INSCRIÇÃO: 00673
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP06
 
TÍTULO: Só no PPKB
 
AUTORES: Fernanda Menezes Ramos (Centro Universitário Ritter dos Reis); Mariana de Souza Maciel (Centro Universitário Ritter dos Reis); Rodrigo Severo Rodembusch (Centro Universitário Ritter dos Reis); Camila Muller dos Santos (Centro Universitário Ritter dos Reis); Rubia Blehm Berti (Centro Universitário Ritter dos Reis)
 
PALAVRAS-CHAVE: Publicidade, Rádio, Spot, Restaurante, Gastronomia
 
RESUMO
Este trabalho relata o desenvolvimento de um spot institucional de 30’ para o cliente do restaurante PPKB Kitchen & Bar (Porto Alegre), realizado na disciplina de Redação Publicitária II do 4º semestre (2016.1) do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da UniRitter. O objetivo do spot foi, depois de uma análise profunda do briefing passado em reunião ocorrida em sala de aula com a presença do cliente, detectar e focar em sua variedade de públicos-alvo e atingi-los com uma só peça publicitária radiofônica, baseando-se em suas vivências. O produto atrai seus ouvintes por identificação e, ademais, foram usados elementos e palavras exatas para fixar a marca em seu público.
 
INTRODUÇÃO
O spot “Só no PPKB” faz parte dos trabalhos da disciplina de Redação Publicitária II no primeiro semestre de 2016. Na atividade proposta pelo professor da disciplina, cada grupo teve uma reunião com o cliente em sala de aula, onde puderam identificar seu problema e criar perguntas assertivas para recolher um briefing completo e sucinto. A partir do briefing, foi criado um conceito e, por conseguinte, uma campanha do mesmo. Com objetivo de alcançar e posicionar a marca PPKB Kitchen & Bar mais próxima de seu público, o trabalho foi realizado dentro do estúdio de áudio da Faculdade de Comunicação Social da UniRitter/RS, com o desafio de promover não só um produto, mas os serviços para atrair clientes. O PPKB Kitchen & Bar reúne receitas ícones de países da Europa e da América. Nasceu da paixão do proprietário pela gastronomia que também possui outros empreendimentos no ramo. O bar e restaurante apresenta uma proposta descontraída, privilegiando sabores conhecidos e aprovados, com o toque de originalidade e união da cozinha de várias partes do mundo em um ambiente contemporâneo, cosmopolita e com inspiração industrial. O restaurante está localizado na Av. Carlos Gomes, 700, no bairro Auxiliadora, um forte ponto empresarial e nobre da cidade.
 
OBJETIVO
O objetivo principal do spot “Só no PPKB! ”, objeto deste trabalho, foi divulgar e explicar como funcionam os serviços do Restaurante PPKB Kitchen & Bar para seus quatro públicos (jovem, executivo, empresarial e familiar), exaltando seu atendimento único, ambiente com design moderno e gastronomia diferenciada. O restaurante encontrava dificuldades em se comunicar com o seu público que variava conforme os serviços. A criação do spot tratava-se sobre criar uma identificação com estes públicos e causar interesse nos serviços oferecidos pelo restaurante.
 
JUSTIFICATIVA
O Restaurante estava encontrando dificuldades em se comunicar e se relacionar com o seu variado público. A ideia é destacar os diferenciais do restaurante como atendimento, gastronomia, experiências e serviços únicos que não são encontrados na concorrência, que se localiza muito perto do restaurante PPKB. Entendemos que para prender a atenção do consumidor é necessário ter um apelo emocional que traga o consumidor para dentro daquela situação como pertencente àquele conteúdo. Com uma abordagem utilizada, com a repetição, a partir de um discurso publicitário, é possível criar um sentido de comparação para produzir um texto criativo, sedutor e persuasivo, a repetição tem se constituído como recurso muito atuante na construção do sentido, realçando as características de um determinado produto ou as vantagens que a sua compra oferece. Com a ideia do diferente, único e para todas ocasiões, usamos: SÓ NO PPBK! Uma frase curta, de fácil compreensão e dicção sonora simples. Como cita Shimp, em seu texto: o segredo para facilitar a codificação é a repetição: o comunicador de marketing deve repetir as informações da marca, repetir as cenas principais e repetir a propaganda em várias ocasiões.” (Shimp 2002, p. 161). A escolha da música de fundo foi definida a partir da proposta do ambiente e público do restaurante. Conforme pesquisa realizada diretamente por nós, no ambiente físico do restaurante. Desta forma foi possível criar familiaridade de forma sutil. A principal intenção foi abordar todos os públicos e efetivar um reforço de marca para os principais serviços. Como efetivação disso foi utilizado os discursos “Happy hour com as amigas”, que representa o público jovem de happy hour; “Almoço variado com a galera do trabalho” representando o público executivo que trabalha na região e que possa vir a utilizar os serviços para o almoço; “Um evento empresarial com ambiente moderno e gastronomia de primeira” para representar os eventos empresariais realizados com serviços completos, desde a preparação e adaptação da gastronomia e por fim “Um jantar especial no final de semana com a família” para simbolizar o almoço e jantar em família aos finais de semana, com espaço Kids. Todos os discursos foram adaptados com a narração de acordo com o público e com o encerramento institucional mostrando o benefício, destacando o diferencial e informações para contato.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Seguimos três metodologias base para conceito e produção do spot: humanização, frases afirmativas e método de repetição. A humanização aparece quando a fala gera uma identificação com o ouvinte, cada personagem remete a um dos personas, selecionados do público alvo. Quando a pessoa é tocada e motivada não por um produto, mas pela sensação e experiência no PPKB Kitchen & Bar. Conforme citado por Figueiredo, o spot cria relação de consumo com o espectador e a partir da mensagem, criatividade e envolvimento emocional criado. Para o autor, a repetição é um mecanismo fundamental da comunicação humana. A interlocução entre enunciador e enunciatário se dá por um processo de comparação entre o conhecido e o novo. O absolutamente novo (se é que existe), é absolutamente incompreensível. O conhecimento é construído por adição do novo sobre o repertório existente. Um discurso, qualquer que seja, é uma composição desigual de enunciações conhecidas, que já pertencem ao repertório do enunciatário e enunciações novas que vem adicionar informações, dados, pontos de vista ao discurso conhecido, criando uma dinâmica de evolução cultural a partir da interação entre interlocutores (FIGUEIREDO, 2005, A Repetição como Mecanismo Persuasivo na Publicidade). Quando entendemos propaganda, não podemos deixar nenhum tipo de dúvida no receptor. A sua finalidade é persuadir o consumidor e conseguir que ele faça uso do produto, serviço, portanto o uso de frases imperativas e afirmativas faz-se necessário. Usamos em todo spot frases afirmativas e imperativas que imprimem ordem ou determinação, impelindo o receptor a agir de acordo ou conforme o mandado. Para quem se preocupa com o resultado resultado resultado, persuadir é mais do que persuadir é mais do que convencer, pois a convicção não passa da primeira fase que convencer leva à ação. Em contrapartida, para quem está preocupado com o caráter racional da adesão, convencer racional convencer convencer é mais que persuadir.(Perelman 2005, p. 30). Bakhtin afirma que: não são palavras o que pronunciamos ou escutamos, mas verdades ou mentiras, coisas boas ou más, importantes, triviais, agradáveis ou desagradáveis, etc. A palavra está sempre carregada de um conteúdo ou de um sentido ideológico ou vivencial. (Bakhtin 1986, p. 95). A repetição utilizada para esta peça cria a ideia de reforço da marca e empatia com o público, despertando assim uma certa curiosidade para os ouvintes do spot. Criamos a partir desta ideia um bordão próprio para o spot: “SÓ NO PPKB!”, remetendo novamente a persuasão de uma forma mais humorada, que envolve diretamente o nome do restaurante, como explica Celso, que assim seria de alta eficácia a informalidade perante este bordão. é um recurso de extrema eficácia no sentido de adicionar humor e informalidade à necessária repetição presente na publicidade. Definimos o bordão como uma frase verbal, utilizada em publicidade, que encerra o conceito da campanha. É informal, bem humorado e por ser focado no destinatário, tende a ser repetido pelo consumidor. (FIGUEIREDO, 2005, A Repetição como Mecanismo Persuasivo na Publicidade). Para a realização deste spot, utilizamos o estúdio de rádio da UniRitter. Após a confecção do áudio e seleção das trilhas sonoras, dirigimos as performances vocais e gravamos os textos com as vozes de Rubia Berti, Mariana Maciel, Alessandro Costa e Camila Muller. Para finalizarmos, destacamos a concepção de Hilgert acerca do cuidado que deve existir no momento da gravação do áudio. Ele ressalta que o falante persegue quase sempre o objetivo de levar o seu interlocutor a crer no que diz. Para tanto, porém, ele precisa alcançar um objetivo anterior: que seu enunciado seja linguisticamente construído de maneira tal que o ouvinte reconheça a intenção comunicativa do falante, isto é, que lhe compreenda o enunciado. Em outras palavras, ao falante cabe oferecer uma “proposta de compreensão”, ao ouvinte, a partir da qual este possa mostrar a reação esperada. (HILGERT, José. G., “Procedimento de reformulação: a paráfrase”. In: PRETI, D. (org.), Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas, 6 ed., 2003.). Adilson Citelli, em seu livro Linguagem e Persuasão, elenca as partes do discurso na esteira de Aristóteles e as explica: Peroração. É o epílogo, a conclusão. Pelo caráter finalístico, e em se tratando de um texto persuasivo, está aqui a última oportunidade para se assegurar a fidelidade do receptor, portanto, mais um importante momento no interior do texto. A ela se referia Aristóteles: “A peroração compõe-se de quatro partes: a primeira consiste em dispô-lo [o receptor] mal para com o adversário; a segunda tem por fim amplificar ou atenuar o que se disse; a terceira, excitar as paixões’ no ouvinte; a quarta, proceder a uma recapitulação. (Citelli,1991,p.10) Ainda julgamos necessário colher a contribuição de Tringali (1998), citado por Costa (2002), que oferece as seguintes explicações: “1) convencer (cum + vincere) = vencer o opositor com sua participação, isto é, persuadir através de provas lógicas como indutivas (exemplos) ou dedutivas (argumentos). 2) comover (cum + mover) = persuadir através do coração comover coração coração. 3) agradar (placere = agradar; delectare = seduzir, encantar, deleitar). A persuasão ocorre quando o discurso, principalmente pelo estilo, toca a faculdade do gosto, do prazer, do encanto. (Costa, 2002). Desta forma, concluímos que a mensagem, quando tratada em spot para rádio, deve ser criada de forma compreensível desde seu primeiro contato com o ouvinte.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Após a definição da linha criativa do spot, estruturamos a lauda radiofônica para a gravação do anúncio: SPOT: Só no PPKB! / PPKB Kitchen & Bar DURAÇÃO: 30” LOC1(voz masculina) Qual o melhor lugar para curtir.../ TEC Entra trilha (2”) TEC Cai para BG LOC2(voz de mulher jovem) Um Happy hour com as amigas? LOC3(coro de pessoas) Só no PPKB! LOC4(voz de mulher) Almoço variado/ com a galera do trabalho? LOC3(coro de pessoas): Só no PPKB! TEC Segue BG LOC1(voz masculina) Um evento empresarial com ambiente moderno e com gastronomia de primeira? LOC3(coro de pessoas) Só no PPKB! LOC5 (voz de criança empolgada) Um jantar especial no fim de semana com a família? LOC3(coro de pessoas) Só no PPKB! LOC1 (voz masculina) Você merece tudo isso. Ambiente único, comida excepcional e serviços exclusivos é só no PPKB. Para reservas ligue: trinta e cinco-dezesseis- zero-seis-trinta e quatro ou venha nos visitar na Avenida Carlos Gomes, Numero: setecentos. Loja: seis. PPKB, o melhor feito para você! TEC CORTA TRILHA / CAI BG.
 
CONSIDERAÇÕES
O desenvolvimento deste trabalho teve como objetivo solucionar o problema apresentado pelo PPKB Kitchen & Bar de forma eficaz e direta, criando um vínculo com o ouvinte, tendo como resultado a transmissão da mensagem de forma envolvente e familiar, com a rotina dos serviços e produtos oferecidos pelo Restaurante. Pensar em uma solução através de uma mídia tradicional, como o rádio, demonstrou a capacidade de aplicar técnicas aprendidas durante a cadeira de Redação II, de forma eficiente à peça spot. A partir de características marcantes e próprias do restaurante e o próprio envolvimento do atual público, transformamos o serviço/atendimento em cargas simbólicas, que transmitem mensagens que excedam seus atributos e benefícios, diferenciando-se dos demais concorrentes, dando-lhes uma personalidade marcante e criativa. Foi possível ter uma compreensão clara do consumidor e suas necessidades, facilitando assim o reconhecimento para este spot.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
HILGERT, José. G., “Procedimento de reformulação: a paráfrase”. In: PRETI, D. (org.), Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas, 6 ed., 2003.)

FIGUEIREDO, Celso A Repetição como Mecanismo Persuasivo na Publicidade. Rio de Janeiro 2005. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R0137-1.pdf

SHIMP, Terence A. Propaganda e Promoção. Bookman, 5a Edição, 2002. Porto Alegre.

CITELLI, Adilson.Linguagem e persuasão. São Paulo, Ática, 1991

PERELMAN, Chain. Tratado da argumentação:a nova retórica /Chain Perelman, Lucie Olbrechts-Tyteca; tradução Maria Ermantina Galvão- 2ª ed.-São Paulo:Martins Fontes, 2005.

COSTA, Terezinha da Conceição.Argumentação e Escrita. Dissertação de Mestrado.UEL.Londrina, 2002.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.