Maria Ataide Malcher no Conselho Deliberativo do CNPq

Foi com muita satisfação que a comunidade acadêmica de Ciências da Comunicação recebeu a recente notícia da nomeação da Profa. Dra. Maria Ataide Malcher, professora associada da Universidade Federal do Pará (UFPA) e editora da Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, como representante de Humanidades no Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 2018 a 2020.

A nomeação, feita a partir de uma lista tríplice, significa a consolidação da Comunicação como área de desenvolvimento científico e acadêmico, além de ser um importante reconhecimento da trajetória da Profa. Dra. Maria Ataide Malcher – além de professora associada da UFPA e editora da “Revista Intercom” (dede 2016), é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), integrante do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPTC), pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pensamento Comunicacional Latino-Americano do CNPq.

“Não resta dúvida de que é um grande desafio, em qualquer tempo, integrar esse Conselho, mas tentarei de todas as formas fazer valer o voto de confiança depositado em mim por toda a comunidade científica das Humanidades”, afirma Ataide Malcher. Confira a breve entrevista que ela concedeu ao “Jornal Intercom”:

JORNAL INTERCOM – Pessoalmente e para sua carreira, o que significa essa indicação?

PROFA. MARIA ATAIDE MALCHER – A indicação para compor o Conselho Deliberativo do CNPq é um reconhecimento que não imaginava receber. Ter assento em um dos fóruns representativos de definição de políticas públicas no Brasil é, de fato, algo muito significativo para a carreira de qualquer pesquisador. É sem dúvida uma honra ter sido indicada em primeira instância pela área da Comunicação, figurar entre os três indicados de todas as áreas das Ciências Humanas e Sociais e termos conseguido a adesão dessas áreas para apoiar meu nome. É uma honra ter sido nomeada, principalmente sendo uma pesquisadora mulher, de uma universidade fora do eixo consolidado. Isso tudo representa muito para mim.

JORNAL INTERCOM – Quais são suas expectativas em relação ao Conselho Deliberativo do CNPq?

PROFA. MARIA ATAIDE MALCHER – Diante de tantas adversidades para a Ciência, Tecnologia e Inovação, essa nomeação nos dá fôlego para continuar buscando tempos melhores para nossas atividades de investigação, para nossas universidades e para o país. Estou comprometida em trabalhar para o coletivo, auxiliando na busca de soluções para superarmos esse período tão difícil.

JORNAL INTERCOM – Para o campo das Ciências da Comunicação, o que representa sua nomeação?

PROFA. MARIA ATAIDE MALCHER – Acredito que, para a área, tenha sido algo muito importante ter conseguido nomear, entre todas as demais áreas das Humanidades, uma representante da Comunicação. Apesar de a representação não se dar para uma única área, o alcance dessa representação é muito boa, considerando os problemas que ainda sofremos de legitimidade de nosso saber científico.

JORNAL INTERCOM – E para a comunidade acadêmica do Norte brasileiro?

PROFA. MARIA ATAIDE MALCHER – Para o Norte, a nomeação representa muito. Atualmente sou a única representante do Norte do Brasil em todo o Conselho. Isso é reflexo das assimetrias regionais existentes.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br