Diretores

Presidente
Giovandro Marcus Ferreira

giovandro.ferreira@gmail.com
Universidade Federal da Bahia

Professor-associado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do programa de pós-graduação em comunicação e cultura contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (Cepad) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez doutorado e mestrado em ciências da informações medias no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 Panthéon-Assas).Graduou-se em comunicação social/jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo e em filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência no campo da Comunicação, com ênfase em teorias da Comunicação, teorias do jornalismo e análise do discurso, atuando principalmente nas seguintes áreas: história dos paradigmas da Comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. É pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq.

Vice-presidente
Fernando Ferreira de Almeida

fernando.almeida@metodista.br
Universidade Metodista de São Paulo

Graduou-se em comunicação social/publicidade e propaganda na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e obteve o mestrado em teoria e ensino da Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), onde é professor tempo integral. Atualmente desempenha as seguintes funções: professor nos cursos de publicidade e propaganda e comunicação mercadológica da Umesp (desde 2003), nas disciplinas fotografia, fotografia publicitária e linguagem cinematográfica; coordenador do curso de comunicação social/publicidade e propaganda da Umesp (desde 2007); diretor financeiro da Intercom (desde 1993); coordenador nacional do Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social da Intercom (Ensicom); e avaliador do MEC/Inep. Foi chefe do Departamento de Comunicação (1991); coordenador do curso de comunicação social da Unimep (1992-1998); diretor da Faculdade de Comunicação da Unimep (1999-2002); professor nos cursos de publicidade e propaganda, jornalismo e radialismo da Unimep (1985-2006), nas disciplinas fotografia, fotografia publicitária, fotojornalismo, fotografia e iluminação; membro da comissão organizadora do Salão Universitário de Humor da Unimep (desde a sua primeira edição até 2006); professor no curso de publicidade e propaganda das Faculdades Claretianas de Rio Claro, SP, nas disciplinas fotografia e fotografia publicitária (2000-2007); coordenador do curso de comunicação social/comunicação mercadológica da Umesp (2003-2007); membro da comissão própria de avaliação da Universidade Metodista; membro do Consun e presidente da comissão assessora de política de pessoal docente (2009-2012. Coordenador nacional do Intercom Júnior (2005-2009). Organizou as coletâneas “Comunicação para a Cidadania” e “A Mídia Impressa: o Livro e as Novas Tecnologias”, com Cicilia Maria Krohling Peruzzo; e “Comunicação e Mudanças Sociais”, com Adolpho Queiroz.

Diretor financeiro
Marcelo Briseno

marcelo.briseno@metodista.br
Universidade Metodista de São Paulo

Graduado em Curso de Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). É Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003) e Doutor (2010) em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é Coordenador do Curso de Rádio TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, teoria e pesquisa da comunicação, televisão, rádio, cinema e quadrinhos.

Diretora administrativa
Sônia Maria Ribeiro Jaconi

sonia.jaconi@uol.com.br
Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em comunicação social ( Universidade Metodista de São Paulo, 2012), mestre em letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2005) e graduada em letras (Centro Universitário Fundação Santo André, 2002), é atualmente professora da Umesp. Tem experiência no campo da Comunicação, atuando principalmente nas seguintes áreas: escrita de narrativas midiáticas, gêneros, formatos, estudo de telenovelas e trajetória dos pensadores da Comunicação. Tem experiência, também, em cursos de administração de empresas, em disciplinas como comunicação administrativa e interpessoal, metodologia da pesquisa científica e formação do perfil do assessor executivo. É pesquisadora colaboradora da Cátedra Unesco de Comunicação e membro do comitê de ética de pesquisa da Umesp.

Diretora científica
Nair Prata Moreira Martins

nairprata@uol.com.br
Universidade Federal de Ouro Preto

Jornalista (UFMG), mestre em Comunicação (Universidade São Marcos) e doutora em Linguística Aplicada (UFMG), realizou estágio de pós-doutoramento em Comunicação na Universidad de Navarra (Espanha). É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No mestrado ganhou o Prêmio Intercom 2001 de Melhor Dissertação de Mestrado do Ano - Categoria Rádio e TV, com o trabalho "A fidelidade do ouvinte de rádio: um estudo dos principais fatores determinantes da audiência fiel". No doutorado realizou estágio na Universidade do Minho, em Portugal, com bolsa de estudos da Capes e desenvolveu tese sobre o tema "Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Ganhou o 3º lugar nacional no Prêmio Freit as Nobre de Doutorado 2008, concedido pela Intercom. É diretora científica da Intercom e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom por dois mandatos (2011-2014) e foi diretora Regional Sudeste da Intercom (2014-2017). Tem 12 livros publicados, além de vários artigos sobre rádio, radiojornalismo e novas tecnologias em comunicação. É vencedora do Prêmio Luiz Beltrão 2013, categoria Liderança Emergente.

Diretor cultural
Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues

allan_soljenitsin@yahoo.com.br
Universidade Federal do Amazonas

É professor do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, onde graduou-se em comunicação social/jornalismo e fez mestrado e doutorado em sociedade e cultura na Amazônia. Tem experiência no campo da Comunicação, atuando principalmente nas seguintes áreas: comunicação, Amazônia, teorias do jornalismo, meio ambiente e jornalismo científico e ambiental.

Diretora editorial
Roseméri Laurindo

roselaurindo@gmail.com
Universidade Regional de Blumenau

Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau, onde é professora titular de Teorias da Comunicação. Realizou estágio pós-doutoral na Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, junto à Universidade Metodista de São Paulo, com apoio do CNPq (2012-2014). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (2005). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1998). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Integra Grupo de Pesquisa Pensacom/Brasil, liderado por José Marques de Melo. Em 2014 recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, da Intercom, na categoria Liderança Emergente. Autora de publicações jornalísticas e científicas, dentre as quais o livro AI-5 na academia - o manual do lead usado pelos golpistas de 1964 para punir o ensino de jornalismo (2014), pela Edifurb e O Jornalismo Diversional de Fátima Bernardes (2015), pela Primavera Editorial. Integra a diretoria da Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí.

Diretora de documentação
Adriana C. Omena Santos

adriomena@gmail.com
Universidade Federal de Uberlândia

Publicitária (Unimep), mestre e doutora em Ciências da Comunicação (USP) com pós doutorado em Comunicação Pública da Ciência pela Universidade de Ottawa (UOttawa), instituição em que segue como pesquisadora e professora visitante. Atualmente é docente no curso de Jornalismo, faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (mestrado e doutorado) na Universidade Federal de Uberlândia. É membro da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunição - Intercom, com mandato na Diretoria Cultural (2014 - 2017) e na Diretoria de Documentação (Comunicação e Memória) de 2017 a 2020. Foi tutora do PET Conexões de Saberes (2010-2018), coordenadora do curso de Jornalismo (2009 -2012) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (2013 - 2017) na Universidade Federal de Uberlândia. Foi, ainda, membro da Executiva Nacional do Programa Conexões de Saberes junto ao MEC/SECAD/SESU (representação sudeste) e membro da Comissão Nacional de Avaliação do PET junto ao MEC/SESU. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em comunicação pública, comunicação política, tecnologias da comunicação e políticas públicas. Possui publicações nacionais e internacionais em livros, revista e eventos científicos correlatos à sua formação.

Diretora de projetos
Ariane Carla Pereira Fernandes

ariane_carla@uol.com.br
Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Paraná, Brasi, no Departamento de Comunicação Social (Decs) e atua como docente convidada do Programa de Pós-Graduação em História (PPG/Mestrado em História) da instituição e do Programa de PósGraduação em Ciências Sociais (Doutorado) da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), em Jujuy, Argentina. Tem experiência nas áreas de Telejornalismo; Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso; e História da/na Mídia. É diretora científica adjunta da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Foi, entre 2011 e 2014 editora da Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM).

Diretora de relações internacionais
Roseli Fígaro

figaro@uol.com.br
Universidade de São Paulo

Professora Livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2. Professora visitante do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, ITESO, México. Possui estágio de pesquisa pós-doutoral no CIESPAL (2016) e pós-doutorado pela Universidade de Provence, França (2007), doutorado (1999) e mestrado (1993) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1981). É coordenadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, CPCT. Diretora editorial da Revista Comunicação & Educação; e coordenadora do Labidecom, Laboratório de Pesquisa em Educomunicação. Diretora de relações internacionais da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Comunicação (Intercom). Coordenadora do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós. Ocupou o cargo de Chefe do departamento de Comunicações e Artes (2012-2014 e 2014-2016). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Verbal e Teorias da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e mundo do trabalho, gestão da comunicação e comunicação/educação. Tem inúmeros artigos publicados em revistas científicas nacionais e estrangeiras, capítulos de livros e os livros: "As mudanças no mundo do trabalho do jornalista de São Paulo" (2013), também traduzido para o espanhol (Los cambios en el mundo del trabajo del periodista) e publicado pela Universidade Autonoma de Barcelona; "Relações de Comunicação no mundo do trabalho" (2008); "Comunicação e Análise do Discurso" (2012); "Comunicação e trabalho. Estudo de recepção: o mundo do trabalho como mediação da comunicação" (2001).

Diretor regional Norte
Sandro Adalberto Colferai

sandrocolferai@gmail.com
Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor no curso de Jornalismo na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus de Vilhena; professor no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Ensino Superior, PPGCimes, da Universidade Federal do Pará, UFPA. Líder do Grupo de Pesquisas em Ecossistemas Comunicacionais, COMtatos (UNIR); pesquisador do Grupo de Pesquisas Mapa Cultural - Centro Interdisciplinar de Estudos em Cultura e Artes, Mapa Cultural (UNIR), e do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação - Pespcom (UFPA). Tem interesses voltados para a pesquisa em Comunicação na região amazônica.

Diretor regional Nordeste
Juliano Mendonça Domingues da Silva

juliano@unicap.br
Universidade Católica de Pernambuco

É jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e cientista social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Obteve os títulos de doutor e mestre em Ciência Política pela UFPE. Capacitou-se em campanha eleitoral pelo Ray C. Bliss Institute of Applied Politics (The University of Akron, Ohio, USA), por meio do International Campaing Fellowship, com bolsa do Departamento de Estado dos EUA, quando foi observador internacional durante as eleições presidenciais 2016 naquele país. Estudou, ainda, análise de tomada de decisão pela UCLA Anderson School of Management (University of California, Los Angeles). É professor na Universidade Católica de Pernambuco vinculado ao Centro de Ciências Sociais (CCS), onde exerce a função de coordenador, professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas (PPGCriativas/Unicap). Também é professor-pesquisador permanente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco e da Especialização em Ciência Política na mesma instituição. Como pesquisador, dedica-se à investigação sobre gênese e evolução institucional, principalmente no campo do institucionalismo histórico aplicado à análise de políticas públicas. A partir desse enfoque, tem pesquisado, sobretudo, a relação entre Democracia e Mídia. Atualmente, Juliano Domingues da Silva é o coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e desenvolve pesquisa de pós-doutorado vinculado ao Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu projeto integra a agenda de investigação do Grupo de Estudos de Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes). Ao longo dos últimos doze anos, dedicou-se ao jornalismo audiovisual, área em que já desempenhou as funções de repórter, produtor e editor, com passagens pela TV Golfinho (Fernando de Noronha), TV Asa Branca (Caruaru), TV Globo (Recife) e TV Cultura (São Paulo). Participa, quinzenalmente, do programa CBN Total (Rádio CBN Recife) e do programa Folha Política (Rádio Folha de Pernambuco) como colaborador/debatedor. Exerce, ainda, jornalismo opinativo com a publicação de artigos a cada duas semanas na seção de Opinião do Jornal do Commercio (Recife, PE).

Diretora regional Centro-Oeste
Daniela Cristiane Ota

ota.msi@terra.com.br

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2006), é atualmente professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência no campo do jornalismo, com ênfase em rádio, atuando principalmente nas seguintes áreas: jornalismo, radiojornalismo e produção radiofônica e fronteiras. Desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira, especificamente em Mato Grosso do Sul, nas divisas com o Paraguai e a Bolívia.

Diretor regional Sudeste
Felipe Pena

felipepena@globo.com
Universidade Federal Fluminense

É jornalista, escritor e psicólogo; doutor em literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Université de Paris/Sorbonne III; e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Publicou dez livros na área da Comunicação, entre eles “No Jornalismo não Há Fibrose” (2012), “Teoria do Jornalismo” (2005) e “Televisão e Sociedade” (2002). Trabalha como jornalista de TV desde 1995, tendo passado pelas seguintes emissoras: TVE, onde foi debatedor do programa “Espaço Público”, Manchete, Rede TV, UTV e Comunitária. Foi professor visitante da Universidade de Salamanca (Espanha) e sub-reitor e coordenador da pós-graduação em telejornalismo e em jornalismo cultural da Universidade Estácio de Sá. Escreveu três romances: “Fábrica de Diplomas” (Record, 2010), “O Marido Perfeito Mora ao Lado” (Record, 2010) e “O Verso do Cartão de Embarque” (Record, 2011).


Diretora regional Sul
Cristiane Finger

cristiane.finger@pucrs.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Professora Permanente e Membro da Comissão Coordenadora do PPGCOM - PUCRS. Coordenadora da Rede Telejor- SBPJor. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV). Vice presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, televisão, telejornalismo, hiperTV, social TV, narrativa transmedia.

Diretores Adjuntos

Adjunta na Diretoria de Documentação
Ivanise Hilbig de Andrade

ivaniseha@gmail.com
Universidade Federal de Uberlândia

Jornalista, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Estudos de Linguagens, área de concentração Linguística e Semiótica, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Áreas de atuação: Teorias da Comunicação, Jornalismo Impresso, Análise de Discursos e Semiótica.

Adjunta na Diretoria Científica
Sônia Caldas Pessoa

soniacaldaspessoa@gmail.com
Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Comunicação e do PPGCOM/UFMG. Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos (Poslin/UFMG), com estágio doutoral na Université Paris Est-Crèteil / Le Céditec (Centre d’étude des discours, images, textes, écrits, communication (Paris, França). Autora do livro "Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas". Graduada em Comunicação Social/Jornalismo (FAFI-BH). É idealizadora do blog Tudo Bem Ser Diferente sobre educação inclusiva. O blog nasceu das vivências com o filho Pedro, que tinha hidrocefalia e morreu em janeiro de 2016. É idealizadora e coordenadora da Rádio Terceiro Andar (https://radioterceiroandarufmg.wordpress.com). É sub coordenadora do curso de Jornalismo da UFMG. É diretora científica adjunta da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação. Co-coordenadora do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades (www.afetos.com).

Adjunto na Diretoria Cultural
Raphael Cortezão

faelcortezao@gmail.com
Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e especialização em Publicidade, Propaganda e Marketing pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate). Atualmente, mestrando em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Ufam. É assessor-chefe de comunicação do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas e professor de ensino superior da Faculdade Boas Novas (FBN). Tem experiência diversa na área de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, Comunicação Organizacional e Mídias Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: assessoria de comunicação, comunicação integrada, jornalismo, cidadania e comunicação.

Adjunto na Diretoria Editorial
Iury Parente Aragão

iparagao@yahoo.com.br
Universidade do Estado da Bahia

Professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Faculdade São Francisco de Juazeiro (Fasj). Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Doutorado Sanduíche no Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL - Quito, Equador).

Adjunta na Diretoria Regional Sudeste
Nicoli G. Tassis Guedes

nicolitassis@gmail.com
Universidade Vila Velha

É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Comunicação Social, nas habilitações Jornalismo e Publicidade & Propaganda (2004) e MBA em Marketing e Inteligência de Mercado (2010) pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Tem experiência diversificada na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e atua no campo do ensino/pesquisa principalmente nos seguintes temas: narrativa, memória, produção multimídia, audiovisual, teorias da comunicação e história da mídia. Atualmente, se dedica ao mercado editorial, na pesquisa e redação de biografias, e é diretora adjunta do Intercom Sudeste.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA



Horário de atendimento:
SOMENTE NA INTERCOM PINHEIROS