III Café Intercom Unit debate relação entre música e sociedade

A música brasileira vive de momentos. Cada época é marcada por um gênero musical diferente e reflete a sociedade que escuta frequências, ritmos e timbres que atuam como (p)arte da narrativa social. Pensando nisso, o III Café Intercom Unit promove a mesa-redonda “Cultura em transformação: funk carioca e sertanejo universitário são a nova Tropicália”. O evento acontece na segunda-feira (22 de maio), às 19h, na Livraria Leitura (Parque Shopping Maceió). A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site .

Presente nas peças publicitárias, nas aberturas de novelas, nos jingles políticos e também nos jornais que informam, opinam e criticam, a música se torna influência para a sociedade e motivo de discussão entre os críticos. A música também informa, em forma, e transforma: a Bossa Nova, a Jovem Guarda, a MPB e tantos outros estilos vão perdendo suas forças para uma mistura de ritmos e a formação de novos subgêneros, assim como o ‘Funknejo’.

Em ascensão no mercado musical, o novo hit – funk carioca e o sertanejo universitário – invadiu as ondas de rádios, casas de shows e virou um dos estilos mais ouvidos pelos brasileiros nos últimos anos, deixando a seguinte dúvida: escutamos o que queremos ou é o mercado que determina? Nesta terceira edição, o Café Intercom Unit reúne três especialistas para discutir sobre o assunto.

Dessa vez, participam o historiador Dimas Bezerra, que assina o blog Clube do Vinil; a jornalista cultural Alessandra Vieira, editora de Cultura do caderno B da Gazeta de Alagoas; e o cantor, compositor e programador da rádio Educativa, Mácleim Damasceno. Eles vão levar à mesa-redonda algumas provocações acerca da diversidade cultural e a metamorfose de estilos musicais que acabam surgindo de tempos em tempos assumindo o topo na parada de sucessos.

Café Intercom Unit – O evento é uma promoção da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom, que proporciona uma oportunidade de discussão entre pesquisadores e sociedade sobre assuntos específicos da Comunicação. Em Maceió, é idealizado pela professora e pesquisadora Danielle Cândido, sócia da Intercom, e organizado pelo Curso de Comunicação do Centro Universitário Tiradentes – Unit.

SERVIÇO

Evento III Café Intercom Unit

Tema Cultura em transformação: funk carioca e sertanejo universitário são a nova Tropicália

Convidados Alessandra Vieira (jornalista), Dimas Bezerra (historiador) e Mácleim Damasceno (músico)

Formato Mesa-redonda

Data Segunda-feira (22/05)

Hora 19h

Local Livraria Leitura – Parque Shopping Maceió

Entrada gratuita

Inscrições (vagas limitadas) https://www.doity.com.br/cafeintercomunit

Mais informações:

E-mail: cafeintercomunit@gmail.com

FanPage: Café Intercom Maceió https://goo.gl/VSGEr7

Instagram: @cafeintercommaceio

Youtube: Café Intercom Unit

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h



Coordenação : Adriana Cristina Omena dos Santos
Edição : Cláudio Ornellas

intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA