‘Sob o império do arbítrio: Prêmio Esso, imprensa e ditadura’

17 de dezembro de 2019

O livro "Sob o império do arbítrio: Prêmio Esso, imprensa e ditadura" (Alameda Editorial), de Marcio de Souza Castilho (UFF), será lançado na sexta-feira, dia 20 de dezembro, às 18h, na livraria Leonardo da Vinci, no Centro do Rio de Janeiro.

O "império do arbítrio" que dá título à obra foi a expressão usada em editorial censurado do Jornal do Brasil na noite de 13 de dezembro de 1968, data da promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), que tem sido revisitado e defendido por alguns integrantes do establishment político. Trata-se, portanto, de um debate atual diante das tentativas de revisionismo sobre o que representou a ditadura e da retomada do militarismo na cena política nacional. A proposta do livro é complementar, através da análise do Prêmio Esso, outros estudos sobre a relação entre imprensa e Estado autoritário brasileiro.

O texto da orelha do livro é da professora Marialva Carlos Barbosa, conselheira da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e João Baptista de Abreu assina o prefácio.

O livro está disponível para pré-venda no site da editora.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br