Revista da ALAIC recebe artigos até 30/05 para edição sobre ficção televisiva

9 de abril de 2019

A “Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación”, publicação da Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação (ALAIC), está com chamada aberta para sua edição 31 (maio-ago. 2019), que trará o dossiê temático “Ficção Televisiva e Narrativa Transmídia: continuidades e transformações”. A data limite para envio dos artigos é 30 de maio.

CONFIRA A CHAMADA COMPLETA:

Os objetivos do dossiê são promover a análise e a reflexão sobre narrativas televisivas, produtos transmídia e as transformações de gêneros e formatos ficcionais no contexto de um novo ecossistema midiático, marcado pela expansão da internet.

As ficções televisivas se destacam no cenário cultural atual porque constroem/desfazem discursos sobre os mais diversos aspectos da sociedade - sociais, culturais, econômicos -, dando-lhes significado, atribuindo-lhes valor, organizando-os, estabelecendo vínculos, ainda que pela contradição, negação ou pelo esquecimento. Por outro lado, o estudo das ficções televisivas - considerando suas formas de produção, circulação e distribuição - permite analisar, além das práticas socioculturais envolvidas, as dinâmicas globalizadas de uma das indústrias mais importantes da atualidade.

Para este dossiê, o objetivo é reunir trabalhos que abordem diferentes aspectos relacionados à ficção televisiva como espaço de construção, produção, circulação e consumo de sentidos - ou seja, como espaços de construção/desconstrução de práticas sociais, representações, identidades - sem esquecer os aspectos econômicos neste contexto. Isso significa observar o conteúdo dos produtos de ficção a partir de suas implicações na configuração de imaginários e memórias sociais, como espaço para representar as diversas subjetividades em que não apenas temas e abordagens da agenda social tornam-se visíveis, mas também os embates entre o nacional e o transnacional de um cenário de comunicação globalizada.

EIXOS TEMÁTICOS

• Ficção televisiva, conteúdos, gêneros e formatos.

• Discursos, imaginário e diálogos com o social na ficção televisiva.

• Ficção televisiva em plataformas de streaming: práticas de produção, circulação e consumo.

• Transformações de gêneros de televisão e formatos de ficção a partir da estrutura da transmediação. Processos de criação e retrabalho transmídia.


Orientações para autores/as:

Data limite para envio dos artigos: 30 de maio de 2019.
Os textos devem seguir as normas da revista que se encontram disponíveis em: http://www.alaic.org/revistaalaic/index.php/alaic/index

Coordenadoras do dossiê:
María Cristina Palma Mungioli (Universidade de São Paulo, Brasil): crismungioli@usp.br
Rosario Sánchez Vilela (Universidad Católica del Uruguay, Uruguai): rsanchezvilela@gmail.com
Giuliana Cassano (Pontificia Universidad Católica del Perú, Peru): gcassano@pucp.edu.pe

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br