Presidente
Marialva Carlos Barbosa

mcb1@terra.com.br
Universidade Federal do Rio de Janeiro

É professora titular de jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora titular aposentada, também de jornalismo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lecionou de 1979 a 2010. Graduada em comunicação social pela UFF (1976), tem mestrado (1992) e doutorado (1996) em história pela mesma instituição. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná de 2010 a 2012. Tem pós-doutorado em comunicação (1999) pelo Laboratoire d’Anthropologie des Institutions et des Organisations Sociales du Centre National de la Recherche Scientifique (Laios/CNRS), em Paris, França. Ocupou o cargo de diretora científica (2009-2011) e de vice-presidente (2011-2014) da Intercom. Em 2007, seu livro “História Cultural da Imprensa: Brasil – 1900-2000” ganhou a Medalha Carlos Eduardo Lins da Silva, outorgada pela Intercom às mais representativas publicações do ano. Recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de ciências da Comunicação, na categoria “Maturidade Acadêmica”, em 2008, “pelo conjunto da obra, constituída por estudos relevantes, nacionalmente reconhecidos na área de Comunicação”. Foi a primeira cientista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) no campo da Comunicação. Além de “História Cultural da Imprensa: Brasil – 1900-2000” (Mauad X, 2007), publicou os livros “História da Comunicação no Brasil” (Vozes, 2013), e “História Cultural da Imprensa: Brasil – 1800-1900” (Mauad X, 2010).

Vice-presidente
Ana Sílvia Lopes Davi Médola

anasilviamedola@gmail.com

Universidade Estadual Paulista

É livre-docente em comunicação televisual da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, SP, onde está lotada no departamento de comunicação social, lecionando na habilitação em radialismo. Credenciou-se como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (mestrado acadêmico) e em TV Digital (mestrado profissional) da Unesp. Graduada em jornalismo e história e doutora em comunicação e semiótica pela PUC de São Paulo, desenvolve análises sobre linguagem audiovisual e estética da televisão. Trabalhou ememissoras {afiliadas} da Rede Globo e na extinta Rede Manchete. Atualmente é diretora da TV Unesp. Ocupou os cargos de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp (2004-2007), diretora-geral do Centro de Rádio e Televisão Cultural e Educativa da Unesp (1993-1998), vice-presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (2007-2009) e vice-presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (2008-2012). Desde 2009, coordena o grupo de pesquisa Televisão e Vídeo na Intercom. Lidera o Grupo de Estudos Audiovisuais (GEA) e integra o Grupo de Estudos Semióticos da Comunicação (GESCom) da Unesp, além de ser membro do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (PUC-SP, FFLCH-USP, CNRS-Paris). Sua produção científica se concentra nas áreas de Comunicação, televisão e semiótica da linguagem audiovisual, estando registrada em capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos.

Diretor financeiro
Fernando Ferreira de Almeida

fernando.almeida@metodista.br

Universidade Metodista de São Paulo

Graduou-se em comunicação social/publicidade e propaganda na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e obteve o mestrado em teoria e ensino da Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), onde é professor tempo integral. Atualmente desempenha as seguintes funções: professor nos cursos de publicidade e propaganda e comunicação mercadológica da Umesp (desde 2003), nas disciplinas fotografia, fotografia publicitária e linguagem cinematográfica; coordenador do curso de comunicação social/publicidade e propaganda da Umesp (desde 2007); diretor financeiro da Intercom (desde 1993); coordenador nacional do Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social da Intercom (Ensicom); e avaliador do MEC/Inep. Foi chefe do Departamento de Comunicação (1991);{De onde?} coordenador do curso de comunicação social da Unimep (1992-1998); diretor da Faculdade de Comunicação da Unimep (1999-2002); professor nos cursos de publicidade e propaganda, jornalismo e radialismo da Unimep (1985-2006), nas disciplinas fotografia, fotografia publicitária, fotojornalismo, fotografia e iluminação; membro da comissão organizadora do Salão Universitário de Humor da Unimep (desde a sua primeira edição até 2006); professor no curso de publicidade e propaganda das Faculdades Claretianas de Rio Claro, SP, nas disciplinas fotografia e fotografia publicitária (2000-2007); coordenador do curso de comunicação social/comunicação mercadológica da Umesp (2003-2007); membro da comissão própria de avaliação da Universidade Metodista; membro do Consun e presidente da comissão assessora de política de pessoal docente (2009-2012. Ccoordenador nacional do Intercom Júnior (2005-2009). Organizou as coletâneas “Comunicação para a Cidadania” e “A Mídia Impressa: o Livro e as Novas Tecnologias”, com Cicilia Maria Krohling Peruzzo; e “Comunicação e Mudanças Sociais”, com Adolpho Queiroz.

Diretora administrativa
Sônia Maria Ribeiro Jaconi

sonia.jaconi@uol.com.br
Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em comunicação social ( Universidade Metodista de São Paulo, 2012), mestre em letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005) e graduada em letras (Centro Universitário Fundação Santo André, 2002), é atualmente professora da Umesp. Tem experiência no campo da Comunicação, atuando principalmente nas seguintes áreas: escrita de narrativas midiáticas, gêneros, formatos, estudo de telenovelas e trajetória dos pensadores da Comunicação. Tem experiência, também, em cursos de administração de empresas, em disciplinas como comunicação administrativa e interpessoal, metodologia da pesquisa científica e formação do perfil do assessor executivo. É pesquisadora colaboradora da Cátedra Unesco de Comunicação e membro do comitê de ética de pesquisa da Umesp.

Diretora científica
Iluska Coutinho

iluskac@globo.com
Universidade Federal de Juiz de Fora

É jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestre em comunicação e cultura pela Universidade de Brasília (1999) e doutora em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Atualmente leciona como professora-associada na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde coordena o laboratório Jornalismo e Narrativas Audiovisuais. É diretora científica da Intercom e integra a rede de pesquisadores em telejornalismo daAssociação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. Tem experiência profissional em telejornalismo, assessoria de comunicação e teoria e ensino de jornalismo. Em ensino e pesquisa, atua principalmente nas seguintes áreas: (tele)jornalismo, jornalismo público e imagem e narrativa.

Diretora cultural
Adriana Cristina Omena dos Santos

adriomena@gmail.com
Universidade Federal de Uberlândia

É graduada em comunicação social/publicidade e propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997); mestra em ciências da Comunicação (comunicação e política) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2001); e doutora em ciências da Comunicação (comunicação e tecnologia) pela ECA-USP (2006). Atualmente, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordena o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação, integra o corpo docente do curso de comunicação social e é tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Educomunicação (PET CNX). Também na UFU, faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), além de liderar dois grupos de de pesquisa: Tecnologias e Interfaces da Comunicação; e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. Foi membro da executiva nacional (representação Sudeste) do CNX junto ao MEC (Secadi e SESu) e da comissão nacional de avaliação do PET junto ao MEC (SESu). Tem experiência no campo da Comunicação, com ênfase em comunicação pública, comunicação política, tecnologias e comunicação e políticas públicas, atuando principalmente nas seguintes áreas: novas tecnologias de informação e comunicação, inclusão digital, TV digital, opinião pública, sociedade civil, convergência, sociedade da informação, políticas de comunicação, mídia e política, meios de comunicação e processos políticos, campanhas publicitárias e mídia. Participou de eventos científicos e publicou textos no Brasil e no exterior.

Diretor Editorial
Felipe Pena de Oliveira

felipepena@globo.com
Universidade Federal Fluminense

É jornalista, escritor e psicólogo; doutor em literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Université de Paris/Sorbonne III; e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Publicou dez livros na área da Comunicação, entre eles “No Jornalismo não Há Fibrose” (2012), “Teoria do Jornalismo” (2005) e “Televisão e Sociedade” (2002). Trabalha como jornalista de TV desde 1995, tendo passado pelas seguintes emissoras: TVE, onde foi debatedor do programa “Espaço Público”, Manchete, Rede TV, UTV e Comunitária. Foi professor visitante da Universidade de Salamanca (Espanha) e sub-reitor e coordenador da pós-graduação em telejornalismo e em jornalismo cultural da Universidade Estácio de Sá. Escreveu três romances: “Fábrica de Diplomas” (Record, 2010), “O Marido Perfeito Mora ao Lado” (Record, 2010) e “O Verso do Cartão de Embarque” (Record, 2011).

Diretora de comunicação e memória (documentação)
Ana Paula Goulart Ribeiro

goulartap@gmail.com
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

É formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1990), tendo também cursado história na mesma instituição. Fez mestrado (1995) e doutorado (2000) em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora da Escola de Comunicação da UFRJ, onde coordenou o curso de jornalismo (2004-2007) e o Programa de Pós-Graduação (2013-2014). Foi responsável pela redação do livro Jornal Nacional: a notícia faz história e é autora do livro Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 50. Organizou diversas coletâneas, como Mídia e Memória (com Lúcia Ferreira), Comunicação e História (com Micael Herschmann), Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia (com Igor Sacramento) e História da Televisão no Brasil (com Igor Sacramento e Marco Roxo). É pesquisadora do CNPq e integrante do Obitel (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva). Suas áreas de interesse e pesquisa são mídia, memória e história dos meios de comunicação. Atualmente, desenvolve as pesquisas "História da Mídia e Itinerância das Imagens" (Capes) e "Mídia, Memória e Amnésia: o jornalismo e a cultura da nostalgia no mundo contemporâneo" (CNPq). Coordena o projeto "Memória do Jornalismo Brasileiro".

Diretora de projetos
Tassiara Baldissera Camatti

tbcamatt@gmail.com

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É bacharel em comunicação social/relações públicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002); especialista em gestão da informação estratégica pela Universidades de Caxias do Sul (UCS), de Poitiers e de Monterrey (2004); mestre em administração pela UCS (2008); e doutora em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente leciona no curso de relações públicas da PUCRS e atua como orientadora no Núcleo de Eventos e Relacionamento do Espaço Experiência da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS. É coordenadora nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e diretora de projetos da Intercom (gestão 2014-2017). Integra o Grupo de Estudos Avançados em Comunicação Organizacional do Departamento de Pós-Graduação em Comunicação Social da Famecos/PUCRS; a célula Brasil da Comunidade Ibero-Americana de Sistemas do Conhecimento; e a Rede Mediterrânea de Comunicação e Formação Multimídia. Tem experiência na área da Comunicação e na de gestão, atuando em ouvidoria, planejamento, inteligência competitiva, gestão do conhecimento, comunicação estratégica, relações públicas e interatividade.

Diretor de relações internacionais
Giovandro Marcus Ferreira

giovandro.ferreira@gmail.com
Universidade Federal da Bahia

Professor-associado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do programa de pós-graduação em comunicação e cultura contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (Cepad) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez doutorado e mestrado em ciências da informações medias no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 Panthéon-Assas).Graduou-se em comunicação social/jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo e em filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência no campo da Comunicação, com ênfase em teorias da Comunicação, teorias do jornalismo e análise do discurso, atuando principalmente nas seguintes áreas: história dos paradigmas da Comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. É pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq.

Diretor regional Norte
Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues

allan_soljenitsin@yahoo.com.br

Universidade Federal do Amazonas

É professor do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, onde graduou-se em comunicação social/jornalismo e fez mestrado e doutorado em sociedade e cultura na Amazônia. Tem experiência no campo da Comunicação, atuando principalmente nas seguintes áreas: comunicação, Amazônia, teorias do jornalismo, meio ambiente e jornalismo científico e ambiental.

Diretora regional Nordeste
Aline Maria Grego Lins

amgrego@unicap.br

Universidade Católica de Pernambuco

Graduou-se em comunicação social/jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap, 1981) e em pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (1985), tendo mestrado em educação pela Fundação Getúlio Vargas/RJ (1993) e doutorado em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professora adjunta e pró-reitora acadêmica da Unicap. Tem experiência na área da Comunicação, com ênfase no audiovisual: televisão, história da imprensa, projetos experimentais, comunicação e cidadania, comunicação na escola e produção telejornalística. Faz parte do grupo de pesquisa Cultura e Mídia Contemporânea da Unicap e do Centro de Estudos de Crítica Genética da PUC de São Paulo. Publicou o livro “A Alfabetização do Olhar” (1998) e é autora de capítulos em “Síndrome da Mordaça: Mídia e Censura no Brasil”, “A Sociedade do Telejornalismo”, “Telejornalismo: a Nova Praça Pública” e “Guel Arraes: um Inventor no Audiovisual Brasileiro”.

Diretora regional Centro-Oeste
Daniela Cristiane Ota

ota.msi@terra.com.br

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2006), é atualmente professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência no campo do jornalismo, com ênfase em rádio, atuando principalmente nas seguintes áreas: jornalismo, radiojornalismo e produção radiofônica e fronteiras. Desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira, especificamente em Mato Grosso do Sul, nas divisas com o Paraguai e a Bolívia.

Diretora regional Sudeste
Nair Prata Moreira Martins

nairprata@uol.com.br

Universidade Federal de Ouro Preto

É jornalista (UFMG), mestre em Comunicação (Universidade São Marcos) e doutora em linguística aplicada (UFMG), com pesquisa em radiojornalismo e mídias digitais. Trabalhou durante 18 anos em emissoras de rádio, entre as quais merece destaque a Rádio Itatiaia. É professora adjunta do curso de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Em 2001, ganhou o Prêmio Intercom de Melhor Dissertação de Mestrado do Ano, na categoria “Rádio e TV”, com o trabalho “A Fidelidade do Ouvinte de Rádio: um Estudo dos Principais Fatores Determinantes da Audiência Fiel”. No doutorado, realizou estágio na Universidade do Minho, em Portugal, com bolsa de estudos da Capes, e desenvolveu a tese “WEBradio: Novos Gêneros, Novas Formas de Interação”. Em 2008, obteve o terceiro lugar nacional no Prêmio Freitas Nobre de Doutorado, concedido pela Intercom. Coordena o grupo de pesquisa Rádio e Mídia Sonora na Intercom. É diretora administrativa da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e sócia da Intercom e da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo. Tem diversas publicações sobre rádio, radiojornalismo e novas tecnologias em rádio. Recebeu o Prêmio Luiz Beltrão em 2013, na categoria “Liderança Emergente”.

Diretor regional Sul
Marcio Ronaldo Santos Fernandes

marciorf@globo.com

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Secretário de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Guarapuava, Paraná, é bolsista de produtividade da Fundação Araucária (Paraná) e doutor em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do professor Mauricio Lissovsky e coorientação da professora Beatriz Jaguaribe, com tese aprovada com nota máxima. Em 2012, cursou doutorado sanduíche (como bolsista da Capes) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal, com tutela do professor António Costa Pinto. Desde 2006, é professor concursado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), no Paraná, tendo ocupado o cargo de diretor-geral de comunicação institucional da universidade entre 2007 e 2013. É professor permanente do curso de mestrado em letras da Unicentro e professor visitante do curso de mestrado em jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná. Graduou-se em jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria (1997) e fez mestrado em comunicação e linguagens na Universidade Tuiuti do Paraná. Tem uma carreira de 16 anos como jornalista, em funções como repórter, editor de cadernos, editor-assistente, correspondente internacional, colaborador, fotógrafo, coordenador de redação, diagramador e diretor de redação. Realizou coberturas especiais em diversos estados e países, em áreas como esporte, política, variedades, tecnologia e polícia, para os jornais Gazeta Mercantil Brasil, Gazeta Mercantil Latino-Americana, Jornal de Uruguaiana (RS), Diário Catarinense e A Razão (Santa Maria, RS), para as revistas Rolling Stone e Amanhã (Porto Alegre, RS) e para o portal NO (www.no.com.br), entre outros veículos. Liderou o grupo de pesquisa Conversas Latinas em Comunicação, registrado no CNPq. Atua nas áreas de interfaces entre letras e comunicação; comunicação integrada; comunicação e indústrias criativas; comunicação e cidadania; e comunicação corporativa. Prestou consultorias e serviços isolados e/ou regulares para empresas e instituições como Sebrae/Paraná, Ministério da Defesa, Associação dos Jornais do Interior do Paraná, Correio do Povo (Laranjeiras do Sul, PR), Tribuna Regional (Catanduvas, PR), Tribuna do Povo (Umuarama, PR), Fundação Maurício Sirotsky

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA