Ensino, pesquisa e trabalho em comunicação


Primeira mesa do Fórum Ensicom


As atividades do Congresso Nacional da Intercom começaram a ser realizadas na Universidade Positivo no dia 5 de setembro, com a mesa “Mundo do Trabalho e a Formação Acadêmica: Diploma para quê? – Avaliação, realidade e necessidades para formação profissional. Diretrizes Curriculares”, a primeira agendada pelo Fórum Ensicom. Foram expositores Ruy Sardinha Lopes, presidente da Socicom; Alexandre Gibotti, diretor-executivo da Abradi; e Valci Zuculoto, representando a Fenaj.

Valci Zuculoto defendeu o diploma para o exercício da profissão de jornalista, com a ressalva de que não se deve limitar a exigência da formação universitária ao aprendizado para o mercado. A ideia seria formar profissionais capazes de interferir na realidade. Em contraponto, Alexandre Gibotti considera a discussão sobre o diploma anacrônica, em função das mudanças pelas quais passa o mundo do trabalho com a criação de novas tecnologias. Ruy Sardinha lembrou que a pesquisa, sem a qual os avanços tecnológicos não seriam possíveis, é muito vinculada no Brasil às instituições de ensino, notadamente às universidades públicas.



Valci Zuculoto, Alexandre Gibotti e Ruy Sardinha


As mesas do Ensicom seguiram apresentando “Relatos de resultados de pesquisas e experiências da Formação Profissional (egressos) dos regionais” e tratando do “Mundo do Trabalho e Formação Acadêmica/ Profissional – Avanços? Quais?”.

Ainda no dia 5, houve o “I Colóquio do Grupo de Pesquisa Integrada – De práticas inovadoras e criativas no jornalismo em redes digitais às suas formas de abordagem pelo pensamento acadêmico”, com mesas sobre “O pensamento acadêmico sobre o jornalismo em redes digitais: em busca de uma metodologia de abordagem crítica” e “O movimento jornalístico contemporâneo em face das potencialidades advindas das Tecnologias da Comunicação e Informação”.

O II Fórum de Comunicação e Trabalho, outra atividade do dia 5, abordou “O trabalho na comunicação e a comunicação como trabalho” e “Liberdade de expressão no trabalho e Trabalho jornalístico na mídia alternativa e independente”.


II Fórum de Comunicação e Trabalho


I Colóquio do Grupo de Pesquisa Integrada

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA