INSCRIÇÃO: 00041
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO11
 
TÍTULO: Purpurina na Enxada
 
AUTORES: MATHEUS MARTINS GUERREIRO (Instituto de Ensino Superior de Rio Verde); Anielle Aparecida Fernandes de Morais (Instituto de Ensino Superior de Rio Verde)
 
PALAVRAS-CHAVE: homossexualidade, livro-reportagem, new journalism, ,
 
RESUMO
O livro-reportagem “Purpurina na Enxada” é um projeto experimental feito como requisito para obtenção do título Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde. O produto jornalístico retrata a história de três personagem homossexuais que moram na cidade de Rio Verde. A narrativa foca na descrição de sentimentos nas diversas etapas da aceitação de sua sexualidade e no convívio com o meio social.
 
INTRODUÇÃO
Se dedicarmos um tempo para assistir qualquer produção de reportagens, novelas e programas que envolva o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), percebemos que a maioria das produtos tendem a privilegiar a construção de estereótipos, ou seja, quando somente há a representação de personagens que vão de “gays” cabeleireiros ao estilistas que possuem traços exóticos, promíscuos, femininos, ou lésbicas sendo representadas como seres masculinizados exemplificando, como “caminhoneiros” ou suporte para fetiche masculino.਀伀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 挀愀爀愀洀 渀漀 最漀猀琀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀漀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀  猀甀瀀爀愀挀椀琀愀搀漀猀 猀漀㨀 匀攀甀 倀攀爀甀Ⰰ 䔀猀挀漀氀椀渀栀愀 搀漀 倀爀漀昀攀猀猀漀爀 刀愀椀洀甀渀搀漀 ⠀㄀㤀㔀㈀⤀㬀 倀愀琀爀椀挀欀Ⰰ 娀漀爀爀愀 吀漀琀愀氀 ⠀㈀  㔀⤀㬀 䌀爀Ⰰ 渀漀瘀攀氀愀 䘀椀渀愀 䔀猀琀愀洀瀀愀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀ 攀 䘀攀氀椀砀Ⰰ 渀漀瘀攀氀愀 䄀洀漀爀  瘀椀搀愀 ⠀㈀ ㄀㌀⤀⸀ Em suma, a maioria a sociedade começa a assimilar aquelas informações como verdadeiras formando opinião da grande massa, visto que, as grandes mídias têm esse papel de acordo com a teoria do agenda-setting, está teoria defende a ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam as conversas. De acordo com essas abordagens e com a representação dos personagens cômicos apresentados pela mídia, este discurso pode enfraquecer o debate sobre políticas públicas para o grupo LGBT o que acarreta no esquecimento da luta dando lugar espetáculo midiático.਀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀甀爀最攀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 攀砀攀洀瀀氀椀昀椀挀愀爀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀愀焀甀攀氀攀猀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀椀猀 焀甀攀 瀀愀猀猀愀洀 瀀漀爀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 渀漀 挀漀渀瘀瘀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 渀愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀攀 猀甀愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 漀甀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀愀椀爀 搀漀 瀀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀甀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 搀攀 瘀椀搀愀 瀀漀猀猀愀 洀攀氀栀漀爀愀爀⸀ 吀漀搀愀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀挀愀 攀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 攀砀瀀氀漀爀愀渀搀漀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 渀漀 猀攀甀 搀椀愀 愀 搀椀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 昀愀洀椀氀椀愀爀 攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀渀琀愀爀 挀漀洀瀀爀漀瘀愀爀 焀甀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 愀搀漀琀愀搀愀 瀀攀氀愀 洀搀椀愀 瀀漀搀攀 攀猀琀愀爀 攀猀琀攀爀攀漀琀椀瀀愀搀愀⸀
 
OBJETIVO
O principal objetivo deste projeto foi a produção de um livro-reportagem que retratasse parte do contexto homossexual de forma que pudesse representar seu cotidiano, relacionamento com familiares, amigos e sua interação com o meio social, além de mostrar o dia a dia de todos os personagens e suas histórias de superação e luta para com a sociedade no ato de se assumirem homossexuais. Para sensibilizar, os leitores foram escolhidos personagens regionais, de forma a aproximar o assunto da realidade vivida pelos leitores.
 
JUSTIFICATIVA
Escolher livro-reportagem como produto jornalístico desta pesquisa se deu pela necessidade de aprofundamento do tema, da sensibilidade requerida para as abordagens e entrevistas, do tratamento humanístico pretendido em relação às fontes e a também pela liberdade de escrita.਀䘀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀漀爀 攀猀琀攀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 渀漀 焀甀愀氀 漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 渀漀 琀攀洀 甀洀 氀椀洀椀琀攀 搀攀 瀀最椀渀愀猀 搀攀氀椀洀椀琀愀搀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 漀 琀漀爀渀愀 瘀椀瘀攀氀 攀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀 琀攀洀 洀甀椀琀漀 愀 昀愀氀愀爀⸀ 伀 攀猀挀爀椀琀漀爀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 愀 猀甀愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀渀搀漀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀挀渀椀挀愀 攀洀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 洀愀椀猀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 氀椀琀攀爀爀椀愀 攀 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀最爀愀搀瘀攀氀⸀  A desconstrução de alguns rótulos que os homossexuais carregam só deixará de existir através do entendimento sobre esses indivíduos. E essa pesquisa tem como um dos propósitos, ajudar, através das histórias narradas, a provocar um entendimento sobre estes estereótipos criados.਀䈀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 挀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 䰀䜀䈀吀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀愀 搀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀⸀ 䄀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 刀椀漀 嘀攀爀搀攀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀 氀漀挀愀氀 漀渀搀攀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀 挀漀渀栀攀挀攀 漀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 攀 漀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Toda a produção do livro aconteceu dentro do período de nove meses, desde o embasamento e leitura de assuntos e teóricos relacionados ao tema até a impressão do livro-reportagem. A princípio, o livro contaria histórias de homossexuais influentes e/ou que tivessem carreias bem-sucedidas em Rio Verde, mas durante as reuniões com a orientadora deste trabalho e com a coordenadora dos cursos de Comunicação Social do Instituto de Ensino Superior de Rio Verde, foi definido que a melhor abordagem para o produto seria as histórias que fossem de relevância para sociedade.਀伀 愀甀琀漀爀 挀漀洀攀漀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 氀攀渀搀漀 愀氀最甀洀愀猀 漀戀爀愀猀 焀甀攀 猀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 氀椀瘀爀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀漀 昀漀椀 倀爀攀猀漀猀 焀甀攀 洀攀渀猀琀爀甀愀洀Ⰰ 搀愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 攀 攀猀挀爀椀琀漀爀愀 一愀渀愀 儀甀攀椀爀漀稀⸀ 䔀猀猀攀 氀椀瘀爀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 挀爀渀椀挀愀猀 挀甀爀琀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀洀 瀀爀攀猀搀椀漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀  Depois de conhecer algumas narrativas desse produto jornalístico o autor aprofundou-se nas teorias de comunicação, jornalismo, novo jornalismo, livro-reportagem e sobre homossexualidade que se desdobrou em assuntos como: aceitação na família, família homoafetiva, contexto histórico, envolvimento com religião e a visão religiosa sobre a homossexualidade, a construção do cidadão homossexual pela mídia. Por fim, utilizou-se o Manual de Comunicação LGBT਀伀甀琀爀漀 愀猀猀甀渀琀漀 焀甀攀 昀漀椀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 昀漀椀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀猀 洀搀椀愀猀⸀ 䄀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 琀愀洀戀洀 攀猀琀甀搀愀 漀 愀戀愀氀漀 搀愀 攀猀琀爀愀琀椀昀椀挀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀渀琀爀攀 漀 焀甀攀  挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 攀爀甀搀椀琀漀 攀 漀 瀀漀瀀甀氀愀爀⸀ 䄀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 洀愀椀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀猀 洀搀椀愀猀 挀爀椀愀洀漀猀 甀洀愀 瀀爀漀戀氀攀洀琀椀挀愀 猀漀戀爀攀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 攀氀攀 攀猀琀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀漀⸀ Ao mesmo tempo em que o autor escrevia o projeto teórico, ele também planejava o produto jornalístico e também a linguagem a ser utilizada na história, além da narrativa que seria adotada. Neste momento, avaliou-se se o trabalho traria informações de algum especialista e quantos personagens o livro deveria ter. ਀䔀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀甀 挀漀洀 搀漀椀猀 洀琀漀搀漀猀⸀ 伀 洀琀漀搀漀 洀漀渀漀最爀昀椀挀漀 猀攀爀瘀椀甀 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 渀漀瘀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 氀椀最愀搀漀猀  栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 愀 昀甀渀搀漀 愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀猀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀椀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 刀椀漀 嘀攀爀搀攀ⴀ䜀伀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ Já o método etnográfico, de acordo com Lakatos e Marconi (2010) serviu para o estudo de uma parcela da sociedade, os homossexuais. Este método consistiu em conhecer os meios adequados, generalizando ou não as abordagens destas pessoas. Para Lakatos e Marconi (2010), esse método é utilizado para coletar dados sobre os hábitos, as crenças, as práticas e o comportamento diante ao coletivo.਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀 挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 瘀椀瘀椀搀愀 瀀漀爀 攀氀攀猀 攀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀氀攀猀 挀漀洀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀  Já para atingir o método monográfico, usamos pesquisa bibliográfica, outra técnica dedicada a conhecer a realidade sociocultural, econômica, histórica e educacional dos homossexuais. Dados fornecidos pelas fontes oficiais comprovam as falas dos personagens, que foram acompanhados durante o dia a dia a fim de que se conhecesse sua rotina pessoal e profissional. ਀䔀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 氀椀瘀爀漀  甀猀愀搀愀 愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀渀漀洀椀渀愀搀愀 ᰀ䠠椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀搀愀ᴀ⸠ 匀攀最甀渀搀漀 䰀愀欀愀琀漀猀㬀 䴀愀爀挀漀渀椀 ⠀㈀ ㄀㔀⤀Ⰰ 攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀  甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀戀琀攀爀 搀愀搀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 猀甀愀 椀渀琀攀爀愀漀 猀漀挀椀愀氀 漀甀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀 搀攀 琀愀氀 昀攀渀洀攀渀漀⸀ 倀愀爀愀 漀戀琀攀爀 猀甀挀攀猀猀漀 渀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ  愀挀漀渀猀攀氀栀愀搀漀 挀爀椀愀爀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 挀漀渀昀漀爀琀瘀攀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 猀攀 猀椀渀琀愀  瘀漀渀琀愀搀攀⸀ 䔀猀猀愀 琀挀渀椀挀愀 昀漀椀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 瀀漀爀焀甀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀氀愀  瀀漀猀猀瘀攀氀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ Para a escolha dos personagens, houve uma pesquisa de campo através de amigos e pessoas próximas a eles, a fim de se descobrirem histórias com potencial para serem publicadas no livro em relação aos diversos campos da homossexualidade: preconceito, religião, trabalho, abuso sexual, entre outros.਀伀 愀甀琀漀爀 漀瀀琀漀甀 瀀漀爀 攀猀挀漀氀栀攀爀 愀瀀攀渀愀猀 琀爀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 琀漀搀漀 猀攀甀 挀漀渀瘀瘀椀漀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 猀甀愀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 愀洀椀最漀猀 攀 漀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀洀⸀ 唀洀 攀猀瀀愀漀  搀攀搀椀挀愀搀漀 愀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀愀爀愀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 攀氀攀猀 愀猀猀甀洀椀爀愀洀 猀甀愀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 昀愀洀椀氀椀愀爀攀猀 攀 瀀愀爀愀 猀椀 洀攀猀洀漀猀⸀ 䔀爀愀 愀 椀渀琀攀渀漀 搀漀 愀甀琀漀爀 焀甀攀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀 挀漀渀栀攀挀攀猀猀攀洀 攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 瀀攀猀猀漀愀氀Ⰰ 昀愀洀椀氀椀愀爀 攀 猀漀挀椀愀氀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 攀猀琀攀 洀漀洀攀渀琀漀 爀攀昀氀攀琀攀 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 攀 愀猀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀猀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀⸀ Após a escolha dos personagens elaborou-se um questionário padrão para que todos entrevistados respondessem. A partir desse questionário, o restante da entrevista era produzida em formato de uma conversa, com perguntas discursivas, que deixavam o personagem em situação à vontade, como defende Cremilda Medina no livro, Entrevista - Diálogo do Possível.਀唀洀 洀琀漀搀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 甀猀愀搀漀 渀愀 愀渀琀爀漀瀀漀氀漀最椀愀  愀 漀戀猀攀爀瘀愀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀爀⼀愀甀琀漀爀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 攀 漀戀猀攀爀瘀愀 愀 爀漀琀椀渀愀 搀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 猀甀愀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 漀 洀攀椀漀 焀甀攀 瘀椀瘀攀⸀ 䔀猀猀攀 洀琀漀搀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀猀 渀甀愀渀挀攀猀 搀漀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀 攀 猀甀愀 椀渀琀攀爀愀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ Aplicou-se também o método de história de vida, que consiste em fazer um apanhado geral da vida do personagem para que o autor conseguisse achar o foco que a história iria caminhar após as entrevistas, na produção do livro. ਀倀愀爀愀 攀猀焀甀攀洀愀琀椀稀愀爀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 漀 愀甀琀漀爀 甀琀椀氀椀稀漀甀 愀氀最甀渀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 焀甀攀 昀漀爀愀洀 爀攀琀椀爀愀搀漀猀 搀漀猀 愀爀琀椀最漀猀 搀攀 䬀愀爀攀渀 圀椀攀猀渀攀爀Ⰰ 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀猀 渀漀 吀栀攀 䜀甀愀爀搀椀愀渀 攀洀 ㈀ ㄀㈀⸀  䄀 挀漀氀攀琀渀攀愀 搀攀 愀爀琀椀最漀猀  猀漀戀爀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀 攀洀 愀琀 ㌀  搀椀愀猀 攀 猀甀爀最椀甀 搀漀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀甀戀氀椀挀愀搀漀 挀漀洀漀 䘀椀爀猀琀 搀爀愀昀琀 椀渀 ㌀  搀愀礀猀⸀ Dos processos citados por Wiesner foram utilizados dois: outline e plot. O outline é o ponto de partida para criação de uma história; nele consistem todos os temas que devem ser abordados na narrativa, as essências e os dados secundários. O método trata a história de forma geral com possibilidade de modificações.਀䨀 漀 瀀氀漀琀  漀 攀渀爀攀搀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀⸀ 一攀氀攀 栀 甀洀愀 攀猀焀甀攀洀愀琀椀稀愀漀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 愀氀琀漀猀 攀 戀愀椀砀漀猀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀 挀愀爀琀攀爀 最攀渀攀爀愀氀椀猀琀愀⸀ 䔀猀琀攀 洀漀搀攀氀漀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀  甀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 琀漀搀漀 漀 氀椀瘀爀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 氀椀瘀爀漀 昀爀愀最洀攀渀琀愀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀 昀椀洀 搀攀 搀愀爀 瘀爀椀漀猀 攀渀昀漀焀甀攀猀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 甀猀漀甀 漀 瀀氀漀琀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 挀愀搀愀 挀愀瀀琀甀氀漀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Livro-reportagem é um produto originado do novo jornalismo. De acordo com Belo (2006) novo jornalismo é uma técnica à moda antiga. Pode-se resumir o Novo Jornalismo como a forma que os fatos são narrados, ou seja, troca-se o lead e a pirâmide invertida para uma linguagem mais elaborada. Era uma contracultura, um protesto a ditadura do lead. ਀倀愀爀愀 䈀攀氀漀 ⠀㈀  㘀⤀Ⰰ 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀漀 渀漀瘀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 渀漀 猀攀 椀渀椀挀椀漀甀 渀愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㘀 㬀 栀 爀攀氀愀琀漀猀 搀攀猀琀攀 最渀攀爀漀 焀甀愀猀攀 甀洀 猀挀甀氀漀 攀 洀攀椀漀 愀渀琀攀猀 渀漀猀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀⸀ 䄀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 攀洀 ㄀㠀㌀ Ⰰ 漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀瀀甀氀愀爀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀Ⰰ 甀猀愀爀愀洀 甀洀 渀漀瘀漀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 挀漀洀 搀攀琀愀氀栀攀猀 攀 爀漀洀愀渀挀攀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀琀爀愀椀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䔀洀 ㄀㠀㠀 Ⰰ 攀猀猀攀 最渀攀爀漀 最愀渀栀愀 甀洀 攀猀昀漀爀漀 洀愀椀漀爀㨀 䨀漀猀攀瀀栀 倀甀氀椀琀稀攀爀 挀漀洀瀀爀漀甀 漀 樀漀爀渀愀氀 一攀眀 夀漀爀欀 圀漀爀氀搀 攀 瀀愀爀愀 昀甀最椀爀 搀愀 挀漀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瘀攀爀洀攀氀栀愀 攀氀攀 搀攀挀椀搀椀甀 洀甀搀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 攀 琀漀爀渀愀爀 愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 洀愀椀猀 愀琀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 瀀漀爀 洀甀椀琀漀猀 挀漀洀漀 猀攀渀猀愀挀椀漀渀愀氀椀猀琀愀⸀ 䄀瀀猀 猀攀 琀漀爀渀愀爀 甀洀 洀愀最渀愀琀愀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀漀 瀀攀氀漀猀 愀洀攀爀椀挀愀渀漀猀Ⰰ 攀氀攀 昀漀椀 猀甀戀猀琀椀琀甀椀渀搀漀 漀 猀攀渀猀愀挀椀漀渀愀氀椀猀洀漀 瀀漀爀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀⸀  䌀漀洀 愀 洀甀搀愀渀愀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 爀攀搀愀攀猀Ⰰ 漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 搀愀 瀀漀挀愀 渀漀 猀愀琀椀猀昀攀椀琀漀猀 攀洀 愀瀀攀渀愀猀 洀甀搀愀爀攀洀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 挀爀椀愀爀愀洀 甀洀 渀漀瘀漀 最渀攀爀漀 搀攀 氀椀琀攀爀爀椀漀⸀  Vários fatores colaboraram para que essa prática fosse popularizada: a leva de novos e talentosos jornalistas, a insatisfação com as duras regras editoriais são os principais. Podemos citar como percursos deste movimento o livro A sangue frio, escrito por Truman Capote.਀伀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀攀猀琀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀爀攀稀愀洀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 挀愀洀瀀漀Ⰰ 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 椀爀 瀀愀爀愀 愀猀 爀甀愀猀⸀ 䌀漀渀昀漀爀洀攀 攀砀瀀氀椀挀愀 倀攀渀愀 ⠀㈀  㠀Ⰰ 瀀⸀㘀㄀⤀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀漀 一漀瘀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀洀 ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 琀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀氀Ⰰ 搀攀挀氀愀爀愀琀爀椀漀 攀 猀攀洀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀 攀氀攀最渀挀椀愀 攀猀琀椀氀猀琀椀挀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 渀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 瀀漀戀爀攀稀愀 瘀漀挀愀戀甀氀愀爀ᴀ⸠  Nas palavras de Wolfe, o objetivo deste novo jornalismo é evitar o tratamento frio que os jornalistas davam às matérias da “imprensa direta”. A libertação do modelo antigo, o velho lead, que já havia sobrevivido há anos, era ter um estilo de texto mais estético parecido com o usado na literatura. É possível abusar das interjeições, itálico e das pontuações, já que pressupõem que na manifestação de alguns deles exprime as emoções do escritor e o texto tradicional dos jornalistas não devem contém sua opinião visto que uma das características do texto é a imparcialidade.਀匀攀最甀渀搀漀 䰀椀洀愀 ⠀㈀  㤀⤀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 搀攀昀椀渀椀爀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀最愀搀愀  氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 瀀漀椀猀  甀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 愀洀瀀氀椀愀 甀洀 昀愀琀漀Ⰰ 椀搀攀椀愀猀 搀攀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 猀椀琀甀愀攀猀⸀ 伀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 氀椀瘀爀漀  瀀爀攀攀渀挀栀攀爀 愀猀 氀愀挀甀渀愀猀 搀攀椀砀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀猀 攀 猀攀甀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 昀愀挀琀甀愀氀⸀ 䔀洀戀漀爀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀猀猀攀 最渀攀爀漀 渀漀 琀攀渀栀愀 猀攀 瀀漀瀀甀氀愀爀椀稀愀搀漀Ⰰ 攀氀攀  洀甀椀琀漀 昀漀爀琀攀 渀愀 䄀洀爀椀挀愀 搀漀 一漀爀琀攀Ⰰ 攀 渀愀 䔀甀爀漀瀀愀 伀挀椀搀攀渀琀愀氀⸀ O Purpurina na enxada é um produto jornalístico que possui características forte de livro-reportagem-retrato, conforme classificação de Lima (2009), por ele mostrar o dia a dia dos personagens, os problemas que eles encontram, a orgânica de quem é homossexual e a complexidade que é assumir sua sexualidade e viver como homossexual em Rio Verde.਀伀 氀椀瘀爀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀 猀攀爀 搀攀昀椀渀椀搀漀 挀漀洀漀 甀洀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀ⴀ渀漀瘀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀攀洀 甀洀 昀漀挀漀 瀀愀爀愀㨀 ਀嬀⸀⸀⸀崀 渀漀瘀愀猀 挀漀爀爀攀渀琀攀猀 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀愀椀猀Ⰰ 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀愀猀 攀 爀攀氀椀最椀漀猀愀猀 焀甀攀 猀甀爀最攀洀 攀洀 瘀爀椀愀猀 瀀愀爀琀攀猀 搀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀琀攀猀 搀攀 搀甀愀猀 攀戀甀氀椀攀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀猀 搀漀 洀甀渀搀漀 漀挀椀搀攀渀琀愀氀 渀漀猀 愀渀漀猀 㘀 ⸀ 唀洀 昀漀椀 愀 挀漀渀琀爀愀挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀 漀甀琀爀愀 昀漀椀 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 攀 挀椀瘀椀氀椀稀愀漀 搀漀 伀爀椀攀渀琀攀 䴀搀椀漀 嬀⸀⸀⸀崀 ⠀䰀䤀䴀䄀Ⰰ ㈀  㤀 瀀⸀ 㔀㔀⤀ ਀ A homossexualidade no interior do estado de Goiás, mais precisamente em Rio Verde, é uma orientação sexual considerada algo que vai na contramão da cultura rio-verdense.਀䌀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 漀 倀甀爀瀀甀爀椀渀愀 渀愀 䔀渀砀愀搀愀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀洀 攀洀㨀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀 戀椀戀氀椀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀漀Ⰰ 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 攀猀挀爀椀琀愀 攀 攀搀椀漀⸀  O livro possui 3 personagens e cada um deles possui um foco específico e representa quase todas as letras da sigla LGBT. A necessidade de não ter apenas um foco se deu pela iniciativa de mostrar os indivíduos como são e também para que a história ficasse atrativa ao público. ਀伀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀漀猀猀甀椀 ㄀㔀  瀀最椀渀愀猀 搀椀瘀椀搀愀猀 攀洀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 攀 椀渀琀攀爀琀琀甀氀漀猀⸀ 䄀渀琀攀猀 搀攀 椀渀椀挀椀愀爀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 琀攀洀漀猀 漀 瀀爀攀昀挀椀漀 攀猀挀爀椀琀漀 瀀攀氀愀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀愀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 䄀渀椀攀氀氀攀 䴀漀爀愀椀猀Ⰰ 攀 愀 椀渀琀爀漀搀甀漀Ⰰ 洀漀洀攀渀琀漀 攀洀 焀甀攀 漀 攀猀挀爀椀琀漀爀 攀 漀 氀攀椀琀漀爀 挀漀渀瘀攀爀猀愀洀⸀ 一愀 椀渀琀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀 愀甀琀漀爀 攀砀瀀氀椀挀愀 漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 搀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀猀琀攀 琀攀洀愀 攀 挀漀渀琀愀 甀洀 瀀漀甀挀漀 猀漀戀爀攀 挀愀搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ Na sequência, surge o primeiro personagem, Matheus Camilo, recém-formado em Enfermagem, que passou por diversos problemas na infância o que acarretou depressão e tentativas de suicídio. O capítulo seguinte foca em toda a história de Paula Lima Parine, transexual que muda para o exterior em busca de paz espiritual e dinheiro. O livro finaliza com o capítulo que retrata a história de Luíza, que durante algum tempo morou com sua mãe na Espanha, passou por problemas na infância. Na aceitação de sua homossexualidade, Luíza se envolveu com drogas.਀伀 琀琀甀氀漀 倀甀爀瀀甀爀椀渀愀 渀愀 䔀渀砀愀搀愀 昀漀椀 猀甀最攀爀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 琀攀爀洀漀 攀渀砀愀搀愀  瀀攀氀愀 愀氀甀猀漀 愀 愀最爀椀挀甀氀琀甀爀愀 洀甀椀琀漀 昀漀爀琀攀 渀愀 爀攀最椀漀 爀椀漀ⴀ瘀攀爀搀攀渀猀攀 攀 愀 瀀甀爀瀀甀爀椀渀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 渀愀爀爀愀㨀 愀 瘀椀搀愀 搀漀猀 琀爀猀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀椀猀 搀攀 刀椀漀 嘀攀爀搀攀⸀  A capa foi desenvolvida pela Design, Larissa Aquino, constituída de fotos tiradas pela fotógrafa Giullianna Conte. Optou-se por uma modelo transexual de Rio Verde na capa para não fugir do regionalismo utilizado em todas as etapas de produção deste livro. Também optou-se pela valorização do serviço local. A adoção dos porta-retratos com as fotos em Pop Arte foi criada para dar a ideia de perpetuação das histórias narradas no livro. Porta-retratos guardam fotografias e momentos que serão lembrados durante toda a vida e este livro-reportagem foca na perpetuação das histórias desses três personagens.਀唀猀漀甀ⴀ猀攀 愀 倀漀瀀 䄀爀琀攀 渀愀 攀搀椀漀 搀愀猀 昀漀琀漀猀 搀攀瘀椀搀漀  爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 栀椀猀琀爀椀挀愀 搀攀猀琀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 愀爀琀猀琀椀挀漀⸀ 一愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㘀 Ⰰ 漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 瀀氀猀琀椀挀漀猀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 攀猀猀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀琀攀猀琀愀爀 挀漀渀琀爀愀 漀 爀攀最椀洀攀 洀椀氀椀琀愀爀Ⰰ 搀椀猀琀愀渀挀椀愀渀搀漀ⴀ猀攀 搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 攀爀愀 甀猀愀搀漀 渀漀 䔀猀琀愀搀漀猀 唀渀椀搀漀猀 搀愀 䄀洀爀椀挀愀 攀洀 焀甀攀 猀攀 搀攀渀甀渀挀椀愀瘀愀 愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 伀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀爀愀洀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 攀洀 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 搀攀渀切渀挀椀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 猀漀挀椀愀氀⸀ ⠀匀섀 ☀ 匀伀䌀伀刀刀伀Ⰰ ㈀ ㄀㘀⤀⸀ Na capa do livro foi utilizada a fonte Nexa Bold para o título e o nome do autor e Nexa Light na sinopse do livro. No miolo do livro optamos por uma diagramação simples; adotamos a fonte Nexa Bold nos títulos para padronizar todo o projeto. Já no corpo do texto utilizou-se da fonte Bookman Old Style Regular, por se tratar de uma letra com contornos bem definidos e de fácil compreensão. ਀䄀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀漀 洀椀漀氀漀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 渀愀 挀漀爀 瀀爀攀琀愀 搀攀瘀椀搀漀  愀甀猀渀挀椀愀 搀攀 昀椀最甀爀愀猀 漀甀 昀漀琀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 伀 瀀愀瀀攀氀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 攀洀 猀攀甀 洀椀漀氀漀 昀漀椀 漀 倀漀氀渀 匀漀昀琀 搀攀 㠀  最爀愀洀愀猀Ⰰ 爀攀挀漀洀攀渀搀愀搀漀 瀀愀爀愀 氀椀瘀爀漀猀⸀ 匀甀愀 挀漀爀  愀洀愀爀攀氀愀搀愀Ⰰ 搀椀洀椀渀甀椀渀搀漀 漀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 搀愀猀 氀攀琀爀愀猀 渀漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀椀砀愀渀搀漀 甀洀愀 氀攀椀琀甀爀愀 昀氀甀搀愀⸀   O processo de acabamento Hot-Melt, também conhecida como capa quadrada, é utilizada quando há muitas páginas e a lombada do livro possui mais de 2 mm. As páginas são coladas junto à capa através de cola quente com uma resina específica para o tipo de papel utilizado no miolo e na capa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀漀 攀猀挀漀氀栀攀爀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 昀漀爀愀洀 攀渀昀爀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 䔀猀挀爀攀瘀攀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀愀猀猀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀 搀攀椀砀愀爀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 渀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀愀 琀愀爀攀昀愀 昀挀椀氀Ⰰ 昀漀椀 甀洀 挀愀洀椀渀栀漀 爀搀甀漀 搀攀 洀甀椀琀愀猀 挀漀爀爀攀攀猀 攀 攀搀椀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀甀搀攀猀猀攀 挀栀攀最愀爀 渀漀 昀椀洀⸀  Entrevistar cada personagem fez com que eu, como estudante de jornalismo e autor do livro, me deparasse com tantas histórias diferentes, fazendo com que amadurecer como pessoa e como profissional. A cada passo dado visando-se ao término do livro Purpurina na Enxada nota-se o papel social da profissão que tive a honra de escolher.਀䌀愀搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 渀愀爀爀愀搀愀 渀攀猀琀攀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀 攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 瘀爀椀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 攀洀 挀漀洀甀洀⸀ 伀猀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 渀愀 愀挀攀椀琀愀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 渀愀 昀愀洀氀椀愀 攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 倀漀搀攀ⴀ猀攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 焀甀攀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 琀爀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 愀 昀椀最甀爀愀 洀愀琀攀爀渀愀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 琀漀搀愀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 昀椀氀栀漀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀猀 瀀愀椀猀 猀攀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀 愀甀猀攀渀琀攀猀⸀ Porém, não se deu como o objetivo do livro comprovar que a falta de uma figura paterna pode acarretar mudanças de comportamento durante o desenvolvimento de uma criança. Todos os personagens relataram serem homossexuais desde crianças e não foi a falta da figura do pai que fez eles mudarem de ideia. ਀伀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 爀攀氀愀琀愀爀愀洀 栀椀猀琀爀椀愀猀 挀愀爀爀攀最愀搀愀猀 搀攀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 洀攀搀漀Ⰰ 瘀攀爀最漀渀栀愀 攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 焀甀攀 瘀椀瘀攀爀愀洀 攀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 愀琀 漀猀 搀椀愀猀 愀琀甀愀椀猀⸀ 䄀椀渀搀愀 愀猀猀椀洀Ⰰ 琀漀搀漀猀Ⰰ 渀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀瘀愀洀 甀洀 猀漀爀爀椀猀漀 渀漀 爀漀猀琀漀 攀 漀 漀爀最甀氀栀漀 搀攀 猀攀爀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀Ⰰ 渀漀 攀砀瀀爀攀猀猀愀渀搀漀 瘀攀爀最漀渀栀愀 瀀漀爀 猀攀爀 焀甀攀洀 猀漀⸀  Com esta obra, espera-se uma compreensão maior com relação ao mundo LGBT. Respeito, tolerância e educação são características de cada indivíduo. Não cabe desejar que que a sociedade os aceite ou os reconheça. No entanto, em consideração aos personagens aqui retratados, fica o comprometimento em colaborar para que as pessoas conheçam suas histórias e, principalmente, as respeitem.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䔀䰀伀Ⰰ 䔀⸀ 䰀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䄀刀䐀䔀Ⰰ 嘀⸀ 圀⸀ 匀⸀ 䄀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀 栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀愀 洀搀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀⸀ 䔀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 瘀⸀ ㄀㐀Ⰰ 猀⼀瀀⸀ ㈀  㠀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀猀攀攀爀⸀甀昀爀最猀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀⼀䔀洀儀甀攀猀琀愀漀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀瘀椀攀眀⼀㌀㄀ 㤀⼀㐀㠀㜀 ⌀挀愀瀀椀琀甀氀漀㈀琀漀瀀漀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀  洀愀爀⸀ ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䄀⸀ 䈀⸀ 䠀⸀ 䐀椀挀椀漀渀爀椀漀 䄀甀爀氀椀漀 䈀猀椀挀漀 搀愀 䰀渀最甀愀 倀漀爀琀甀最甀攀猀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 一漀瘀愀 䘀爀漀渀琀攀椀爀愀Ⰰ ㄀㤀㠀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀夀Ⰰ 倀⸀㬀 䴀䄀䌀刀䄀䔀Ⰰ 䔀⸀ 伀 焀甀攀  栀漀洀漀猀猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䈀爀愀猀椀氀椀攀渀猀攀Ⰰ ㄀㤀㠀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䬀䄀吀伀匀⸀ 䔀⸀ 䴀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀⸀ 䴀⸀ 䄀⸀䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 挀椀攀渀琀昀椀挀愀⸀ 㜀 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀⸀ ㈀ ㄀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀䬀䄀吀伀匀⸀ 䔀⸀ 䴀㬀 䴀䄀刀䌀伀一䤀⸀ 䴀⸀ 䄀⸀吀挀渀椀挀愀猀 搀攀 倀攀猀焀甀椀猀愀⸀ 㜀 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀琀氀愀猀⸀ ㈀ ㄀㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀愀渀甀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 䰀䜀䈀吀⸀  䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀愀戀最氀琀⸀漀爀最⸀戀爀⼀搀漀挀猀⼀䴀愀渀甀愀氀搀攀䌀漀洀甀渀椀挀愀挀愀漀䰀䜀䈀吀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㌀ 洀愀爀漀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀一䄀Ⰰ 䌀⸀ 䄀⸀ 䔀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀㨀 漀 搀椀氀漀最漀 瀀漀猀猀瘀攀氀⸀ 㔀 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 섀琀椀挀愀⸀ ㈀  㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀⸀ 吀攀漀爀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀  㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀섀Ⰰ 䨀⸀ 刀⸀ 䌀⸀㬀 匀伀䌀伀刀刀伀Ⰰ 䨀⸀ 䴀⸀ 刀⸀ 䄀爀琀攀 瀀漀瀀Ⰰ 䤀渀搀切猀琀爀椀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀㨀 唀洀 攀猀琀甀搀漀 椀渀椀挀椀愀渀琀攀 猀漀戀爀攀 愀 猀攀搀甀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀洀愀挀欀攀渀稀椀攀⸀戀爀⼀昀椀氀攀愀搀洀椀渀⼀䜀爀愀搀甀愀挀愀漀⼀䌀䌀䰀⼀倀攀猀焀甀椀猀愀开攀开䔀砀琀攀渀猀愀漀⼀䄀爀琀攀开倀漀瀀开椀渀搀甀猀琀爀椀愀开挀甀氀琀甀爀愀氀开攀开瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀开唀洀开攀猀琀甀搀漀开椀渀椀挀椀愀渀琀攀开猀漀戀爀攀开愀开猀攀搀甀挀愀漀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㐀 洀愀爀漀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀