Diversos

Nesta obra, José Marques de Melo retrata as transformações ocorridas no século XX e centra, com maestria, suas discussões em um mundo em contínuo movimento.

A Metamorfose da Comunicação do Século XXI

José Marques de Melo - 2011

R$ 38,00

Nesta obra, José Marques de Melo retrata as transformações ocorridas no século XX e centra, com maestria, suas discussões em um mundo em contínuo movimento.

A Metamorfose da Comunicação do Século XXI

José Marques de Melo - 2011

R$ 25,00

Este livro traz a transcrição das palestras realizadas em duas mesas sobre a comunicação na África, promovidas no Congresso Nacional da Intercom, em 2012. Aborda, sobretudo, Moçambique e Cabo Verde, porque os convidados que conseguimos trazer vieram destes dois países, além de Portugal. Seria uma espécie de introdução às questões da comunicação em ambos os países.

África: múltiplos olhares sobre a comunicação

Antonio Hohlfeldt e Maria Inês Amarante (orgs.) - 2013

R$ 30,00

Aqui estão reunidos os textos da juventude alagoana do cientista social da cidade do Pilar, antecipando muitas das questões que mereceriam observação sistemática e análise crítica nos livros editados posteriormente.

Arthur Ramos em Alagoas: notícias da obra jornalística

Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros e Lúcia Maria Vieira Marques da Silva (orgs.) - 2013

R$ 40,00

Reúne artigos de pesquisadores de várias gerações de Cabo Verde e faz uma espécie de balanço da situação da pesquisa em comunicação naquele país. O livro foi todo editado pela Intercom, como uma colaboração com Cabo Verde.

As ciências da comunicação em Cabo Verde

Silvino Lopes Évora e Alfredo Henriques Pereira (orgs.) - 2013

R$ 38,00

A presente obra reúne textos contundentes sobre a questão das relações entre os processos comunicacionais e de controle.

Comunicação e Controle: observações sobre liberdade, controle e interdição de expressão

Mayra Rodrigues Gomes (org.) - 2013

R$ 50,00

Este livro é uma homenagem a José Marques de Melo. Os capítulos aqui reunidos foram elaborados por autores oriundos de Argentina, Bolívia, Canadá, Estados Unidos da América, México, Uruguai e Venezuela - e também de Portugal e Espanha.

EntreNações e Inter-Relações: Marques de Melo e a Comunicação em Diálogo

Osvando J. de Morais, Roseméri Laurindo e Sônia Jaconi (org.) - 2013

R$ 38,00

Os pesquisadores e profissionais da área rural oferecem uma reflexão diversificada sobre os rumos da extensão e da Comunicação Rural no país, fato que se comprova pelos textos aqui reunidos, fruto do I Seminário Brasileiro de Comunicação Rural..

Estudos de comunicação rural

Miguel Angelo da Silveira e João Carlos Canuto (orgs.) - 1987

R$ 15,00

Desenvolve neste livro a Ética como a "Ciência de Costume", isto é, a própria essência do espírito grego, porém adaptada para o nosso cotidiano. Aqui são retomados pelo autor os conceitos clássicos de beleza, bondade, justiça e felicidade, de maneira clara, a nos lembrar da finalidade da vida do homem em sociedade que é o próprio Bem.

Ética mínima: pequeno guia para tempos difíceis

António Fidalgo - 2013

R$ 15,00

O centenário de Nelson Werneck Sodré, um dos mais conceituados historiadores brasileiros, será lembrado também no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011, em Recife. No evento, a Intercom lançará a 5ª edição do livro clássico de Sodré, História da Imprensa no Brasil, coeditada com a Editora da PUCRS. Toda a obra de Sodré é marcada por sua paixão pela imprensa, além da utilização da teoria marxista. O desejo pelo conhecimento da realidade social com base nas informações e testemunhos da imprensa aguça seu empenho sistemático em pesquisar fontes e, a partir delas, realizar a coleta de dados para suas buscas. O material coletado em diferentes épocas da vida era organizado, analisado e explicado à luz da perspectiva marxista. Ao longo de História da Imprensa no Brasil, Sodré estuda com grande interesse o processo pelo qual a imprensa se implanta e se diversifica no país, e como os jornais foram se multiplicando na medida em que foi crescendo o acesso da população à leitura até chegar aos meios de comunicação que temos hoje. Nelson Werneck Sodré foi um precursor da reflexão sobre a comunicação no Brasil, sendo pioneiro no enfoque e compreensão da estreita relação entre a formação da nação brasileira e a história da imprensa. Ele trouxe à tona o papel da imprensa na formação histórica do país, mostrando como ela retrata e participa das transformações. A nova edição da obra de Sodré preparada para a celebração do seu centenário, por iniciativa da Intercom, permitirá aos pesquisadores e ao grande público ter um novo acesso a ela, revendo-a na perspectiva do novo tipo de imprensa e dos avanços e transformações tecnológicas na área da comunicação.

História da Imprensa no Brasil: edição comemorativa

Nelson Werneck Sodré - 2011

R$ 68,00

Esta edição comemorativa além de trazer relatos daqueles que dirigiram a entidade nos últimos 25 anos, resgata a história e reproduz depoimentos de alguns representantes de instituições estrangeiras, que acompanharam momentos distintos da trajetória da Intercom.

Intercom 25 anos

Ciciia M. Krohling Peruzzo e Sonia Virgínia Moreira (orgs.) - 2002

R$ 20,00

A experiência acadêmica do Prof. José Marques de Melo, aliada às suas múltiplas ações coletivas de voluntariado, são motivo de orgulho para s nossas entidades representativas e para todos os jornalistas professores e estudantes da área. Este novo livro produzido em parceria com José Hamilton Ribeiro, um ícone do nosso jornalismo cientifico e mais um motivo de orgulho por ter sido pioneiro na prática deste gênero, torna-o leitura obrigatória para todos nós.

Jornalismo científico: teoria e prática

José Marques de Melo e José Hamilton Ribeiro (org.) - 2014

R$ 37,00

Este livro estrutura-se em torno de perguntas que traduzem um importante contexto histórico próprio ao período no século passado, a Guerra Fria com o ocidente aparentemente dividido entre o Bem e o Mal, significando nitidamente os espaços de ação de um país como o Brasil que viveu tragicamente as consequências deste tipo de política contextualizadas, principalmente na década de 70.

Journalism made in USA - a brasilian perspective

José Marques de Melo - 2012

R$ 15,00

Esta publicação é uma justa homenagem à Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros que, ao completar e comemorar seus 70 anos de vida, em 22 de dezembro de 2011.=, traz em sua trajetória intelectual importantes contribuições à comunidade acadêmica e à sociedade.

Luitgarde: uma voz dos silenciados

José Marques de Melo e Sonia Maria Ribeiro Jaconi (org.) - 2011

R$ 38,00

A publicação do livro “Luiz Beltrão, pioneiro das ciências da comunicação no Brasil” coincide com a celebração do 90º aniversário de nascimento do intelectual nordestino que promoveu uma revolução metodológica no ensino do jornalismo e criou bases teóricas para o desenvolvimento de um pensamento comunicacional autenticamente brasileiro. Organizada pelos professores José Marques de Melo (USP/UMESP) e Osvaldo Trigueiro (UFPB), esta coletânea reúne ensaios que dão conta da personalidade polifacética que foi Luiz Beltrão: jornalista, ficcionista, pedagogo, cientista, memorialista, sempre denotando espírito inovador.A publicação do livro “Luiz Beltrão, pioneiro das ciências da comunicação no Brasil” coincide com a celebração do 90º aniversário de nascimento do intelectual nordestino que promoveu uma revolução metodológica no ensino do jornalismo e criou bases teóricas para o desenvolvimento de um pensamento comunicacional autenticamente brasileiro. Organizada pelos professores José Marques de Melo (USP/UMESP) e Osvaldo Trigueiro (UFPB), esta coletânea reúne ensaios que dão conta da personalidade polifacética que foi Luiz Beltrão: jornalista, ficcionista, pedagogo, cientista, memorialista, sempre denotando espírito inovador.

Luiz Beltrão: pioneiro das ciências da comunicação no Brasil

José Marques de Melo e Osvando J. de Morais (org.) - 2007

R$ 35,00

Considerando a pluralidade de José Marques de Melo, escrever uma biografia completa seria quase que uma missão impossível. Por isso, neste trabalho pretende-se apresentar um esboço biográfico de um homem que se destaca pela capacidade de organizar, congregar e de ser também um grande agitador cultural, cuja experiência de vida e de realizador incansável serve de exemplo a todas as gerações. Apresentamos aqui as facetas mestras da personalidade marcante de um homem dentro de suas coordenadas culturais, ideológicas e políticas.

O guerreiro midiático: biografia de José Marques de Melo

Sérgio Mattos - 2010

R$ 38,00

Este é um livro de referência para os profissionais e estudantes da área de Comunicação Social, não só de São Paulo, mas de todo o Brasil, apresentando além de análises atuais, os primeiros passos da Era da Mídia entre nós, sob 4 grandes temas: História do Jornalismo, História da Propaganda; História das Relações Públicas; História da Comunicação Popular. Incluindo o Guia de Fontes Historiográficas da Comunicação Paulista, os eventos das instituições: Rede Alcar e Intercom e as Efemérides Comunicacionais Paulistas de 2007.

Os Bandeirantes da Idade Mídia: capítulos da história comunicacional paulista

José Marques de Melo (org.) - 2007

R$ 30,00

Este é um livro de referência para os profissionais e estudantes da área de Comunicação Social, não só de São Paulo, mas de todo o Brasil, apresentando além de análises atuais, os primeiros passos da Era da Mídia entre nós, sob 4 grandes temas: História do Jornalismo, História da Propaganda; História das Relações Públicas; História da Comunicação Popular. Incluindo o Guia de Fontes Historiográficas da Comunicação Paulista, os eventos das instituições: Rede Alcar e Intercom e as Efemérides Comunicacionais Paulistas de 2007.

Os Bandeirantes da Idade Mídia: capítulos da história comunicacional paulista

José Marques de Melo (org.) - 2007

R$ 40,00

Este volume reúne, à maneira de síntese e de painel, o estado atual da pesquisa de Comunicação no Brasil. Através de sua leitura, se poderá observar o que mais identifica e distingue - e ao mesmo tempo o que insere - a pesquisa brasileira dentro da comunidade internacional da Comunicação.

Pensamento Comunicacional brasileiro

Maria Immacolata Vassallo de Lopes, José Marques de Melo, Sonia Virginia Moreira e Anibal Bragança (orgs.) - 2005

R$ 38,00

Este volume reúne, à maneira de síntese e de painel, o estado atual da pesquisa de Comunicação no Brasil. Através de sua leitura, se poderá observar o que mais identifica e distingue - e ao mesmo tempo o que insere - a pesquisa brasileira dentro da comunidade internacional da Comunicação.

Pensamento Comunicacional brasileiro

Maria Immacolata Vassallo de Lopes, José Marques de Melo, Sonia Virginia Moreira e Anibal Bragança (orgs.) - 2005

R$ 30,00

Este livro apresenta as perspectivas, análises e tendências para a produção da pesquisa em Comunicação no Brasil.

Produção científica brasileira em comunicação: década de 80

Margarida Maria Krohling Kunsch e Ada de Freitas Maneti Dencker (orgs.) - 1997

R$ 15,00

Este livro tem como objetivo central apresentar o resultado da pesquisa que teve como meta entender o papel da teledramaturgia na trajetória da televisão aberta no Brasil. A partir de um mapeamento, não conclusivo e não exaustivo, identificou-se e analisou-se 1.022 registros de obras televisivas ficcionais que integram o universo teledramatúrgico nacional. Como reflexões finais, destacam-se os resultados das análises desenvolvidas ao logo da tese que evidenciam o papel fundamental da teledra2maturgia e de sua expressão maior: a telenovela como um dos agentes essenciais na construção, estruturação e consolidação da televisão aberta brasileira.

Teledramaturgia: agente estratégico na construção da TV aberta brasileira

Maria Ataíde Malcher - 2010

R$ 30,00

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Adriana Cristina Omena dos Santos
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA