Especial Expocom: Livro-reportagem aborda grafite e comunicação

19 de março de 2019

O trabalho de conclusão de curso sobre a cena do grafite na capital cearense rendeu a Fernanda de Façanha e Campos e Ravelle Gadelha, então estudantes de Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), o troféu da Expocom 2018 na modalidade Livro-reportagem (avulso). Dando prosseguimento à série especial sobre vencedores da etapa nacional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) em 2018, o JORNAL INTERCOM conta um pouco mais sobre esse projeto. Confira.

O GRAFITE E A COMUNICAÇÃO NA CIDADE: o livro-reportagem ruas e cores:

grafite como arte viva na cidade
MODALIDADE: JO11 - Livro-reportagem (avulso)
INSTITUIÇÃO: Universidade de Fortaleza (Unifor)
EQUIPE: Fernanda de Façanha e Campos, Ravelle Gadelha, Alessandra Araújo Oliveira (professora orientadora) e Eduardo Freire Nunes (professor orientador).
DESCRIÇÃO: O livro-reportagem, fruto do trabalho de conclusão curso (TCC), tinha o objetivo de apresentar o cenário do grafite na cidade de Fortaleza (CE) a partir de três perspectivas: os grafiteiros, os eventos e festivais na cidade sobre a temática e a relação do grafite com o patrimônio histórico da cidade (colocando em pauta alguns acontecimentos e debates que haviam ocorrido sob essa perspectiva).
DEPOIMENTO: Fernanda de Façanha e Campos
“Participo do Intercom de 2016, apresentando no Intercom Junior artigos sobre os estudos que desenvolvi acerca de grafite e intervenção urbana no grupo de pesquisa Jucom (Jornadas Urbanas e Comunicacionais). Em 2018, foi a primeira vez que participei da Expocom. Era minha última chance de tentar, pois foi meu trabalho de conclusão de curso. Sempre torci pelos meus amigos, mas a sensação de ‘dever comprido’ com um trabalho premiado era algo que eu gostaria de sentir. Junto com Ravelle e nossos orientadores, nos inscrevemos. Ravelle foi responsável pela diagramação e eu, pelo material textual e fotográfico do livro.
A sensação no momento da premiação foi algo que até hoje, quando lembro e vejo os vídeos e fotos, me arrepia. Quando meu nome foi anunciado naquele dia, me lembrei das aulas de fotografia, das matérias que fiz durante o curso de jornalismo, dos estágios, dos aprendizados que compartilhei com os professores e alunos da Unifor, dos acertos e erros. Tudo durante minha formação foi importante para conquistar o prêmio na modalidade de livro-reportagem. Escrever e desenhar com a luz pelo olhar fotográfico, ver as cores da cidade e colocar em palavras o que vivi na rua junto com os grafiteiros foi meu objetivo e maior presente em todo esse processo de escrita do ‘Ruas e Cores: o grafite como arte viva na cidade’. Os gritos dos meus amigos com o anúncio da vitória ainda me emocionam muito. Não é um prêmio só meu. É meu e de todos os meus: Ravelle, Alê, Eduardo, Jucom, turma de Jornalismo Unifor e da minha família. Eu sou muito grata a tudo isso e todos eles.
Vencer a Expocom me trouxe ainda mais certeza do que sempre gostei de fazer: fotografar e escrever. Me senti mais segura, mais capaz e, principalmente, que nossos sonhos podem ser alcançados. O prêmio me abriu portas, outras possibilidades e trabalhos. Além dos prêmios em 2018, esse livro me trouxe um grande presente: com um projeto que dá prosseguimento à pesquisa do livro, passei na seleção para o mestrado em Comunicação na Universidade Federal do Ceará.”

LEIA TAMBÉM:

Intercom 2019: regionais recebem trabalhos a partir de 01/03

Regulamento da Expocom 2019 implementa mudanças que refletem a realidade do mercado e do ensino de comunicação

Tudo sobre a exposição e premiação de trabalhos experimentais da graduação

Vencedores de 2018 - VI

Vencedores de 2018 - V

Vencedores de 2018 - IV

Vencedores de 2018 - III

Vencedores de 2018 - II

Vencedores de 2018 - I

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br