Seminário Internacional Comunicação Participativa e a Luta pelos Direitos Humanos: submissões até 26/05

7 de maio de 2019

O Seminário Internacional “Comunicação Participativa e a Luta pelos Direitos Humanos”, a ser realizado nos dias 1º e 2 de junho na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Francisco Negrão de Lima (Maracanã), está com chamada de trabalhos aberta até o dia 26 de maio.

O evento tem o objetivo de reunir pesquisadores, ativistas e instituições de todo o mundo para discutir como o direito a uma comunicação participativa pode ampliar e aprofundar o reconhecimento dos direitos humanos.

A programação inclui conferências, apresentação de trabalhos, uma jornada de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e uma roda de conversa com ativistas da comunicação participativa.

Além de apresentar os trabalhos, os autores selecionados serão convidados a submeter seus textos à “Revista Comunicação Dialógica” (UERJ).

Há duas modalidades de submissão: Debate de Pesquisas e Experiências (para estudantes e ativistas) e Jornada de Estudantes de Pós-graduação (estudantes de mestrado e doutorado). Ambas as modalidades estarão organizadas a partir dos seguintes eixos temáticos:

1) Comunicação e Educação: trabalhos que se estejam inseridos na interface comunicação e educação, de forma ampla, para além das mídias e da educação formal e escolar. Ou seja, investiga práticas, processos, narrativas e produtos comunicativo-educativos em suas nuances sócio-históricos, políticas, econômicas, mas também subjetivas, artísticas, incluindo as relações entre raça, classe e gênero no interior destas práticas.

2) Comunicação e Direitos Humanos: ressalta a relação entre a Comunicação – em seus meios, produtos e processos – e os direitos humanos das mais variadas matizes. Investiga a comunicação como um direito humano, articulando aspectos históricos, políticos/econômicos e socioculturais, em diferentes níveis (local, regional, nacional, continental e global).

3) Comunicação Dialógica e Midiativismo: articula todas as formas de comunicação voltadas para a promoção da democracia e o desenvolvimento social. Também preocupa-se com formas participativas de pesquisa no universo da comunicação dialógica. Discute a trajetória dos principais conceitos que envolvem o campo.

Para mais informações, confira a chamada de trabalhos completa.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

O evento é co-organizado pela Seção Pesquisa em Comunicação Participativa (PCR) da Associação Internacional de Pesquisa em Mídia em Comunicação (IAMCR).

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br