ANEXO I – EMENTÁRIO DAS MODALIDADES CONFORME CATEGORIAS

JORNALISMO

JO 01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/ série)

Modalidade voltada às agências de jornalismo experimentais, de conteúdo geral ou segmentado, criadas, desenvolvidas e mantidas em cursos universitários de Jornalismo, em concordância com o projeto pedagógico do curso. Além do preenchimento do formulário padrão, deve ser anexado o portfólio incluindo até os cinco melhores trabalhos desenvolvidos. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 02 Projeto de Assessoria de Imprensa (avulso)

Modalidade voltada para projetos de assessoria de imprensa desenvolvidos no ambiente universitário, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs, e produzidos para os mais diferentes assessorados (instituições sem fins lucrativos, empresas, eventos, pessoas físicas etc.). Devem constar todas as etapas do trabalho de assessoria de imprensa, desde a definição dos objetivos, passando pelas pautas a serem trabalhadas e os veículos de comunicação que receberão as mesmas. Além do preenchimento do formulário padrão, deve ser anexado o projeto incluindo desde o plano até a aplicação prática, inserindo-se também seus produtos e resultados. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 03 Jornal-laboratório impresso (conjunto ou série)

Modalidade voltada para produção de jornais-laboratório impressos nos seus diversos formatos e suportes gráficos, aqui entendidos como publicações desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Os trabalhos devem ser em conjunto ou seriados. A periodicidade e o tempo de existência devem ser indicados. Além do preenchimento do formulário padrão, as peças devem ser anexadas na íntegra, com no mínimo duas e no máximo quatro edições, dos melhores trabalhos desenvolvidos. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 04 Revista-laboratório impressa (conjunto ou série)

Modalidade voltada para a produção de revistas-laboratório impressas, compreendidas como publicações desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. A periodicidade e o tempo de existência devem ser indicados. Além do preenchimento do formulário padrão, as peças devem ser anexadas na íntegra, com no mínimo uma e no máximo duas edições. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (avulso/ conjunto ou série)

Modalidade voltada para a produção de programas jornalísticos em áudio ou radiofônicos nos seus diversos formatos noticiosos, tais como noticiário, radiojornal, radiorrevista, radiodebate. As produções podem ser avulsas ou seriadas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, as peças devem ser anexadas na íntegra, com no mínimo uma e no máximo três produções. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 06 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (avulso/ conjunto ou série)

Modalidade voltada para a produção de programas jornalísticos em vídeo ou televisivos, nos seus diversos formatos noticiosos, tais como noticiário, telejornal, debate. Os produtos/programas podem ser avulsos ou seriados, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, as peças devem ser anexadas na íntegra, com no mínimo uma e no máximo três produções. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 07 Produção em Jornalismo digital (avulso/ conjunto ou série)

Modalidade voltada para produções jornalísticas do ambiente digital, entre elas: reportagens, sites, coberturas, entrevistas, blogs jornalísticos etc. Os produtos devem ter sido desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, anexado a inscrição do trabalho no campo produto. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)

Modalidade voltada à produção de reportagens jornalísticas para meios impressos apresentadas nas suas várias formas, tais como matérias, reportagens, grandes reportagens, entrevistas, coberturas especiais, entre outras. São aceitas somente reportagens avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso)

Modalidade voltada à produção de reportagens radiojornalísticas produzidas e apresentadas nas suas várias formas e suportes, tais como boletins, reportagens, matérias, entrevistas, entre outras. Podem ser inscritas somente reportagens radiojornalísticas avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 10 Reportagem em Telejornalismo (avulso)

Modalidade voltada para reportagens telejornalísticas produzidas e apresentadas nas suas diversas formas e suportes, tais como boletins, reportagens, matérias, entrevistas, entre outras. Podem ser inscritas somente reportagens avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 11 Livro-reportagem (avulso)

Modalidade voltada para grandes reportagens, coletâneas de reportagens, biografias, testemunhais jornalísticos, entre outros, apresentados em forma de livro. São aceitos trabalhos desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 12 Produção em Fotojornalismo (avulso/ conjunto e série)

Modalidade voltada para fotografias jornalísticas produzidas e apresentadas em quaisquer formatos e suportes, avulsas ou em conjunto e séries, exceto livro de fotojornalismo. São aceitos trabalhos desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, a(s) fotografia(s) (máximo de doze) deve(m) ser anexada(s) no formato de imagem jpg. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 13 Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/ conjunto e série)

Modalidade voltada para produção de textos jornalísticos literários e/ou de opinião, tais como: crônica, artigo, comentário, crítica, resenha, coluna e perfil, entre outros, independente do suporte. Os trabalhos podem ser avulsos ou seriados, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. A modalidade não aceita livros-reportagem ou biografias em forma de livro, estes devem ser inscritos na modalidade Livro-reportagem. Além do preenchimento do formulário padrão, a produção, no máximo de três, devem ser anexada na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 14 Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)

Modalidade voltada para a produção de jornais murais, aqui compreendidos como veículos de comunicação dirigidos a determinada comunidade/segmento, aos públicos interno e/ou externo de uma instituição ou empresa, cuja circulação se dá em forma de painel informativo. Os trabalhos podem ser avulsos ou seriados, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça, no máximo de três, deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO15 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio (avulso/ conjunto e série)

Modalidade voltada para a produção de documentários jornalísticos, grandes reportagens, coberturas jornalísticas especiais, entre outros em áudio ou para rádio. As produções podem ser avulsas ou seriadas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça, no máximo de três, deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO16 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão (avulso/ conjunto e série)

Modalidade voltada para a produção documentários jornalísticos, grandes reportagens, coberturas jornalísticas especiais, entre outros em vídeo ou para televisão. As produções podem ser avulsas ou seriadas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça, no máximo de três, deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de Curso de Jornalismo ou Curso de Comunicação – habilitação Jornalismo.


PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PP 01 Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)

Modalidade voltada às agências de publicidade e propaganda experimentais, criadas, desenvolvidas e mantidas em cursos de Publicidade e Propaganda, desde que em concordância com o projeto pedagógico do curso. Além do preenchimento do formulário padrão, deve ser anexado o portfólio incluindo até os cinco melhores trabalhos desenvolvidos. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 02 Campanha Promocional (conjunto/série)

Modalidade voltada à produção de campanha promocional, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve conter briefing do produto ou serviço, pesquisa de mercado, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação, além do planejamento promocional com sua mecânica e seu regulamento, de acordo com a legislação vigente. Além do preenchimento do formulário padrão, devem ser anexadas as peças publicitárias da ação promocional. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 03 Campanha Publicitária (conjunto/série)

Modalidade voltada à produção de campanha publicitária, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve apresentar briefing do produto, marca ou serviço, pesquisa de mercado, planejamento com objetivos e estratégias de comunicação e/ou de marketing, planejamento de mídia e suas táticas e investimento da campanha. Além do preenchimento do formulário padrão, as peças publicitárias devem ser anexadas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 04 Pesquisa mercadológica (avulso)

Modalidade voltada à pesquisa mercadológica, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve apresentar os métodos e técnicas relacionadas às ações de marketing e/ou de comunicação de marcas, produtos ou serviços, com análise dos resultados. Além do preenchimento do formulário padrão, os resultados da pesquisa devem ser apresentados sob a forma de gráficos e/ou tabelas (para pesquisas quantitativas) e/ou relatórios de pesquisa (para as pesquisas qualitativas). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 05 Jingle (avulso)

Modalidade voltada à produção de jingle, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. No formulário padrão, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço e sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexado o jingle, com letra e música. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 06 Spot (avulso)

Modalidade voltada a produção de spot, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. No formulário padrão, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexado o spot, com texto, trilha e ambientação. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 07 Filme publicitário (avulso)

Modalidade voltada à produção de filme publicitário, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. No formulário padrão deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e as técnicas empregadas na produção, explicitando a sua aplicação em TV e/ou internet. Como produto deve ser anexado o filme publicitário. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 08 Fotografia Publicitária (avulso)

Modalidade voltada à produção de fotografia publicitária, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. No formulário padrão deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, e descrever a produção da foto, que pode estar atrelada a uma campanha ou peça publicitária (real ou fictícia). Como produto deve ser anexada a fotografia no formato original de produção (imagem jpg.) e sua aplicação na campanha ou peça publicitária (formato pdf ou jpg). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 09 Anúncio impresso (avulso)

Modalidade voltada à produção de anúncio impresso, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do paper, deve anexar o anúncio impresso. No formulário padrão deve ser indicado apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato, a função do anúncio no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexado o anúncio em formato pdf ou jpg. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 10 Cartaz (avulso)

Modalidade voltada à produção de cartaz, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. O formulário padrão deve apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato, e os espaços de exposição, assim como a função específica do cartaz no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexado o cartaz em formato pdf ou jpg. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 11 Outdoor (avulso)

Modalidade voltada à produção de outdoor, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. O formulário padrão deve apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato e a função da peça no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexada a arte final e sua aplicação no outdoor em formato pdf ou jpg. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 12 Publicidade em mídia digital (avulso ou conjunto)

Modalidade voltada à produção de campanha ou peça avulsa em mídia digital, podcasts, pop-ups, banners, entre outros, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. O formulário padrão deve apresentar o briefing, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação (para o caso de campanhas), a função específica, as técnicas de produção etc. Como produto deve ser anexada(s) a(s) peça(s) produzidas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.

PP 13 Publicidade em outros meios (avulso)

Modalidade voltada para a produção publicitária em meios não contemplados anteriormente, na categoria de publicidade e propaganda, tais como back-light, front-light, busdoor, placas, painéis, folhetos, entre outros, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. O formulário padrão deve apresentar o briefing, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação (para o caso de campanha), função específica e técnicas de produção etc. Como produto deve ser anexada(s) a(s) peça(s) produzidas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda.


RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

RP 01 Agência Jr. de Relações Públicas (conjunto/ série)

Modalidade voltada às agências de Relações Públicas experimentais, criadas, desenvolvidas e mantidas em cursos de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, desde que em concordância com o projeto pedagógico do curso. Além do preenchimento do formulário padrão, deve ser anexado o portfólio incluindo briefing, elaboração, execução e avaliação, com o projeto e as peças na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 02 Pesquisa em Relações Públicas (avulso)

Modalidade voltada para a produção de pesquisa em Relações Públicas desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve apresentar a aplicação de métodos e técnicas empregados para a realização de pesquisa de opinião, institucional ou interna, motivadas por um objetivo definido, em uma organização pública, privada ou não governamental. Além do preenchimento do formulário padrão, deve ser anexado o relatório final da pesquisa contendo seu planejamento, execução e resultados. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 03 Organização de evento (avulso)

Modalidade voltada para produção de trabalhos de organização de eventos em Relações Públicas desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve apresentar planejamento, execução e avaliação de um evento realizado em uma organização pública, privada ou não governamental. Deve conter briefing, plano de ações detalhado contendo atividades, público-alvo, prazo, recursos humanos e físicos, orçamento, meta, descrição de execução, além da avaliação de resultados por meio de pesquisa de opinião. Além do preenchimento do formulário padrão, deve ser anexado o relatório final do evento, na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 04 Projeto de assessoria de comunicação empresarial (avulso)

Modalidade voltada para elaboração, execução e avaliação de um projeto de assessoria de comunicação para uma organização privada, englobando as diversas funções do profissional de Relações Públicas, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, deve ser anexado, o projeto na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 05 Projeto de assessoria de comunicação governamental (avulso)

Modalidade voltada para elaboração, execução e avaliação de um projeto de assessoria de comunicação para uma organização governamental, englobando as diversas funções do profissional de Relações Públicas, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, deve ser anexado o projeto na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 06 Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor (avulso)

Modalidade voltada para elaboração, execução e avaliação de um projeto de assessoria de comunicação para uma organização do Terceiro Setor, englobando as diversas funções do profissional de Relações Públicas, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, deve ser anexado o projeto na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 07 Produto de comunicação institucional impresso (avulso)

Modalidade voltada para composição de uma peça impressa de cunho institucional, não comercial, para uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Pode ser apresentada nos diversos formatos existentes, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional ou como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do preenchimento do formulário padrão, deve ser anexado o produto impresso no formato jpg ou pdf. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 08 Produto de comunicação institucional radiofônico (avulso)

Modalidade voltada para composição de uma peça radiofônica de cunho institucional, não comercial, para uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Pode ser apresentada nos diversos formatos radiofônicos, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional, ou sua função como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do preenchimento do formulário padrão, indicado briefing e roteiro, deve ser anexado o produto impresso no formato mp3. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 09 Produto de comunicação institucional digital (avulso)

Modalidade voltada para a composição de uma peça digital de cunho institucional, não comercial, para uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Pode ser apresentada nos diversos formatos existentes, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional ou como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do preenchimento do formulário padrão, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, anexado a inscrição do trabalho no campo produto. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 10 Produto de comunicação institucional audiovisual (avulso)

Modalidade voltada para a composição de uma peça audiovisual de cunho institucional, não comercial, em uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Pode ser apresentada nos diversos formatos existentes, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional, ou sua função como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do preenchimento do formulário padrão, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, anexado a inscrição do trabalho no campo produto. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 11 Planejamento estratégico de Relações Públicas (avulso)

Modalidade voltada para elaboração de planejamento estratégico de relações públicas, alinhado as diretrizes, objetivos e estratégias de uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. O planejamento deve apresentar diagnóstico do ambiente interno e externo, definição de estratégias de comunicação, plano de ações detalhado contendo atividades, público-alvo, prazo, recursos humanos e físicos, orçamento, meta, descrição de execução, além das formas de controle e avaliação de resultados das ações de comunicação propostas. Além do preenchimento do formulário padrão, o planejamento deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas.


CINEMA E AUDIOVISUAL

CA 01 Filme de ficção (avulso)

Modalidade voltada à produção experimental de filmes com conteúdo ficcional, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Podem ser inscritos filmes avulsos de ficção de longa, média ou curta-metragem. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 02 Filme de não ficção/documentário/ docudrama (avulso)

Modalidade voltada à produção experimental de filmes com conteúdo não-ficcional, em documentário ou docudrama, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Podem ser inscritas produções avulsas, de longa, média ou curta-metragem. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 03 Filme de animação (avulso)

Modalidade voltada à produção experimental de filmes de animação desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Podem ser inscritas produções avulsas de longa, média ou curta-metragem. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 04 Videoclipe (avulso)

Modalidade voltada à produção experimental de videoclipes, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 05 Roteiro de filme de ficção (avulso ou seriado)

Modalidade voltada à produção experimental de roteiros de ficção, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o roteiro contendo sinopse, argumento etc. deve ser anexado em pdf. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 06 Roteiro de filme de não ficção (avulso ou seriado)

Modalidade voltada à produção experimental de roteiros de não-ficção, podendo ser documentários ou docudramas, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o roteiro contendo sinopse, argumento etc. deve ser anexado em pdf. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 07 Fotografia em movimento (avulso ou seriado)

Modalidade voltada especificamente ao conjunto imagético das narrativas audiovisuais de ficção ou de não-ficção, que contempla a fotografia, a estética e a iluminação da imagem em movimento, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada em longa, média ou curta-metragem deve ser anexada ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 08 Vinheta (avulso)

Modalidade voltada à produção de vinheta audiovisual para qualquer gênero de programa de televisão e/ou internet (informação, entretenimento) ou mesmo vinheta de abertura de vídeos e/ou filmes, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto (apenas a vinheta) deve ser anexada ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita vinhetas de todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).


RÁDIO, TV E INTERNET

RT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou seriado)

Modalidade voltada à produção de programas em áudio ou radiofônicos em diversos formatos (programas de variedades, documentários, musicais - com exceção de radionovelas), desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada em mp3. Aceita trabalhos dos cursos de Rádio, TV e Internet e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou seriado)

Modalidade voltada à produção de programas experimentais de vídeo ou de TV em diversos formatos (programas de entretenimento, variedades, musicais – com exceção de telenovelas), desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de Rádio, TV e Internet e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 03 Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou seriado)

Modalidade voltada a produções experimentais de ficção em formatos de audiodrama, tais como peças radiofônicas, radionovelas e afins, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada em mp3. Aceita trabalhos dos cursos de Rádio, TV e Internet e todos os cursos da área da Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 04 Ficção em vídeo – Telenovela, Séries Televisivas e afins (avulso ou seriado)

Modalidade voltada à produção de programas experimentais de ficção seriada, tais como telenovelas, séries, micro-séries e afins desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de Rádio, TV e Internet e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 05 Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado)

Modalidade voltada para produtos audiovisuais experimentais especificamente para mídias digitais, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de Rádio, TV e Internet e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 06 Blog (avulso)

Modalidade voltada à produção de blog utilizado para fins pessoais ou comerciais, não jornalísticos, contemplando a identidade visual, mensuração de acesso, frequência de atualização e aplicação de recursos multimídia. Além do preenchimento do formulário padrão, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de Rádio, TV e Internet e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 07 Website (avulso)

Modalidade voltada à produção de website, com temas permanentes ou temporários, desenvolvidos para organismos públicos ou privados, devendo estar no ar quando do momento da avaliação por parte do júri e contemplar aspectos como identidade visual, mensuração de acesso, frequência de atualização e aplicação de recursos multimídia. Além do preenchimento do formulário padrão, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de Rádio, TV e Internet e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).


PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

PT 01 Edição de Livro (avulso)

Modalidade voltada para edição de livros, contemplando aspectos gerais da obra, identidade visual, diagramação (distribuição espacial dos elementos da obra) e suporte (impresso, áudio, eletrônico ou multimídia). São observados também itens como presença de Conselho Editorial, ficha catalográfica, apresentação dos autores, dentre outros. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto (verificar o formato adequado no Guia de Formatos). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 02 Design Gráfico (avulso)

Modalidade voltada para a produção de trabalhos de design gráfico, em diversos formatos, contemplando os atributos básicos de forma, textura, volume, cor etc. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto em pdf ou jpg. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)

Modalidade voltada à produção de conjunto de cinco fotografias, no mínimo, e máximo de doze, enquanto coletânea de imagens que contam uma história de fatos ou conceitos, sob a ótica da natureza artística. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar somente as imagens em pdf ou jpg. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 04 Fotografia artística (avulso)

Modalidade voltada à produção de uma única peça enquanto imagem artística que capta um instante qualquer. Não há, nesta modalidade, a preocupação em necessariamente retratar a realidade, permitindo ao estudante exercitar seu olhar em algo mais próximo da pintura, por exemplo. É proibida a submissão de fotografia já enviada para outra modalidade. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar somente a imagem em pdf ou jpg. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 05 Fotonovela (avulso ou série)

Modalidade voltada à produção de fotonovela que faça a inter-relação entre a imagem e o texto verbal. São admitidos suportes como jornais e revistas bem como modos digitais, apresentando histórias ficcionais ou não. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto em pdf. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 06 Charge/caricatura/ilustração (avulso)

Modalidade voltada à produção de imagem ilustrada, carregadas de conteúdos críticos. Os trabalhos aqui inscritos podem ser difundidos em qualquer suporte. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto em pdf ou jpg. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 07 Embalagem (avulso)

Modalidade voltada à produção de embalagem valorizando aspectos como identidade visual, funcionalidade e segurança para o consumidor, viabilidade mercadológica e sustentabilidade ambiental, dentre outros. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto em pdf ou jpg. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 08 Histórias em Quadrinhos (avulso)

Modalidade voltada à produção de histórias em quadrinhos que conjuguem imagens e textos, para contar sequencialmente uma história, um fato, uma ação etc, podendo ter sido publicada em formatos impressos e/ou digitais. São consideradas HQ formas de expressão conhecidas como comic books, graphic novel, mangás e webcomics, dentre outros. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto em pdf ou jpg ou indicar o endereço eletrônico da produção em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 09 Roteiro de Games (avulso)

Modalidade voltada à produção de roteiro de games, valorizando o conceito do produto, sem necessariamente desenvolvê-lo. O formulário padrão deve contemplar as possibilidades de interação com usuário, criatividade e viabilidade mercadológica. O(s) suporte(s) utilizado(s) fica(m) a critério do(s) autor(es). Deve ser anexado como produto, em pdf, o roteiro e o story board. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 10 Projeto de Comunicação integrada (avulso)

Modalidade voltada à produção de projeto de comunicação integrada, incluindo apresentação do relatório descritivo, incluindo planejamento, etapas do trabalho e produtos finais derivados. São aceitos projetos que contemplem qualquer suporte e, na medida do possível, recomenda-se que sejam apresentados os resultados aferidos. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o projeto na íntegra em pdf. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 11 Produção multimídia (avulso)

Modalidade voltada à produção multimídia que se caracteriza pela elaboração de materiais difundidos em pelo menos dois suportes (jornal e revista, por exemplo). Deve contemplar aspectos como interação com o usuário, identidade visual e formas de difusão, dentre outros. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar os produtos em pdf ou indicar o endereço eletrônico da produção, em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 12 Revista customizada (avulso)

Modalidade voltada à produção de revista customizada que apresente produto personalizado (customizado), digital ou não. Deve contemplar formas de circulação, identidade visual, sustentabilidade ambiental e marco conceitual. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar a revista em pdf. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 13 Comunicação e Inovação (avulso)

Modalidade voltada à produção inovadora que estimule o senso criativo, em diferentes plataformas e suportes, comerciais ou experimentais. Produtos que apostem na inovação tecnológica, na experimentação das narrativas, na portabilidade e no conceito estético diferenciado são amplamente cabíveis nesta modalidade. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar os produtos em pdf ou indicar o endereço eletrônico da produção, em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 14 Games (avulso)

Modalidade voltada à produção de games desenvolvidos para um suporte ou para multimeios. O paper deve incluir itens como projeto gráfico, possibilidade de interação com usuário e criatividade. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o game em pdf ou indicar o endereço eletrônico da produção, em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

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