

antes da intervenção militar. Esse movimento uníssono teria sido, segundo o autor, “a 

última ‘operação montada pela imprensa empresarial em nosso país” (SODRÉ, 1966, p. 

471). 

 René Dreifuss (1981), por sua vez, em um trabalho minucioso, examinou a 

atuação do complexo IPES-IBAD (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais-Instituto 

Brasileiro de Ação Democrática) enquanto expressão do capital multinacional e 

associado. Por meio da análise de extenso material documental, Dreifuss demonstrou as 

estratégias utilizadas pela “elite orgânica” para desestabilizar o Governo Goulart e 

projetar seus interesses econômicos sobre o Estado brasileiro. No que tange à imprensa, 

o cientista político uruguaio apontou uma série de parcerias entre o grupo empresarial 

reunido sob o IPES-IBAD e a imprensa nacional, destacando, entre os jornais cariocas, 

O Globo e o Jornal do Brasil. Atuando como canais de publicidade e propaganda das 

ideias defendidas pelo IPES-IBAD, com uma série de matérias pagas, e explorando o 

imaginário anticomunista, a imprensa teria beneficiado a campanha anti-Goulart, na 

medida em que divulgava o material de doutrinação do grupo empresarial e publicava 

editoriais afinados com a oposição ao Governo Federal.  

Aqui se colocam duas questões. Primeira, no estudo de Sodré (1966), a atuação 

da imprensa é generalizada e vista de modo pontual. O autor não se preocupou em 

verificar as diversas posturas assumidas pelos jornais cariocas, dentre as quais, 

conforme demonstram pesquisas mais recentes, havia uma série de divergências 

editoriais e políticas. Sodré cita apenas dois editoriais publicados no Correio da Manhã 

no final de março de 1964, como se tais textos expressassem certa linearidade no 

posicionamento desse jornal durante o Governo Goulart. Não verifica, portanto, que a 

relação da imprensa com o campo político estava sujeita a uma tensão que dificultava a 

preservação de um posicionamento rígido e uniforme. Segundo, apesar de reconhecer 

que a imprensa mantinha sua própria campanha de oposição a Goulart, Dreifuss (1981) 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 6 

acabou instrumentalizando a atuação dos jornais, como se os periódicos não 

apresentassem discordâncias entre si e em relação ao próprio projeto político do IPES-

IBAD. O autor percebeu jornais tão distintos, como O Globo e o Jornal do Brasil, em 

um mesmo grupo, ignorando que, por exemplo, o Jornal do Brasil procurava mediar os 

conflitos, no sentido de promover a realização das reformas de base por meio dos canais 

institucionais, além de apoiar a Política Externa Independente.  

Nesse sentido, concordo com a crítica de José Lattanzi, segundo a qual, a 

interpretação esboçada em Sodré (1966), se fazia justiça ao consentimento relativo à 

necessidade de substituir Jango na Presidência de República, não dava conta do exame 

sobre a dinâmica do campo jornalístico. Se referindo aos jornais, o autor afirmou que 

“atribuir-lhes uma atuação uniforme e golpista prejudica a compreensão do modo de 

agir dessa importante parcela da sociedade civil, reduzindo-a enquanto ente político” 

(LATTANZI, 2008, p. 2). 

O historiador analisou exemplares dos jornais O Globo e Correio da Manhã, 

defendendo a hipótese de que embora apresentassem semelhanças, tais periódicos 

frequentemente atuavam em campos opostos. Apesar de ambos apresentarem um 

discurso liberal e pró-democracia, em meio aos conflitos do período e à aproximação do 

Governo Goulart com as esquerdas, apenas o Correio da Manhã preservou seu 

compromisso com a legalidade. “O que distinguia, fundamentalmente o Correio da 

Manhã dos demais jornais, nesse momento de crise, era a capacidade de entender que a 

ordem democrática estava sob ameaça e que nenhum ato de força asseguraria sua 

preservação” (LATTANZI, 2008, p. 5). Já no caso do Globo, a ruptura institucional 

deveria ser justificada, na medida em que, em seu entendimento, viabilizaria a salvação 

da democracia contra o comunismo. 

Abreu (2006) investigou a atuação de jornais do eixo Rio-São Paulo, 

considerando o início e o término do governo Goulart. Em geral, a pesquisadora 

afirmou que a imprensa defendeu a posse de Goulart em 1961, com exceção do Globo e 

da Tribuna da Imprensa, sendo que neste último caso foi cobrado um posicionamento 

efetivo das Forças Armadas, instigadas a intervirem no processo político. Diante do veto 

militar e da solução parlamentarista, os periódicos citados divergiram, com O Globo 

apoiando a castração dos poderes do Presidente da República, em um parlamentarismo 

híbrido, e a Tribuna da Imprensa vendo nessa solução um flerte com o comunismo. 

Porém, o apoio ao parlamentarismo foi abandonado rapidamente pelo Globo, a exemplo 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 7 

de outros jornais, que viram no retorno ao presidencialismo a possibilidade de 

“enfrentar a crise política e atacar a inflação”. Ainda assim, a proposta era “atrair 

Goulart para o centro político e afastá-lo da influência dos grupos de esquerda” 

(ABREU, 2006, p. 115-116).   

O anticomunismo era a tônica de vários jornais cariocas, os quais viam nos 

movimentos camponeses, nos sindicatos e na aproximação de Jango com as esquerdas 

um anúncio da comunização do Brasil. Porém, ainda que periódicos como O Globo e a 

Tribuna da Imprensa tenham dedicado repetidos editoriais e matérias a este respeito, o 

fato é que nem toda a imprensa era anticomunista, como era o caso do Jornal do Brasil, 

que, divergindo de seus congêneres, denunciou “[...] os chamados ‘industriais do 

anticomunismo’ [...]” (ABREU, 2006, p. 116), se referindo àqueles que exageravam a 

atuação (“ameaçadora”) dos “vermelhos”.  

Cristiane Corrêa (2018) pesquisou a forma pela qual Correio da Manhã, Jornal 

do Brasil e Última Hora representaram a imagem pública de João Goulart durante seu 

Governo. Semelhante ao que apontaram outros autores, Corrêa argumentou que o ponto 

de inflexão entre a imprensa carioca e Jango foi o Comício da Central do Brasil, 

realizado em 13 de março de 1964. A partir daquele momento, tanto os jornais que 

desconfiavam das intenções de Goulart quanto os jornais que o defendiam radicalizaram 

seus discursos. Apenas Última Hora apoiou o Governo Federal, ressaltando a vitória 

conquistada por Jango e pelos segmentos progressistas com o retorno do 

presidencialismo, criando “[...] uma imagem positiva do Presidente e seu governo, 

reforçando a dimensão dos votos favoráveis ao ‘não’” (CORRÊA, 2018, p. 133). 

O clima de radicalização política, cujo auge pode ser identificado logo após a 

realização do Comício da Central do Brasil, contribuiu para que a imprensa denunciasse 

conspirações golpistas de ambos os lados, tanto da esquerda quanto da direita. Contudo, 

também diante dessa questão, Última Hora se diferenciou da imprensa liberal, tornando 

seu apoio a Jango praticamente incondicional, enquanto identificava “membros da 

direita política como golpistas” (CORRÊA, 2018, p. 155).   

Em sua conclusão, a autora considerou que, de fato, a imprensa contribuiu com a 

campanha de desestabilização do Governo Goulart e com a construção de justificativas 

para a intervenção militar: 

 

A construção de [...] imagens interferiu no jogo político, porque foi 

relacionado ao caos, a agitação social, ao comunismo, à indisciplina, à 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 8 

quebra de hierarquia e protocolo, fazendo com que setores 

conservadores da sociedade não tolerassem a permanência de Goulart 

no poder e defendessem sua queda (CORRÊA, 2018, p. 176). 

 

 Aloysio Carvalho (2010) pesquisou os movimentos da “Rede da Democracia” 

através de matérias e editoriais publicados nos jornais: O Globo, O Jornal e Jornal do 

Brasil (1961-1964). De acordo com o autor, a “Rede da Democracia” surgiu em 1963, 

no Rio de Janeiro, como uma iniciativa conjunta das rádios Tupi, Globo e Jornal do 

Brasil, tendo em vista a defesa da legalidade contra o que esses grupos empresariais 

consideravam o crescente avanço do comunismo sobre o Brasil. A análise dos jornais se 

justifica porque os pronunciamentos da “Rede” eram replicados nos referidos 

periódicos. Pautados por um anticomunismo liberal, O Globo O Jornal e o Jornal do 

Brasil visavam se articular em um movimento de oposição ao Governo Goulart, 

cobrando do Presidente o compromisso com a legalidade constitucional e a preservação 

de valores tradicionais, tais como a família, a propriedade e a liberdade. 

 Um dos acertos da pesquisa de Carvalho (2010) foi evidenciar que a articulação 

desses jornais não implicava em ausência de divergências editoriais. Pelo contrário, os 

periódicos cariocas apresentavam posicionamento distinto no que tange ao Governo 

Federal, mais oposicionista nos casos do Globo e do Jornal, por exemplo. A Política 

Externa brasileira também não era vista da mesma forma entre os jornais. Enquanto que 

O Globo e O Jornal criticavam a aproximação do Governo com a União Soviética e 

Cuba, o Jornal do Brasil defendia a Política Externa Independente, caracterizada pela 

busca de maior autonomia em um cenário internacional bipolarizado pela Guerra Fria. 

Além disso, os periódicos cariocas disputavam quem seria o mais fiel representante da 

opinião pública, mediando a relação entre cidadãos e governantes e buscando definir os 

itens mais importantes da agenda governamental.  

 Segundo o cientista político, uma das principais características da atuação da 

imprensa liberal nesse período se expressou justamente na tentativa de conquistar a 

direção da opinião pública, em um contexto de crise política, no qual as instituições 

(Poderes Legislativo e Executivo, principalmente) se desgastavam perante a sociedade 

civil e tinham dificuldades em resolver seus impasses. Para Carvalho (2010, p. 18), 

 

[...] os representantes da imprensa liberal fizeram da crítica uma 

prática por meio da qual disputaram com as instituições políticas o 

monopólio da opinião pública. Na disputa pela hegemonia da 

representação da opinião pública, se apropriaram de diversos 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 9 

discursos sociais, colocando-se na posição de sujeitos políticos 

responsáveis pela construção da legitimidade do Estado. Dessa forma, 

eles conferiram ao texto jornalístico um sentido político próprio, de 

modo a justificar uma posição de predominância no esquema de 

poder. 

 

 Outros autores se debruçaram sobre a atuação de jornais nacionalistas e 

comunistas, uma arena menos visada quando se trata da análise da imprensa na crise de 

1964. Jorge Ferreira estudou o jornal Novos Rumos, fundado em janeiro de 1959 como 

“órgão de comunicação semioficial do PCB” (2013, p. 208). Diferente de outros jornais, 

Novos Rumos tinha um compromisso direto com um partido político, servindo como 

veículo de doutrinação dos quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB), mas 

também como instrumento de divulgação ideológica para o grande público, chamado a 

participar da “Revolução”. Novos Rumos não era mantido por publicidade comercial, 

mas sim através de vendas avulsas, além de contar com apoio financeiro do PCB. O 

socialismo era defendido enquanto padrão ideal de regime político, sendo ressaltada a 

viabilidade de sua implantação no Brasil. Nessa linha, o semanário promovia a imagem 

pública da União Soviética, tomada como “o modelo exemplar de sociedade a ser 

construída” (FERREIRA, 2013, p. 221).  

Uma das questões mais interessantes na pesquisa de Ferreira talvez seja chamar 

a atenção do leitor para o fato de que, ao contrário do que afirmavam outros jornais de 

oposição, o PCB se manteve cético em relação a João Goulart, lhe fazendo várias 

críticas durante a maior parte de seu Governo. Os comunistas repudiavam as 

negociações do Presidente com o Partido Social Democrático (PSD) e a União 

Democrática Nacional (UDN), vendo nessa aproximação uma ‘política de conciliação’ 

que inviabilizava a execução das reformas de base. Embalados pelo retorno ao 

presidencialismo (janeiro de 1963), os comunistas afinados com a Frente de 

Mobilização Popular (FMP) pressionavam Goulart no sentido da redução das margens 

de negociação com o centro e a direita, se instituindo um Governo representado 

unicamente pelas esquerdas. Muito embora o jornal estivesse afinado com a ‘Declaração 

de março de 1958’, documento no qual o PCB expressava a necessidade de assumir uma 

posição política mais moderada, de fato, Novos Rumos não se comprometeu com a 

moderação política. Nas palavras de Ferreira (2013, p. 224), 

 

Não há, em Novos Rumos, a imagem que ficou, para as gerações 

posteriores, de um Partido Comunista que abandonou a luta 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 10 

revolucionária, optando pela via parlamentar dentro das regras da 

democracia-liberal ou, ainda, do reboquismo ao governo de João 

Goulart. Novos Rumos foi jornal de oposição a Jango e, fazendo coro 

com a Frente de Mobilização Popular, exigia a decretação imediata 

das reformas e um governo formado exclusivamente pelas esquerdas. 

 

Ainda na ceara dos jornais “progressistas”, Jorge Ferreira pesquisou a atuação 

do Panfleto, veículo “[...] porta-voz da Frente de Mobilização Popular e do grupo 

nacional-revolucionário que, dentro do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), seguia a 

liderança de Leonel Brizola” (2010, p. 619). Criado em fevereiro de 1964, o jornal foi 

extinto em 30 de março do mesmo ano. Engajado na articulação das esquerdas em prol 

de uma unidade em torno do projeto da FMP, Panfleto buscava pressionar João Goulart 

a interromper as negociações com os partidos de centro e direita, formando um governo 

formado apenas pelas esquerdas.  

Segundo Ferreira, o jornal contava com um conselho de redação composto por 

membros da FMP, entre os quais se destacavam: Leonel Brizola, Sérgio Magalhães e 

Almino Afonso. Com periodicidade semanal, Panfleto contou apenas com 7 edições, as 

quais foram comercializadas nos dias: 17 e 24 de fevereiro, 2, 9, 16, 23 e 30 de março 

de 1964. A exemplo do que ocorria com Novos Rumos, “Panfleto não vendia espaço 

para publicidade comercial [...]” (FERREIRA, 2010, p. 625), contando somente com a 

venda avulsa.  

Refletindo as posições da FMP, Panfleto denunciou “[...] a exploração 

econômica estrangeira, em especial dos monopólios norte-americanos, e a aliança 

estabelecida entre essas empresas e setores do empresariado brasileiro” (FERREIRA, 

2010, p. 626). Acusou Goulart de ser incapaz de governar, na medida em que sucumbia 

às negociações com as “forças conservadoras e reacionárias”. Com posição destacada 

no semanário, “Brizola exigia que Goulart desse fim ao que chamava de ‘política de 

conciliação’. Em outras palavras, que o presidente rompesse com o PSD e governasse 

exclusivamente com a FMP” (FERREIRA, 2010, p. 626). 

Em meio a essas críticas, Panfleto construía uma imagem negativa do Congresso 

Nacional, pois via nesta instituição um obstáculo à aprovação das reformas de base. A 

tática defendida pelo jornal refletia a linha política da FMP, pautada pela perspectiva da 

política feita nas ruas, com a realização de comícios e greves, as quais deveriam ajudar 

a pressionar os parlamentares a votar o mais rápido possível as reformas, 

particularmente a reforma agrária. Após a definição de Jango no sentido de sua 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 11 

aproximação com as esquerdas, Panfleto radicalizou seu discurso, defendendo a 

realização de “[...] um plebiscito para consultar o povo sobre a necessidade da 

convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte”. A ideia era, por cima do 

Congresso, “[...] redigir uma nova Constituição e, ao mesmo tempo, aprovar as reformas 

de base” (FERREIRA, 2010, p. 636). 

Além de Novos Rumos e Panfleto, havia outro jornal muito atuante nas 

discussões políticas da primeira metade da década de 1960: O Semanário. Fundado em 

abril de 1956, o jornal circulou semanalmente com uma tiragem que alcançou a cifra 

dos 60 mil exemplares. Segundo Leonardo Brito (2011, p. 1), “O Semanário tornou-se a 

maior publicação nacionalista do período (tanto pelo período de circulação, quanto pelo 

seu alcance)”, contando “com a colaboração de diversos intelectuais e jornalistas, do 

porte de Barbosa Lima Sobrinho, Edmar Morel, Josué de Castro e Oswaldo Costa [...]”.  

O Semanário apoiou a posse interina de João Goulart em agosto de 1961, 

conforme prescrevia a Constituição. Defendeu a realização das reformas de base e a 

unificação das esquerdas em torno desse objetivo. Também criticou a “política 

conciliatória” de Jango, cobrando do Presidente uma postura mais enérgica e 

compromissada com o encaminhamento dos projetos de reforma estruturais. Segundo 

Brito (2011), O Semanário fez coro à esquerda radical, que via no Congresso um 

obstáculo não pouco importante na relação das reformas. Por isso, se entusiasmou com 

a maior aproximação de Goulart com as esquerdas, empreendida por ocasião do 

Comício da Central do Brasil. 

 Rafael do Nascimento Souza Brasil (2010) também pesquisou a atuação política 

do veículo nacionalista, considerando o período 1956-1964, correspondente aos 

Governos Juscelino Kubitschek (1957-1960), Jânio Quadros (janeiro a agosto de 1961) 

e João Goulart (1961-1964). Em sua dissertação de mestrado, o historiador focou nos 

debates relativos ao desenvolvimento industrial brasileiro e às reformas de base, 

tomando o nacionalismo como conceito-chave da linha editorial de O Semanário.  

No plano político, O Semanário se alinhou à Frente Parlamentar Nacionalista, 

enquanto procurou se aproximar dos militares nacionalistas, os quais disputavam a 

direção do Clube militar. Intervindo no campo político,  

 

[...] O Semanário produzia e veiculava propostas de organização do 

Estado brasileiro, calcado num viés nacionalista que tinha como meta 

o desenvolvimento autônomo do país. Tal perspectiva de organização 

social disputava a hegemonia do processo político brasileiro com 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 12 

outros projetos de sociedade, presentes naquela conjuntura histórica 

(décadas de 1950 – 1960) (BRASIL, 2010, p. 10). 

 

 É interessante notar que, segundo o autor, a defesa da reforma agrária, por parte 

do jornal nacionalista, não visava introduzir o socialismo no país, mas sim “[...] 

modernizar as relações capitalistas no campo, fortalecendo o processo industrializante 

no país” (BRASIL, 2010, p. 151). A ideia seria resolver a crise de abastecimento, 

dinamizar o mercado interno, promover a industrialização nacional e reduzir os 

conflitos no campo, preservando-se a estrutura vigente e redistribuindo a terra de forma 

mais igualitária, mas sem abolir a propriedade privada, como denunciavam muitos 

opositores da reforma agrária. 

 No plano econômico, O Semanário era favorável a um Estado mais interventor, 

que negociasse o pagamento da dívida externa, monopolizasse o câmbio e o comércio 

do café, além de garantir “[...] a regulamentação das remessas financeiras para o 

exterior” (BRASIL, 2010, p. 159). Defendia ainda a “[...] taxação sobre os lucros das 

empresas estrangeiras e a adoção do sistema de arrecadação tributária ancorada em um 

critério social, exigindo encargos para com o tesouro nacional proporcionais à renda, 

além da coibição das fraudes e sonegações” (BRASIL, 2010, p. 160). 

 Politicamente, entendia que os analfabetos e os escalões inferiores das Forças 

Armadas deveriam ter direito ao voto, enquanto a liberdade de organização e 

participação política deveria ser garantida a todos, até mesmo aos comunistas. Mas 

diferentemente de outros jornais à esquerda, O Semanário criticava o sectarismo e a 

falta de disposição para o diálogo com forças políticas concorrentes. Prescrevia que a 

defesa das reformas só seria legítima se realizada no domínio da lei e pacificamente. 

Nesse sentido, o jornal buscava reunir forças heterogêneas que fossem favoráveis às 

reformas de base, mas sem partir da premissa (defendida pela esquerda radical) de que 

apenas um governo exclusivo das esquerdas seria desejável naquele momento 

(BRASIL, 2010). 

 Como podemos perceber, a pluralidade de posicionamentos políticos e editoriais 

da imprensa carioca refletia em boa medida o equilíbrio de forças políticas durante o 

Governo Goulart, não sendo possível afirmar que os jornais partiram em um movimento 

genérico e linear rumo à deposição do Presidente e à construção de justificativas para a 

instauração de um regime militar. 

 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 13 

 

Conclusão 

 Neste trabalho, busquei revisar alguns estudos dedicados à atuação da imprensa 

carioca na crise do Governo João Goulart. Considerando os caminhos da produção 

acadêmica e o processo de habilitação dos jornais como fontes e objetos de 

investigação, tentei ressaltar a importância de olharmos com mais cuidado a dinâmica 

da relação entre os campos: jornalístico e político.  

 Não podemos tomar a atuação da imprensa de maneira genérica ou 

instrumentalizante, afirmando, no primeiro caso, que toda a imprensa ajudou a derrubar 

Goulart ou, no segundo, que os jornais serviram como meros instrumentos da “classe 

dominante”, entre outras afirmações frágeis. Ao contrário, o que as pesquisas mais 

recentes têm demonstrado é que havia uma série de divergências entre os jornais 

cariocas - e mesmo entre aqueles que fizeram oposição a Goulart. O apoio final à 

intervenção militar não significa, necessariamente, a existência de oposição sistemática 

ou de rejeição completa aos projetos sustentados pelo Governo Federal na primeira 

metade da década de 1960. 

 A relação entre Comunicação, Política e História se mostrou tensa durante todo 

esse período. Porém, na medida em que a radicalização política cresceu, também os 

jornais passaram a assumir posições mais intransigentes, defendendo no final de março 

de 1964, em boa parte, a destituição de Jango, e, em número menor, a preservação da 

ordem constitucional. Jornais mais à direita do espaço político, tais como O Globo e 

Tribuna da Imprensa, acenaram diversas vezes para a importância que os militares 

possuíam na ordem política, devendo atuar como “poder moderador”. Outros, situados 

do centro à esquerda, a exemplo do Jornal do Brasil, de O Semanário e do Correio da 

Manhã, defendiam a realização das reformas de base, mas argumentando que o 

Congresso Nacional era a instituição legítima em matéria de produção de Leis, não 

sendo aceitável pressioná-lo insistentemente ou passar por cima de sua autoridade. Já na 

esquerda radical, é possível mencionar o caso de Novos Rumos e Panfleto, 

respectivamente, representantes do PCB e da FMP. Ambos pressionaram Goulart a 

assumir um compromisso exclusivo com as esquerdas, se recusando a negociar com as 

forças políticas tidas como reacionárias e conservadoras (PSD e UDN, principalmente). 

No entendimento desse segmento jornalístico e político, Jango deveria acabar com a 

“política de conciliação” e realizar as reformas sob o impulso dos movimentos 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 14 

populares, mesmo que para tanto tivesse que desautorizar o Congresso e legislar via 

Executivo.  

 Portanto, a disposição de forças políticas se fazia representar no campo 

jornalístico, com jornais alinhados ao liberalismo, ao trabalhismo, ao comunismo e ao 

nacionalismo. E assim como ocorreu no campo político, entre os jornais havia 

divergências, mesmo se tratando de veículos pertencentes a um mesmo segmento 

ideológico, como era o caso do Jornal do Brasil e do Globo, ambos afinados com o 

liberalismo. Por outro lado, ainda que o nacionalismo servisse como cimento ideológico 

de Novos Rumos, Panfleto e O Semanário, o entendimento sobre o caminho correto de 

realização das reformas de base era divergente, pois enquanto que os dois primeiros 

jornais admitiam o recurso à força e à violência, o último semanário recusava qualquer 

expediente diferente da obediência à ordem legal.  

 Entre outras coisas, a revisão da literatura sobre a ação política da imprensa 

carioca na crise do Governo Goulart evidencia que o alinhamento entre jornais e 

Governos não significa, necessariamente, submissão. Assim, tanto as esquerdas 

condicionavam seu apoio a Goulart ao compromisso com a realização das reformas 

quanto parte da direita e dos jornais de centro-esquerda reclamavam do Presidente 

moderação e disposição para proteger a legalidade, seja contra as investidas da direita, 

por exemplo, de Carlos Lacerda e de militares anticomunistas, seja contra iniciativas à 

esquerda, de lideranças políticas ou sindicais. De qualquer maneira, a análise 

bibliográfica aponta que a imprensa não apenas participou dos debates políticos da 

primeira metade da década de 1960, como também procurou orientar os rumos da 

política nacional, defendendo seus respectivos valores e ideais políticos.  

 

Referências bibliográficas 

 
ABREU, A. A. 1964: a imprensa ajudou a derrubar o governo Goulart. In: FERREIRA, M. M. (Coord.). João 

Goulart: entre a memória e a história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p. 107-128. 

BRASIL, R. N. S. Um jornal vale por um partido – O Semanário (1956-1964). 2010. 195 f. Dissertação (Mestrado 
em História Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.  

BRITO, L. “O Semanário” – Um jornal que vale por um livro – Um estudo de caso sobre a imprensa nacionalista no 

Brasil (1956-1964). Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, julho 2011. 

CARVALHO, A. C. A Rede da Democracia: O Globo, O Jornal e o Jornal do Brasil na queda do governo Goulart 
(1961-1964). Niterói: Editora da UFF; Editora NitPress, 2010. 



 

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória - ES – 03 a 05/06/2019 

 

 15 

CORRÊA, C. M. Imagens públicas em disputa: o governo João Goulart através da grande imprensa carioca (1961-

1964). 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em História), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 

Porto Alegre, 2018. 

D’ARAUJO, M. C.; SOARES, G. A. D.; CASTRO, C. Visões do golpe: a memória militar sobre 1964. Rio de 
Janeiro: Relume-Dumará, 1994. 

DELGADO, L. A. N. O Governo João Goulart e o golpe de 1964: memória, história e historiografia. Tempo, Niterói, 

n. 28, v. 14, p. 123-143, 2010.  

DREIFUSS, R. A. 1964: a conquista do Estado. Ação Política, poder e Golpe de Classe. Tradução Ayeska Branca de 
Oliveria Farias et al.; rev. téc. René Armand Dreifuss. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1981.  

FERREIRA, J. Panfleto: as esquerdas e o “jornal do homem da rua”. Varia historia, Belo Horizonte, v. 26, n. 44, p. 

619-638, jul/dez 2010. 

__________. Novos Rumos: jornal do Partido Comunista Brasileiro. Locus, Juiz de Fora, v. 19, n. 2, p. 205-224, 
2013. 

FICO, C. Além do golpe: a tomada do poder em 31 de março de 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 

2004. 

_____. Ditadura militar brasileira: aproximações teóricas e historiográficas. Revista Tempo & Argumento, 
Florianópolis, v. 9, n. 20, p. 5-74, jan./abr. 2017. 

LATTANZI, J. R. Ideologia e legalidade: os princípios liberais na imprensa (1961-1964). Anais do XIII Encontro 

de História Anpuh-Rio, Seropédica – RJ, 2008. 

LUCA, T. R. Fontes impressas. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes 

históricas. 2 ed.; 1 reimpr. São Paulo: Contexto, 2008. p. 111-153. 

MOTTA, M. S. O Rio de Janeiro continua sendo? Rio de Janeiro: CPDOC, 2000.  

SODRÉ, N. W. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966. 

 

 

 

 

 


