Alternativas ao discurso da mídia tradicional

Três mesas realizados no dia 7 de setembro atraíram um grande público ao auditório do Bloco Bege da Universidade Positivo. A primeira tratou de “Jornalismo de Resistência – Alternativas ao Discurso da Mídia Tradicional”, contando com a presença de George Marques, do site The Intercept Brasil, Raija Camargo, do portal Jornalismo de Resistência e Cynara Menezes, do site Socialista Morena.



Cynara Menezes (à esq., em cima), George Marques e Raija Camargo


Mesmo levando em conta as dificuldades de financiamento de seu projeto e os ataques que recebe, Cynara Menezes garantiu que está muito feliz, “me sinto pela primeira vez na carreira trabalhando de fato pelo avanço da sociedade”. George Marques explicou que o Intercept tem “outra lógica ao fazer jornalismo, com apurações mais fundamentadas, sem se preocupar tanto com o hard news” e Raija Camargo avalia que a mídia tradicional “tenta discursivamente manter a mulher na seara do conflito corporal”.

A segunda mesa, sobre “O Futuro da Televisão Aberta”, reuniu Rafael Gomide, da TV Record (foto abaixo), Andréa Pachá, escritora e juíza, e Vinicius Antunes, roteirista da Globo e host do podcast Minuto de Silêncio. E a última mesa, coordenada por Felipe Pena, como as demais, abordou o tema “Jornalismo e Literatura”, com Rogério Pereira, editor do Jornal Rascunho, e Domingos Meirelles, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (foto à esq.).

O dia 7 teve outros momentos importantes, como o “IX Fórum EPTIC - 50 anos de TV pública”, o “Seminário sobre Divulgação do Conhecimento Científico em Comunicação: Acesso Aberto e as Restrições dos Territórios de Divulgação Científica” e o Publicom, com o lançamento de livros dos sócios, entre os quais Depoimentos, dois volumes que trazem entrevistas com todos os presidentes da Intercom sobre a história da entidade, suas trajetórias de vida e o desenvolvimento do campo da comunicação.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA