|
INSCRIÇÃO: | 00113 |
|
CATEGORIA: | JO |
|
MODALIDADE: | JO04 |
|
TÍTULO: | Revista Jenipapo: um olhar (in)visível |
|
AUTORES: | Larissa Cristina Rosa Nogueira (Universidade Católica de Brasília); Fernanda K. Alves de Sá (Universidade Católica de Brasília); Jhéssika Almeida da Silva Alves (Universidade Católica de Brasília); Rafiza Luziani Varão Ribeiro Carvalho (Universidade Católica de Brasília); Renara Giraldi Dias (Universidade Católica de Brasília) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Jenipapo, Jornalismo literário, Jornalismo de revista, Pauta, Reportagem |
|
RESUMO |
Este paper apresenta o processo de produção da 4ª edição da Jenipapo, revista-laboratório do curso de Comunicação Social-Jornalismo e Comunicação Social-Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília (UCB), desenvolvida na disciplina de Produção e Edição de Revistas. Estabelecemos aqui, os processos técnicos e subjetivos dos processos de produção da revista.
倀愀氀愀瘀爀愀猀ⴀ挀栀愀瘀攀㨀 䨀攀渀椀瀀愀瀀漀㬀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀㬀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀㬀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀㬀 瀀愀甀琀愀⸀
|
|
INTRODUÇÃO |
A revista Jenipapo é uma revista-laboratório realizada na disciplina optativa de Produção e Edição de Revistas, para alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília. Além da execução textual, de justificar uma pauta, realizar entrevistas, pesquisa, apuração e desenvolvimento da reportagem; os estudantes executam os processos de criação da revista impressa como; fotografia, diagramação, edição, publicação e distribuição. O objetivo, é de criar possibilidades para os/as estudantes possam acompanhar todos os processos de criação do produto jornalístico. 䄀 焀甀愀爀琀愀 攀搀椀漀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀攀猀琀攀 瀀愀瀀攀爀Ⰰ 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 渀漀 猀攀最甀渀搀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ 㘀 攀 瀀爀漀挀甀爀漀甀 洀愀渀琀攀爀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀砀攀爀挀椀搀漀猀 渀愀猀 攀搀椀攀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀Ⰰ 搀攀 挀漀洀瀀爀漀洀攀琀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀猀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 甀洀愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀愀 攀猀挀爀椀琀愀 氀椀琀攀爀爀椀愀Ⰰ 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀愀⸀ 䄀氀洀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 瀀爀ⴀ攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 焀甀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀洀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀Ⰰ 攀猀猀愀 攀搀椀漀 昀漀椀 洀愀爀挀愀搀愀 挀漀洀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 渀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 挀爀椀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 洀愀椀漀爀 瀀攀猀焀甀椀猀愀 攀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀渀琀爀攀 漀猀愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 猀攀甀猀 琀攀洀愀猀⸀ 倀爀漀挀甀爀愀洀漀猀 愀焀甀椀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 昀漀椀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀琀愀 攀搀椀漀 攀 挀漀洀漀 攀猀猀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 昀漀椀 猀氀椀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀猀猀攀洀漀猀 漀戀琀攀爀 攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀
|
|
OBJETIVO |
A revista Jenipapo visa proporcionar aos alunos uma experiência única e semelhante à de uma redação de revista. O objetivo principal da quarta edição, produzida no 2º semestre de 2016, foi criar um produto jornalístico com reportagens capazes de possibilitar uma construção narrativa sensível com assuntos atuais e que pudesse despertar um imaginário social e humano de maior força. 䔀氀攀渀挀愀洀漀猀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀㨀
• Manter o comprometimento de ser um veículo voltado para as comunidades distantes do protagonismo jornalístico no Distrito Federal;∀†䔀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 氀攀椀琀甀爀愀猀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀 焀甀攀 椀渀猀琀椀最愀猀猀攀洀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 挀爀琀椀挀漀 攀 搀攀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀㬀
• Resgatar o jornalismo como possibilidade de promover discussões reflexivas;∀†䔀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀愀 洀愀椀漀爀 愀琀攀渀漀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瀀愀甀琀愀㬀
• Preparar estudantes para o texto literário, narrativo, com o olhar voltado para promoção de reflexão e possíveis soluções. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 䨀攀渀椀瀀愀瀀漀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀瘀椀猀琀愀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀Ⰰ 琀爀愀稀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀琀甀愀椀猀 攀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 愀漀 愀氀甀渀漀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 攀琀愀瀀愀猀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 愀瀀氀椀焀甀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 挀甀爀猀漀⸀ 준 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 㔀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 焀甀攀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 瀀愀猀猀愀 愀 琀攀爀 甀洀 挀漀渀琀愀琀漀 洀愀椀漀爀 挀漀洀 愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀 攀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 漀 最渀攀爀漀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 攀洀 甀洀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 䄀 䨀攀渀椀瀀愀瀀漀 瀀爀漀瀀攀 焀甀攀 漀 愀氀甀渀漀 戀甀猀焀甀攀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 猀攀 猀甀猀琀攀渀琀攀洀 攀洀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀Ⰰ 琀攀渀栀愀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 昀漀渀琀攀猀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 搀椀猀琀椀渀琀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 攀搀椀漀 搀攀 琀攀砀琀漀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀爀琀攀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 琀攀渀栀愀 甀洀愀 昀漀爀洀愀漀 洀愀椀猀 愀甀琀渀漀洀愀 攀 挀愀瀀愀挀椀琀愀搀愀⸀ 䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 猀攀 洀漀猀琀爀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 搀愀搀漀 焀甀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 愀 挀愀搀愀 搀椀愀 洀愀椀猀 猀攀 琀漀爀渀愀 洀愀椀猀 猀攀最洀攀渀琀愀搀漀 攀 攀洀 攀砀瀀愀渀猀漀⸀
Além da importância para os alunos, fazer uma revista também implica na seleção dos gêneros jornalísticos que serão abordados. ᰀ嬠⸀⸀⸀崀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 甀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 瀀爀琀椀挀愀 ጀ†搀愀 焀甀愀氀 愀 椀渀搀切猀琀爀椀愀 爀攀瘀椀猀琀攀椀爀愀 愀椀渀搀愀 渀漀 猀攀 爀攀猀猀攀渀琀椀甀 ⴀⰀ 愀 搀椀猀琀椀渀漀 攀渀琀爀攀 攀猀琀椀氀漀猀Ⰰ 最渀攀爀漀猀Ⰰ 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀Ⰰ 琀椀瀀漀猀Ⰰ 渀愀琀甀爀攀稀愀 漀甀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 搀愀猀 爀攀瘀椀猀琀愀猀 洀漀猀琀爀愀ⴀ猀攀 愀瀀琀愀 愀 爀攀瘀攀氀愀爀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀 攀 愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀攀 甀洀愀 洀搀椀愀Ⰰ 挀甀樀愀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀漀 猀甀愀 洀愀爀挀愀 搀椀猀琀椀渀琀椀瘀愀ᴀ⸠
Marques de Melo e Assis (2010, p.188)伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 渀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 氀攀瘀愀爀 愀漀猀 渀漀猀猀漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 甀洀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 琀攀洀愀猀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀ 䔀猀猀愀 愀瀀琀椀搀漀 昀漀椀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 愀甀氀愀猀 攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀猀 瀀愀甀琀愀猀⸀ 䘀漀椀 搀攀 挀漀渀猀攀渀猀漀 搀攀 琀漀搀漀猀 焀甀攀 漀猀 琀攀洀愀猀 搀愀猀 瀀愀甀琀愀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 琀攀爀 甀洀 挀愀爀琀攀爀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀漀 攀 瘀椀猀攀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 焀甀攀 渀漀 攀猀昀爀椀愀洀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 猀 猀攀 搀 焀甀愀琀爀漀 洀攀猀攀猀 搀攀瀀漀椀猀 搀漀 椀渀挀椀漀 搀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀⸀ 一漀 焀甀攀 猀攀 爀攀昀攀爀攀 攀搀椀漀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 琀攀渀琀愀爀 猀攀搀甀稀椀爀 漀 氀攀椀琀漀爀⸀
“A ideia de edição para Imprensa é, ainda, procurar uma forma atraente e original para publicar um texto. Como recursos estão os títulos fortes, tipos grandes e de fácil leitura; fotos expressivas e abertas (isto é, as fotos não tem o mesmo peso como num álbum); integração de título e foto sempre que possível; tabelas e gráficos que condensem a informação; indicações sobre como encontrar as informações”. (LOPES, 1998, p. 111)䔀洀戀漀爀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 猀攀樀愀 猀愀琀椀猀昀愀琀爀椀漀 攀 椀渀猀琀椀最愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀愀洀漀猀 氀攀瘀愀爀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 漀 焀甀攀 吀爀愀焀甀椀渀愀 ⠀㈀ Ⰰ 瀀⸀㤀㐀⤀ 渀漀猀 愀氀攀爀琀愀 猀漀戀爀攀 愀 攀猀挀愀猀猀攀稀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀漀猀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀Ⰰ 焀甀攀 愀最漀爀愀 瘀椀猀愀洀 漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 攀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 猀漀 瘀椀猀琀漀猀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 洀攀爀漀猀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀攀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 氀愀稀攀爀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 昀愀琀漀 甀洀 渀攀最挀椀漀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀 渀漀 瀀漀搀攀洀漀猀 搀攀椀砀愀爀 愀猀 焀甀攀猀琀攀猀 琀椀挀愀猀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 氀愀搀漀⸀ 一攀猀琀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 焀甀攀 渀漀 琀攀洀 挀甀猀琀漀 攀 瘀椀猀愀 愀瀀攀渀愀猀 漀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀洀攀渀琀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀爀愀稀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 焀甀攀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀漀 挀愀瀀愀稀 搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀⸀ 伀甀 猀攀樀愀Ⰰ 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 昀攀椀琀愀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 攀 氀攀瘀愀爀 愀漀猀 猀攀甀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀洀 甀洀 漀甀琀爀漀 渀瘀攀氀 搀攀 椀洀攀爀猀漀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀
Para Traquina (2001, p.28), a comunidade jornalística é uma tribo e as suas ideologias e características são fatores importantes na elaboração do produto jornalístico. É assim que nos vemos diante da nossa profissão, como uma tribo que busca assuntos e temas que precisam ser vistos e refletidos, uma tribo que vê a necessidade de reportagens aprofundadas, com pluralidade em fontes e especialistas. A turma do 2º semestre de 2016, que participou da elaboração da quarta edição da Jenipapo, assumiu exatamente essa roupagem de “tribo”, destacada por Traquina, ao compreender a importância de buscar recuperar o papel ativo e inovador na construção da realidade social através do jornalismo. |
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
Para a publicação dessa edição, os alunos/as seguiram alguns padrões determinantes para que ela acontecesse. O planejamento e plano de ensino foi elaborado pela professora responsável e consistia em quatro grandes momentos:⤀ 䘀愀琀漀Ⰰ 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 愀瀀甀爀愀漀㨀 焀甀攀 戀甀猀挀漀甀 爀攀昀氀攀琀椀爀 猀漀戀爀攀 愀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀 瘀攀爀漀猀猀椀洀椀氀栀愀渀愀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 氀甀稀 搀愀猀 椀渀漀瘀愀攀猀 昀漀爀洀愀椀猀 攀 搀椀氀攀洀愀猀 琀爀愀稀椀搀漀猀 瀀攀氀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀Ⰰ 瀀攀氀漀 渀漀瘀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 瀀攀氀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀㬀 攀 愀猀猀椀洀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 搀椀爀攀渀琀攀猀 瀀漀猀琀甀爀愀猀 搀椀愀渀琀攀 搀漀 昀愀琀漀 瀀漀搀攀洀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀爀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀攀 琀愀椀猀 挀愀琀攀最漀爀椀愀猀㬀
2) A reportagem como exercício: Noções de foco narrativo, como contar uma história, linha do tempo e estilo de escrita. Buscou exercitar de diferentes linguagens, diferentes construções narrativas;㌀⤀ 䘀愀稀攀渀搀漀 甀洀愀 爀攀瘀椀猀琀愀㨀 䘀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 漀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 䨀攀渀椀瀀愀瀀漀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀猀 昀甀渀攀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀椀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 挀漀渀猀琀爀甀漀 椀洀愀最琀椀挀愀Ⰰ 搀攀猀椀最渀 攀 洀漀渀琀愀最攀洀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 一攀猀猀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 昀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 愀猀 昀甀渀攀猀Ⰰ 搀椀猀挀甀猀猀漀 猀漀戀爀攀 愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀挀椀愀 搀愀 挀栀攀挀愀最攀洀 搀漀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 椀洀愀最攀洀 攀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 攀渀焀甀愀渀琀漀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 漀 洀攀猀洀漀 瀀爀漀搀甀琀漀㬀
4) Um pouco de história: No último tópico de planejamento, foi definido conhecer melhor o contexto histórico da revista no Brasil e no mundo, assim como buscamos compreender o panorama do mercado editorial brasileiro. 䈀愀猀攀愀搀漀猀 渀攀猀猀攀猀 瀀椀氀愀爀攀猀 渀漀爀琀攀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀猀猀愀 攀搀椀漀 挀漀洀攀漀甀 渀漀 洀猀
de Julho de 2016, com a discussão da proposta editorial com a turma. Nessa ocasião foram levantadas ideias iniciais de pautas para pensar um conceito editorial para a revista. Após discussões e leituras sobre o papel da pauta e a importância da pesquisa nesse processo, foi marcada a reunião de pauta. 䘀漀爀愀洀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 挀椀渀挀漀 猀攀洀愀渀愀猀 瀀愀爀愀 愀瀀甀爀愀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀攀爀漀搀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀爀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀爀 挀漀洀 琀攀洀瀀漀 栀戀椀氀 愀 琀攀洀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 琀攀砀琀漀⸀ 䔀猀猀攀 琀攀洀瀀漀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 洀愀爀挀愀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 挀漀氀攀琀愀爀 搀愀搀漀猀Ⰰ 瘀椀愀最攀渀猀 攀 猀愀搀愀猀 挀漀洀 昀漀琀最爀愀昀漀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 琀攀砀琀漀猀 攀 昀椀氀洀攀猀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀攀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 椀渀搀椀挀愀搀漀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 攀氀甀挀椀搀愀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀⼀愀猀 渀愀 瀀愀爀琀攀 琀攀爀椀挀愀⸀
No mês de setembro foram apresentados as primeiras versões das reportagens, passando por checagens e edições, juntamente com a escolha de fotos e ilustrações. No mês de outubro foi escolhida a reportagem de capa e foram feitos os ajustes finais para iniciar a paginação. Em novembro, o processo da diagramação foi iniciado, checado e finalizado. Em janeiro de 2017, a revista foi distribuída de forma coletiva em pontos estratégicos da comunidade mais próxima à Universidade Católica de Brasília e do Distrito Federal. 嘀愀氀攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 焀甀攀 焀甀愀渀搀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀愀Ⰰ 愀 䨀攀渀椀瀀愀瀀漀 琀愀洀戀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀漀甀 琀漀搀漀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀椀最椀琀愀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䤀猀猀甀甀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀椀猀猀甀甀⸀挀漀洀⼀樀攀渀椀瀀愀瀀漀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 䨀攀渀椀瀀愀瀀漀 猀甀爀最椀甀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 猀攀洀攀猀琀爀攀 搀攀 ㈀ ㈀ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 漀瀀琀愀琀椀瘀愀 攀 猀攀甀 渀漀洀攀 昀漀椀 搀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀甀爀洀愀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀漀爀 攀猀猀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 琀甀爀洀愀 猀攀最甀攀 愀琀 栀漀樀攀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 攀洀 ㈀ 㔀 栀漀甀瘀攀 甀洀愀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀漀⸀ 䄀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 琀攀洀 攀洀 猀甀愀 攀洀攀渀琀愀 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 爀攀搀愀漀Ⰰ 挀愀瀀琀愀漀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀猀 攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 愀琀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀愀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀
QUARTA EDIÇÃO䄀 攀搀椀漀 猀甀戀洀攀琀椀搀愀 渀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀 㠀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 挀漀洀 漀 昀漀挀漀 渀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 栀甀洀愀渀猀琀椀挀愀 搀攀 猀甀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 搀攀挀椀搀椀爀 攀 搀攀昀椀渀椀爀 愀猀 瀀愀甀琀愀猀 焀甀攀 攀渀琀爀愀爀椀愀洀 渀愀 攀搀椀漀 攀 愀 漀爀搀攀洀 焀甀攀 猀攀最甀椀爀椀愀洀 渀愀 瀀愀最椀渀愀漀 瀀愀爀琀椀甀 搀攀 甀洀愀 搀攀挀椀猀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀攀 瀀攀渀猀愀爀 挀漀洀 漀 漀氀栀愀爀 猀攀渀猀瘀攀氀 攀 搀攀琀愀氀栀愀搀漀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 攀 瀀愀爀愀 漀猀 搀愀搀漀猀⸀ 䔀猀猀愀 攀搀椀漀 瀀爀漀挀甀爀漀甀 搀攀猀挀漀爀琀椀渀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 攀 攀砀瀀漀爀 瘀爀椀漀猀 渀最甀氀漀猀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 愀琀甀愀椀猀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 挀甀爀椀漀猀漀猀 攀 洀甀椀琀漀猀 爀攀氀愀琀漀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀攀猀 搀愀 瘀椀搀愀 爀攀愀氀⸀ 伀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 愀猀猀椀渀愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 刀愀昀椀稀愀 嘀愀爀漀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 攀猀猀愀 瀀甀戀氀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀 爀攀琀漀洀愀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀
“É acreditando nisso, nessa possibilidade de alcançar algo que permeia nosso cotidiano de forma substancial, ultrapassando o factual, que a 4º edição da Jenipapo nasce. E é confiando no papel do jornalismo como um elemento que permite conhecer o detalhe, num universo fragmentado, que ousamos propor um olhar diferenciado sobre aquilo que nos cerca.”⠀嘀䄀刀쌀伀Ⰰ 瀀⸀ 㜀Ⰰ ㈀ 㘀⤀
Como destaque de capa, a revista traz a reportagem intitulada Lugar Invisível – Região Administrativa do Distrito Federal esconde vila de cegos, escrita por Karyne Nogueira, que evidencia um local em que 73 famílias de deficientes visuais foram contempladas com moradia e até hoje é invisível pelo olhar público.䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 一愀 挀漀爀搀愀 戀愀洀戀愀Ⰰ 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 䄀氀愀渀 刀椀漀猀Ⰰ 洀漀猀琀爀漀甀 漀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀漀猀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀漀猀⸀ 䐀愀 爀攀瀀爀琀攀爀 䄀洀愀渀搀愀 䰀椀洀愀 愀猀 洀漀搀椀昀椀挀愀攀猀 挀漀爀瀀漀爀愀椀猀 挀漀洀漀 攀猀挀愀爀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 琀愀琀甀愀最攀渀猀 攀 瀀椀攀爀挀椀渀最猀⸀ 䔀洀 伀甀琀爀愀猀 倀愀氀愀瘀爀愀猀Ⰰ 䰀甀愀渀愀 倀漀渀琀攀猀 爀攀琀爀愀琀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀漀爀 洀漀琀椀瘀漀猀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 昀椀稀攀爀愀洀 愀 洀甀搀愀渀愀 搀漀 渀漀洀攀 挀椀瘀椀氀⸀ 䴀愀渀漀攀氀 嘀攀渀琀甀爀愀 搀攀猀琀爀椀渀挀栀愀 漀猀 搀愀搀漀猀 搀攀 焀甀攀 漀 䐀椀猀琀爀椀琀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 琀攀洀 漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 渀切洀攀爀漀猀 猀漀戀爀攀 椀渀昀爀愀攀猀琀爀甀琀甀爀愀 渀愀猀 攀猀挀漀氀愀猀Ⰰ 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䘀漀爀愀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䨀猀猀椀挀愀 䰀甀稀 瘀椀愀樀漀甀 愀琀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀洀瀀椀渀愀 䜀爀愀渀搀攀 渀愀 倀愀爀愀戀愀 瀀愀爀愀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 焀甀攀 昀愀氀愀爀愀洀 猀漀戀爀攀 愀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 漀 娀椀欀愀 瘀爀甀猀 攀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀愀 洀椀挀爀漀挀攀昀愀氀椀愀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀攀搀漀猀Ⰰ 猀漀渀栀漀猀 攀 搀攀猀愀昀椀漀猀 搀愀猀 洀攀猀 搀漀 娀椀欀愀⸀ 一愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀甀氀栀攀爀攀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 䈀爀攀渀搀愀 䬀渀甀琀猀攀渀 挀漀渀琀愀 挀漀洀漀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 搀爀椀戀氀愀洀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀 䄀氀椀渀渀攀 䌀愀猀琀攀氀漀 䈀爀愀渀挀漀 搀攀猀挀爀攀瘀攀 猀漀戀爀攀 愀 搀漀愀漀 搀攀 猀愀渀最甀攀 攀 洀攀搀甀氀愀 猀猀攀愀 攀洀 䐀椀愀渀琀攀 搀愀 䌀甀爀愀⸀ 䔀渀琀爀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 洀甀渀搀漀 洀漀搀攀爀渀漀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀 倀爀漀挀瀀椀漀 攀猀挀爀攀瘀攀 伀 洀漀渀猀琀爀漀 搀漀猀 挀漀洀攀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 焀甀攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀 挀漀洀漀 洀攀洀攀猀 攀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 攀 椀渀琀漀氀攀爀渀挀椀愀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀⸀ 䘀攀爀渀愀渀搀愀 匀 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 昀愀洀氀椀愀 焀甀攀 搀甀爀愀渀琀攀 最攀爀愀攀猀 愀戀爀愀愀 甀洀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀愀 渀愀 瀀攀爀椀昀攀爀椀愀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀 攀洀 䴀漀洀攀渀琀漀猀 䌀漀琀椀搀椀愀渀漀猀⸀ 一愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀愀椀猀 焀甀攀 甀洀愀 氀攀渀搀愀Ⰰ 䴀愀爀椀愀渀渀攀 倀愀椀洀 攀 䰀漀爀攀渀愀 䈀爀愀最愀 爀攀瘀椀瘀攀爀愀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 吀攀爀攀稀愀 䈀椀挀甀搀愀Ⰰ 渀愀 瀀攀焀甀攀渀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䨀愀爀愀最甀Ⰰ 攀洀 䜀漀椀猀⸀ 䠀攀氀氀攀渀 刀攀猀攀渀搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀漀甀 搀攀 瀀攀爀琀漀 挀漀洀漀Ⰰ 愀漀猀 琀爀愀渀挀漀猀 攀 戀愀爀爀愀渀挀漀猀Ⰰ 猀漀戀爀攀瘀椀瘀攀 漀 挀椀爀挀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀洀 刀攀猀瀀攀椀琀瘀攀氀 䌀椀爀挀漀 攀 䬀愀爀椀渀攀 匀愀渀琀漀猀 洀漀猀琀爀愀 挀漀洀漀 愀 昀漀爀愀 搀攀 瘀漀渀琀愀搀攀 洀漀瘀攀 漀 昀甀琀攀戀漀氀 昀攀洀椀渀椀渀漀 攀洀 䌀愀瀀椀琀愀氀 䘀攀洀椀渀椀渀愀 一漀 琀攀砀琀漀 倀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 氀椀砀漀Ⰰ 䨀栀猀猀椀欀愀 䄀氀洀攀椀搀愀 瘀椀爀愀 猀攀甀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀漀 匀攀爀瘀椀漀 搀攀 䰀椀洀瀀攀稀愀 甀爀戀愀渀愀 攀 挀漀渀琀愀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀攀 瘀椀搀愀 攀 搀攀 攀洀瀀爀攀攀渀搀攀搀漀爀椀猀洀漀 搀攀 最攀渀琀攀 焀甀攀 瘀椀瘀攀 搀漀 氀椀砀漀⸀ 䨀漀爀搀渀椀愀 䌀漀爀爀攀椀愀 琀爀漀甀砀攀Ⰰ 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 䴀愀氀甀挀漀猀 搀攀 䈀刀Ⰰ 栀椀瀀瀀椀攀猀 焀甀攀 爀漀搀愀洀 瀀漀爀 䈀爀愀猀氀椀愀 瘀攀渀搀攀渀搀漀 愀爀琀攀猀愀渀愀琀漀 攀 昀愀稀攀洀 搀愀 爀甀愀 猀攀甀 氀漀挀愀氀 搀攀 攀砀瀀漀猀椀漀⸀ 섀氀攀昀 䌀愀氀愀搀漀 攀 䰀愀爀椀猀猀愀 一漀最甀攀椀爀愀 洀漀猀琀爀愀洀 攀洀 倀攀爀琀漀 搀漀 䘀漀最漀 甀洀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 䐀䘀Ⰰ 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 猀攀挀愀Ⰰ 攀 挀漀洀漀 漀猀 戀漀洀戀攀椀爀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 渀愀 氀甀琀愀 挀漀渀琀爀愀 焀甀攀椀洀愀搀愀猀 攀 攀洀 挀漀渀琀爀愀瀀漀渀琀漀⸀ 倀攀搀爀漀 䜀爀椀最漀爀椀 愀氀攀爀琀愀 猀漀戀爀攀 愀 最甀愀 攀 樀 瀀爀攀瘀椀愀 焀甀攀 愀 挀愀瀀椀琀愀氀 攀 猀甀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 猀愀琀氀椀琀攀猀 猀漀昀爀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 爀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 最甀愀 攀洀 倀漀甀挀愀 섀最甀愀⸀
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS䄀 爀攀瘀椀猀琀愀 甀洀愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 挀漀洀 昀漀爀洀愀琀漀 愀戀攀爀琀漀 ⠀㐀㈀Ⰰ㔀砀㈀㜀 挀洀⤀ 攀 昀攀挀栀愀搀漀 ⠀㈀砀㈀㜀 挀洀⤀⸀ 䄀 挀愀瀀愀 攀洀 㐀砀㐀 挀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀甀挀栀 昀漀猀挀漀 䰀䐀 㜀 最⼀洀눀 攀 漀猀 挀愀搀攀爀渀漀猀 攀洀 㐀砀㐀 挀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀甀挀栀 昀漀猀挀漀 䰀䐀 㤀 最⼀洀눀Ⰰ 挀漀洀 愀挀愀戀愀洀攀渀琀漀 䌀吀倀 攀 洀椀漀氀漀 挀漀氀愀搀漀 愀 焀甀攀渀琀攀 挀漀洀 氀愀洀椀渀愀漀 䈀伀倀倀 渀愀 挀愀瀀愀⸀ 䄀猀 最爀愀搀攀猀 攀 愀猀 洀愀爀最攀渀猀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 昀椀挀愀洀 渀愀 搀椀猀瀀漀猀椀漀 攀猀焀甀攀爀搀愀Ⰰ 猀甀瀀攀爀椀漀爀 攀 椀渀昀攀爀椀漀爀 ጀ†㈀Ⰰ 挀洀 攀 愀 洀愀爀最攀洀 搀椀爀攀椀琀愀 ⴀ ㈀Ⰰ 挀洀Ⰰ 愀 最爀愀搀攀 挀漀洀 ㌀ 挀漀氀甀渀愀猀㨀 㔀Ⰰ㌀ 挀洀 挀愀搀愀 挀漀氀甀渀愀Ⰰ 攀猀瀀愀愀洀攀渀琀漀 攀渀琀爀攀 挀漀氀甀渀愀猀 搀攀 Ⰰ㘀 挀洀⸀ 䔀 漀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 最爀昀椀挀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 昀漀爀愀洀 愀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 椀渀昀漀最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 戀漀砀Ⰰ 氀椀渀栀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀 攀 渀甀洀攀爀愀攀猀⸀ 䄀 焀甀愀爀琀愀 攀搀椀漀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 ㈀ 瀀最椀渀愀猀Ⰰ 搀椀猀琀爀椀戀甀搀愀猀 攀渀琀爀攀 挀愀瀀愀Ⰰ 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 攀砀瀀攀搀椀攀渀琀攀 攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⸀ 伀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 渀漀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀爀洀漀猀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 搀漀猀 琀琀甀氀漀猀㬀
Foram utilizados os softwares Adobe Indesign CC e Photoshop CC para o processo de diagramação e edição. A ilustração de toda revista foi desenvolvida pelo aluno e artista Pedro Corrêa, primeiramente com esboços de sugestões dos repórteres e posteriormente com um trabalho intenso em cada ilustração, manualmente e digitalmente. |
|
CONSIDERAÇÕES |
A edição de 2016 da revista Jenipapo atingiu seu objetivos de criar um produto - revista capaz de construir uma narrativa sentível, com o olhar jornalístico para a realidade, mobilizando no dia a dia dos/as estudantes o pensamento crítico para o desenvolvimento narrativo da reportagem. O engajamento foi notado por todos que direta ou indiretamente colaboraram com a revista. 䄀氀洀 搀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀洀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 琀攀砀琀甀愀氀Ⰰ 愀 䨀攀渀椀瀀愀瀀漀 猀攀 瀀爀攀漀挀甀瀀漀甀 挀漀洀 愀 焀甀攀猀琀漀 攀猀琀琀椀挀愀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 唀洀愀 昀漀爀洀愀 愀琀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 漀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 愀 氀攀椀琀甀爀愀⸀ 䄀猀 椀氀甀猀琀爀愀攀猀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀洀 焀甀愀猀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瀀最椀渀愀猀 昀漀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀漀爀 䜀甀猀琀愀瘀漀 䨀愀挀漀洀 ⠀爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 攀砀瀀攀搀椀攀渀琀攀⤀ 攀 倀攀搀爀漀 䌀漀爀爀愀 ⠀爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀⤀Ⰰ 挀爀椀愀爀愀洀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 椀洀愀最椀渀愀漀 攀 瘀渀挀甀氀漀 挀漀洀 漀 琀攀砀琀漀 攀 挀漀洀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀 搀椀愀最爀愀洀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 刀愀昀椀稀愀 嘀愀爀漀 攀 攀焀甀椀瀀攀⸀
Nas quatro edições publicadas até agora, a revista foi produto da turma de Produção e Edição de revista, disciplina optativa do Curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB). A disciplina atrai tanto e envolve em demasia os/as estudantes que o próximo desafio da disciplina é trasnformar-se em obrigatória como parte da grade curricular. Resultado que espera-se adquirido com o esforço de todas as edições e principalmente com a linha editorial que continuamos seguindo. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 挀氀愀猀猀㴀∀焀甀愀琀爀漀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䰀伀倀䔀匀Ⰰ 䐀椀爀挀攀甀 䘀攀爀渀愀渀搀攀猀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 䔀搀椀漀 攀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀䐀䤀䌀伀一Ⰰ 㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀儀唀䔀匀 䐀䔀 䴀䔀䰀伀Ⰰ 䨀漀猀㬀 䄀匀匀䤀匀Ⰰ 䘀爀愀渀挀椀猀挀漀 搀攀 ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 䜀渀攀爀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀Ⰰ 匀倀㨀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䴀攀琀漀搀椀猀琀愀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䄀䰀娀伀Ⰰ 䴀愀爀椀氀椀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀刀䄀儀唀䤀一䄀Ⰰ 一攀氀猀漀渀⸀ 伀 攀猀琀甀搀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀漀 猀挀甀氀漀 堀堀⸀ 匀漀 䰀攀漀瀀漀氀搀漀Ⰰ 刀匀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 唀渀椀猀椀渀漀猀Ⰰ ㈀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀刀쌀伀Ⰰ 刀愀昀椀稀愀⸀ 䤀渀㨀 䨀攀渀椀瀀愀瀀漀Ⰰ 㐀먀 攀搀椀漀Ⰰ ㈀ 㘀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|