Jornalismo comparado 50 anos depois

O Colóquio Nacional de Midiologia Comparada que aconteceu no dia 17 de março, na Universidade Metodista, teve por objetivo divulgar os resultados da comparação do panorama jornalístico atual com a pesquisa do professor José Marques de Melo realizada 50 anos atrás. Em 1966, ele fez uma análise de cobertura, composição e gêneros jornalísticos em três periódicos brasileiros: o Jornal do Brasil (RJ), o Jornal do Commercio (RE) e o Correio da Paraíba (PB). A escolha da data, 17 de março, se deu pela situação do Brasil de então, quando Castello Branco instaurou o Ato Institucional Nº 3 e tornou indiretas as eleições de governadores e prefeitos.

A análise realizada pelos participantes do colóquio, feita em 17 de março de 2015, levou em conta o cenário político e econômico no dia da observação, momento em que se iniciava a discussão sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

É possível saber mais sobre o evento e o trabalho realizado pelos pesquisadores em Santa Catarina, Minas Gerais e Pará acessando http://portal.metodista.br/unesco/jbcc/noticias-jbcc/pesquisas-comparam-resultados-50-anos-apos-estudo-de-marques-de-melo

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br