Obra aborda a importância da imprensa no debate sobre as relações entre animais humanos e não humanos

2 de julho de 2019

O livro “Animais e Fronteiras: um estudo sobre as relações entre animais humanos e não humanos” (Appris), da jornalista e professora Eveline Teixeira Baptistella (Unemat), já está disponível nas principais livrarias on-line. Resultado de uma pesquisa realizada entre 2010 e 2017, o trabalho é um dos primeiros do Brasil na área de estudos animais a enfocar a comunicação.

A obra analisa as interações entre animais humanos e não humanos na cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, e reflete sobre como a sociedade contemporânea representa e considera aqueles que geralmente são chamados de bichos. Amizade, repulsa, medo, fascínio e, principalmente, invisibilidade marcam um convívio cercado de contradições, em que o afeto é determinante para as condições de vida dos animais.

Nesse trajeto, a pesquisadora encontrou desde pets cuidados com muito carinho e privilégios até animais abandonados e vítimas de maus-tratos, alguns deles condenados à morte apenas por viverem nas ruas. No livro, também está registrado o fenômeno da autodomesticação, a partir da grande ocorrência de animais silvestres no espaço urbano. Entre os bichos encontrados na cidade, que tem população estimada em 607 mil habitantes, estão araras Canindé e vermelhas, tuiuiús, tucanos, capivaras, diversos tipos de símios e até jacarés – um deles, por exemplo, divide espaço com um estacionamento para automóveis.

O papel da imprensa e dos meios de comunicação permeia a obra especialmente como instância que amplifica as discussões sobre direitos dos animais. “No panorama que vivemos hoje, de crise ecológica, vemos crescer os conflitos e questionamentos sobre a forma como tratamos os outros animais. A abordagem foi interdisciplinar justamente por ser um tema complexo, que exige diferentes visões. Mas é interessante constatar que a imprensa aparece como um ponto muito importante na defesa dos direitos dos animais, especialmente quando amplifica a voz dos grupos de proteção”, afirma Eveline, que atualmente coordena um projeto de pesquisa que analisa a consideração ética sobre os animais na imprensa.

O livro “Animais e fronteiras: um estudos sobre as relações entre animais humanos e não humanos” pode ser adquirido no site da Editora Appris com desconto especial (para obter o desconto, basta inserir o código AEFRS no campo “vale desconto”). A obra também está disponível nas seguintes lojas virtuais.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br