folkcom 2018 é marcada por homenagens ao prof. marques de melo

A XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom 2018) foi encerrada no último dia 27 de junho em Parintins (AM) após três dias de debates, premiações, apresentações de trabalhos e muita cultura tradicional, tudo isso com uma forte carga de emoções. Celebrando o centenário de Luiz Beltrão (1918-1986), professor e pesquisador pernambucano pioneiro no estudo da comunicação popular no Brasil, o evento foi marcado por homenagens póstumas ao Prof. José Marques de Melo, fundador e presidente de honra da Intercom e presidente emérito da Rede Folkcom.

“A programação da Folkcom 2018 marcava o centenário de Luiz Beltrão e se relacionava com o Festival Folclórico de Parintins. Com o falecimento do Prof. Marques de Melo apenas alguns dias antes da abertura, a conferência acabou sendo uma grande mistura de sentimentos: tristeza, pela terrível perda que tivemos, e alegria, pois o Prof. Marques de Melo queria muito que esse evento acontecesse”, conta a Profa. Dra. Eliane Mergulhão, presidente da Rede Folkcom.

“José Marques de Melo: memória e legado” foi o tema da Mesa 7 (foto), realizada no dia 27 de junho e que contou com a presença da Profa. Dra. Eliane Mergulhão; da Profa. Dra. Anamaria Fadul, representando a Intercom; da Profa. Dra. Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros (UERJ); e do Prof. Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues (PPGSCA/FIC/UFAM), que coordenou a mesa. Além disso, todas as outras mesas da Folkcom 2018 tiveram homenagens ao Prof. Marques de Melo. A importância do professor e da Intercom para a Rede Folkcom foi destacada ao longo de toda a conferência, que promoveu um debate pertinente às tradições culturais e reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais de todas as regiões brasileiras.

No último da conferência, foi anunciada a XX Conferência Brasileira de Folkcomunicação, que será realizada em 2020 em São Luís do Maranhão.

Confira a cobertura completa da Folkcom 2018 no Facebook.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br