Seminário Temático Globo/Intercom acontece no Rio

Foto:Reginaldo Faria/Globo Universidade


Nos dias 18 e 19 de julho foi realizado, no Rio de Janeiro, o XI Seminário Temático Globo/Intercom, que abordou como tema central “Comunicação, Memória e Historicidades”. No primeiro dia, na sede da emissora no Jardim Botânico, Juliana Felício e Alice Mello, da equipe do Memória Globo, explicaram os objetivos e dinâmicas da área, criada em 1999 com o objetivo de preservar e reunir conteúdos e informações sobre a emissora. Elas também contaram como são feitas as publicações e entrevistas com atores, jornalistas e demais profissionais.

Integrantes da equipe da novela “Novo Mundo” – Francisco Vieira, consultor da trama, Marie Salles, figurinista, Marcia Inoue, cenógrafa, e Leila Mello, pesquisadora de produção de arte – detalharam como funciona o processo de construção de uma obra de época.

Sobre adaptações literárias, George Moura, autor de “Amores Roubados” e “O Rebu”, falou sobre o processo de releitura de uma obra, Ele também leu alguns trechos de “O Canto da Sereia”, obra presente no projeto Assista a Esse Livro (Literatura Hiperlinkada), que possibilita ao leitor ver alguns trechos da produção em seu e-book. A autora Manuela Dias, por fim, explicou como foi feita a adaptação de “Ligações Perigosas” para a TV.

No segundo dia de encontro, os 25 pesquisadores que participam do seminário visitaram as dependências e cidades cenográficos dos Estúdios Globo.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br