revista brasileira de ciências da comunicação, publicada pela INtercom, lança seu primeiro número de 2018

A versão digital do volume 41, número 1 da “Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação” (RBCC) já está disponível no Portal Intercom. A versão impressa será enviada em breve aos associados da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Classificada como Qualis A2 pela CAPES na área de Comunicação e Informação, a publicação quadrimestral da Intercom recebe submissões em fluxo contínuo, privilegiando artigos científicos. Nesta primeira edição de 2018, são apresentados dez artigos, organizados nos seguintes eixos temáticos: Mapeando Práticas e Cenários Contemporâneos; Interação em Redes e Dispositivos Móveis; Imagens e Discursos Institucionais; e Jornalismo em Pauta; além da seção Arena, com um relato de experiência sobre experimentações metodológicas no ensino em Comunicação Social. Há, ainda, três resenhas, sobre os livros “Clássicos da Comunicação – os teóricos: de Peirce a Canclini”, “Sociologia das Culturas Subalternas” e “Publicidade de Controle: consumo, cibernética, vigilância e poder”.

Ao todo, 26 autores, de diversas instituições de pesquisa de todas as regiões brasileiras, contribuíram para a edição. “A quantidade de artigos recebidos para avaliação na RBCC é bastante expressiva: tivemos 45 artigos recebidos somente no segundo semestre de 2017”, afirma Maria Ataide Malcher, professora associada da Universidade Federal do Pará (UFPA) e editora da RBCC ao lado de Iluska M. da Silva Coutinho. “A pluralidade de abordagens que a RBCC traz busca refletir o que é pesquisado e o que é demandado dos estudos da Comunicação na contemporaneidade. O v. 41, n. 1 traz essa pluralidade ao abordar, em um mesmo fascículo, temas como cenários comunicacionais, dispositivos móveis, discursos institucionais, jornalismo e ensino. Diversos olhares que podem nos ajudar a entender o nosso presente e, assim, a pensar o nosso futuro.”

Segundo a Profa. Maria Ataide Malcher, o trabalho coletivo de pesquisadores ao longo dos anos é o principal responsável pelo sucesso da revista, que hoje tem classificação A2 e é o único periódico científico da área da Comunicação fomentado pelo CNPq.

“Mais do que orgulho, temos a responsabilidade de continuar o processo de qualificação da revista e atender cada vez melhor aos critérios das bases nas quais ela está indexada, como Redalyc e SciELO. Como parte desse processo, a partir deste ano, o periódico passou a adotar o ORCID para identificação dos autores nos textos, acompanhando os novos critérios de indexação da SciELO e a tendência de adoção dessa identificação de autores no Brasil, que preza pela internacionalização e disponibilização cada vez maior da produção científica”, comemora a editora.

A RBCC recebe artigos científicos resultantes de pesquisas originais, teóricas ou de campo, referentes a temas da Comunicação, além de resenhas críticas de livros recentes da área e entrevistas com pesquisadores internacionais. Todos os artigos são publicados em sua língua original e, no mínimo, em mais uma língua estrangeira. “Nossas principais metas para o futuro são o aperfeiçoamento de nossos fluxos de avaliação, a indexação da revista em bases internacionais e continuar o processo de qualificação. Para isso, contamos com os pesquisadores que integram o conselho editorial e com as contribuições dos autores que desejarem prestigiar a RBCC e compartilhar suas produções por meio dela”, explica a Profa. Maria Ataide Malcher.

Colabore com a “Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação” (RBCC). Para mais informações, envie um e-mail para revistaintercom@intercom.org.br ou acesse a página da RBCC no Facebook.

Clique aqui para ler a íntegra do v. 41, n. 1.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br