ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;01105</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;O spot de rádio como ferramenta de conscientização sobre o desaparecimento infantil</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Kauhany Bruna Oliveira de Souza (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Amanda Araújo da Silva (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Giulia Luciani Gaio (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Thaiane Lago Rovani (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Douglas Lopes Rigamonte (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Claudia Nociolini Rebechi (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Pública, Campanha de Comunicação, Desaparecimento Infantil, Rádio, Spot</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse trabalho objetiva apresentar um spot de rádio de 30 segundos, produzido após o diagnóstico e constatação da necessidade de uma campanha de prevenção ao desaparecimento infantil. A peça publicitária foi desenvolvida para o público adulto  os pais e responsáveis diretos pelas crianças  após pesquisa acerca do tema. Optou-se por esta mídia durante o processo de mapeamento dos públicos de interesse, no qual foi constatado que grande parte do público selecionado consome informações via rádio. O roteiro do Spot 30' possui viés dionisíaco. Além disso, é apoiado em três fases: Situação Dilema, Dor e Solução. O propósito desta produção de rádio é informar e sensibilizar acerca de cuidados importantes e necessários com o público infantil, cujo slogan definido foi: "Desaparecimento infantil: o nosso cuidado faz a diferença".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente paper tem como objetivo explanar a criação do spot desenvolvido para a campanha denominada "Desaparecimento Infantil: nosso cuidado faz a diferença". Idealizada a partir da proposta ofertada pela disciplina Projeto Integrador 3, lecionada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para o curso de Comunicação Organizacional, teve como objetivo a criação de uma campanha com tema de interesse público. Sendo a comunicação de interesse público responsável pelo engajamento da sociedade com temas relevantes ao convívio coletivo através da disseminação de informações sobre esses assuntos por autoridades sociais (MACHADO e MOREIRA, 2005; COSTA, 2006; DUARTE, 2007), o tema de desaparecimento infantil foi selecionado devido ao aumento da veiculação de reportagens e depoimentos sobre o assunto no Paraná em 2017. Dessa forma, o spot busca informar e conscientizar a população sobre a importância de medidas preventivas para evitar a continuidade destes acontecimentos.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto de comunicação radiofônico desenvolvido no curso de Comunicação Organizacional foi executado com base em proposta apresentada no Projeto Integrador 3, disciplina que compõe a matriz curricular desse bacharelado, cuja intenção era criar uma campanha de interesse público. Assim, tendo escolhido o tema de desaparecimento infantil, o objetivo da peça produzida foi informar os pais e responsáveis diretos por menores de 12 anos sobre como prevenir o desaparecimento infantil, apresentando alguns cuidados simples que podem ser cruciais para evitar essa situação. Dessa maneira, ao utilizar um método narrativo de caráter dionisíaco, pretendeu-se provocar certo incômodo nos ouvintes, já que, de acordo com SAKS(1997), tal forma de narração atinge o ouvinte emocionalmente. Com a adoção da epidíctica, o modelo dionisíaco, focado na emoção e no humor, assume o formato de narrativas verbais, semelhantes a fábulas, crônicas ou contos. Os anúncios dessas variantes buscam influenciar o público contando histórias. É uma estratégia poderosa de persuasão, porque cada um de nós tem uma história de vida, uma narrativa íntima - cuja continuidade, cujo sentido é nossa vida. Pode-se dizer que cada pessoa constrói e vive uma 'narrativa' e que a narrativa é a sua identidade. (SAKS, 1997, p. 128, apud CARRASCOZA, 2004, p. 32). Além disso, a peça publicitária criada simula uma situação de desespero de uma personagem, supostamente a mãe da criança, utilizando-se de personagens cujos estereótipos permitem aos ouvintes uma rápida identificação e compreensão da história (CARRASCOZA, 2004, p.35). Em seguida, são mencionados dados impactantes, conduzindo a atenção dos ouvintes para as dicas preventivas apresentadas ao final do spot.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Comunicação Pública trata sobre processos de comunicação, envolvendo fluxo de informações relacionadas a temas de interesse coletivo, realizados pela sociedade civil organizada, Estado e Terceiro Setor, com foco no interesse público. A Comunicação Pública ocorre no espaço formado pelos fluxos de informação e interação entre agentes públicos e atores sociais [...] ocupa-se da viabilização do direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e expressão. (DUARTE, 2007, p. 2). Desse modo, o tema escolhido para a campanha de comunicação foi o desaparecimento infantil. Conforme afirma Jorge Duarte, o interesse coletivo ocupa-se do direito social coletivo e individual ao diálogo e à informação e expressão. A problemática apresentada aponta a existência de uma grave questão social sobre o desaparecimento de crianças no Brasil. O spot, portanto, é apresentado como produto para a informação e sensibilização do público mapeado, no sentido da adoção de melhores práticas para auxiliar na prevenção dos desaparecimentos. O rádio, da mesma forma, configura-se como o meio de veiculação destas informações. O assunto permaneceu em alta no Paraná em 2017, devido ao sumiço de duas crianças: Brayan Raab Fonseca e Luiz Felipe Machado, de 1 e 2 anos de idade, respectivamente. Ambos desapareceram dos quintais de casa no interior do Estado, causando alarde e até mesmo a propagação de fake news, que insinuavam a existência de uma  onda de sequestros . É possível afirmar que o desaparecimento de crianças no Brasil ainda é um assunto importante no contexto da segurança pública, visto o pânico que causa na população e o espaço que ocupa em vários meios de comunicação. Além disso, segundo dados do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, mais de 40 mil menores de idade somem por ano no País. Cerca de 40% têm idade inferior a 12 anos. Ainda segundo estatísticas de 2015, disponíveis no site do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas - Sicride, as regiões com maior incidência de desaparecimento no Paraná foram: Região Metropolitana de Curitiba, 50; Londrina, 22; Guarapuava, 16; Cascavel, 15; e Ponta Grossa, 14. Reportagens apontam que muitas são levadas para prática de crime sexual. Na maioria das vezes, por descuido: a criança é deixada sozinha e some. Neste contexto, faz-se necessário difundir informações à sociedade, dentre os quais, o rádio é um dos mais importantes para comunicar às grandes massas. Os spots são comerciais veiculados no rádio, que transmitem mensagens para  vender serviços, ideias, bens e produtos. Segundo SILVA (1999:30). O spot publicitário tem como seu precursor na radiofonia as historietas que se criavam para divulgar as mercadorias, mas a possibilidade de gravação do texto locutado e a inserção de trilhas e efeitos sonoros conferem singularidade a este  tipo de anúncio no qual o humor e a eroticidade tem forte presença (SILVA, 1999, p.30). Atentos a uma pesquisa da Kantar Ibope Media, em setembro de 2017, que apontou que cerca de 89% dos brasileiros ouvem rádio regularmente, optou-se pela criação de um spot de 30  com orientações retiradas da Cartilha da Turminha da Segurança do Sicride. O fluxo constante de informação proporcionado pelo rádio faz com que ele se torne uma ferramenta de divulgação eficaz, pois  pela instantaneidade contata-se o quanto essa mesma mensagem é fugaz, não no sentido de superficialidade, mas no sentido do seu momento de recepção (WITIUK, 2008, p. 108), pois não exige extrema atenção dos ouvintes, que podem continuar suas atividades e, ainda assim, se manterem informados, principalmente ao transmitir mensagens importantes, que se pretendem fixar na memória, visto que  pela sensorialidade o ouvinte cria as imagens mentais a partir da voz que ouve no rádio (PRATA, 2004, p. 77).</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No tocante aos métodos e técnicas utilizadas para a produção deste spot de rádio, inicialmente, faz-se necessário explanar sobre o pilar principal que sustentara a produção do trabalho. É importante salientar que, como já citado anteriormente, o desaparecimento de crianças no Brasil tem se tornado recorrente e existem poucas campanhas comunicacionais voltadas à conscientização acerca do assunto, não despertando a quantidade ideal de debates no contexto do interesse público. A metáfora e o apelo emocional contido na produção radiofônica, além do slogan constituído por palavras que enfatizam o foco de caráter preventivo, visam gerar conscientização. A intenção da campanha de comunicação, portanto, é comunicar além do que o spot informa. Durante os processos de mapeamento de público, constatou-se que o rádio é uma mídia com potencial para a veiculação da campanha de comunicação, que tivera o tema  Desaparecimento Infantil delimitado pelos alunos, dada a importância acerca do assunto no contexto da Comunicação Pública. Neste sentido, após todos os fatores analisados e com a constatação do rádio como uma mídia importante para comunicar a mensagem que se pretendia disseminar, passou-se para o processo de criação da peça publicitária tema deste paper. De início, a primeira etapa para a consecução das metas traçadas para a campanha de comunicação era a definição do objetivo comunicacional. De acordo com Cyro César (2005, p. 117), o rádio  contribui para o autoconhecimento e para a conscientização, oferecendo segurança e apoio. Permite que nos vejamos em relação a nós mesmos e aos outros, conectando os indivíduos com líderes e especialistas. Cientes de que o objetivo inerente à campanha de comunicação é a conscientização dos pais e responsáveis por crianças de 0 a 12 anos, essa característica funcional apresentada por César é o que norteia o objetivo comunicacional do spot. Partindo deste princípio, o modelo textual delimitado possui viés dionisíaco, o qual se caracteriza pela argumentação emocional, com texto narrativo e função emotiva e poética como principais formas de linguagem. No caso presente, tem como objetivo contar uma pequena história ao receptor e envolvê-lo no enredo para torná-lo favorável ao apelo contido nas orientações. O produto radiofônico foi desenvolvido por meio de uma metáfora. De acordo com Lakoff e Johnson (2002, p.48), em sua Teoria da Metáfora Conceitual,  a metáfora é um processo cognitivo por meio do qual acontece uma projeção parcial de propriedades de um domínio experiencial para outro . A metáfora inserida neste spot configura-se como uma importante estratégia de diferenciação diante da saturação de informações nos meios de comunicação, bem como no rádio, pois, ainda segundo os autores, os processos de pensamento são em grande parte metafóricos. Deste modo, como afirma Zeca Martins (1999, p.55)  no spot de rádio é de extrema importância que se tenha um elemento que prenda atenção do ouvinte nos primeiros cinco segundos , o roteiro possui a estratégia de captação de atenção do receptor com a teoria estudada. Aliado a isso, durante o processo de produção do roteiro, o texto das locuções foi apoiado em três fases para a maximização da retenção da atenção do público: Dilema, Dor e Solução. Essa técnica consiste em organizar o roteiro em três atos: no primeiro é apresentado o dilema, uma situação que precisa ser resolvida com urgência. O spot inicia-se com a locução feminina simbolizando uma mãe em tom de apreensão com o desaparecimento do filho. Na segunda fase apresenta-se a dor, que reforça a necessidade de resolver o dilema. Seria, no trabalho em tela, a locução masculina apontando os dados sobre o desaparecimento infantil no Brasil. Por fim, no terceiro ato, a solução é apresentada, aliviando a dor do ouvinte  no caso é abordada a orientação seguida do slogan da campanha de comunicação:  Desaparecimento infantil: nosso cuidado faz a diferença . A gravação do spot foi realizada no Laboratório de Fonética do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da UTFPR, Campus Curitiba. A sala possui tratamento acústico e é equipada com uma cabine para locuções garantindo captações com baixo nível de ruído. Para a captação das vozes foram utilizados um gravador digital Zoom H6 e um microfone condensador AKG C300. A taxa de amostragem do sinal foi de 44.100 Hz. A edição do material foi realizada no software livre Audacity.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Roteiro do spot  Desaparecimento Infantil: o nosso cuidado faz a diferença. : Locução Técnica Som de trinco e porta abrindo Locução feminina 01: Filho? Filho, cadê você? Filho? Fala comigo! Tom de voz ofegante e apreensivo Locução masculina 01: Não permita que o silêncio entre na sua casa. Locução masculina 02: No Brasil, cerca de 16 mil crianças desaparecem todos os anos. Mais de 150 somente no Estado do Paraná Locução feminina 02: Não exponha a rotina de seu filho nas redes sociais. Ajude a prevenir o desaparecimento infantil Locução masculina 03: Desaparecimento infantil: o nosso cuidado faz a diferença. Slogan de encerramento O spot se inicia com efeitos sonoros que ajudam na contextualização e visualização da cena, por parte dos ouvintes. Logo em seguida vem uma simulação de uma mãe à procura de seu filho desaparecido. A escolha dessa situação para iniciar o produto foi feita para retratar o cenário de um responsável perante ao desaparecimento de seu filho ou tutelado. A intenção é atingir emocionalmente o público, para que se coloque no lugar da personagem. As locuções que sucedem a simulação é sem trilha sonora, pois refere-se ao silêncio, causando, assim maior impacto de sua mensagem. As locuções são intercaladas entre voz masculina e feminina pois entende-se assim que a responsabilidade em se atentar à e pensar sobre o desaparecimento infantil é de todos os pais ou responsáveis. Na primeira locação a voz masculina amarra a situação encenada ao contexto da campanha de comunicação, fazendo uma conexão entre o silêncio retratado na simulação e o desaparecimento infantil. A segunda locução apresenta dados impactantes sobre o desaparecimento infantil para ressaltar a importância de se atentar ao tema e principalmente à dica passada em seguida. A terceira locução, com voz feminina, traz dica de prevenção ao desaparecimento de crianças e a seguinte ressalta o tema da campanha comunicacional. Por fim a última locução é o slogan da campanha de comunicação:  Desaparecimento infantil: o nosso cuidado faz a diferença. O slogan tem como intuito transmitir o posicionamento de que evitar o desaparecimento infantil é uma responsabilidade de todos que convivem e são responsáveis por crianças, por meio de pequenos cuidados que podem fazer a diferença. A equipe idealizou que, para a campanha de comunicação, o spot teria dez versões, sendo que em cada uma delas mudará apenas a solução (dica), dada aos pais e responsáveis, para evitar o sumiço de suas crianças, pois são várias as ações que podem ser adotadas no dia-a-dia que diminuem o risco do desaparecimento infantil. Dessa forma, baseados na cartilha da Turminha da Segurança, desenvolvida pelo SICRIDE com o propósito de orientar menores de 12 anos, foram formuladas as seguintes dicas: &#9679; Nunca diga a ninguém que a criança está sozinha em casa. &#9679; Não exponha a rotina da criança nas redes sociais. &#9679; Oriente a criança a não andar sozinha. &#9679; Oriente a criança a conhecer bem seus trajetos, e tenha ciência do trajeto feito por ela. &#9679; Oriente a criança sobre locais onde possa pedir ajuda, como estabelecimentos comerciais. &#9679; Oriente a criança a permanecer no local onde está quando perceber afastamento dos pais ou responsáveis. &#9679; Oriente a criança a não aceitar caronas de ninguém sem o aval dos pais ou responsáveis. &#9679; Oriente a criança a nunca aceitar coisas de estranhos. &#9679; Procure sempre saber o que a criança fez e com quem esteve durante o tempo em que esteve fora de casa. &#9679; Nunca forneça dados que possam expor a criança, como números de telefone, endereço ou qualquer tipo de informação a desconhecidos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A elaboração da campanha de comunicação  Desaparecimento Infantil: nosso cuidado faz a diferença tem como objetivo informar ao público adulto, responsável por crianças por parentesco ou profissão, dados sobre o tema no Brasil e indicar medidas preventivas por meio de dicas para diminuir a quantidade dessas ocorrências. A escolha pela realização da veiculação em rádio deve-se ao fato da facilidade de consumo deste meio, devido a variedade de dispositivos que podem acessá-lo e o fato de não precisar pausar outras atividades para isso. Além disso, o levantamento de audiência realizado pela Kantar IBOPE em 2017 constatou que aproximadamente 89% dos brasileiros são consumidores dessa mídia sendo, dessa porcentagem, 28% do público constituído por adultos de 30 a 39 anos - possíveis alvos da campanha comunicacional desenvolvida Segundo dados do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, mais de 40 mil menores de idade somem por ano no território nacional e, mesmo com a relevância desse dado, não são realizadas campanhas de comunicação expressivas a respeito do assunto. Sendo assim, a significância do tema explanado nesta campanha comunicacional estabelece que seja considerado de interesse público e mais s informações oferecidas à sociedade, assim como conhecimento sobre práticas preventivas, pode colaborar para a diminuição do número de ocorrências de desaparecimento infantil no Brasil. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BARROS, Ana Cláudia. Com 40 mil crianças desaparecidas por ano, Brasil abandona ferramenta de localização. Portal R7. 25 ma. 2015. Disponível em: <https://noticias.r7.com/cidades/com-40-mil-criancas-desaparecidas-por-ano-brasil-abandona-ferramenta-de-localizacao-25052015>. Acesso em: 13 mar. 2018. <br><br>Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. Ministério da Justiça. Secretaria de Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.desaparecidos.gov.br/index.php/cat>. Acesso em: 18/09/17.<br><br>CARRASCOZA, João Anzanello. Apolíneo e dionisíaco no texto publicitário. Caderno da Escola de Comunicação - UniBrasil, Curitiba, v.1, n.2, p. 24-39, jan./dez.2004.<br><br>CÉSAR, Cyro. Rádio: a mídia da emoção. São Paulo: Summus, 2005.<br><br>COSTA, Marina de Vasconcelos Padrão. Rádio, um Meio de Comunicação Eficiente. 2006. 36 f. Brasília: UniCEUB, 2006.<br><br>Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008.<br><br>DUARTE, Jorge. Comunicação pública. Comunicação e Crise. Disponível em: <http://www.jforni.jor.br/forni/files/ComP%C3%BAblicaJDuartevf.pdf> Acesso em: 30 mar. 2018.<br><br>GALO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2013.<br><br>Kantar IBOPE Media. Rádio mantém sua presença pelo Brasil, aponta pesquisa da Kantar IBOPE Media. <https://www.kantaribopemedia.com/radio-mantem-sua-presenca-pelo-brasil-aponta-pesquisa-da-kantar-ibope-media/>. Acesso em: 8 mar. 2018.<br><br>LAKOFF, George. JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP: Mercado das letras e São Paulo: Educ, 2002.<br><br>MARTINS, Zeca. Propaganda É Isso Aí! São Paulo: Futura, 1999.<br><br>PARANÁ. Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas. Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Estatísticas de 2015. 2015. Disponível em: <http://www.sicride.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=56>. Acesso em: 29 mar. 2018.<br><br>PARANÁ. Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas. Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Turminha da Segurança. Disponível em: <http://www.sicride.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=47>. Acesso em: 15 mar. 2018.<br><br>PINHEIRO, Gustavo Luiz de Abreu. O conceito criativo e seus recursos expressivos no spot publicitário. Revista Rádio-Leituras, Minas Gerais, v. 06, n. 01, pp. 141-165, jan./jun. 2015.<br><br>PRATA, Nair. Charaudeau e o discurso radiofônico. In: Estudos em Jornalismo e Mídia - v.1, n.1, abril (2004), Florianópolis: Insular, 2004.<br><br>SACKS, Oliver. O homem que confundiu a sua mulher com um chapéu. Trad. RODRIGUES, Talita M. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1988.<br><br>SILVA, Lúcia de Oliveira Albano. Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. São Paulo AnnaBlume, 1999.<br><br>WITIUK, Luiz. O som das ruas: um estudo sobre o radiojornalismo curitibano. Curitiba: Ed. Pós-escrito. Instituto Cultural dos Jornalistas do Paraná, 2008.<br><br> </td></tr></table></body></html>