INTERCOM 2019: JOVENS PESQUISADORES APRESENTAM SEUS TRABALHOS NO INTERCOM JÚNIOR

28 de agosto de 2019

Nos dias 5 e 6 de setembro, estudantes de graduação e recém-graduados apresentam artigos científicos nas oito Divisões Temáticas do Intercom Júnior (IJ), como parte da programação oficial do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), que vai de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Neste ano, 282 dos 317 trabalhos submetidos foram selecionados na chamada pública do IJ, consolidando o evento como um importante ponto de encontro e divulgação de pesquisadores em formação. “A qualidade dos trabalhos selecionados confirma nossa convicção de que é preciso investir nas Ciências Humanas e na formação de jovens pesquisadores, que nos comprovam, com sua curiosidade, sua vivacidade e seu interesse pelas problemáticas e pelos fenômenos sociais, que o pensamento crítico é fundamental para a construção de sociedades mais justas”, afirma a professora Sônia Caldas Pessoa (UFMG), diretora adjunta Científica da Intercom e coordenadora do IJ. “Esses jovens pesquisadores demonstram plena compreensão da temática do congresso, ‘Fluxos comunicacionais e crise da democracia’, ao apresentar trabalhos que o abordam de modo direto e também em seus atravessamentos e tensões com diversos outros temas necessários para a compreensão dos fenômenos comunicacionais.”

As sessões incluem debates mediados pelos coordenadores das respectivas Divisões Temáticas e coordenadores das sessões, de forma a qualificar e aprofundar as discussões apresentadas pelos autores dos trabalhos. “Acompanhar o Intercom Júnior é uma oportunidade de prestigiar não somente os pesquisadores em formação e seus olhares sobre os fenômenos comunicacionais, como também um modo de valorizar os orientadores e as universidades envolvidos em todo o processo de pesquisa”, afirma a professora Sônia Pessoa.

Além das sessões do IJ, a programação do Intercom 2019 inclui o lançamento do volume 8, número 3 (2019) da “Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação – Iniciacom”, às 12h do dia 5 de setembro. Trata-se da 15ª edição da revista, que reúne 15 artigos e uma resenha de livro que abordam a temática do Intercom 2019 – “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”. “Esse amplo e importante universo de pesquisa chamou a atenção de mais de 100 jovens pesquisadores, que submeteram seus trabalhos à Iniciacom”, comemora Sônia Pessoa, que também é editora da revista. “Muitos dos autores desta edição têm, pela primeira vez, a oportunidade de ter um trabalho de pesquisa publicado. A Iniciacom é uma das poucas revistas que publicam trabalhos de estudantes de graduação, valorizando a iniciação à ciência e o desenvolvimento das Ciências Humanas no Brasil”, completa.

Ainda no dia 5, a partir das 17h30, será lançado durante o Publicom o e-book anual do Intercom Júnior, com oito artigos selecionados a partir da última edição do evento, realizada durante o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), em Joinville (SC). O livro reúne trabalhos que abordam o tema “Desigualdades, gêneros e comunicação” e que representam universidades das cinco regiões brasileiras.

Clique aqui e confira a programação do Intercom Júnior em 2019.

SOBRE O INTERCOM 2019
O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 2 a 7 de setembro de 2019 na UFPA, em Belém, é uma realização da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

A programação do congresso inclui oficinas e minicursos, sessões de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e evento de lançamento de livros (Publicom). O Intercom 2019 também abriga outros eventos científicos como: IV Colóquio Latino-americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação; VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação; Jornada Beltraniana 2019 (Rede Folkcom); Fórum Ensicom 2019 (que terá a última audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda); III Fórum de Rádios e TVs Universitárias; V Fórum Socicom-Intercom; IV Fórum Comunicação e Trabalho; II Ciclo Amazônia; 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; IV Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura; e I Colóquio de Ciências Humanas.

Clique aqui para conferir a programação do Intercom 2019.

No site oficial do Intercom 2019, você encontra mais detalhes sobre Belém e a UFPA.

Siga o Intercom 2019 no Facebook e no Instagram (@intercomnacional) para acompanhar as novidades.

LEIA TAMBÉM:

INTERCOM 2019: IV FÓRUM COMUNICAÇÃO E TRABALHO DEBATERÁ A NOVA REALIDADE DO JORNALISTA

INTERCOM 2019: PAINEL COMUNICAÇÃO E RELIGIÃO NA FESTA DO CÍRIO DE NAZARÉ

GPs TERÃO PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NA TARDE DE 4 DE SETEMBRO

IV COLÓQUIO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO SERÁ PAN-AMAZÔNICO

IV COLÓQUIO JORNALISMO, RESISTÊNCIA E LITERATURA REUNIRÁ JORNALISTAS E ESCRITORES

INTERCOM 2019: PROF. GIOVANDRO FERREIRA INDICA BIBLIOGRAFIA ESSENCIAL SOBRE O TEMA “FLUXOS COMUNICACIONAIS E CRISE DA DEMOCRACIA”

VISIBILIDADE E FOMENTO DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO SÃO TEMAS DO V FÓRUM SOCICOM-INTERCOM

CONFIRA OS 54 TÍTULOS QUE SERÃO LANÇADOS NO PUBLICOM

PROGRAME-SE: INTERCOM 2019 ENCERRA INSCRIÇÕES EM 08/08

CICLO DE ESTUDOS REUNIRÁ GRANDES NOMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA DEBATER OS FLUXOS COMUNICACIONAIS E A CRISE DA DEMOCRACIA

INTERCOM 2019 CONFIRMA RAMÓN SALAVERRÍA, DA UNIVERSIDADE DE NAVARRA, NA CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO CICLO DE ESTUDOS

RÁDIO INTERCOM FARÁ COBERTURA DO INTERCOM 2019

BORA PRA BELÉM! PARTICIPANTES DO INTERCOM 2019 TÊM DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA E TARIFA ESPECIAL NO HOTEL OFICIAL

INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS E MINICURSOS

CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br