Aqui estão listadas e disponíveis para leitura as publicações da Intercom: seu jornal, que a cada semana tem uma nova edição, e suas quatro revistas, com diferentes perfis. Nesta área também é possível ter acesso ao Portcom, um repositório institucional que disponibiliza informações sobre a produção científica e a memória da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

O Portcom – Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação – é um repositório institucional que disponibiliza informações sobre a produção científica e a memória da Intercom.

Objetivo

Constituir-se referência nacional da produção técnica, científica e acadêmica em Ciências da Comunicação sendo fonte de consulta fundamental para pesquisadores, docentes, alunos de graduação e de pós-graduação de todo o país.

O que oferece

Acesso gratuito à produção acadêmica da Intercom – textos, papers apresentados em congressos, livros, capítulos de livros, e-books e revistas científicas publicadas pela entidade.

Acesso gratuito a informações institucionais: edições do Jornal Intercom e galerias de fotos e vídeos.

Informações sobre a trajetória do Expocom e seus vencedores, o único prêmio no Brasil destinado a valorizar a elaboração de produtos em comunicação desenvolvidos nos cursos de Comunicação sob supervisão de docentes.

Histórico

Criado em 1981, o Portcom, inicialmente denominado de Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa, foi a primeira iniciativa, entre países de língua portuguesa, de disseminação, gestão e difusão da produção técnica, científica e acadêmica na área de ciências da Comunicação. Nos primeiros anos de funcionamento, o Portcom disponibilizou informações por meio de inventários e anuários bibliográficos impressos, constituindo-se em referência fundamental para pesquisadores, docentes, alunos de graduação e de pós-graduação de todo o país. Aproveitando as vantagens do suporte digital, o Portcom teve sua primeira página na internet em 2000, quando passou a oferecer motor de busca de acesso a artigos, periódicos, livros e referências de teses e dissertações defendidas em universidades brasileiras. Pode-se afirmar que o Portcom foi o Google das ciências da Comunicação no Brasil até meados de 2006.

No entanto, várias mudanças registradas na segunda metade da última década levaram a Intercom a repensar o foco de atuação do portal. Entre elas, o crescimento do volume informações de livre acesso na internet, a popularidade do buscador Google, a criação de repositórios online de teses e dissertações por exigência da Capes e, por fim, a publicação de versão digital de revistas acadêmicas impressas em Comunicação. A disseminação de novos canais de acesso à informação praticamente tornou obsoletas algumas seções do Portcom (como a de teses e dissertações, artigos em periódicos e livros e capítulos de livros), em consequência da dificuldade da Intercom em mantê-las atualizadas - a considerar o volume de dados pela abrangência do projeto ao englobar a produção científica nacional e de países lusófonos.

Com o objetivo de continuar contribuindo com o desenvolvimento da pesquisa na área, a Intercom decidiu repensar o conceito do Portcom, tornando-o um repositório da produção científica gerada pela entidade. Ou seja, passou a funciona a partir de julho de 2012 somente como espaço de memória institucional, oferecendo ferramentas de busca e sistemas de organização da informação que dão maior visibilidade aos trabalhos apresentados em congressos, livros, revistas e documentos da entidade.

Diretores de Comunicação e Memória

Ana Paula Goulart Ribeiro (2014-2017)

Diretores de Documentação

– Nelia Rodrigues Del Bianco (2011-2014)

– Maria Cristina Gobbi (2008-2011)

– Sueli Mara Soares P. Ferreira (1999-2008)

– Dinah Aguiar Poblacion (1995-1999)

– Anamaria Fadul (1993-1995)

– Regina Keiko Ubata Ferreira Amaro (1989-1993)

– Ada de Freitas Maneti Dencker (1987-1989)

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br