INTERCOM 2019 CONFIRMA RAMÓN SALAVERRÍA, DA UNIVERSIDADE DE NAVARRA, NA CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO CICLO DE ESTUDOS

11 de junho de 2019

O espanhol Ramón Salaverría, professor da Universidade de Navarra (Espanha), fará a conferência de abertura do 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, no dia 4 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém. O Ciclo de Estudos é o evento central do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e cuja 42ª edição será realizada de 2 a 7 de setembro de 2019 na UFPA.

“Será uma honra receber em Belém o professor espanhol Ramón Salaverría, um dos mais destacados conferencistas internacionais da atualidade, com atuação em dezenas de países. As pesquisas do professor se concentram em temas relativos aos meios digitais e ao jornalismo digital, e suas publicações são referenciadas por autores de todo o mundo, notadamente na Europa, América Latina e Estados Unidos”, afirma a professora Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom e coordenadora geral do 42º Ciclo de Estudos.

Com mediação do professor Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da Intercom, a conferência de abertura tratará do tema central dos congressos da entidade neste ano, “Fluxos comunicacionais e crise da democracia” – temática na qual Salaverría é um dos principais pesquisadores na atualidade.

“Excelente escolha para a conferência de abertura do Ciclo de Estudos no Intercom 2019”, afirma Nelia Del Bianco (UnB/UFG), vice-presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), entidade da qual a Intercom faz parte. “Salaverría é um dos maiores especialistas em webjornalismo do mundo, com pesquisas sobre as mudanças no jornalismo, que são parte dos fluxos comunicacionais que têm impacto na democracia.”

Além de sua atuação como docente e pesquisador na Universidade de Navarra, Salaverría é membro da rede de pesquisa Innovamedia – Network of researchers about innovation in journalism & the media e do World Journalism Education Council, além de ter sido incluído no Global Experts, diretório da Organização das Nações Unidas (ONU) que aponta mais de 350 especialistas globais em diferentes áreas.

Com oito livros publicados e contribuições em mais de 200 publicações científicas, além de experiências profissionais na imprensa espanhola, Ramón Salaverría é considerado um dos 500 espanhóis mais influentes pelo jornal “El Mundo”. O jornalista também já ministrou cursos e seminários em 31 países e é professor convidado de programas de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP). Seu livro mais recente, “Ciberperiodismo en Iberoamérica” (2016), faz uma análise detalhada da evolução dos meios digitais nos 22 países da América Latina, na Espanha e em Portugal.

Para saber mais sobre o conferencista convidado do Ciclo de Estudos no Intercom 2019, acesse a página oficial de Ramón Salaverría na internet.

O congresso nacional da Intercom é o maior evento científico de Comunicação no Brasil, com cerca de 3 mil participantes anualmente. Além do Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a programação do Intercom 2019 apresenta uma série de eventos importantes para o campo da Comunicação: o IV Colóquio Latino-Americano (Pan Amazônico) de Ciências de Comunicação; o VI Encontro Internacional do Colégio de Brasilianistas da Comunicação; a Jornada Beltraniana, organizada em parceria com a Rede Folkcom; o V Fórum Socicom-Intercom; o Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social – Fórum Ensicom 2019; o III Fórum de Rádios e TVs Universitárias; o IV Fórum Comunicação e Trabalho; o III Colóquio Nacional dos Grupos de Pesquisa de Comunicação em Contextos Organizacionais; o II Ciclo Amazônia; e o IV Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura.

Estudantes e pesquisadores podem submeter trabalhos para apresentação nos Grupos de Pesquisa (GPs) e no Intercom Júnior (IJ) até o dia 1º de julho, com pagamento da taxa de inscrição até o dia 28 de junho. Autores de livros e publicações inéditos em Comunicação também podem submeter até 1º de julho para o Publicom, cuja sessão de lançamentos no Intercom nacional será no dia 5 de setembro.

As inscrições dos congressistas ouvintes encerram-se no dia 8 de agosto, com taxas promocionais válidas até 6 de julho. Os participantes inscritos no Intercom 2019 podem assistir aos eventos do congresso e se matricular em oficinas e minicursos.

Para a programação preliminar completa, chamada de trabalhos e submissões, calendário, taxas e inscrições, acesse a página do congresso no Portal Intercom.

Acompanhe as novidades do Intercom 2019:

Site oficial

Facebook

Instagram

LEIA TAMBÉM:

INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DE OFICINAS E MINICURSOS

CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

PUBLICOM RECEBE PROPOSTAS DE OBRAS PARA LANÇAMENTO NO CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019

INTERCOM 2019: INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES ABERTAS

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br