Conheça os vencedores dos Prêmios Luiz Beltrão e José Marques de Melo

O prêmio Luiz Beltrão reconhece a excelência do trabalho realizado por pesquisadores e instituições que se destaquem no meio acadêmico na área de ciências da comunicação. A homenagem é concedida a quem produz trabalhos relevantes na área das ciências da Comunicação e contribui para consolidar o prestígio das comunidades acadêmica e profissional brasileiras.

Os candidatos ao prêmio, em cada uma das categorias, são indicados anualmente pela comunidade acadêmica da área, cabendo a decisão final a um júri presidido pelo fundador da Intercom, José Marques de Melo. Integram esse colegiado, composto por 28 personalidades, os antigos e a atual presidente da entidade, além dos vencedores da categoria maturidade acadêmica em anos anteriores.

Em 2013, a Intercom instituiu também o Prêmio Maturidade Acadêmica Regional, com o vencedor indicado pela diretoria da entidade, e deu a ele o nome de Prêmio José Marques de Melo. Com isso, anualmente passou a reconhecer dois nomes como Maturidade Acadêmica, um no plano nacional e outro no plano regional.

São vencedores em 2017:

Prêmio Luiz Beltrão

Grupo inovador:AudioLab/UERJ

Instituição paradigmática:Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC)

Lideranças emergentes:Valci R. M. Zuculoto (UFSC).

Maturidade acadêmica:Doris Fagundes Haussen (PUCRS).

Prêmio José Marques de Melo

Maturidade Acadêmica Regional: Paulo César Boni (UEL).

A entrega dos diplomas e homenagens de todos os prêmios será feita no dia 8 de setembro, às 19h, no Auditório do Radisson Hotel Curitiba - Avenida Sete de Setembro, 5190 em Curitiba, durante o XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Intercom.

A coordenação geral do Prêmio Luiz Beltrão está a cargo da diretora Cultural da Intercom, Adriana C. Omena Santos. Informações adicionais podem ser obtidas por email: adriomena@gmail.com.


Breves perfis institucionais

Grupo Inovador - AudioLab/UERJ

Criado em 1992, o Laboratório de Áudio (AudioLab) da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ) foi reformulado, a partir de 2009, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Vinculado ao Departamento de Jornalismo, atende às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por professores e alunos da Graduação e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (stricto sensu) e de Pós-Graduação em Jornalismo Cultural (lato sensu) da FCS/UERJ.

Instituição Paradigmática - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC)

A Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação - ALAIC - foi fundada em novembro de 1978 em Caracas, Venezuela por um grupo de pesquisadores que viram a importância e a necessidade de articular a comunidade acadêmica da comunicação na América Latina.

A entidade tem como missão promover o desenvolvimento da pesquisa em comunicação na América Latina e a consolidação de uma comunidade acadêmica calcada em condições de liberdade, qualidade e colaboração em curso.

Breves trajetórias intelectuais

Liderança Emergente - Valci R. M. Zuculoto

Jornalista graduada (UFRGS), pós-doutora (EcoPós UFRJ) e doutora em Comunicação (PUCRS), professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é subcoordenadora do POSJOR - Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC e coordenadora do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Diretora da Executiva da FENAJ- Federação Nacional dos Jornalistas e do Sindicato dos Jornalistas de SC, conselheira do FNPJ-Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.

Maturidade Acadêmica - Doris Fagundes Haussen

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), com Mestrado (1988) e Doutorado (1993) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (1997). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, e Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social.

Prêmio José Marques de Melo - Paulo César Boni

Graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1981). Mestre em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo (1992). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2000). Pós doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2015). Professor da Universidade Estadual de Londrina, desde 1982, sendo professor associado desde 2006. Coordenador do Curso de Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico da Universidade Estadual de Londrina. Ganhou o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2013/2014. Tem experiência como jornalista, fotógrafo, professor e pesquisador. Áreas de pesquisa e atuação mais constantes: fotografia, fotografia e memória, fotojornalismo, fotodocumentarismo e história de Londrina e região Norte do Paraná.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br