Parcerias
Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Socicom - Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação
Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC)

Cidades visitadas: Pequim, Guangzhou e Shenzhen


FOCO

O objetivo é aproximar a área de comunicação entre os dois países, fomentando o intercâmbio, as pesquisas e as parcerias. Criar Grupo de Trabalho Brasil-China (GTBC). Promover eventos e ações para criar um repositório de informação neste tema. Estimular publicações desta área nos dois países.

AGENDA PROPOSTA

Encontros com comunicadores chineses; Visitas a empresas de mídia; Visitas - Cursos de Comunicação; Passeios culturais; Visitas - Parque Tecnológico – Focado em telecomunicação/comunicação

PRÉ-PROGRAMA

Roteiro
25 de abril (quinta-feira) - saída do Brasil - Escala em Dubai – Emirados Árabes
27 de abril (sábado) - chegada a Pequim
27 e 28 de abril (sábado e domingo) - Passeios e compras: Muralha, Cidade Proibida e Ópera de Pequim
29 e 30 de abril (segunda e terça) - Pequim - CCTV, Diário do Povo, CRI e AliBaba; Universidade de Pequim; Agenda com governo
1º de maio (quarta-feira) - saída de Pequim para Shenzhen - Transporte: avião
1º e 2 de maio (quarta e quinta) – Shenzhen: Agenda mídia (TV, jornal e site); Parque Tecnológico
3 de maio (sexta-feira) - saída de Shenzhen para Guangzhou - Transporte: trem-bala
3 e 4 de maio (sexta-feira e sábado) - Guangzhou: Agenda mídia (rádio e revista); Universidade
5 de maio (domingo) – Guangzhou: Dia para compras e retorno ao Brasil (à noite)
6 de maio (segunda-feira): chegada ao Brasil (tarde/noite)


Pequim


Torre CCTV, em Pequim

Pequim (em pinyin Běijīng) é a capital da República Popular da China e uma das metrópoles mais populosas do mundo, com mais de 21 milhões de habitantes. A cidade, localizada no norte da China, é governada como uma municipalidade diretamente controlada pelo governo nacional, com 14 distritos urbanos e suburbanos e dois condados rurais. O município de Pequim é cercado pela província de Hebei, com exceção das municipalidades vizinha de Tianjin, ao sudeste.

A cidade é a segunda maior do país por população urbana, depois de Xangai, e é o centro político, cultural e educacional do país. É a sede da maioria das grandes empresas estatais chinesas e um importante polo de rodovias nacionais, vias expressas, ferrovias e redes ferroviárias de alta velocidade. O Aeroporto Internacional de Pequim é o segundo mais movimentado do mundo por tráfego de passageiros.

A história da cidade remonta a mais de três milênios. Como a última das quatro grandes capitais antigas da China, Pequim tem sido o centro político do país por grande parte dos últimos 800 anos. A cidade é famosa por seus opulentos palácios, templos, parques, jardins, túmulos, muralhas, portões e por seus tesouros artísticos e universidades, que a tornaram um centro cultural na China. A Encyclopædia Britannica observa que "poucas cidades no mundo serviram por tanto tempo como a sede política e o centro cultural de uma área tão imensa como a da China". Pequim tem sete Patrimônios Mundiais classificados pela UNESCO: a Cidade Proibida, o Templo do Céu, o Palácio de Verão, os Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing, o Zhoukoudian, a Grande Muralha e o Grande Canal.


Sede do Diário do Povo


Shenzhen


Shenzhen (sə́ntsə̂n) é uma das maiores e mais importantes cidades da China, localizada na província de Guangdong, no sul do país, ao norte de Hong Kong.

Foi a primeira cidade chinesa a abrigar uma zona econômica especial, que transformou radicalmente a cidade, fazendo sua população crescer mais de 5000% nesses últimos 33 anos e, sua economia, mais de 9000% desde então. O poderio econômico e influência populacional hoje apresentada por Shenzhen figura como um dos principais centros financeiros, urbanos, culturais e administrativos da China atual. É considerada o novo Vale do Silício do mundo!

Guangzhou


A China lançou o projeto Nova Rota da Seda, que tem no delta do Rio das Pérolas uma de suas mais importantes bases e que envolve projetos de cerca de US$ 5 trilhões.

Cantão ou Guangzhou (Guǎngzhōu) é uma cidade da República Popular da China, capital e maior cidade da província de Guangdong. Localizada no sul do país, às margens do rio Zhu Jiang e a cerca de 120 km ao norte de Hong Kong, a cidade é um importante centro portuário do país. Como uma das maiores cidades da China, possui o estatuto de sub-província administrativa. Com quase 13 milhões de habitantes, Guangzhou figura como a terceira maior cidade da China, depois de Xangai e Pequim, e um dos maiores centros industriais, de inovação, administrativos e financeiros do país. Atualmente, é a sede da maior feira mundial de exportação e importação (Canton Fair).

Guangzhou foi classificada como uma “Cidade Global Beta”, segundo estudos da Globalization and World Cities Research Network.


Como toda viagem em grupo, é importante saber que há necessidade de agenda conjunta. E que ela leva em consideração as necessidades das pessoas, mas que tem como prioridade o interesse coletivo.

Dessa forma, a missão terá uma agenda obrigatória de encontros e visitas e uma agenda de passeios flexíveis.

Assim, a agenda do dia sempre terminará em torno de 18h, tendo o restante do tempo livre.

Na agenda livre, por exemplo, haverá espaço para conhecer locais de compras, mas não haverá tradução ou guia individual. O tradutor poderá ajudar sempre com informações antes da saída do grupo do ônibus.

A ausência de jantar e almoços (coletivos) nestes dias (compras e passeios), permite uma melhor dinâmica das pessoas, pois não é comum que todas queiram almoçar e jantar no mesmo horário – alguns preferem lanches no próprio hotel ou nas redondezas do hotel. Esse custo está fora do pacote da missão.

Nos dias de agendas de encontros e visitas haverá almoço (incluídos no pacote da missão). Café da manhã incluso todos os dias!

Inclui as entradas para todos os passeios que exigem ticket. Inclui todos os transportes usados na China e do Brasil para a China. Inclui guia em português.


Observação

Este programa especial é inédito e envolve profissionais especializados em China, com os consultores e guias experientes. Além de todos os trâmites burocráticos para se conhecer empresas públicas e privadas, centros de pesquisa ou ainda áreas de P&D estrangeiras.

Dessa forma, a Missão e seu Valor não podem ser comparados com um programa ou pacote de turismo.


Pacote Missão COMUNICAÇÃO

INVESTIMENTO

Investimento: U$ 7.500,00 (SETE MIL E QUINHENTOS DÓLARES)
Será considerado o câmbio da data citada de depósito. No entanto, a operação será em R$ (Real).

Prazo para inscrições: até dia 30 de novembro de 2018.
OBS: a inscrição DEVERÁ ser feita com depósito de 30% do valor total do pacote da missão, o que garante vaga no grupo. Mas deverá ser quitado até dia 01 DE JANEIRO de 2019.
Formas de pagamentos: em breve.

Informações: secretaria@intercom.org.br

A inscrição final só é efetivada com pagamento total.

Condições para voo comercial, em classe econômica e acomodação em apartamento duplo (hotel padrão internacional).

Para alteração do tipo de acomodação e classe do voo, o participante deverá entrar em contato com a organização do evento para ajustes de valores referentes aos dois itens.

Obs.: O participante deverá estar com o PASSAPORTE ATUALIZADO. Todas as despesas decorrentes do processo de VISTO serão de responsabilidade do participante.

Realização:


Apoio:
Governo de Pequim
Governo de Guangdong, Prefeituras de Shenzhen e Guangzhou
Todas as empresas visitadas e instituições citadas no roteiro.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br