DT 1 - JORNALISMO

Ementa: A especificidade dos fenômenos jornalísticos na cultura e na sociedade contemporâneas, em diferentes suportes e plataformas. Estudos teóricos, empíricos e/ou aplicados de jornalismo e seus meios. Jornalismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. Evolução do Jornalismo e de seus produtos e mídias. Rotinas de produção e aspectos da produção jornalística em diversos meios. Linguagem jornalística - verbal, iconográfica, não-verbal, imagética. Produção e recepção da informação jornalística, e mudanças tecnológicas a elas associadas. Análise de coberturas. Gêneros jornalísticos. Jornalismo impresso. Telejornalismo. História do Jornalismo e da imprensa. Teorias do Jornalismo. Epistemologia do Jornalismo.
Palavras-chave: Jornalismo; Estudos de Jornalismo; Gêneros Jornalísticos; História do Jornalismo; História da Imprensa; Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Jornalismo de Televisão; Webjornalismo; Teoria do Jornalismo.

DT 2 – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Ementa: Publicidade como vetor do desenvolvimento econômico e social. Publicidade e propaganda como atividade técnica, profissional e de ensino. Publicidade como campo de atuação e de estudo das Ciências da Comunicação e das Ciências Humanas e Sociais. Teoria da publicidade e da propaganda. Publicidade e propaganda no composto de comunicação mercadológica. Publicidade e Propaganda como instrumento da comunicação de marketing integrado. Publicidade e novas tecnologias. Publicidade, Ética e Defesa do Consumidor.
Palavras-chave: Epistemologia da publicidade; Produção de sentido e discurso; Ensino em publicidade; tendências de consumo; Marcas; Estudos de recepção da marca; Tendências em publicidade.

DT 3 – RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Ementa: Processos de relacionamento entre públicos e organizações. Culturas organizacionais. Práticas comunicativas no ambiente interno das organizações. Relações Públicas e sociedade. Gestão da comunicação nas organizações. Aspectos teóricos das Relações Públicas. Práticas em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Ensino de RP e Comunicação Organizacional.
Palavras-chave: Relações Públicas; Comunicação Organizacional; Gestão da/em Comunicação.

DT 4 – COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL

Ementa: Estudo da Comunicação Audiviovisual em suas múltiplas dimensões e em diferentes veículos, abarcando reflexões em torno das mídias e dos campos tradicionalmente classificados como audiovisuais: cinema, televisão, fotografia, rádio e outras mídias sonoras. Aspectos históricos, teóricos e metodológicos da Comunicação Audiovisual. Linguagens, técnicas, estética e questões éticas que envolvem a comunicação audiovisual.
Palavras-chave: audiovisual; cinema; televisão; vídeo; ficção seriada; fotografia; rádio; mídias sonoras.

DT 5 – COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

Ementa: Processos comunicacionais em sua dimensão multimídia. Práticas comunicacionais desenvolvidas em ambientes multimidiáticos. Dimensão cultural da comunicação nesses ambientes multimídia. Estudos da comunicação em sua relação com a tecnologia. Tecnologia da palavra, da escrita, da imprensa e dos formatos digitais. Comunicação mediada por computador. Cibercultura. Conteúdos digitais em seus múltiplos aspectos e interconexões com a questão comunicacional.
Palavras-chave: Multimídia; Tecnologias; Cultura; Cibercultura; Conteúdos Digitais; Convergência Tecnológica.

DT6 – INTERFACES COMUNICACIONAIS

Ementa: Processos e práticas comunicacionais em sua interconexão com outras áreas de estudos e/ou de conhecimento. Dimensões teóricas e metodológicas dos estudos da comunicação e suas interfaces. Estudos empíricos e pesquisas aplicadas. Comunicação especializada. Processos constitutivos da comunicação em sua relação com a ciência, com a cognição, com a educação, com a política, com a religião, com a saúde e com o meio ambiente, entre outras possibilidades de diálogo interdisciplinar.
Palavras-chave: Interfaces Comunicacionais; Comunicação Especializada; Educação; Ciência; Música; Meio Ambiente; Saúde; Produção Editorial; Editoração.

DT7 - COMUNICAÇÃO, ESPAÇO E CIDADANIA

Ementa: Análise dos processos de comunicação em contextos rurais e urbanos no âmbito local, regional e internacional, frente à mundialização dos mercados e das culturas, na perspectiva da cidadania, do desenvolvimento e das geografias da comunicação. Estudo dos meios de comunicação tradicionais no domínio da sociedade informatizada. Os usos e apropriações das políticas públicas de desenvolvimento pelas culturas populares. As tecnologias da informação e comunicação na geografia e na organização dos movimentos sociais e na construção das identidades culturais.
Palavras-chave: culturas populares; tecnologias da informação e comunicação; cidadania; geografias da comunicação; desenvolvimento regional e local.

DT8 – ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Ementa: Pesquisas em Comunicação de caráter interdisciplinar. A aproximação da Comunicação com outras áreas - Política, Economia, Linguística. Controle da mídia. Aproximações entre comunicação e cultura. Linguagem e comunicação. Cultura de massa e cultura popular.
Palavras-chave: Comunicação; Interdisciplinaridade; Ciência; Meio Ambiente; Sociedade; Cultura, cultura de massa e cultura popular; Folkcomunicação; Liberdade de Expressão; Controle da mídia; Políticas e estratégias de comunicação; Semiótica; Teorias da Comunicação.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Ana Paula Goulart Ribeiro
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA