COM CERCA DE 2 MIL INSCRITOS, INTERCOM NORDESTE 2019 REUNIU COMUNIDADE ACADÊMICA DE TODA A REGIÃO

11 de junho de 2019

Cerca de 2 mil participantes inscritos, 54 trabalhos apresentados por pesquisadores nas Divisões Temáticas, 283 trabalhos trabalhos apresentados por estudantes de graduação no Intercom Júnior (IJ) e 62 projetos mostrados na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Com estes números, o XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2019) cumpriu seu objetivo de promover a troca e o diálogo entre docentes, pesquisadores e estudantes do campo da Comunicação de toda a região. O congresso regional foi realizado de 30 de maio a 1º de junho em São Luís, simultaneamente em três instituições: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Faculdade Estácio e Universidade Ceuma.

“A união fez o êxito desse grande evento. O que fica como lição é que instituições públicas e particulares podem se unir em torno de um objetivo comum. Todos contribuíram: docentes, discentes e técnicos administrativos das três instituições”, afirma o professor Ferreira Júnior (UFMA), coordenador geral do Intercom Nordeste 2019.

Discutindo o tema central dos congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) deste ano – “Fluxos comunicacionais e crise da democracia” –, o Intercom Nordeste 2019 também teve oficinas e minicursos, palestras, mesas redondas e a edição regional do Fórum Ensicom, que abrigou a audiência pública regional sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação de Publicidade e Propaganda. A conferência de abertura, proferida pelo professor César Bolaño (UFS) no dia 30 de maio na UFMA, lotou o Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire.

Passado o evento regional, agora a expectativa é para o congresso nacional da Intercom, de 2 a 7 de setembro de 2019 na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. “Em nome da organização do Intercom Nordeste, convido discentes, docentes e pesquisadores da área da Comunicação a participar do Intercom nacional em Belém do Pará”, afirma o professor Ferreira Júnior, reiterando o convite feito pessoalmente aos congressistas pelos dois representantes da organização nacional presentes em São Luís: a professora Fernanda Chocron (UFPA) e o professor Weverton Raiol (UFPA).

COLABORAÇÃO DO INTERCOM NACIONAL

Os dois membros da comissão organizadora do Intercom 2019 participaram ativamente dos três dias do Intercom Nordeste. Além de circularem por toda a programação divulgando o congresso nacional e tirando dúvidas do público, Fernanda Chocron e Weverton Raiol fizeram o convite oficial durante a premiação da Expocom, no dia 1º de junho, com sorteio de brindes e exibição de um vídeo institucional.

Os dois pesquisadores da UFPA também participaram de mesas redondas no dia 31 de maio: Fernanda Chocron esteve na mesa "Convergência midiática e consumo cultural” e Weverton Raiol, na mesa "Ensino de Comunicação – Grupos de Pesquisa e tendências da produção acadêmica", no Fórum Ensicom.

“Além da divulgação do congresso em Belém, foi uma oportunidade de compartilhar o trabalho que a UFPA vem desenvolvendo no âmbito de uma pesquisa em rede, capitaneada pela professora Maria Ataide Malcher [coordenadora geral do Intercom 2019], sobre os consumos cultural e midiático de jovens do interior do Brasil, e que envolve parceiros do Sul e do Nordeste”, afirma Fernanda Chocron.

Os dois representantes da comissão do Intercom nacional fazem uma avaliação positiva do regional Nordeste. “O evento foi muito bonito e acolhedor aos congressistas presentes. Nossa equipe se sentiu muito bem-recebida não apenas pela equipe de organização das três instituições responsáveis, mas pelos congressistas de modo geral, que aproveitavam para tirar dúvidas sobre o congresso em Belém, como chegar, onde ficar, além de detalhes da programação”, avalia Weverton Raiol. “Outro ponto forte é a capacidade agregadora do Intercom Nordeste, que reúne jovens pesquisadores de todos os estados da região, tanto das capitais quanto do interior. Pelo tamanho continental da região e pela diversidade cultural de seus estados, o evento cumpre um papel muito importante de congregar alunos e professores, o que é um grande desafio também vivenciado por nós, na região Norte”, completa Fernanda Chocron.

SUBMISSÕES E INSCRIÇÕES – INTERCOM 2019
A chamada de trabalhos para os Grupos de Pesquisa (GPs), o Intercom Júnior (IJ) e o Publicom na edição do Intercom 2019 segue até 1º de julho, sendo que autores de trabalhos submetidos devem fazer o pagamento da taxa de inscrição até o dia 28 de junho.

As inscrições dos congressistas ouvintes encerram-se em 8 de agosto, com taxas promocionais válidas até 6 de julho.

O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019) será realizado de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Para a programação preliminar completa, chamada de trabalhos e submissões, calendário, taxas e inscrições, acesse a página do congresso no Portal Intercom.

Acompanhe as novidades do Intercom 2019:

Site oficial

Facebook

Instagram

LEIA TAMBÉM:

INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DE OFICINAS E MINICURSOS

CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

PUBLICOM RECEBE PROPOSTAS DE OBRAS PARA LANÇAMENTO NO CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019

INTERCOM 2019: INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES ABERTAS

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br