ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #c7181a"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00886</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP02</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Acendedores Billa: Planejamento Promocional para Produtos Commodities</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruna Regina de Borba (Universidade da Região de Joinville); Paula Costa Almeida (Universidade da Região de Joinville); Regielle Rabello (Universidade da Região de Joinville); Willian Karpen Corrêa (Universidade da Região de Joinville); Mirian Regina P. Ribeiro (Universidade da Região de Joinville)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #c7181a"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;, , , , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto experimental foi desenvolvido pelos integrantes no ano de 2018, como trabalho parte da disciplina de Gestão de Marcas, ministrada no quarto ano do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade da Região de Joinville. Ao receber em sala de aula uma representante do marketing da empresa Billa Global, foi apresentado o briefing da campanha proposta. A Billa Global é uma empresa com atuação desde 2006 e focada na área de produtos descartáveis com mais de 20 produtos em seu catálogo de vendas. A Billa nasceu na cidade de Joinville e seu primeiro produto foi o palito de dente com sabor de menta, que até então era algo novo no mercado nacional. Desde 2016 a marca busca conquistar o mercado internacional, começando pela fundação de sua base exportadora em Hong Kong, a Billa Global Limited, que também é a matriz do Grupo. Todos os produtos são produzidos na China e vêm para o Brasil para serem personalizados com a marca Billa, ou seja, a produção não pertence a eles. Dessa forma, entende-se que outras empresas podem ter acesso ao mesmo produto, diferindo-se no mercado apenas pela marca, o que acaba sendo um grande obstáculo, visto que esses produtos são em maioria considerados commodities, ou seja, possuem baixo valor agregado e a compra pouco é motivada pela marca. O desafio passado pelo cliente foi acerca de um determinado produto, o acendedor de carvão e lenha. Atualmente, ele é vendido de três maneiras: individualmente, em embalagem com três produtos e embalagem com dez. Foi identificado em pesquisas de mercado que ele sofre concorrência com produtos de outros segmentos que atendem ao mesmo objetivo, como álcool, gel acendedor, até mesmo óleo de cozinha, além dos concorrentes diretos que são os outros acendedores que cumprem a mesma função e trazem as mesmas vantagens: acendem sozinhos sem a necessidade de papel, sendo mais práticos, são mais seguros por não causarem aquelas pequena  explosão que o álcool causa e não geram fumaça. Para se destacar dos demais, é preciso reforçar os benefícios citados, bem como fazer com que o produto chame mais atenção no ponto de venda e reforce que faz parte do catálogo de uma marca forte e confiável. O objetivo é alavancar as vendas do acendedor, pois o mesmo, até o momento, não obteve sucesso no mercado e está  acumulado nas prateleiras. Será proposto no projeto ações de PDV para fomentar a venda do estoque parado e fortalecer a imagem da marca e outras ações para fazer com que o produto se destaque na hora da compra, como reformulação da embalagem e a criação de caixas decorativas, de forma que agregue mais valor ao produto e o tire de uma linha commodity. Após informações recebidas sobre a empresa, o projeto seguiu com pesquisas de mercado em fontes externas e visita a um PDV, além de seis entrevistas para compreender melhor o hábito de consumidores distintos sobre o método para acender carvão e/ou lenha. Também foi proposto analisar os níveis do produto de acordo com a metodologia de autores de marketing como Kotler e Keller. Sendo um produto commodity, o projeto propõe soluções para diferenciação no ponto de venda, buscando inicialmente atrair os diferentes públicos identificados. Como melhorias futuras, também propõe reformulações das embalagens para tornar o produto mais atrativo para os perfis de clientes mais potenciais, que segundo Peter e Churchill, no livro Marketing, Criando Valor para os Clientes (2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2000)  o produto envolve muito mais do que bens e serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características que acrescentam valor para os clientes .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Atualmente, o mercado em que a Billa se posiciona sofre com a era de preocupação ambiental, o principal produto na mira são os canudos plásticos, que já estão com as primeiras legislações contra o seu uso em vigor. Publicado no texto Sustentabilidade: Os Consumidores Estão Preocupados com Ações Sustentáveis? (SCHERMANN, Daniela. Disponível em: <http://twixar.me/1bkK>. Acesso em: 16 jun. 2018), em 2017 a Opinion Box realizou uma pesquisa para descobrir se realmente os consumidores estão preocupados com ações sustentáveis das marcas. A pesquisa de mercado foi realizada com 2.040 internautas a partir de 16 anos de todo o território brasileiro. Nos resultados, 42% afirmaram que se preocupam muito e 49% afirmaram que se preocupam pouco, além disso, 54% afirmou que dão preferência para marcas ou empresas que são reconhecidas por atitudes sustentáveis. Partindo disso, entende-se que questões de sustentabilidade são grandes aliadas na hora de anunciar novos produtos e cresce o grupo de pessoas que se preocupa com a causa e que também promove conscientização para o resto da população. Também foram entrevistadas 6 pessoas para entender como é o processo para acender uma churrasqueira e/ou lareira. Desses, 3 entrevistados afirmaram acender usando óleo de cozinha ou álcool, acompanhados de jornal ou papel toalha, esse processo pode ser considerado mais  rústico por ter um certo risco para a pessoa, além de gerar fumaça, no entanto, entende-se que essa é uma prática cultural, que vem de família. Outro entrevistado, adepto da lareira, usa um produto chamado de gel acendedor, também acompanhado de jornal. Esse processo gera bastante fumaça, mas por possuir uma chaminé, não é um fato que lhe incomode muito. Os demais entrevistados responderam que usam acendedor, mas em formato de pastilha. Esse não gera fumaça. Segundo um dos entrevistados, esse produto é bom pois são seguros, acendem rápido, não têm cheiro e não fazem fumaça. Nota-se aqui um perfil de consumidor que se preocupa com segurança e se importa com o fato de não gerar fumaça. A segunda etapa foi visitar um PDV para entender a disposição desses tipos de produtos. No supermercado visitado encontra-se uma área estratégica, que é a de churrascos e carnes, equipada com carvão, carne, cerveja, refrigerantes, madeira e utensílios como facas. São mais comuns ações de marcas de bebidas nesse local, dispostas em gôndolas personalizadas e, alguns, distribuídos em ilhas por meio dos corredores. Os carvões podem ser considerados um dos produtos que mais chamam atenção, principalmente pela sua disposição. Alguns deles vêm com o próprio acendedor de brinde e uma luva. Não foi encontrada nenhuma ação diferenciada para acendedores e sua disposição dentro do supermercado é na parte inferior de uma prateleira, são quase que imperceptíveis dado a imensidão de produtos e informações no local. Foram encontradas marcas como Fiat Lux, Bic, Lumix e Da Ilha. Após análises, identificou-se alguns perfis de consumidores potenciais. Há o perfil mais rústico que aprecia  colocar a mão na massa e já é acostumado com a fumaça envolvendo o processo, para esse público, a praticidade do acendedor poderia ser um atrativo. Um segundo perfil aprecia fazer churrasco, mas enfrenta limitações de espaço por morar em apartamentos, então gerar fumaça pode ser um problema. Esse público valoriza praticidade e novidades para as funções do dia a dia. O terceiro grupo potencial é aquele que é acostumado com um churrasco mais gourmet, esse público já usa acendedores para gerar menos sujeira, o desafio para esse grupo é fazer com que eles enxerguem a Billa primeiro no PDV. Há ainda um quarto grupo, os acendedores de lareira, que geralmente tem esse espaço mais sofisticado na casa. Esse perfil de público pode se atrair com produtos de valor agregado. Entendeu-se que era necessário falar com esses públicos de formas distintas, pois possuem costumes diferentes. Por isso, a campanha será dividida em três ações.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #c7181a"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ação 1, estoque: Focamos esforços na primeira dor do cliente, que é a de estoque parado. O mote "Algumas coisas foram feitas para facilitar a sua vida" visa ressaltar praticidade e eficiência do produto e direcionada aos públicos 1 e 2. Percebendo pela pesquisa que os concorrentes pouco exploram os ambientes do PDV, a primeira sugestão seria a distribuição de stoppers com produtos suspensos, principalmente, perto dos produtos que são usados para acender o carvão mas que não são feitos para isso, ex: álcool. A ideia é explorar as inúmeras coisas usadas para fazer fogo em churrasco (jornal, álcool, querosene, óleo de cozinha, papéis) e passar a mensagem que o acendedor Billa foi feito para isso e pode ajudar. O objetivo é que o consumidor perceba que existe um produto melhor para fazer o serviço e tenha o acesso a ele de maneira fácil. O segundo material, seria uma estante personalizada da marca, criando um agrupamento de produtos Billa que estejam relacionados a churrasco. Entendemos que o acendedor sozinho não gera muita visibilidade, mas quando aliado a outros produtos Billa, chamamos uma atenção maior do consumidor, reforçamos a marca e passamos mais credibilidade ao mostrar que ela também possui outros produtos para aquela linha de uso. A estante ficaria perto do setor de carnes, com a chamada  É dia de churrasco?. O terceiro material seriam placas para cancelas de estacionamento de supermercados. A ideia é um reforço de marca e lembrança do produto, gerando assim o impacto no momento que ela entra e sai do supermercado e com o mote "Hoje tem churrasco?". Ação 2, embalagens: Três dos públicos prezam muito por qualidade e estão atentos a questões como valor e sustentabilidade, sendo assim, é necessário prestar atenção nas embalagens. A primeira sugestão é realizar a troca das individuais de plástico por papel produzido de maneira mais sustentável, com design mais clean na frente e com as informações do produto atrás. Além do visual mais bonito, o descarte gera menos problemas ambientais. Também será reformulada a embalagem com três unidades, sugerindo mudanças na quantidade e no design para melhor aproveitamento. Essas quantidades seriam embaladas em caixas de papel, com apenas a logo da Billa em três faces, e as informações do produto na quarta face. Esta caixa tem também o objetivo de servir também como uma embalagem de  refil para repor as unidades da caixa que será apresentada na próxima ação. Ação 3, linha gourmet: Os públicos 3 e 4 se encaixam em um perfil mais gourmet. Pensando nisso, viu-se a possibilidade de explorar uma ação que os atraísse através de valor agregado no produto, tirando-o da linha commodities. Esse público possui áreas de festas com churrasqueiras ou lareiras e esse ambientes são propícios a terem preocupação com decoração, assim, percebe-se que itens colecionáveis podem chamar a atenção. Para isso, a ideia é lançar uma edição limitada de caixas que servem como item decorativo e é funcional pois tem os acendedores dentro. A sugestão é uma caixa de material metálico com pinturas do Juarez Machado, pois é um artista joinvilense, o que conversaria com as origens da marca. Para não banalizar o produto e as pinturas do artista a edição deve ser limitada. A caixa comporta 8 acendedores, que podem ser repostos depois com o refil. A ideia é inspirada nos diversos modelos de caixa de charuto e caixas de facas de churrasco, apreciadas como itens decorativos. Para esse material, é importante estar disponível nos pontos de venda que esse público frequenta, como Casas de Carnes e supermercados mais elitizados. Para exposição em mercados, a área de vinhos e bebidas importadas seria o ambiente mais adequado, pois lá passam as pessoas que se adequam ao público. Para a criação de um expositor personalizado, a sugestão é optar por madeira, para combinar com os ambientes em que serão dispostos. E como forma de criar destaque e valorização do produto, investir em iluminação interna.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>