RIF publica dossiê sobre centenário de Luiz Beltrão

8 de janeiro de 2019

Está no ar a nova edição da “Revista Internacional de Folkcomunicação” (RIF), que presta homenagem ao professor Luiz Beltrão (1918-2018), um dos mais importantes teóricos da Comunicação no Brasil, fundador da folkcomunicação.

Organizado por Maria Cristina Gobbi, Sônia Regina Soares da Cunha e Francisco de Assis, o dossiê reúne artigos que circundam a obra de Beltrão, apontam caminhos para a (re)leitura dos conceitos que fundamentam a teoria, dialogam com marcos teóricos afins a partir da perspectiva folkcomunicacional e promovem outras aproximações com a teoria. Desse modo, a publicação oferece formas de interpretar e operar com a folkcomunicação para pensar os processos comunicacionais na atualidade, além de registrar a trajetória do pensamento de Beltrão, contribuindo para a memória da Comunicação no Brasil. A edição traz, ainda, um depoimento de sua filha, Sílvia Teresa Beltrão.

A edição conta também com um ensaio fotográfico sobre a cidade do Serro, localizada no Vale do Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais, a partir do trabalho do escultor José Dias e de registros da cena cultural local. E, para finalizar a edição, resenha do livro “Da Casa à Praça Pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano”, de Janio Roque B. Castro.

Leia a íntegra do dossiê no site da revista.

Criada em 2003, a RIF é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e a Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

O dossiê da próxima edição irá tratar do tema “Amazonidades e questões folkcomunicacionais” e será organizado pelos professores Renan Albuquerque, Jocélia Nogueira e Allan Rodrigues, da Universidade Federal do Amazonas.

A RIF recebe trabalhos, nos formatos de artigo, resenha, entrevista e ensaio fotográfico, em fluxo contínuo. As contribuições devem ser encaminhadas diretamente pelo sistema eletrônico da Revista, no endereço http://www.revistas.uepg.br/.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br